Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Psssst! Updates do Firefox também serão instalados silenciosamente

Cansado de ser notificado e ter de escolher a melhor hora para fazer uma atualização do Firefox? Seus problemas estão prestes a acabar: no começo de 2012, com o lançamento da versão 10 deste navegador, as atualizações passarão a ser feitas por iniciativa dele mesmo.

Via idgnow.uol.com.br:

(…) O modelo já foi adotado pelo Chrome, da Google, e evita que os browsers fiquem vulneráveis a falhas de segurança, pois, uma vez liberado o update, ele será instalado. A Mozilla nega que esteja copiando a rival, mas Mitchell Baker, presidente da Fundação, admite que o recurso já deveria ter sido incorporado.

“No passado, fomos muito cuidados em notificar os usuários sobre mudanças nos software antes que fossem implantadas”, afirmou. “Porém, atualmente, as pessoas estão reclamando – em alto e bom som – que as notificações irritam, e dizem que as atualizações silenciosas são importantes”.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:08 pm

    Tem o lado positivo de ficar sempre atualizado, sem incomodar.
    Mas a Mozilla terá que rever o mecanismo de plugins para evitar que os mesmos sejam incompatíveis com a nova versão, copiando o Chrome também nesse quesito.
    Na verdade, penso que a maioria dos plugins são compatíveis com a nova versão, porém a a velha trava de versão que o desenvolvedor do plugin define e que pode ser alterado manualmente ou desabilitando a verificação de plugin no navegador.
    Uma mudança assim na versão 10 é bem satisfatória.

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:15 pm

    Instale o firefox no Debian e mande ele atualizar para você ver o que acontece. Ele simplesmente trava em qualquer versão, agora ele vai travar automaticamente.

    Sei que há no Debian o Iceweasel, mas este é um fato que vem ocorrendo desde que o firefox adotou a medida de atualização automática.

    Há vários outros problemas, antes o firefox era fácil de ser empacotado e redistribuido, agora você não consegue definir configurações padrões, sendo obrigado a criar entradas em skel, o que não é recomendado, pois faz com que o sistema copie coisas desnecessárias toda vez q se cria um usuário.

    O Firefox tornou-se instável desde que a versão 4 foi lançada, e esta mais e mais, acredito que o navegador vai acabar no esquecimento devido à estas implementações e trocas de versão que incomodam o usuário, pior ainda, atualizar automaticamente, que ferra a internet quando você não quer.

    Fazer configurações para desabilitar isso é possível, mas não tem como distribuir o firefox e infelizmente espero um novo fork dele, que não tenha os problemas do iceweasel.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:16 pm

    To vendo que utimamente o que a Mozilla faz é imitar a Google… “versionamento” , “atualização” , “postura”….

    já vi tudo hein ?

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:22 pm

    Vou comentar novamente pois fiquei transtornado… eu estou muito triste com a postura do software moderno. O Software esta evoluindo como a musica, de Elvis para Rhiana… não sei o que há de errado na nossa era, mas tudo esta cada vez mais porcaria. E desculpe os defensores de atualização silenciosa – mas acho que isso é tirar a privacidade do usuário, já não gostava da que avisa, pois não quero por exemplo q uma pessoa usando o computador atualize acidentalmente, pois temo novos bugs e com razão em cada atualização uma nova surpresa.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:24 pm

    Precisa ver como isso vai ficar com suporte das distros.

    Firefox no ubuntu é atualizado pelo apt.

    Que implicância com essa história de chamar tudo de “imitação”. Firefox precisaria “imitar” muito pra chegar perto do tanto que o Chrome “imitou” ao forkear boa parte das engines do Firefox quando começou.

    Fellype (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:25 pm

    Atualização automática? Não aqui na minha “casa”…

    Luciano Andress Martini (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:27 pm

    Weber Jr.

    Eu odeio o Chrome para mim ele é uma imitação do firefox como você mesmo disse. Meu problema com o firefox, é que ele entrou na onda de atualizar toda hora que eu considero um amadorismo tremendo – pois corrige 1 bug, e sim gera 3 para compensar.

    Alex (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:40 pm

    E quando estou em viagem pendurado pela 3G e resolvo a acessar rapidamente meu email para enviar um documento importante, ou até mesmo consultar o status de um voo?

    Vou precisar ficar esperando o digníssimo se atualizar, baixando 13m de instalador? Ou enquando ele baixa as atualizações em background eu não consigo fazer mais nada, já que o 3G que uso em viagens é bem lento?

    E as empresas que precisam homologar as versões antes de colocar no parque de máquinas?

    landeel (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:42 pm

    As atualizações silenciosas incomodam mais, pois roubam sua banda sem vc perceber. Irritante. Não gostei.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:46 pm

    Luciano Andress Martini

    “Eu odeio o Chrome para mim ele é uma imitação do firefox como você mesmo disse.”

    Não tenho nada contra o Chrome, só prefiro o FF. Nem o considero imitação. Só comentei porque quem critica algo novo que o FF teria imitado tem de levar em consideração como o Chrome surgiu.

    “Meu problema com o firefox, é que ele entrou na onda de atualizar toda hora que eu considero um amadorismo tremendo”

    Mas não é bem assim. O que mudou mesmo foi a numeração, que também não gosto.

    Mas a competição anda muito grande, não pode esperar 6 meses para melhorar algo. Não vejo problema desde que bem testado e com pronta resposta quando algo acontecer.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 4:06 pm

    O Chrome “forkeou” e inovou…

    Se nao fosse o chrome teriamos até hoje o lixo de compilador JS que o firefox sempre teve…

    E qual foi mesmo a ultima inovação do F.F. ? Não é a toa que tudo que o F.F. levou quase uma decada para conseguir o Chrome consegui bem mais rapido…

    Até o Chrome chegar o FF era gordo e lento… agora está correndo atras do preju !

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 4:12 pm

    Dyego

    “Não é a toa que tudo que o F.F. levou quase uma decada para conseguir o Chrome consegui bem mais rapido…”

    Quando houver propaganda do Firefox no meio de novela da Globo fica melhor pra responder já que vivo num mundo que muito usuário nem sabe o que significa “Browser”, ver o consumo de memória então..

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 4:19 pm

    Mas vão imitar também o gerenciamento de extensões do Chrome, ou vão continuar quebrando a cada upgrade?

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 4:21 pm

    @Weber

    O F.F. teve um purrilhão de tecnicos de informatica fazendo propaganda por ANOS… , foi sustentado pelo google por ANOS tambem… acho que esta sua desculpinha não cola né ?

    Acho que vc está na geração errada , hj em dia cada vez mais o pessoal escolhe pela rapidez e eficiencia de um software , esse negocio de classificar o usuario do seculo 21 como um idiota é coisa de gente da geração X :)

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 4:23 pm

    Eu baixo a versão tar.bz do site da mozilla e copio para /opt/firefox. Só posso atualizar como root (apesar de ficar baixando e enchendo o saco todo dia com user normal).
    Se eles continuarem disponibilizando essa versão, isso continua assim e todo mundo que tá reclamando vai ficar feliz por não ter a atualização automática..

    Esta referência ao bom uso da publicidade é importante.

    No passado o Firefox também foi muito elogiado por isso, incluindo o memorável anúncio de 2 páginas inteiras no New York Times em 2004, que teve o efeito pretendido: repercutiu longamente na mídia mundial.

    Hoje aparentemente ele não recorre mais tanto à publicidade nas mídias offline, mas poderia, se assim desejasse – tem bem mais receitas hoje do que tinha naquela época.

    Na época, aliás, ele iniciou uma trajetória que lhe deu mais participação no mercado de navegadores do que o Chrome conseguiu até agora com suas propagandas na TV.

    A estratégia da Mozilla hoje em dia aparentemente é outra, e os resultados todos podemos ver. Mas o bom uso da divulgação que estiver ao seu alcance é algo a ser apreciado; renunciar a isto é uma escolha ao alcance de qualquer projeto, também.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 4:35 pm

    @Paulo:

    Quebra de compatibilidade de plugins = incapacidade de manter uma API pública estável e coerente.

    Renan (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:04 pm

    E comofas// quando não se é root e o Firefox foi instalado pelo gerenciador de pacotes da distro?

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:09 pm

    Não uso o Chrome porque acho a política de privacidade dele tão ruim quanto a da MS. Ele simplesmente reproduz a fraca política do Google desde a instalação: Arquivos baixados de maneira “transparente” para realizar a instalação, essa integração invasiva com o sistema de buscas.

    Augusto…
    “[...]A estratégia da Mozilla hoje em dia aparentemente é outra, e os resultados todos podemos ver. “

    Queda nas estatísticas? Se antes a Mozilla focava no lançamento de versões redondas, como uma jogada de marketing, que incluia festas, eventos, agora faz tudo aos atropelos, lançando versões praticamente iguais as anteriores, apenas com correções de Bugs.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:13 pm

    Apenas com correções de bugs ?
    Graças a Deus não preciso mais esperar ANOS para bugs idiotas serem corrigidos.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:31 pm

    @Dyego: o FF sempre teve vários updates, mas eram “minor version”. Agora cada update praticamente leva a uma nova versão.

    E sim, vários bugs importantes estão ficando pra trás, tudo em nome de copiar (e mal, vide o gerenciamento de versões) o versionamento do Chrome.

    Glauco (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:47 pm

    Luciano Andress Martini,

    Eu não tenho problema algum de travamento no Firefox, não to dizendo que o Firefox não tem bugs (todos tem), e muito menos que você está mentindo, só estou falando sobre minha experiencia com ele.

    Quais plugins e extensões você tem instalado? Não seria alguma extensão o problema?

    Glauco (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:51 pm

    bebeto_maya,

    Quer dizer que antes a Mozilla não lançava versões com correções de bugs?

    Sempre houve lançamento de novas versões para correção de bugs, o que mudou foi apenas a numeração, o que hoje a Mozilla chama de Firefox 7 ela poderia chamar de Firefox 4.6.10, é a mesma coisa.

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:51 pm

    Para quem usa Firefox distribuído pelo gerenciador de pacotes de sua distro, não faz diferença, desde sempre os updates da aplicação são desativados, automáticos ou não.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 6:09 pm

    Vocês falam que o Firefox vai acabar por problemas como compatibilidade com as distros e extensões, ok pesa. Mas lembrando que nós representamos uns 10% no máximo. Os os 90% vão ficar bem satisfeito. Talvez o Firefox “morra” nesse nicho. Mas a ideia é crescer para o público que provavelmente vale mais a pena crescer.

    Bebeto: as decisões foram tomadas, e os resultados estão aí para serem vistos.

    Denis (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 6:27 pm

    Até que enfim! Agora só falta juntarem a barra de busca com a de endereço. O Firefox está prestes a começar uma nova corrida… e vai ser pra recuuperar o segundo lugar.

    jrk (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 8:19 pm

    @Augusto Campos – bom notar que esta publicidade do NYT foi iniciativa dos usuários (aka comunidade). Nem Mozilla Corp existia na época. A Moz mesmo sempre preferiu o boca a boca.

    Mas querer competir com o Google não dá. O Chrome é bom e só a receita de propaganda é maior que o faturamento da Mozilla (não tenho o link aqui, mas posso caso alguém queira).

    Em relação a notícia, não entendi qual a diferença pro que ocorre hoje. O 6 atualizou pro 7 sem perguntar. Talvez “silenciosa” se refira ao fato de não abrir uma aba com o “what’s new”…

    Alex Abreu (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 9:07 pm

    Pobre Mozilla. Acha que pode competir com coisas como essa?

    http://imgur.com/CcIli

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 9:10 pm

    Dyego Souza do Carmo

    “O F.F. teve um purrilhão de tecnicos de informatica fazendo propaganda por ANOS…”

    Anos recentes esses, porque esses mesmos técnicos faziam propaganda contra. E quem diz que hoje não fazem propaganda pró Chrome então? Mas no geral, que comparação tosca o boca a boca com propaganda na Globo.

    “Acho que vc está na geração errada , hj em dia cada vez mais o pessoal escolhe pela rapidez e eficiencia de um software , esse negocio de classificar o usuario do seculo 21 como um idiota é coisa de gente da geração X :)”

    Você que os está classificando como idiotas, e pelo que disse você chegou ao meu sonho: conviver somente com usuários especializados.

    Infelizmente eu preciso atender usuários que não são de informática. Como um diretor de grande escritório de advocacia que usa, com entusiasmo, computadores diariamente desde 95, é referência em sua área.

    Talvez convivendo com mais gente mude de postura.

    Pessoas assim que mesmo MUITO inteligentes na sua área as vezes não sabem termos específicos de informática.

    Muitos que assistem novela também não devem saber medir uso de memória. ;)

    jrk, de fato não havia ainda a Mozilla Corporation, mas já havia a Mozilla Foundation, da qual a Mozilla Corporation é subsidiária. E foi a Mozilla Foundation que organizou e publicou o anúncio, com dinheiro coletado dos usuários que toparam participar. Na época, a fundação gerenciava assim o marketing dos produtos, e na minha opinião merece aplauso por isso.

    No ano seguinte a Mozilla Foundation criou a Mozilla Corporation, que não compartilha com sua criadora a característica jurídica de ser sem fins lucrativos. A corporação passou a ser a porta de entrada para fontes de receita que anteriormente não podiam ser gerenciadas com a mesma amplitude jurídica por uma fundação.

    De fato a partir daí o marketing dos produtos passou a ser responsabilidade da corporação, e acredito que foi mesmo depois disso que o comportamento mencionado mudou. Mas não se trata de uma mudança de dono ou algo assim: havia uma orientação e uma responsabilidade, houve a decisão de transferir a responsabilidade, e esta orientação aparentemente mudou.

    Foi um processo, e ele traz suas consequências. Mas isso não reduz o mérito nem o resultado alcançado pela Fundação quando organizou aquele primeiro anúncio e outros similares que levaram o Firefox ao conhecimento de tanta gente que nem sabia que podia existir alguma alternativa ao IE.

    Pajé (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 10:58 pm

    Claro que deve haver um local onde isto possa ser desativado, ou pelo menos possa se habilitar a boa e velha pergunta, dando a opção do usuário ver o que está acontecendo e optar por proceder ou não.
    Em sistemas Linux isto tem pouca ou quase nenhuma influência, já que o usuário que roda programas no X dificilmente é o root do sistema.

    George (usuário não registrado) em 6/10/2011 às 2:49 am

    Por isso usem Chromium!
    Eh a união perfeita de um SL como o FF a velocidade do Chrome

    Paulo (usuário não registrado) em 6/10/2011 às 6:15 am

    Toda vez que atualizo o Firefox encontro problemas.
    Acabei de atualizar para a versão 7.0.1 e foi o bastante para dar crashs seguidos. Uma meleca!!! Quinze minutos com a nova versão e ficou impossível de navegar.
    Tive de voltar à versão anterior.
    Será que a Mozilla não espera que o software fique estável (totalmente) antes de torná-lo disponível e ficar pentelhando para que atulizemos para a nova versão?
    E o que dizer dos plugins, que simplesmente não são compatíveis? Param de funcionar e pronto!!!! Dane-se o usuário.
    Para que essa corrida desenfreiada? Atrás de que? Até quando?
    Êita neura!

    spif (usuário não registrado) em 6/10/2011 às 7:49 am

    “To vendo que utimamente o que a Mozilla faz é imitar a Google… “versionamento” , “atualização” , “postura”….” – Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 3:16 pm

    Quer dizer que quando menos percebermos, ela vai estar lançando telefones, violando a privacidade alheia e colaborando com pedidos abusivos de governos?

    “E comofas// quando não se é root e o Firefox foi instalado pelo gerenciador de pacotes da distro?” – Renan (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 5:04 pm

    Que eu saiba as distros rodavam as atualizações nos seus navegadores pelos gerenciadores de pacote. Não acho que não vá haver uma opção (ainda que no about:config) para proibir a atualização.

    “Toda vez que atualizo o Firefox encontro problemas.
    Acabei de atualizar para a versão 7.0.1 e foi o bastante para dar crashs seguidos. Uma meleca!!! Quinze minutos com a nova versão e ficou impossível de navegar.” – Paulo (usuário não registrado) em 6/10/2011 às 6:15 am

    Sim, mas perceba que várias outras pessoas do mundo não tiveram problemas, logo isso é um problema do *seu* computador. Eu aconselharia *você* a procurar ajuda para descobrir o que acontece de errado no *seu* sistema.

    As outras pessoas que confundem problemas com o produto, com problemas com o produto no *seu computador*, podem se sentir livres para seguir o conselho.

Este post é antigo (2011-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.