Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Icaza, Ultrabook com Linux, Goobuntu, Steam

Icaza diz que o desktop Linux falhou, CNN diz que foi a Apple quem matou, e Linus diz que a culpa não foi do kernel: Na semana passada o criador do GNOME Miguel de Icaza fez o usual: jogou várias pás de suas opiniões no ventilador, falando sobre um declínio no número e envolvimento de desenvolvedores atentos ao desktop open source, em parte por terem tido razões para dar mais atenção aos aplicativos online, móveis ou ao Mac.

O primeiro Ultrabook com Linux: Ultralap 430: Em algumas semanas devemos ver o lançamento de uma pilha dos chamados Ultrabooks, rodando o Windows 8 – mas a ZaReason se preparou para levar oa mercado o que provavelmente é o primeiro do gênero a ser comercializado com o Linux pré-instalado.

Amazon lança o Kindle Fire HD, comenta a situação de outros tablets Android: A Amazon lançou ontem seu novo tablet: o Kindle Fire HD, com tela de 9 polegadas, conectividade interessante, bom preço, e sistema operacional baseado no Android 4.

Google revela detalhes sobre o Goobuntu: Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com): “Se você acompanha as novidades do Google e do Ubuntu, não é nenhuma novidade que os funcionários da empresa usam uma versão do sistema operacional laranja em Mountain View, o chamado Goobuntu.

Fabricantes apoiam plataforma Android, mas estudam alternativas: Patentes de software são um problema que em um mundo ideal deveria ser extirpado (ou ao menos profundamente corrigido), mas no momento fazem parte da regra do jogo em diversos mercados internacionais, e foram aspecto importante em um recente julgamento que envolveu Apple e Samsung (bidirecional: a Samsung chegou a exigir que a placa na entrada dissesse também Samsung x Apple, pois estava apenas Apple x Samsung), que resultou na decisão de que aparelhos da Samsung violavam 6 das 7 patentes da Apple que estavam em questão, e de que a Apple não violava os direitos que a Samsung também buscou na mesma oportunidade.

Unity 6.4 chega ao Ubuntu 12.10 trazendo o Unity Previews: Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com): “A versão 6.4 do Unity chegou aos repositórios do Ubuntu 12.10 Alpha 3 nesse sábado, dia 1 de setembro, e trouxe inúmeras correções de bugs e melhorias, além de novos recursos, como o aguardado Unity Previews.

Versão beta da Steam para Linux pode ser lançada em alguns dias: Haja chaleira para tanto vapor, mas tomara mesmo que esteja prestes a condensar.

X-Plane 10: simulador de vôo vem em 8 DVDs, suporta Linux e você pode ganhar um: No final de semana investi algumas horas em testar e resenhar o X-Plane 10, simulador de vôo surgido em 1993, com 3.000 aeronaves (de modestos Cessnas ao ônibus espacial dos EUA, passando por comerciais, militares, planadores, helicópteros e até aviões experimentais), mais de 34.000 aeroportos (inclusive os brasileiros), e que para oferecer todo este detalhamento chega numa caixa com 8 DVDs (mas só os dados correspondentes aos mapas das partes do mundo que você selecionar serão copiados ao computador).

Mais um usuário relata a chegada do Raspberry Pi: Enviado por sergio lenzi (nervosoΘk1·com·br): “Finalmente chegou, da China, eu encomendei o modelo B, me custou 38.65 GBP.

Estados Unidos avisam que não pretendem ceder controle da Internet para ONU: Via idgnow.uol.com.br: Os Estados Unidos indicaram que não estão dispostos a ceder o controle da Internet para as Nações Unidas (ONU).

O ocaso dos netbooks: Asus cancela linha Eee PC, substitui por tablets: Sinal dos tempos: a linha Eee PC, que em 2007 foi o começo da fixação do conceito comercial de netbook (e com Linux!)

openSUSE 12.2: Enviado por asghan (dangofreΘig·com·br): “A mais recente versão do openSUSE traz uma camada de armazenamento mais rápida no kernel Linux 3.4 e funções aceleradas na glibc e Qt, dando um desktop mais fluido e responsivo.

Comunidade Linux cantando na LinuxCon, até o Linus deu uma palhinha: Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com): “A LinuxCon desse ano foi bastante animada.

Universidade de Cambridge publica tutoriais sobre o Raspberry Pi: como usar, e como desenvolver um sistema operacional: O diminuto computador Raspberry Pi vem fazendo sucesso com entusiastas mundo afora, mas foi desenvolvido (em parte por um filantropo que ganhou algum dinheiro criando o jogo Elite, clássico da era 8 bits) na Inglaterra para ser usado no ensino da Computação – e parece estar indo bem também neste campo.

Fotos vazadas mostram o que pode ser a app store do futuro Firefox OS: A ideia de fotos vazadas de um recurso em desenvolvimento por uma entidade reconhecida como aberta, como a Mozilla, é curiosa, mas segundo o Engadget é isso que você pode ver na imagem a seguir: screenshots da “cara” atual da App Store para o futuro Firefox OS.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-09-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.