Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Remoção da documentação oficial do Gentoo em Português do Brasil

Enviado por Rafael Martins (rafaelmartinsΘgentoo·org):

“A documentação do Gentoo em Português do Brasil encontra-se totalmente desatualizada (as últimas atualizações ocorreram em 2006). Esta falta de atualização tem causado problemas para iniciantes, que acabam por utilizar a documentação desatualizada por falta de informação.

Não existe mão-de-obra suficiente para sincronizar a documentação em Português do Brasil com a documentação em Inglês, nem uma grande quantidade de usuários dependendo dela, ao que parece. Portanto será solicitda a remoção completa do material em Português do Brasil disponível no site oficial do Gentoo.

Caso alguém deseje trabalhar na atualização, entre em contato conosco o quanto antes. :) A remoção ainda não foi solicitada.

Infelizmente não existe justificativa para manter documentação desatualizada disponível para os usuários, e isto pode ser percebido facilmente através dos problemas reportados diariamente nos canais de comunicação, como os canais IRC.

Agradecemos a compreensão de todos.” [referência: gentoobr.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 10:09 am

    Gentoo não me parece uma distribuição para iniciantes. Acho que é mais produtivo aprender inglês antes de tentar usar o Gentoo.

    Fernando (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 11:33 am

    Nunca usei a documentacao em pt. Justamente por estar sempre desatualizada em relacao a inglesa.
    E sim, os iniciantes deveriam usar a inglesa, nao soh do manual do gentoo, mas pra tudo na computacao.

    rogerio machado (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 11:59 am

    e a itautec?, ela utizou ou utilizava não sei, o gentoo em sua distribuição.

    Junior (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 12:29 pm

    E a Itautec?? ²

    Antonio (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 1:41 pm

    Quem não tem conhecimento da língua inglesa nem poderia ter coragem de dizer que tem qualquer conchecimento em informática…

    Sobre a Itautec, acho que talvez eles tenham um manual próprio. Mas acho que não seria tão custoso eles ajudarem a manter esse manual em português.

    Mike (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 2:18 pm

    Gentoo? Proxima distribuição a ser extinta.

    Eu tentei instalar o Gentoo em uma máquina virtual, e realmente a documentação em português está ruim.

    Mas tem um porém, pessoas que como eu tem dificuldade com o idioma do tio Bill terão menos chances de aprender a usar o fantástico Gentoo.

    Para que eu pudesse instalar o Gentoo eu deixava a documentação em Português aberta em uma aba, a em inglês em outra aba e a em inglês traduzida pelo Google em uma terceira Aba. E mesmo assim apanhei igual cachorro para poder fazer o Gentoo funcionar.

    Acho que eles poderiam atualizar ao menos as partes mais importantes como a configuração do script do Portage.

    ochato (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 3:20 pm

    “conchecimento em informática…”

    rsrsrs

    Fellype (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 3:36 pm

    Quando eu instalei o Gentoo num pc meu, em 2006, eu utilizei o handbook oficial em português e um tutorial publicado na Linux Magazine.
    Uma documentação oficial traduzida é sempre bem vinda, principalmente para quem quer aprofundar seus conhecimentos. Mas para quem quer apenas instalar e conhecer o Gentoo, a quantidade de tutoriais em português na internet é mais que suficiente e, além disso, estes costumam ser mais enxutos e objetivos.

    Douglas (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 6:05 pm

    Bom, uma pena.

    Sou usuário Gentoo a muito tempo, apesar de não ser muito ativo na comunidade da distribuição.
    Para falar a verdade, isso não afetará em nada a distribuição, já que um usuário Gentoo sabe se virar e a documentação em inglês é perfeita, nenhum aventureiro encontrará dificuldades quanto a isso.

    Gentoo é uma excelente distribuição Linux, com certeza tem seu nome gravado na história do Linux.

    O processo de animação de uma comunidade é sem dúvida complicado, não é só a documentação que está desatualizada o site também, o planeta, agregador de blogs, idem. è um processo complicado, até porque ninguém precisa de mais hurd.

    Existe uma coisa sobre todo o ecossistema livre que o dieferencia de uma seita é justamente o fato das coisas serem públicas e haver um esforço de manter isso.

    Mas entendam, se você está lamentando a notícia, vá lá e traduza, documente, memso que o pessoal “oficial” caia na sandice de simplesmente tirar do ar.

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 17/01/2011 às 10:26 pm

    Nossa, já foi tarde, quem quiser usa a versão inglês, como já disseram, Gentoo não é para iniciantes. A versão pt_BR estava anos luz desatualizado.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 18/01/2011 às 8:24 am

    É, acho que o pessoal já disse tudo.

    Trabalhar na informática tendo dificuldades no inglês, pode ser trabalhoso.

    Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 19/01/2011 às 4:17 pm

    @Ironmaniaco, é verdade mas a documentação do gentoo é tão boa que seria uma pena não tê-la em português. Muito do que é documentado pro gentoo serve para qualquer distribuição. Agora… não é o fim do mundo, existem blogs e sites que não se limitam a falar como se instala o ubuntu, como instalar o tema tal, como mudar o papel de parede.

Este post é antigo (2011-01-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.