Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


10 anos do Firefox – ou ao menos do Phoenix

No início do século, alguns desenvolvedores dotados de iniciativa decidiram fazer algo em relação ao que consideravam como excesso de recursos (e peso) no antigo “Mozillão”, ainda herdeiro da prática do antigo Netscape que incluía navegador, cliente de e-mail e mais – e criaram o Phoenix, cuja versão 0.1 saiu em 23/9/2002 – ou seja, ontem completou 10 anos.

Parabéns! Vale destacar que a Fundação Mozilla não demorou muito a perceber que os desenvolvedores estavam certos: já em 2003 definiu que seu foco passaria a estar no Phoenix/Firebird/Firefox e no Thunderbird, cliente de e-mail nascido de processo similar. (via mozilla.org – “Phoenix 0.1 (Pescadero) release Notes and FAQ”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leandro Duarte (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 10:46 am

    Lembro como se fosse hoje quando conheci o Phoenix. O Kopete sempre achei ruim e o Mozilla era isso mesmo pesado, acho que nesta época colava-se uns 5 browsers nas distros rsrsrsrs e logo que cliquei naquele icone da fenix me encantei pela simplicidade perto das demais opções e rapidez, nunca mais utilizei outro browser ou apenas um desde então.

    Pena que o firefox parece estar tão pesado quanto o seamonkey ultimamente…

    Pena que o firefox parece estar tão pesado quanto o seamonkey ultimamente…

    Eu tenho utilizado o Seamonkey há muito tempo devido a isso. O Firefox não está mais tão leve como era antes.
    Também preciso de cliente de email e Firefox + Thunderbird (ou Evolution) acaba sendo beeeem mais pesado que somente o Seamonkey que já é navegador + cliente de email.

    Paul (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:14 pm

    Phantom, crie um novo perfil sem plugins pra você ver :)

    Marcelo (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 1:37 pm

    Uso desde a versão 0.4 do Phoenix. Acho que depois mudou de nome brevemente para Firebird, mas, pela confusão com o banco de dados, acabou ficando Firefox.

    Eu até doei US$ 10 para a campanha de página dupla que eles fizeram no New York Times.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 2:10 pm

    Paul, mesmo sem plugins ele é bem mais lento.

    alberto (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 2:47 pm

    Infelizmente o Firefox anda muito cheio de entulho. devtools, panorama… Alguém precisa fazer um Firefox do Firefox.

    Tiago Soares (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 4:37 pm

    O navegador vinha melhorando bastante, era meu navegador default até a versão 14. Mas quando atualizou para o 15 piorou muito. Inclusive resetei o meu perfil, mesmo assim não adianta, ele tá engasgando demais. Não sei o que houve, a piora foi perceptível. Nunca gostei muito do Chrome, mas agora to tendo que usar ele, infelizmente.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:40 pm

    O Firefox ficou pesado com um monte de recursos que poucos usam. Panorama, ferramentas de desenvolvimento, console…isso poderia ter virado plugin pra quem quiser ou precisar usar e deixar pro navegador somente a navegação mesmo. O código ficaria bem menor e mais fácil de dar manutenção.

    Iria diminuir os bugs e facilitar muito as atualizações, mas ele está caminhando pra ser mais um Seamonkey. Enquanto isso o Google vem tomando seu mercado.

    Marcos (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 7:28 am

    Só complementando, gostaria que pelo menos um desses SOs linux mobile consiga criar um ecossistema inteiro pra ver se desencanta.

    Fellype (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 11:49 am

    Nunca tive problemas (graves) com o FF, principalmente depois da série 4.x. Mas concordo com o @Marcos na questão relativa aos itens “Panorama, ferramentas de desenvolvimento, console”, realmente poderiam ser disponibilizados como plugins.

    Renyer (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 7:18 pm

    Realmente ficou pesado mas continua sendo o melhor.

Este post é antigo (2012-09-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.