Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


25.000 dólares: Promoção da Intel vai premiar desenvolvedores de jogos para Android

Via computerworld.uol.com.br:

A Intel está investindo um total de 29 mil dólares em prêmios para desenvolvedores do Android,  em um esforço para encorajar que os programadores desenvolvam jogos para tablets e smartphones usando chips da Intel.

Os desenvolvedores devem fornecer um breve histórico e informações técnicas sobre o jogo como parte do concurso, cujos detalhes podem ser encontrados no website Code Project. Também é permitido que os usuários forneçam uma breve descrição do código usado no jogo, que pode ser testado em um emulador Android 4.0.4 disponível no site da Intel. A empresa irá distribuir um prêmio de 25 mil dólares  e prêmios de mil dólares por mês durante os quatro meses do projeto. O concurso começou no início deste mês e vai até 6 de novembro.

Os mercados de tablets e  smartphones são dominados por processadores ARM, e a maioria dos programas são desenvolvidos para essa plataforma. A Intel tem tentado estabelecer seu lugar no mercado de dispositivos móveis, e os primeiros celulares com seus chips x86  foram lançados no início deste ano pelas fabricantes Lenovo, Lava Internacional e Orange. A empresa de tecnologia também oferece chips para tablets e está para lançar um chip novo para esses dispositivos ainda este ano, de nome “Trail Clover,”  embora não tenha detalhado quando o Android funcionará com o produto.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 3:07 pm

    O prêmio deveria ser estendido para (ou melhor, principalmente a) desenvolvedores de frameworks para jogos.

    Um jogo que rodem em chip Intel dá um aplicativo para o seu ecossistema. Um framework para jogos fornece incontáveis apps!

    Melhor ainda (para nós, mas para eles tb) é acrescentar uma camada de abstração que permita ao desenvolvedor usar ARM ou Intel de forma transparente.

    Diogo (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 3:25 pm

    Tá certo, mas que fique claro que desenvolver pra Android é uma coisa completamente diferente de desenvolver para Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 5:50 pm

    Não necessariamente, @Diogo. Parece que existe um porte para executar aplicativos diretamente sobre o kernel, chamado Android NDK.

    Boa parte dos jogos fazem uso desse recurso.

    Douglas Drumond (usuário não registrado) em 19/07/2012 às 1:31 am

    @Porfírio, NDK permite executar código nativo, mas não necessariamente um código feito p/ Linux desktop irá rodar. Apesar de ser Linux, o kernel usado no Android possui algumas diferenças e, de qualquer forma, várias bibliotecas não estão presentes. A começar pela glibc, substituída pela bionic. E se o código usar biblioteca gráfica não será compatível, a biblioteca visual do Android é bem diferente da encontrada numa distribuição Linux qualquer.

    Douglas Drumond (usuário não registrado) em 19/07/2012 às 1:33 am

    Ficou confuso o comentário anterior. Quis dizer que não apenas o kernel é um pouco diferente, também as bibliotecas são. Não quis dizer que kernel e biblioteca são a mesma coisa.

Este post é antigo (2012-07-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.