Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: fork do Nautilus, Debian troca GNOME por Xfce, fantoches

Linux Mint volta ao ataque: agora o fork é do gerenciador de arquivos Nautilus: Uma salva de palmas para a disposição dos mantenedores do Linux Mint: além de terem feito um fork do GNOME 2 (o Cinnamon, que já começou a chegar a outras distribuições) por não estarem satisfeitos com o GNOME 3, agora criaram tambémn um fork do gerenciador de arquivos Nautilus para manter as funcionalidades da versão 3.4, após o anúncio de que a versão 3.5 removerá itens interessantes como o painel duplo, visão compacta e de barra lateral, o menu Ir, e mais.

Veja as animações que um estúdio brasileiro cria em comerciais usando o Blender no Linux: O OMG!Ubuntu destaca um vídeo contendo exemplos dos trabalhos da OvniVFX, descrita como um estúdio gráfico baseado no Brasil e atuando no mercado publicitário.

Do GNOME pro Xfce: Debian 7 muda ambiente gráfico default: Enviado por Ricardo Esdra (riesdraΘzoho·com): “O desktop default no futuro Debian 7.0 ‘Wheezy’ mudou do GNOME para o Xfce.

TextMate: editor nascido e bem-sucedido no Mac agora é software livre: O TextMate, nascido em 2004 como uma alternativa ao também popular BBEdit (que eu prefiro), é conhecido de muitos desenvolvedores que já tiveram alguma experiência em plataformas Mac, e agora é código aberto (e seu vizinho já pode planejar portá-lo para o Linux!).

Datamation tenta prever qual desktop vai dominar o Linux no futuro: O @filipesaraiva deu a dica do artigo do Datamation em que Bruce Byfield, que há alguns anos previu que o KDE estaria melhor preparado do que o GNOME para crescer nos anos seguintes, volta à carga para apresentar nova previsão, agora baseada no quadro corrente de governança e adoção do GNOME: a de que o KDE será o principal participante no cenário dos desktops Linux no futuro, e que é cedo para prever quem dividirá o palco com ele.

Android: Juiz determina que Google e Oracle revelem nomes de blogueiros e jornalistas em suas folhas de pagamento: O juiz Alsup (aquele mesmo que revelou ter experiência como programador enquanto conduzia o julgamento do mesmo caso Oracle x Google sobre propriedade intelectual no Android) merece mais uma salva de palmas: determinou que ambas as empresas revelem, até dia 17, “o nome de jornalistas, blogueiros e comentaristas que podem constar das folhas de pagamento das companhias”.

Rússia abandonando os planos de Linux no governo e pedindo desconto pra Microsoft?: Em 2010 noticiamos a iniciativa russa de substituir o Windows por Linux na administração pública, já com orçamento aprovado e cronograma de 5 anos para a transição. 2 anos passaram, e podemos ver aonde eles chegaram.

Digia compra Qt da Nokia: Excelente notícia para quem tem planos que dependam do Qt.

Pirataria no Android: Google deu um tempo no seu esquema contra cópias de apps: Atento aos possíveis efeitos da situação de pirataria que recentemente tem sido relatada por desenvolvedores de jogos para Android, o Google incluiu entre as novidades do Android 4.1 o recurso App Encryption, que criptografa apps pagos por uma chave específica de cada aparelho, dificultando assim que ele seja copiado e executado em outro dispositivo – o que certamente é boa notícia para quem podia se sentir afetado pela situação nas versões anteriores do sistema – mas problemas com uma série de apps parecem ter levado à desativação temporária do recurso.

Nova polêmica no caminho da adoção do Ginga nas TVs digitais: abaixo-assinado acadêmico a favor do Java: Deve ser dura a vida de quem tem expectativa de ver um padrão aberto baseado em software livre tornar-se predominante nas TVs brasileiras…

CDE: o Common Desktop Environment agora é código aberto: Sinal dos tempos.

“Enxugamento” do Nautilus no GNOME leva Ubuntu a também considerar alternativas: Há poucos dias comentamos sobre o fork que o Linux Mint fez de uma versão antiga do Nautilus quando foi divulgada a extensão das reduções de características que os desenvolvedores do GNOME aplicaram ao projeto, e agora é a vez de recebermos manifestação vinda do campo dos mantenedores do Ubuntu.

Réplica à notícia “Contemplando o abismo: como anda o Gnome 3″: Enviado por Iuri de Arruda Gules (iuri_gulesΘyahoo·com·br): “Todos devem se lembrar das críticas feitas ao gnome3.

LibreOffice 3.6: A Document Foundation anunciou o lançamento do LibreOffice 3.6, que inclui entre suas novidades um novo importador do CorelDRAW, integração (limitada) com o SharePoint, escalas de cor e barras de dados em células de planilha (veja a ilustração acima), marca d’água na exportação em PDF, melhorias no tratamento de arquivos CSV e um aspecto mais clean, especialmente em computadores com Windows.

Mais algumas considerações sobre os cortes no Nautilus e o GNOME: Num artigo do Web Upd8 a propósito das mesmas considerações sobre o futuro do Nautilus no Ubuntu que noticiei hoje mais cedo, surge um novo elemento: o mesmo desenvolvedor do Ubuntu lá mencionado, agora em uma mensagem na lista de desenvolvimento do próprio Nautilus, comenta sobre as mudanças no processo de desenvolvimento do GNOME.

Gertboard, placa de expansão para o Raspberry Pi: Os aventureiros dos diodos e ferros de solda têm mais um presente a pedir apara o Papai Noel: a fundação que lançou o diminuto computador Raspberry Pi agora anuncia também a Gertboard, uma placa de expansão que traz um microcontrolador Arduino já com 3 botões, uma série de LEDs e algumas portas de E/S.

Sharp é a 16ª e inaugura nova fase nos pactos de patentes da MS no Android: agora a patente é descrita: Um dia depois de noticiarmos que a Honeywell foi a 15ª empresa a assinar o pacto de patentes no Android com a MS, chega a notícia da 16ª: a Sharp também assinou.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-08-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.