Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


9 Motivos para Aprender a Programar

for(i=1; i<=9; i++) {print motivo[i]}

Enviado por Rafael Schouery (schoueryΘgmail·com):

“Eu acredito que existam diversos motivos pelos quais alguém deveria aprender a programar, não só por questões profissionais mas também por outros diversos motivos.

Por isso, criei uma lista com 9 motivos pelos quais eu acredito que vale a pena aprender a programar. Usuários de Linux e outros softwares livres podem se beneficiar muito aprendendo a programar e, além disso, eles têm o empenho que aprender essa prática exige.” [referência: mafagrafos.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:05 pm

    Algumas questões:
    - Curso superior é de fato necessário para se programar com qualidade?
    - Vale a pena alguma pessoa com 30 ou mais anos de idade levar a programação muito além que um simples hobby?

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:06 pm

    obs.: a última pergunta se refere a alguém que não saiba programar e quer começar a aprender mais ou menos nesta idade aí. A pergunta tem pertinência justamente quando se leva em consideração que hoje em adolescente começando a estudar programação com 12 anos de idade.

    EduardoJr (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:16 pm

    E existe idade pra se aprender alguma coisa?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:17 pm

    Eu sou formado em Letras e bacharelando em Direito. Poderia dar n motivos para estudar língua portuguesa e/ou a Constituição.

    Nilson (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:35 pm

    @Carlos Roberto
    Curso superior não é necessário, mas recomendado, ainda mais caso você pretenda atuar profissionalmente, já que muitas vagas de emprego exigem alguma formação. Há casos e casos, é claro.

    Quanto à valer a pena ou não, isso é extremamente relativo. Se você tem a determinação de realmente entrar na área, gosta realmente dela e está diposto a encarar os desafios inerentes (pois é uma área com desafios como qualquer outra), creio que vale a pena. Programação é uma área com pouca burocracia para ingressar (um ou dois anos de estudo sério já te dão uma boa base).

    O que é complicado é você ficar “flertando” com a área, sem decidir se se dedica ou não. Nesse caso, mantê-la como hobby é melhor. Quanto à idade, desde que seus cérebro ainda funcione, não vejo problemas.

    Abraço.

    Igor (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:41 pm

    Programação?
    Passo pra frente.
    Programadores geralmente não ganham muito.
    Aliás uma prática comum é terceirar a programação para os indianos que são eficientes e custam pouco.
    Já os Gestores ganham mais e mandam nos programadores

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 1:54 pm

    Acho que deve haver uns 8000 programadores no Brasil, @Igor. Uns 20% são do nível “Senior” e recebem entre 4 e 8 pacotes por mês, em média.

    Essa estimativa se baseia nas empresas com as quais trabalhamos. Provavelmente não é precisa mas acho que se eu erro, errei para baixo.

    >>> 5. Aprender a Resolver Problemas

    Até resolver problemas é um conceito subjetivo. Em alguns projetos, o resolver é o “paliativo nosso de todo dia” ;)

    Ronei (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 2:34 pm

    Ser exclusivamente programador profissionalmente é para poucos, o que programa e “entende” de muita coisa de informática é o prevalece.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 3:11 pm

    Deveria entrar para o currículo escolar em geral aprender o básico de ciência da computação.

    Se fosse necessário, votaria por se tirar química, que detesto :D .

    Todo jornalista, médico ou advogado sabendo um básico de python… era um mundo bem diferente. Gente que entenderia como as coisas poderiam ser muito mais simples e organizadas.

    none (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 3:54 pm

    for(i=1; i<=9; i++) {print motivo[i]}
    1-8 não?

    Boa oportunidade para você testar e tirar a prova! ツ

    none (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 4:36 pm

    [root@local ~]# for (( i=1;i<9;i++));do echo $i;done
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8

    none (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 4:37 pm

    Ops esqueci do <=
    fail

    none (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 4:38 pm

    [root@local ~]# for (( i=1;i<=9;i++));do echo $i;done
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9

    >> Ops esqueci do > fail
    Menor e igual, não menor:

    Nunca confunda “grande obra do mestre Picasso” com “grande pi** do mestre de obra”….hehehhheeheehehe

    none (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 4:46 pm

    10º motivo: Nunca confunda “grande obra do mestre Picasso” com “grande pi** do mestre de obra”….hehehhheeheehehe

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 6:00 pm

    @Igor, engana-se se acha que será um bom gestor ou líder de equipe de desenvolvimento (que ganha muito mais que um programador) sem saber programar ou desenvolver. Para ser um líder vc tem q ser melhor do que aqueles que lidera. O superior de um programador deve ser um programador fod@o.

    Senão vc vai ser um lider chato, que não sabe nada (só manda) e não se manterá por muito tempo na empresa. A não ser que seja empresa estatal…

    Acho que ser programador é uma das únicas profissões que vc pode trabalhar com algo que, além de ser trabalho, é uma forma de prazer (bem, não é só p↑ta que faz programa e tem prazer fazendo isso :-)).

    Por isso é muito comum que programadores usem seu tempo livre (não visando fazer riqueza) programando só por diversão.

    Mas existe uma diferença enorme entre saber programar e saber resolver problemas. Para programar basta conhecer uma linguagem. Pessoas boas em resolver problemas desenvolvem algoritmos e pouco se importam com a linguagem utilizada. Como o próprio nome diz, linguagem existe para permitir a comunicação do homem com o computador. Há quem prefira inglês, português, japonês…

    Grandes empresas como Google não procuram programadores. Procuram pessoas inventivas, capazes de criar boas soluções para problemas existentes (e problemas para soluções que eles criaram :-)).

    Não sei se saber programar aumenta sua capacidade de se expressar e se comunicar. O estereótipo do nerd anti-social não é muito diferente da realidade da maior parte de nós.

    Que a computação é talvez o mais promissor campo de trabalho existente (principalmente se associado às demais áreas do conhecimento, tais como medicina e astronomia), mas ficar rico é para poucos. Ainda bem. Adoro o capitalismo :-)

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 6:05 pm

    @none, os problemas mais simples são os mais difíceis de resolver. A gente se acostuma com problemas reais e complexos (que envolvem vários passos, buscam informações num banco de dados, cruza com os dados vindos de um web service, e interage com os dados recebidos do usuário) que acaba se esquecendo de problemas pequenos, com maior teor de raciocínio (e necessitam de páginas e páginas de papel fazendo testes de mesa :-))

    Eu comecei a programar (basicamente automatizando tarefas em scripts sem saber exatamente pra que serviam os ifs e fors ou variáveis) antes de realmente ter aulas sobre algoritmos ou estruturas de dados e hoje a coisa que menos lembro é pra que serviam aquele monte de coisas do bash… hauah

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 10:30 pm

    @Leandro Santiago (tenchi), Bill Gates e Jobs não fizeram o Windows e Mac, exploraram, principalmente Jobs, os pobres e desconhecidos programadores…

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 8:39 am

    A principal motivação para aprender qualquer assunto, inclusive programação, deve ser por interesse e por gosto. Se for para ficar rico, como bem disse Carlos Felipe acima, você tem que aprender como explorar… errr… isto é, administrar os recursos humanos.

    Welsinho JF (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 10:38 am

    Sou programador e gosto muito desta prática.

    Depois de ler o livro “A new kind of science”, do Stephen Wolfram, passei a apreciar ainda mais o estudo da programação de sistemas computacionais. Atualmente desenvolvo em Python no projeto de pesquisa do meu orientador e espero poder continuar com isso no mestrado.

    E para quem curte programação (e eu curto DEMAIS computação científica), além deste livro que citei, recomendo também a série do Donald Knuth, The Art of Computer Programming.

    []s.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 11:07 am

    @igor.

    Os piores gestores de TI são justamente os que não entendem bulhufas de programação. Então se você não quer ser um gestor que afunda empresa, aprenda a programar.

    Rombo (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 12:42 pm

    para você fazer telinhas e relatórios
    para você montar e customizar CMS web
    para seus parentes chamarem o especialista em excel
    para criar mais um editor de texto open-source
    para ter satisfação escrevendo scripts bash para tarefas inventadas

    Fabio (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 3:47 pm

    Desde a adolescência programando por ai. Um dia me deparei com as humanas num delírio temporário para me tornar diplomata (instituto rio branco). Descobri que há vida inteligente fora dos nerds programadores e que a ciência da computação é bonita … mas toda a obra humana é mais ainda. Lendo um livro de direito ou história eu tinha a sensação de ter aprendido algo. Lendo todos os livros e tutoriais na área de exatas até hoje não sei se sei algo de útil para alguém.
    Formado em eletrônica ninguem me valoriza por isto. Um dia meu professor entrou na sala e contou seu passado onde projetava placas mães dos antigos 8088. E exclamou: ” ninguém se impressiona, não é, com isso? “. Ninguém respondeu por respeito mas a resposta estava no ar … não, de fato ninguém se impressionou.
    Cá entre nós: todo programador tem a sensação quando termina que “bom, talvez funcione”.

    Igor (usuário não registrado) em 1/09/2012 às 5:27 pm

    Segundo o PMBok o Gerente de Projetos não precisa ter o conhecimento técnico de programação.
    Já que o PM (Project Manager) não tem tempo para dispender na execução e implantação do projeto.
    Sua responsabilidade é cuidar do contrato,prazos e dos eventos, além das vaidades dos personagens do projeto.
    Portanto, considero o conhecimento em programação dispensável!

    Cito um exemplo quando falamos da Apple de quem lembramos como responsável pelo seu sucesso?
    Jobs ou Wozniak?

    Fica a dica!

Este post é antigo (2012-08-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.