Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 11.04 virá com o ambiente GNOME 2 clássico por default

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagoscdΘyahoo·com·br):

“Quando a Canonical anunciou que o Ubuntu 11.04 viria com o Unity por padrão, ao invés do GNOME 3 ou do clássico GNOME 2, muitos usuários ficaram preocupados com essa migração, pois o Ubuntu Netbook, que já usou o Unity em sua versão 10.10, não estava em sua melhor forma.

Agora, depois do lançamento do primeiro beta, o novo ambiente de área de trabalho continua apresentando problemas de lentidão e quebra de regiões. […]” [referência: tiagohillebrandt.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jafé 'Xdual' Ribeiro (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 8:40 am

    Vejo uma ótima decisão da Canonical. Se não está bom o suficiente, é melhor esperar mesmo e permanecer com um ambiente maduro. Se ela decidisse pelo Gnome3, também não seria uma sábia decisão, lembrando dos tempos iniciais do KDE4. O trabalho realizado no Unity foi bom e com mais 6 meses, acredito que teremos qualidade. Até lá teremos um Gnome3 também mais confortável. No fim, as mudanças que pareciam bruscas, levarão o tempo necessário para a digestão. Ponto para a Canonical.

    Usuário n° 6 (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 8:50 am

    Ô maravilha! Canonical e todo o time: eu vos amo!

    Não há nada tão estável e funcional que o GNOME 2 Clássico, sério. ÓTIMA decisão. Deixe o Unity ficar mais maduro para coloca-lo em default (talvez no Oneiric Ocelot).

    Leonardo Carneiro (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 9:04 am

    Descordo da notícia do Tiago.

    O comentário feito por Shuttleworth implica que o bug em questão que estava sendo discutido talvez não devesse ter um nível de prioridade tão alto por que, em último caso, o usuário tem o Gnome Classic para usar, coisa que não irá ter no Oneiric.

    Realmente comentou também que o Unity ainda não está perfeito, mas não vejo isso como uma afirmação de que ele não será o ambiente padrão.

    Tiago Hillebrandt (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 9:10 am

    Após receber e-mail de uma fonte segura, fui informado de quê a alteração ainda não está concreta, portanto o Unity não está totalmente descartado como ambiente de área de trabalho padrão nesta versão!

    Até mais

    viana (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 9:20 am

    Tão perto do lançamento , este tipo de dúvida me parece descabido. Não era pra existir este tipo de questionamento a poucos dias do lançamento. Tudo bem , se a questão fosse usar ou não um aplicativo , mas um ambiente de trabalho? Me passa sensação de amadorismo, se equipe sem rumo e objetivos concretos … ou então não é nada disso , a Canonical sabe muito bem o que vai usar , mas apenas quer gerar falatório, ou seja publicidade!

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 9:37 am

    Eu testei o Beta em um notebook da (Acer 1410), e pelo pendrive até rodou bacana, porém quando instalei ficou uma M…… muito lento, e horas apresentava travamentos. É melhor aguardar o amadurecimento do Unity.

    Pelo que entendi, o Ubuntu 11.04 virá com ambiente clássico por default, quando não for detectado uma placa de vídeo 3D.

    Ou seja, o que estão abandonando para o Natty é o Unity 2D.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 9:50 am

    Pelo menos a Canonical está enxergando algo estranho, outra empresa “pouco conhecida” aí, com 25 anos de mercado fez um tal de Vista, empurrou ele pra muita gente, preço de arrancar os olhos… E parece que ninguém se lembra mais do ocorrido… Amadorismo???

    Paulo Canedo (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 10:03 am

    Utilizo o ubuntu 11.04 desde sua versão alpha3, e estou adorando essa versão, o sistema está mais rápido (com o meu hardware está), o grub pegou a resolução correta (nenhum outro ubuntu fazia isso aqui no meu PC), e a dock do unity tá muito massa.

    - no começo dos meus testes o compiz dava muito crash (porém, a partir dessa semana os crashs ficaram muito raros)

    - notei um consumo de memória acima do comum para ubuntu

    Resumindo, particularmente prefiro 1000x vezes o unity.

    Mauro (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 10:27 am

    Calma pessoal !

    O Shuttleworth não ficou rico por acaso nem é por acaso que o Ubuntu se transformou no que é. Vamos analizar:

    Unity + Wayland + Multitouch = um Ubuntu que vai rodar com a mesma interface em desktops, notebooks, netbooks e tablets. (Também vai servir de ‘testbed’ para estabilizar a plataforma ARM.)

    Espere estabilizar, junte drivers GSM e talvez CDMA e esse ambiente chega aos Smartphones. Imagine um smartphone LINUX, com direito a sudo, apt, C, C++, python, perl, pascal, …, a pia da cozinha, Fortran, Basic e até mesmo java, e tente comparar com o que temos agora: um kernel cercado de java por TODOS os lados, que só roda outras linguagens e interfaces via ‘deep hacking’ – envolvendo java. Pode ser bom para quem gosta de java, mas é MUITO ruim para quem não gosta (a maioria).

    Quanto ao argumento de que o Unity não está bom, é só dar tempo: até agora a Canonical foi sistemática e eficiente em ‘arredondar’ aplicações e tecnologias. Esse comportamento não dá mostras de mudar. O Unity vai ficar bom, depois ótimo, e no final vai se tornar referêcia.

    Quanto ao possível argumento de que o QT é mais ‘leve’ que o atual GNOME+Compiz+Unity, vale lembrar que a cada novo lançamento os tablets e smatphones ficam mais ‘parrudos’, e em menos de um ano esse argumento vai perder ‘peso’ até desaparecer :p

    Eu já estou com uma imagem rodando no KVM, e estou adorando.

    Estou esperando para comprar meu tablet e depois meu smatphone com Ubuntu. Vai ser ótimo usar a mesma interface desde o desktop até o smartphone. Os usuários não técnicos vão ADORAR isso :)

    Filipe (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 10:27 am

    Ubuntu 11.04 instalado aqui no meu acer 5252-v496.

    Unity funcionando perfeitamente. Apenas da crash quando tento ligar o pcsx (emulador de PS1) nele. No mais, está ótimo.

    Hangloose (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 10:41 am

    Bah…tão perto do lançamento e os caras ainda não sabem ao certo qual gerenciador vão usar! Poxa…deviam ter visto isso bem antes e então focar nas melhorias para esse gerenciador ficar perfeitamente (perfeito é meio “forte”, mas bom) na versão.
    Ou talvez seja um golpe de mkt, vai saber? E já está a muito tempo defenido o gerenciado. ¬¬
    Se vier Unity ou Gnome pra mim tanto faz, já que posso usar qualquer um que me agrade, apenas mudo um pelo outro.
    O bom do linux é isso ae, “Livre escolha”.

    Ícaro (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 10:47 am

    Não confundam GNOME com Unity!

    O Ubuntu terá o GNOME mas com Unity no lugar do painel clássico.
    É a mesma coisa confundir GNOME 3 achando que ele só é o GNOME Shell… existe uma versão sem efeitos do GNOME 3.

    É simples: GNOME Shell ou Unity, KDE ou GNOME.

    Juliano (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 10:58 am

    Estou testando o Beta aqui. De fato estou gostando, parece rápido, porém alguns aplicativos não estão funcionando adequadamente, como o lotus notes, sametime (IBM) e outros, devido ao fato de não ter barra em cima na janela, e as opçòes irem para o topo do desktop a lá MAC OS.
    Alguns aplicativos que utilizam a área de notificação do sistema tambem estao quebrando, como o Skype e Amsn.
    Existe a opção de utilizar o ambiente clássico, mas mesmo assim, os aplicativos não funcionam.

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 11:37 am

    Caramba, ninguem leu a notícia???
    alem de ser bem antiga, o Mark diz bem claro:
    “That’s OK, because we have the
    Classic desktop fallback in Natty, but will not in Oneiric.”

    ele disse “Classic FALLBACK”, ou seja, caso não rode o unity na maquina, vai rodar o gnome 2 no 11.04, mas no 11.10 não haverá gnome 2, e sim o unity 2D no lugar do Unity.

    O unity continua sendo o padrão.

    Benjamim (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:01 pm

    Eu também estou tendo muitos problemas com esta versão do ubuntu. Rodando o beta do pendrive está ok mas depois de instalar o sistema começa a apresentar inúmeros travamentos e instabilidades. É uma pena ver este tipo de discussão a esta altura do campeonato.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:18 pm

    Descontinuaram a versão netbook remix quando podiam mantê-la mais um ciclo como cobaia…
    Mais interessante se tivêssemos a versão default com gnome 3 e a netbook com unity.

    self_liar (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:21 pm

    A interface Unity é muito boa e bem acertada ,mas os “problemas do linux” continuar a matar o sistema.

    O sistema de pacotes como sempre é ruim ,dependente da linha de comando e confuso .Sem contar que faz uma mistura de aplicativos com os pacotes do sistema que é de matar.

    Esdras Andrade (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:28 pm

    Ainda acho que a história do Unity foi um blefe da canonical, afim de fazer suas imposições ao Gnome Team. Afinal de contas, o Gnome só é o que é graças ao Ubuntu.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:30 pm

    Ja estou com o pe atras com a Canonical embutindo o Mono a forca no Ubuntu. Com essas trapalhadas vou ter que procurar outra distro que nao pise tanto na bola. Unity serve pra Netbooks. Nao eh coisa pra desktop.

    JuniorP2 (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:41 pm

    Estou com a mão coçando pra testar, mas vou esperar mesmo o LTS com tudo em cima…quem sabe nesse meio tempo eu use mesmo o kde 4.6 que achei muito legal…

    yan (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:46 pm

    Eu instalei o ubuntu 11 beta aqui no note, e estava até gostando dele,e por ser um beta estava ate bem estáel…agora é espera pra ver…

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 12:52 pm

    @Mauro:
    “Quanto ao possível argumento de que o QT é mais ‘leve’ que o atual GNOME+Compiz+Unity, vale lembrar que a cada novo lançamento os tablets e smatphones ficam mais ‘parrudos’, e em menos de um ano esse argumento vai perder ‘peso’ até desaparecer :p”

    Na minha opinião, o Unity-2D, feito em Qt, vai ser a única versão do Unity no futuro. Sim, estou tentando prever o futuro, mas eu acho que a Canonical não vai ficar querendo manter 2 versões do Unity para sempre. Se a versão Qt roda bem em 2D e 3D, não tem porque manter a versão Gtk.

    Se vocês pensarem que o Mark já disse que o Ubuntu vai trazer o Qt na instalação default, isto que eu falei não é tão absurdo, é?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 2:01 pm

    Pow, como uso o kubuntu não vou ligar mto pra isso :) Mas. estabilidade sim, é mto importante. que adianta ter um desktop mais funcional e mais bonito se ele não funcionar direito ?

    Antony (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 2:03 pm

    @esdras
    “(…)Afinal de contas, o Gnome só é o que é graças ao Ubuntu.”

    Gnome – 1999
    Ubuntu – 2004

    Poderia dizer o Ubuntu é o que é graças ao Gnome, mas prefiro não entrar adotar esse tipo de visão. A interface utilizada ainda hoje pelo Ubuntu, Gnome 2, foi lançada em 2002 (eu preferia a antiga, empilhando os ícones dos aplicativos como no WindowMaker), então também não adianta dizer que foi o Ubuntu que deixou o Gnome como ele está hoje, apesar de ser um grande contribuidor.

    Felipe Cepriano (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 2:15 pm

    Espere estabilizar, junte drivers GSM e talvez CDMA e esse ambiente chega aos Smartphones. Imagine um smartphone LINUX, com direito a sudo, apt, C, C++, python, perl, pascal, …, a pia da cozinha, Fortran, Basic e até mesmo java

    O MeeGo é exatamente isso. Só que méritos técnicos não bastam…

    Mauro (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 3:13 pm

    @Rodrigo Carvalho

    Opa, boa informação sobre essa alternativa. Sim, é mais uma alternativa, e MUITO interessante. Vou me aprofundar.

    A princípio parece que essa opção va facilitar mais ainda a tendência em convergir as interfaces, o que já é perceptível nas ações da Canonical. Ponto – e grande – pro QT. Retiro o que disse a respeito, peço desculpas e agradeço a informação !

    @Felipe Cepriano

    Concordo. Mas pense bem: vc. iria preferir um MeeGo com a cambaleante (sic) Nokia por trás ou a Canonical ? Como os usuários não técnicos, mas com conhecimento suficiente para distinguir javafone de linux vão decidir ? A fatia do mercado – a princípio – não é grande, mas imagime técnicos tendo condições de mexer pesado nas configurações dos smartphones e apresentando soluções sob medida aos executivos das empresas ? Lembre que a resistência a uma interface de smartphone é MUITO diferente de convencer usuários acostumados a XPirates e 7thiefs a migrar para Linux. Menor ainda se apresentar soluções interessantes.

    José (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 3:14 pm

    O Gnome antes do Ubuntu, era utilizado por menos de 20% dos usuários Linux. O KDE é que mandava.

    Depois que surgiu o Ubuntu, o Gnome ultrapassou o KDE em número de usuários.

    Jafé Ribeiro (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 6:08 pm

    Acredito na unificação das interfaces dos desks, notes, nets, smarts, etc. A dona do janelas enxerga isso e já começa a se movimentar. A Canonical com o Unity segue esse caminho, e ao meu ver dando passos seguros. Ousadia com inteligencia. Se não está bom o suficiente, esperar é o melhor remédio.

    erico (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 6:37 pm

    como ando me divertindo com os dois posso dizer que o unity me pareceu mais acabado, em termos de recursos visuais, além de claro trazer o menu global, função que me parece melhor aproveitar a barra superior.

    por outro lado toda essa indefinição em torno de wayland, qt… parece que afetou o unity e o deixou mais instável que o gnome3, esse por exemplo, é o primeiro beta travante que peguei do ubuntu.

    “(…)Afinal de contas, o Gnome só é o que é graças ao Ubuntu.” olha de fato há uns dez anos as distros mais populares usavam predominantemente o kde, mas a propria evolução do gnome proporcionou a ampliação da sua base de usuários, bem como a adoção por grandes distros.

    Marcos (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 10:25 pm

    “vc. iria preferir um MeeGo com a cambaleante (sic) Nokia por trás ou a Canonical ?”
    A Nokia ainda é bem maior e mais sólida que a Canonical. Bem mais.

    Sobre méritos técnicos e as vantagens que você citou, todas valeram pro Maemo e Meego e nem assim ele conseguiu emplacar porque não foi suficiente.

    Anderson (usuário não registrado) em 8/04/2011 às 11:10 pm

    Caramba josé, sera que só eu e vc lembra disso? Gnome nem fazia cócegas, estes usuários novos tem muito o que aprender!

    Foi o ubuntu que popularizou o GNOME, sim não neguem que é feio.

    Acho que nas pesquisas aqui do br-linux da para tirar a conclusão basta olhar antes Ubuntu e pos Ubuntu os numeros não vão mentir.

    Leonardo (usuário não registrado) em 9/04/2011 às 10:31 am

    Eu acho que não deveriam colocar por default o gnome 2, pois quando mais pessoas utilizando o unity mais rápido ele ficaria maduro.
    Deveriam colocar o gnome 2 como um recurso extra, caso o usuário não se sinta a vontade com o unity ai sim, usaria o gnome 2.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/04/2011 às 1:24 pm

    @Leonardo, a não ser que o Unity esteja com alguns bugs mais críticos que não dê tempo de corrigir até o lançamento.

    Ter um calendário fixo pra lançamento das distribuições tem os prós e contras.

    Carlos Eduardo "Kadu" (usuário não registrado) em 9/04/2011 às 1:41 pm

    Caso a Canonical realmente adie a adoção do Unity como desktop padrão, eu considero que seria uma decisão acertada.

    Embora tenha mais de um ano de desenvolvimento (contando com a versão NE), o Unity ainda está em fase de melhoria continua e implementação de recursos. Aos poucos os desenvolvedores estão polindo o que tem e agregando novos recursos. E isso é bom.

    Seguindo um padrão de qualidade que deveria ser “Apple-Like”, o sistema deveria manter o Unity opcional em uma versão “beta” do Ubuntu, com esquema “rolling release” e culminaria na versão “cheia”, ou “completada”. Usaria quem estivesse disposto a sofrer as consequências de quem usa beta, como introdução e remoção de funcionalidades com ou sem prévio aviso, assim, não seria justo receber críticas por crashes ou travamentos.

    Quando estivesse suficientemente estável e com todos os recursos introduzidos (com prévio planejamento), ai sim, entraria em RC disponibilizaria apenas o Unity + QT no Ubuntu 11.10 ou 12.04.

    Perceba que neste caso, usa o beta quem quiser. O time que desenvolvendo o Unity continuaria nele, enquanto outro time adequaria o core do seu sistema base e assim fazer o casamento perfeito sistema+interface.

    Quase um ano atrás fiz uma análise do que faltaria para o Ubuntu ficar quase perfeito. Boa parte dos pontos levantados foram “ouvidos”. Seria legal se este também fosse.

Este post é antigo (2011-04-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.