Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Upgrade Ubuntu 10.10 para o 11.04 corrente e primeiras impressões

Enviado por Tales A. Mendonça (talesamΘgmail·com):

“Não recomendo a atualização de versão para o Natty (11.04): os motivos são vários: fará um dowmload de 1,5 GB de pacotes e, em seguida, um trabalho insano, ou seja, realizar todas as atualizações. Se mesmo diante desses argumentos, ainda quiser a atualização, apresentarei no final do texto os comandos e algumas “dicas”.

Com uma conexão de 1MB e um notebook dual core, minha atualização demorou cerca de 10 horas: do download dos pacotes à instalação e à configuração. Após tanto tempo e, além disso, a ânsia para curtir um ambiente novo, com visual inteiramente novo; tive algumas decepções e, porque não dizer “pânico” por pensar que poderia não encontrar certas coisas no sistema – essa parte pode ser melhorada, pois você tem que clicar várias vezes e em vários lugares para encontrar, talvez, o que deseja – mas nem tudo é perfeito. Texto completo no link a seguir.” [referência: tales.linuxhard.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 7:33 am

    dowmload de 1,5 GB? Isso depende do que você tem instalado.

    notebook dual core? Pouca influencia nas 10 horas, o problema mesmo foi o download em um link de 1 MB.

    wagner (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:26 am

    Li o texto e sempre vem aquela conversinha que a interface é tosca, a suite office é uma porcaria, o sistema de audio e video não presta, e assim vai, estou cheio de ficar lendo e ouvindo esses comentários que não leva a nada, se não estão contentes então porque não participam das comunidades melhorando, ajudando. É mais comodo só ficar criticando, me façam um favor não utilizem mais o GNU/LINUX, usem o windows ou o macOS e sejam felizes, ou criem vergonha na cara e ajudem.

    Abraço a todos

    Marcos (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:50 am

    @wagner, criticas construtivas também é ajuda. Quem esconde as deficiências por baixo do tapete e tenta vender um mundo cor de rosa mais prejudica a plataforma do que ajuda.

    Quem garante que a pessoa que criticou não posta num fórum as dúvidas e problemas? Nem todo mundo sabe programar, e os que sabem nem todos tem tempo livre mas estão no seu direito. Então você não pode reclamar de um avião velho que viajou porque não sabe construir aviões?

    Gun'ss (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:11 am

    eu reportei ao launchpad 3 erros novos no unity e ainda entrei em outros 3 erros que já existiam e que também me afetam, todos no ambiente unity.
    Ele ainda tem muuuitos bugs, realmente essa versão 11.04 vai melhorar muito uns 2 meses após o lançamento, são muitos bugs, e muitos deles considerados críticos.
    Porém tem algo que me incomoda são alguns “pequenos” bugs que afetam demaaaais a usabilidade do sistema e ele não é marcado como crítico, ou até mesmo demora demais para a equipe dar um parecer sobre o bug. Creio eu que deva ser a quantidade enorme de bugs que vem aparecendo.

    Felipe (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:16 am

    @Marcos – eu também não entendo pessoas como o wagner.

    Concordo com você que esconder os defeitos sim que é prejudicial ao software livre.

    RedCzar777 (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:36 am

    Mas estão reclamando de uma versão que ainda é BETA?

    Agora é hora de reprtar os bugs, como o Gun’ss relatou em seu post, e não de ficar reclamando como se já fosse um sistema pronto e lançado para o público…

    wagner (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:03 am

    A questão é que sempre veem com os mesmos comentários, sempre comparando com suite office, audio , video, e anbiente gráfico tosco. Uso o GNU/LINUX desde 2000, e sempre ajudei a comunidade sendo no inicio testando o sistema e reportando bugs, depois ajudando a traduzir e agora estou entrando na fase da programação, resumindo quando voce realmente quer ajudar voce ajuda, trabalho o dia todo , estudo, sou casado tenho filho e sobra tempo para ajudar sim a comunidade, resumindo se fala muito e pouco se faz, isso acontece em tudo no brasil.

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:32 am

    Tenho um link de 5mbits em casa. A instalação levou 10 min até seus 85% (aprox.)… Daí em diante, foram mais de 2 horas com o monitor de rede oscilando entre 700kbits/s e 3,2 mbits/s. Pensei até que a instalação havia travado ou entrado em loop. Mas, no final, a instalação acabou e vi que ele também já tinha baixado nesse meio tempo o driver proprietário da placa de vídeo nVidia do meu notebook.

    No momento, estou tendo problemas com o Compiz, mas a aceleração 3d está perfeita.

    Notebook LG R-580, 4gb Ram, HD 500gb, wifi bgn ralink 2860, vídeo dedicado nVidia, tela 15.6″ 1600 x 900, combo dvd-rw+blueray.

    O que fiquei contente é que, desta vez, não tive que usar o drive do adaptador de rede sem fio da ralink – chipset r2860. O 11.04 já o reconheceu na instalação e isso foi um problema a menos 8)

    Ícaro Longo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:50 am

    Eles reclamam dos IM’s. Mas será que eles usam protocolo livre? ou usam MSN?

    Reclamar de um software livre que não funciona vídeo e áudio de MSN é demais, só existe alternativa livre graças ao esforço da comunidade.

    Lázaro Castro (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 12:50 pm

    Cara pra mim foi mais pratico baixar a imagem iso e instalar.
    Eu testei ele durante uma semana mas o desempenho do novo ubuntu 11.04 ficou bem abaixo do que o 10.10.

    Eu entendo o ponto de vista do @wagner, mas a forma como ele se expressou pareceu um pouco, digamos, “não amistosa” hehehehe!!!

    Juliano (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 4:07 pm

    Fiz o upgrade aqui no meu Desktop de trabalho (uma copia, claro).
    Fiquei muito feliz com a velocidade e estabilidade.
    Encontrei problemas com softwares proprietários da IBM (Sametime e Lotus Notes).
    O Notes simplesmente não abre mais e-mail.
    O Sametime funciona mas não abre as notificaçòes na bandeija do sistema.
    Levantei todas as informaçòes que obtive e mandei como bug para eles.
    Essa é nossa parte nos testes.

    Allan (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 4:47 pm

    Ainda acho mais interessante baixar o iso e atualizar pela media. Isso porque você pode usar em mais de um computador, e quem sabe emprestar para os amigos.

Este post é antigo (2011-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.