Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sage: uma alternativa às ferramentas matemáticas comerciais

Enviado por Renan Birck (renan·ee·ufsmΘgmail·com):

“Neste post falo sobre o Sage, uma ferramenta não tão conhecida (há pouquíssimo material em português sobre ela) e que pode ser uma alternativa interessante aos programas matemáticos comerciais.” [referência: renanbirck.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Parece ser muito bom esse softwre. Eu estava mesmo procurando um software nesta linha para linux. O programa tem mais de 300Mb. Deve ter muitos recursos. Está nos repositórios oficiais aqui no arch linux: (sage-mathematics e sage-matemathics-spkgs). Instalando…

    Valeu pela dica.

    Renan (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 12:34 pm

    @FernandoBasso, o pacote é grande porque ele é, como eu disse no post, “auto-contido”.

    Inclusive está no FAQ dele: http://www.sagemath.org/doc/faq/faq-general.html#wouldn-t-it-be-way-better-if-sage-did-not-ship-as-a-gigantic-bundle

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 3:33 pm

    Esse Sage faz o que o Winplot faz?

    Fellype (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 4:33 pm

    Se o Mathematica é o canivete suíço dos softwares matemáticos, o Sage está quase lá.
    É interessante dar uma olhada nos benchmarks, mas segue a “minha” advertência: o desempenho (em termos de velocidade) do Mathematica no Linux é pior que no Windows.

    Thor (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 4:50 pm

    Eu já estudei em várias universidades e o que vejo na grande maioria delas é uma dependência de programas proprietários como Matlab e Mathematica, incluindo as máquinas linux.

    Os professores geralmente conhecem, mesmo que superficialmente, alternativas como octave, scilab, maxima, etc mas alegam que não ensinam e recomendam esses programas para seus alunos por vários motivos (segundo eles, claro)

    - o mercado “pede”profissionais que saibam usar essas ferramentas proprietárias porque é o que elas usam nas empresas.

    - os professores e grupos de pesquisas alegam que já possuem muito código feito em matlab e outras ferramentas proprietárias e não teriam tempo nem gente para adaptar o código para ferramentas livres.

    - as publicações internacionais trazem muitos artigo feitos por estrangeiros em que usam matlab e outras ferramentas proprietárias nos testes e com isso se vc quer publicar um paper com alguma comparação de medidas e resultados, vc acaba tendo que usar a mesma ferramenta para ter certeza dos valores.

    - a compra das ferramentas proprietárias nas universidades é feita mesmo com dinheiro público de órgãos de fomento à pesquisa e portanto eles não esquentam a cabeá com custo. E os alunos acabam se virando com as cópias piratas mesmo em seus micros pessoais.

    Renan (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 10:03 pm

    “É interessante dar uma olhada nos benchmarks, mas segue a “minha” advertência: o desempenho (em termos de velocidade) do Mathematica no Linux é pior que no Windows.”

    O Mathematica no Linux sempre me pareceu menos polido que a versão para Windows.

    “Esse Sage faz o que o Winplot faz?”

    Faz, mas acho que seria como matar mosca com canhão (não conheço o Winplot o suficiente), seria melhor olhar o Gnuplot para essa aplicação.

Este post é antigo (2011-09-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.