Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Panteon Escolar – Uma nova forma de construir saberes com EAD Livre

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“O Panteon Escolar é uma ferramenta livre e aberta para a Educação a Distância (EAD) um tanto diferente das conhecidas ferramentas de EAD como o Moodle.

O Panteon Escolar é um software livre, desenvolvido pela Secretária de Educação do estado da Bahia com apoio do Ministério da Educação e Ciência e Tecnologia e tem como objetivo possibilitar o estudo aprofundado de temáticas variadas a partir do acesso a diversas fontes de pesquisa, do confronto de diferentes pontos de vista e do compartilhamento de opiniões.

O estudo de dado Tema se dá por meio da análise dos Pontos de Vista de Sujeitos envolvidos com o Tema, de textos, músicas, imagens, vídeos e sites indicados na Midiateca; e da interação e discussão a respeito dos Temas nos Fóruns e Chats. O ambiente também disponibiliza espaço para elaboração de Diagnósticos e Propostas de Ação, individuais e coletivas, nas quais os(as) alunos(as) podem construir seus próprios Pontos de Vista e propor ações para solucionar os problemas identificados durante a análise do tema.

O ambiente permite o estudo de temas disponíveis na Biblioteca de Temas Panteon ou a criação de novos temas para análise. Na criação do tema, atividades de pesquisa podem ser estimuladas. Os pontos de vista podem ser pesquisador em diversas fontes como entrevistas, livros, revistas, jornais, vídeos, sites, áudios, favorecendo ao confronto de opiniões e uma compreensão crítica do tema.

Conheça mais em: [panteonescolar.org/…] Para participar do desenvolvimento aberto: [redmine.rejunte.org/…]” [referência: marcelo.juntadados.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alvaro Freitas (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 8:04 am

    Caros,
    O Moodle é uma ferramenta fantástica. Eu criei um curso. É muito simples e fornece vários relatórios. Quando a gente pensa que descobriu algo que o Moodle não faz, você descobre que tem que estudar mais um pouco.
    Quem quiser fazer o meu curso para ver como é (http://academiaplatonica.com.br/curso-gratis-incoterms-termos-internacionais-de-comercio/ ) será um prazer.

    Um abraço,

    Prof. Girafalis (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 10:57 am

    “…desenvolvido pela ‘Secretária’ de Educação do estado da Bahia”?

    Além de chefiar a secretaria, ela encontra tempo para desenvolver software?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/09/2011 às 6:16 pm

    Existe um outro LMS brasileiro, o Amadeus, cujo objetivo é integrar várias mídias diferentes no ensino a distância (como celulares, TVs digitais, etc.). Não cheguei a testar, mas parece ser bom.

    E, IMHO, quanto mais alternativas ao Moodle, melhor para todos!

Este post é antigo (2011-09-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.