Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A adoção do Ubuntu na Índia cresceu 160% em 2011

Enviado por Joaquim Mariano (JoaquimMarianoΘyahoo·com·br):

“Trecho inicial do artigo de Diksha P. Gupta publicado em 28.06.2012 no EFYTimes:

“A adoção do Ubuntu cresceu 160% na Índia no ano passado” A Canonical recentemente deu as mãos à Dell para vender laptops com Ubuntu pré-instalado em 850 lojas da Dell pela Índia. Com essa parceria, a Canonical objetiva fazer do Ubuntu um nome comum na Índia. A Índia certamente está se abrindo ao open source. Não acredita? Bem, nesse caso, você precisa ler isto. A CEO da Canonical revelou que a adoção do Ubuntu na Índia cresceu cerca 160% no ano passado. Em conversa com o EFYTimes.com, Jane Silber, CEO da Canonical, disse: “Escolhemos a Índia para a nossa maior expansão em varejo depois da China, porque vemos enorme oportunidade e crescimento nesse país. A Índia é um dos países onde o Ubuntu é mais bem sucedido e bem recebido. Vemos significativo crescimento na adoção do Ubuntu na Índia. Ao longo do ano passado, vimos crescimento de 160%. Então acreditamos que há potencial e demanda reais aqui. Eu gostaria de fazer menção especial aos nossos parceiros, porque isso é feito com eles. Assim podemos entrar no mercado por meio de nossos OEMs. A Canonical não está fabricando computadores e a Canonical não tem lojas. Nossos parceiros sabem muito bem e possuem muito mais informação do que nós sobre a quantidade de máquinas despachadas na Índia com Ubuntu pré-instalado. Nossos parceiros acreditam que podemos crescer com publicidade e educação apropriadas.”” [referência: news.efytimes.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 8:22 am

    Indianos adoram tecnologia, acho que é por isso. Geralmente o Ubuntu é bem aceito para o público da área de programação.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 8:38 am

    Números enganam. Pode ser que no ano passado havia só uma pessoa e neste ano há 2,6 pessoas usando, já que gêmeos siameses decidiram adotar o sistema neste ano.

    É claro que foi uma piadinha, mas devemos realmente tomar cuidado com estatísticas imprecisas e feitas por quem se beneficia pelos seus resultados (isso cria vieses que podem ser prejudiciais a quem lê seu resultado).

    Desejo sucesso à canonical, que parece realmente fazer o (GNU)Linux deixar de ser um sistema de nicho. É uma empresa e visa lucro? Se fizer isto de forma honesta e sem prejudicar o usuário, excelente. Já passei da minha fase adolescente comunista :-)

    Spif (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 8:53 am

    Ubuntu, edição Call Center. Chegando nas interwebs mais próximas de vc. :D

    Júnior (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 9:28 am

    Certo, e 160% depois, qual é o número de usuários?

    Spif (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 10:05 am

    passou de 100 pra… 260 :P

    Ratito (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 10:28 am

    Acho que é por isso que aumentou 160%, e vai pra 1.000%. Se ela notícia saísse na comunidade de Linux da Índia provavelmente diriam, puxa que interessante, gostei. Que legal.

    Já aqui, os que comentam são só os que vão falar sempre coisas negativas. Como se fosse sempre dever do mundo satisfazer vcs em tudo. O típido agir como vítima que é o mal da Humanidade.

    Tenham uma boa semana…

    maximiliano (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 10:59 am

    Concordo com @Ratito, se não tem algo de bom pra falar, melhor é permanecer calado e guardar o comentário negativo pra si,não importa a quantidade, se a Canonical cativar um único usuário por mês já será uma grande vitória diante de um universo dominado pela pirataria de Windows, usuário de computador doméstico é importante, mas na minha opinião a Canonical não pode deixar de lado outras áreas bem mais rentáveis como mercado corporativo, servidores e mercado de dispositivos móveis, quanto mais capitalizada ela tiver em outras áreas, mais qualidade ela poderá oferecer aos usuários domésticos de forma totalmente gratuita.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 11:02 am

    Ubuntu e outras distros Linux sempre tiveram boa penetração na Índia. Esse país combina mão-de-obra técnica competente (exportada e mundialmente reconhecida) com uma renda per capita limitada.

    [Inteligência] + [recursos limitados] = [não jogar dinheiro fora com idiotices e não se deixar prender a contratos caninos].

    O governo hindu a muito tempo aprova produtos livres e tem um plano de inclusão digital que funciona, ao contrário do Brasil (que vai chegar lá, com algum esforço).

    Em suma: notícia interessante, mas não é surpresa.

    Estes números não foram tirados do chapéu. São baseados em pesquisas de adoção (não de vendas) feitas na Índia do ano passado para cá (até começo deste ano se não me engano) e não levam totalmente em conta o fator multiplicador causado pelas lojas da Dell pois quando foi feita nem todas estavam funcionando ainda.
    Os governos da Índia também estão adotando Ubuntu e outros softwares livres em massa a não ser em casos bem específicos. Lido com governo o tempo todo e posso garantir que a Índia deixou o Brasil para trás neste aspecto faz um bom tempo.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 12:19 pm

    Estão baseando-se nas vendas? Se fosse aqui no Brasil, compravam e formatavam na loja mesmo pra pôr o xispezão ou seventão por vinte “real”.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 12:21 pm

    @adilson

    Ah! Beleza, eu apoio demais a Canonical e desejo sorte ao Ubuntu; infelizmente, demais distros não tem “energias” pra fazer o que a Canonical está fazendo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 12:23 pm

    @Carlos Felipe: ao contrário do Brasil, a pirataria de software é muito combatida na Índia.

    Mauricio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 1:30 pm

    1,33% dos usuários usam Linux na Índia, pelo menos de acordo com o site http://gs.statcounter.com/. É um pouco mais do que no Brasil, que tem 0,88% de usuários.

    Wagner (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 2:08 pm

    O complicado é a propaganda da Dell!

    http://search.ap.dell.com/results.aspx?s=gen&c=in&l=en&cs=&k=ubuntu&cat=all&x=0&y=0

    No entanto não deixa de ser uma notícia animadora, sem marketing, sem comprar empresas, sem manipulação o Linux segue crescendo, isso é ótimo!
    Blogs sobre o Linux estourando por todos os lados, é um sonho!
    Na empresa onde trabalho, criei uma ISO totalmente personalizada do Ubuntu, wallpapers, programas que serão utilizados, um script estilo o deep freeze (Que nunca usei no windows e nem pretendo usar, bani este OS do meu note faz tempo, e estou muito satisfeito! Meu Dual Boot é dois Pinguins;)

    Aqui no Brasil, mesmo as pessoas mais experientes ainda continuam usando o Windows depois de muita de dor e tristeza, 15 anos de tela azul, de malware vírus intermináveis, reiniciar o sistema, insegurança, seriais clonados, cada nova versão do windows soa como uma novela Global interminável e angustiante onde vejo a euforia de seus usuários na velha expectativa de zombies escravos!… e o que é pior, isso passa de pai para filho, como um time de futebol falido, apenas por paradigma, graças a Deus isso não aconteceu comigo e com meu filho!

    Viva o Linux!

    Wagner (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 2:12 pm

    Nossa não mencionei qual propaganda:p

    Aquela bem tosca no lado direito superior do site:

    “Dell recomenda…”

    Frustrante, broxante…rsrsrs

    Dizer que é “sem marketing” é menosprezar o esforço que a Canonical e a Dell estão fazendo pra conseguir oferecer o produto e convencer o consumidor indiano, na minha opinião.

    Wagner (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:00 pm

    Eu visitei o site da Dell na Índia, por isso cheguei nesta conclusão, fora que, o Ubuntu, fica por último na lista, e é claro achei que lá não tivesse a “dita a recomendação”, mas em parte você tem razão Augusto, a Canonical neste caso tem feito mais pelo Linux, a Dell já não posso dizer o mesmo, só se comparar com outras empresas do ramo, neste caso pode até ser, pelo menos não da maneira esperada. Quando acessei o suporte da Dell aqui no Brasil, pedindo por um desktop que tivesse Linux foi triste, a recomendação era comprar com o windows e se acertar com Microsoft depois, só oferecia notebook com Ubuntu, agora marketing mesmo é o que a Microsoft faz, não diria um marketing, mas algo realmente agressivo e forçado, o mundo “cliqueiro vê isso como algo normal…”.

    Uma página exclusiva para o Ubuntu iria bem, mas…
    Por isso torno a dizer, com uma pequena correção mesmo com as dificuldades e um marketing pouco expressivo o Linux segue crescendo, é só voltar aos idos de 1995 fundação deste blog e ver como estamos hoje, acompanho o Linux desde os tempos do saudoso Red Hat ainda não corporativo e olha quanta coisa mudou!

    Li o cementário do Eric Linn no artigo fonte, acredito que ele foi feliz em suas palavras.

    Isso foi retirado do site “Indiano da Dell”…rsrs

    …Linux Ubuntu 11.10
    Up to Genuine Windows® 7 Ultimate
    35.6cm (14) LED display, 2.04kg

    É broxante!

    Wagner (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:18 pm

    correção… fundação do blog BR-Linux 1996, perdão.
    No ano de 95 usei até desbotar totalmente por ser bonita uma camiseta preta com o Tux segurando a Bandeira do Brasil com o texto “Linux Inside”, sem saber do que se tratava, era o começo da distribuição Conectiva Linux!Meu pai ganhou na gráfica no bairro merces em Curitiba, onde ele trabalhava e me deu.

    Abraços…

    Rombo (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:26 pm

    Ubuntu, Linux para castas de elite.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:50 pm

    Depende que que tipo de elite, @Rombo. Se for intelectual, ok, os hindus tem a fama (merecida, pelo que eu já vi) de serem os mais competentes matemáticos do mundo.

    Mas no geral, eu ainda prefiro o mote da distro “Linux para seres humanos”. Estejam em qualquer elite, ou completamente fora delas, cada ser humano “é o que é por causa do que nós somos”.

    Então, afinal eu discordo de você. Ubuntu é pra todo mundo.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:54 pm

    O @Rombo está pressupondo que os párias não utilizem Ubuntu…
    Talvez, mas pelo menos o da novela Caminho das Índias deve usar esse e outros sistemas “de elite”… ;D

Este post é antigo (2012-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.