Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Senadores dos EUA criticam Google e Apple por privacidade na internet

Ainda sobre o caso do rastreamento de usuários de smartphones com Android e iOS, cuja intensidade foi objeto de notícias recentemente. Trechos da cobertura Reuters/G1:

Políticos dos Estados Unidos que estão considerando novas leis sobre privacidade repreenderam o Google e a Apple na terça-feira (10) por não fazerem o necessário para resguardar dados de usuários de aparelhos móveis, apesar de afirmações categóricas de seus executivos de que as empresas não usam as informações para fins impróprios.

“Tenho sérias dúvidas se esses direitos (dos consumidores) estão sendo respeitados na lei ou na prática”, disse o senador democrata Al Franken em uma audiência de um novo subcomitê sobre privacidade, tecnologia e leis.

Senadores acusaram o setor de tecnologia de explorar dados de geolocalização para fins de marketing – um setor potencialmente multibilionário – sem ter o consentimento apropriado de milhões de norte-americanos.

(…) O senador Sheldon Whitehouse, democrata de Rhode Island, afirmou estar frustrado por nenhuma empresa aceitar responsabilidades por garantir a segurança de dados de usuários – (…) (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 3:06 pm

    Os senadores precisam abrir o olho também é para bom que explodiu ontem:

    Facebook (com ajuda de parceiros será?) patrocinando campanhas de difamação contra o Google:

    http://mashable.com/2011/05/12/facebook-smear-campaign-google/

    Novidade isso não deve ser para quase ninguém porque era uma coisa até exagerada, uma onda de críticas a privacidade e perigo de monopólio, mas sempre contra o Google, mas nada de outras grandes.

    Todo caso, é muito bom ver algo comprovado claramente.

    Ozzy (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 4:18 pm

    É bom que se preocupem mesmo, aliás o parlamento Europeu já se preocupa com isso a muito tempo e o nosso parlamento deveria se preocupar também (apesar de algumas poucas tentativas de projetos de lei sobre o tema).

    E não é só em relação ao Google não, é geral, e quanto maior pior basta lembrar do recente e ainda não esclarecido caso da Sony.

    Dados e privacidade acabaram virando mercadoria (aqui no Brasil nem se fala) e deveria existir ao menos a previsão de alguma punição para o mau uso destes.

    O.O.

    Em tempo: “Sheldon Whitehouse” é nome de candidato a presidente dos EUA ehehehe

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 5:22 pm

    engraçado
    Os Estados Unidos estão longe de ser um país que garanta sua liberdade e privacidade

    la o governo tem acesso a tudo que eles fazem na internet

    pq o google e a apple n podem?
    desde q o usuario aceite

    Markus (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 5:37 pm

    @Eduardo Veiga

    Estava pensando justamente nisso…o quanto vale a privacidade de uma pessoa em uma nação sobre a ‘constante’ ‘ameaça’ de ‘terroristas’?

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 7:27 pm

    @Weber:

    É bem o tipo de coisa que rola nesse nível… E como na internet a informação é copiada e propagada n vezes, é uma pechincha: pague um blogueiro e ganhe n blogs de brinde.

    Que bom que o blogueiro em questão recusou a oferta de pagamento feita pela agência contratada pelo Facebook e preferiu, ao invés, divulgar a oferta em si, expondo o comportamento inadequado (pra dizer o mínimo) do Facebook. É bem o tipo de coisa que rola nesse nível.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 8:38 pm

    É bom pra nós não acreditarmos em tudo que dizem na Internet, que muita gente considera uma mídia mais imparcial.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 9:34 pm

    Augusto,

    Bom lembrar também do caso dos Notebooks enviados pela MS que depois não precisavam ser retornado pelos blogueiros depois de uma análise(do Vista será? não lembro).

    Alguns discretamente aceitaram outros não, inclusive lembro do caso de um que denunciou essa “atitude caridosa”, leiloou no ebay e doou o dinheiro para caridade(agora sem aspas).

    Sim, eu concordo com o Marcos: não se deve acreditar em tudo que se diz na Internet – embora não se precise de nenhum exemplo novo pra confirmar isso.

    E também concordo que entre os blogueiros certamente há os que aceitam vender sua opinião a quem estiver comprando. Corrupção existe em todas as classes e atividades. Só que a propósito deste caso específico, do Facebook querendo enlamear o Google, a menção aos blogueiros não pareceu adequada, já que o papel do blogueiro em questão foi de mocinho, e não de vilão.

    Denis (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 12:22 am

    @Marcos e Augusto,

    Mas será que se precisaria mesmo dizer essa frase, a respeito de algo que deveria ser tão óbvio? E ainda assim acredito que alguns ficarão espantados no futuro, quando apontarem para essa época de excesso de informações e TI, e lembrarem de como foi ficando cada vez mais difícil, obter na internet informações imparciais, isentas e de qualidade.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 12:00 pm

    Marcos, Augusto e Denis,

    Para mim está cada vez mais difícil acreditar não só o que se diz na internet, mas também na TV, rádio e mídia impressa.
    Lembrem-se do demônio da imprensa marrom e das reportagens compradas (seja com interesse em marketing alheio ou para interesse de terceiros) que assola o mundo inteiro.

    Por isso que verifico a veracidade das “news” em várias mídias antes de dar crédito.

    Denis (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 10:17 pm

    @Celio,
    Concordo. Propaganda e notícia estão cada vez mais misturados. Pode ser estressante ter que ter um “anti-spam” ligado o tempo inteiro. E isso não é de agora. Já imaginou ir no museu do Ipiranga, e no quadro da independência ver um sujeito passando mal com problemas intestinais, montado num burrico e nada de espada, grito ou glamour? Pois é. Se a História precisa de filtro, então acho que as notícias também!

Este post é antigo (2011-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.