Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Órfãos: traçando no gráfico as atualizações oficiais do Android para os aparelhos do mercado

Para permitir uma visão objetiva sobre a situação das atualizações de software para os smartphones Android, Michael Degusta se propôs uma tarefa longa e trabalhosa: reunir todos os aparelhos lançados no mercado dos EUA até a metade do ano passado (afinal o que se quer é identificar as atualizações pós-lançamento), e todas as atualizações lançadas para eles, e classificar em um gráfico.

O resultado, que oferece nas 4 linhas iniciais os aparelhos iPhone como termo de comparação, apresenta mês a mês a situação de cada aparelho ao longo do seu ciclo de vida, mostrando em relativamente raras células verdes quando eles estavam rodando a versão major atual daquele período, em amarelo quando estavam uma versão para trás, em laranja para 2 versões atrás, e em vermelho para 3 ou mais versões atrás.

Entre os aparelhos lançados em 2010, palmas para o Nexus One, que ficou verde durante todos os meses da sua vida exceto 2 (mas, mesmo tendo sido lançado em 2010, foi declarado como velho demais para receber o Android 4).

Note, entretanto, a predominância das células amarelas e laranjas, e como há uma marca específica agraciada com várias sequências de células vermelhas para aparelhos lançados no ano passado.

As conclusões do sumário (que você encontra lendo o post do Michael) também pintam um quadro bastante vívido: 7 dos 18 aparelhos Android nunca rodaram a versão corrente do sistema, por exemplo. Ou 11 dos 18 pararam de receber atualizações de suporte menos de 1 ano após o lançamento.

Grato ao @xinu pelo link. (via theunderstatement.com – “the understatement: Android Orphans: Visualizing a Sad History of Support”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 2:54 pm

    parece que o ICS vai ter uma forma mais simples de fazer o update para atacar esta questão. Li que vc vai poder até desinstalar o crapware que a operadora coloca no seu telefone.

    Quando eu for substituir o meu galaxy tab, espero poder substitui-lo por outro device android, se continuar do jeito que está vou acabar pegando o iPad mesmo

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:05 pm

    Só seria mais justo se fosse separado por fabricante, já que depende deles, e não da Google, o aparelho estar atualizado.

    Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:15 pm

    @Rael

    Será? Dizem que no ICS vai ter como retirar programas (crapware foi muito engraçado) dos fabricantes. Se tem como eles introduzirem isso, por que não um respositório central de atualizações?

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:21 pm

    não tem porque depender deles. Se o SO tratar os drivers do dispositivo de forma padronizada a instalação do SO de nova versão não dependeria em nada do fabricante. O trabalho dele já foi feito na primeira versão do SO disponibilizada para o device.

    ricsanto (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:32 pm

    @Spif
    A própria Motorola usou esse argumento de normatização interna(leia-se Motoblur) para a demora na atualização de seus aparelhos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:18 pm

    @Spif e @Rael: Nem sempre usar a versão “oficial” do sistema para atualizar cada aparelho, visto que podem haver diferenças pontuais nas chamadas nativas. Compatibilizar a parte java (ou melhor, Dalvik) do sistema é moleza, afinal ela foi feita pra isso. Mas na parte nativa a coisa muda de figura. É por isso (ou ao menos deveria ser apenas por isso) que os fabricantes customizam o sistema.

    Outra coisa é que eu faço votos de que, agora que a Motorola Mobile está nas mãos do Google, o Motoblur seja definitivamente enterrado. Bem fundo.

    Uma coisa que vai desagradar os fabricantes (bastante) mas tem que ser feita é apertar as regras para uma certificação Android: só terá direito de usar o selinho do robô verde e o nome Android quem estiver preparado para seguir um conjunto de procedimentos mínimos. Entre eles, atualizar o repositório central do sistema com as suas customizações e atualizações em um prazo máximo de X após o lançamento do produto e lançamento oficial de cada versão do sistema. Daí, as atualizações correspondentes poderiam ser automaticamente fornecidas pela própria Google em um prazo decente.

    Isso porque, como podemos notar, quando um fabricante atrasa ou nunca provê suas atualizações, a plataforma inteira leva a culpa e o prejuízo. Não apenas a Google: todos os fabricantes da comunidade saem prejudicados.

    Falta o Nexus S no gráfico pra provar minha teoria: de que os modelos Nexus são os que melhor atendem no quesito atualizações e deveriam, por isso, serem privilegiados pelo consumidor, ao menos por enquanto.

    Galera da Google, apesar da Samsung estar passando por um bom ano, minha sugestão para o primeiro Nexus Tablet é: ASUS.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:19 pm

    @Spif, porque cada aparelho tem seus drivers específicos. Além do que, cada fabricante gosta de customizar de seu modo o launcher, dialer, etc.

    Não estou justificando, claro que seria bem melhor se houvesse o tal repositório, ou se todos fabricantes fizessem como a Apple, no que tange as atualizações.

    Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:23 pm

    Isso ilustra bem a diferença de um Android para um iPhone: Atualização e vida útil. Exatamente o que eu vinha comentando, mas não tinha um estudo detalhado para basear o argumento.

    Podemos ressaltar as seguintes colocações:

    Apple’s way of getting you to buy a new phone is to make you really happy with your current one, whereas apparently Android phone makers think they can get you to buy a new phone by making you really unhappy with your current one.”

    “Consumers Get Screwed”

    “The Samsung Behold II on T-Mobile was the most expensive Android phone ever and Samsung promoted that it would get a major update to Eclair at least. But at launch the phone was already two major versions behind — and then Samsung decided not to do the update after all, and it fell three major OS versions behind. Every one ever sold is still under contract today.”

    “All of the even slightly cheaper phones are much worse than the iPhone when it comes to OS support, but it’s interesting to note that most of the phones on this list were actually not cheaper than the iPhone when they were released. Unlike the iPhone however, the “full-priced” phones are frequently discounted in subsequent months. So the “low cost” phones that fueled Android’s generally accepted price advantage in this period were basically either (a) cheaper from the outset, and ergo likely outdated & terribly supported or (b) purchased later in the phone’s lifecycle, and ergo likely outdated & terribly supported.”

    Palmas para a HTC que é tem o melhor histórico de atualização. Invejável pela Motorola (que despachou 4/5 com OS já bem antigo).

    Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:37 pm

    @porfirio

    A Asus é uma boa marca. Boa escolha.

    “Uma coisa que vai desagradar os fabricantes (bastante) mas tem que ser feita é apertar as regras para uma certificação Android: só terá direito de usar o selinho do robô verde e o nome Android quem estiver preparado para seguir um conjunto de procedimentos mínimos.”

    Exato. O Google tem que apertar os fabricantes e se posicionar ao lado dos consumidores.

    Eu posso falar por experiência. Estou usando um Cliq XT com o CM7. Funciona muito melhor, e o Cliq XT é um dos que nunca foram atualizados. Isso é o que sempre suspeitei: Estratégia de fabricante.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 5:23 pm

    @Spif, até que a Google se decida por uma intervenção, não lá muito popular, como essa que discutimos, é importante formar opinião pública de que a culpa deve ser direcionada aos culpados de direito: cada fabricante em particular.

    A comparação certa é: Apple tem um melhor histórico de atualizações que o “fabricante X que usa Android” e não “iOS tem uma política de atualizações melhor que a do Android”.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 5:32 pm

    [Quase Of-Topic]

    Em tempo: fiquei curioso e impaciente pra ver o Android 4. Então dei uma lida na documentação e instalei o emulador no meu Ubuntu. Tá rodando perfeito.

    E tô “babando” até agora… :-P

    spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 5:38 pm

    @porfírio

    Discordo, pois o Google dá espaço para fazerem isso. O compromisso dele, ainda mais como fabricante, é com o consumidor.

    Acho que a trend é clara: iPhones recebem mais atualizações e tem vida útil mais linda que smartphones com Android.

    Na hora das estatísticas favoráveis é “O Android”, na hora dá ruim essa união some?

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 5:58 pm

    @Spif:

    O Google não é “fabricante”. Ele é fornecedor do software que os fabricantes integram, customizam e distribuem. Nesse ponto, o compromisso da Google com os consumidores é em relação àquilo que a empresa dá aos seus usuários: seus serviços. Se um serviço da Google deixar os usuários “na mão” (como o Android Market ou o GoogleDocs), a responsabilidade é dela.

    Quem vende o aparelho é o fabricante dele, que tem responsabilidade de vender um bom aparelho, dar garantia e trocas por defeitos e… Atualizar o sistema.

    Eu inclusive usei “Google” genericamente, quando falei de forçar uma política de certificação da plataforma. Oficialmente, quem teria de desempenhar esse papel é a tal da Open Handset Alliance (OHA), à qual (todos?) os fabricantes de aparelhos com o Android pertencem.

    Isso significa que, inclusive, os fabricantes têm a obrigação de participar do processo que vai definir essa normatização.

    Daí é que se incluiria a Google (na condição de detentora da marca “Android”) e se submeteriam as normas perguntando se a empresa libera o uso da marca nessas condições.

    A “medida impopular” de parte da Google seria só, na minha opinião, o catalisador que seria: “não libero mais o uso da marca enquanto vocês não arrumarem a casa”.

    spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 6:13 pm

    @porfírio

    Eu me referia à motorola, para mostrar que o Google é um fabricante agora.

    Como fabricante ele pode levantar os padrões da motorola.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 6:25 pm

    @Spif, eu acredito que no caso Motorola isso já estará sendo feito assim que a “passagem de mãos” for feita oficialmente (não sei a data).

    É a estratégia (menos efetiva na minha opinião) que mais provavelmente seja adotada, pq combina mais com a filosofia da Google (de livre competição, cuja lei da Savana favorece o leão mais forte):

    “Nós da Motorola Mobile atualizamos logo nossos aparelhos. E vocês?”

    É a segunda boa resposta, na minha opinião, porque pode dar voz aos trolls, inclusive ao lado dos fabricantes, a dizer: “A Google está favorecendo a sua Motorola Mobile! Eles liberam updates frequentes e mais rápidos porque tem informações e auxílio de dentro! Etc.”. Mesmo que isso não seja a verdade.

    Faltou eu comentar da ASUS. Ela aparece pouco nos holofotes da Open Handset Alliance (ela faz parte) porque não fabrica telefones (uma pena, eu compraria um smartphone dela), mas seu trabalho com tablets tem sido excelente e seus preços muito competitivos.

    Silvio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 6:53 pm

    Ta loco, comporei o meu android 2.2 xing ling por menos de R$200,00 reais, se é para pagar pequenas fortunas, certamente Apple.

    Android só serve se for metade do preço para baixo, pois não vou customizar nada, não mexer em nada, se é grátis, tem que ser barato, se é caro e não atualizam, vou de Iphone.

    nozesxy (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 7:21 pm

    galaxy 5, 300 conto 2.2

    @Porfirio

    Suas preces foram atendidas: http://event.asus.com/mobile/padfone/.

    @ Silvio

    Porque Apple se for caro e Android se for barato? O critério é preço? Eu tenho um Galaxy S II por opção, mesmo sendo tão caro quanto iPhone. Não entendi o critério, acho o Android bom o suficiente para o que eu uso e sem as limitações impostas pela Apple. O preço está muito ligado ao hardware do aparelho, não tanto o software. Custando mais barato que o Android ainda assim provavelmente não compraria Apple (bom hardware, empresa complicada).

    @Spif

    Imagino que a Google vai usar a Motorola como reguladora do mercado, algo do tipo: “eu atualizo e evoluo meus fones, se vocês não fizerem, ficam para trás”. Para a Google, não compensa segregar os outros fabricantes e fazer com que eles deixem de usar Android, por isso não acredito em favorecer tanto assim a Motorola. Se ela cumprir a promessa de open source, os fabricantes vão ficar menos ressabiados, pois as modificações ficam disponíveis para todos.

    O que eu acho que vai acontecer com o Android 4 é que a Google passa a ser o “fabricante” do Android e os fabricantes de aparelhos passam a criar customizações em cima desta camada, não mais no Android. Algo como um conjunto de aplicativos que customizam a interface. Os fabricantes vão adorar isso, pois os isola de ações sobre o Android, que passam a ser responsabilidade da Google. Com as milhares de patentes que a Google tem agora, duvido que a Apple ou Microsoft resolvam continuar a briguinha com o Android.

    Vamos ver o que acontece daqui para frente.

    Flávio

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:30 pm

    @Silvio:

    É por isso que vc. vai sempre ter nas mãos um hardware de poder inferior e se dobrar a tudo o que seu fabricante não quer que você faça.

    E, quando o Android ICS der as caras por aqui, você terá nas mãos definitivamente o pior dos dois sistemas operacionais.

    @FlavioMachado:

    Eu ainda tenho de ver direito as especificações desse fone, mas eu queria realmente um aparelho de peso, que rivalizasse com o Galaxy S2, Galaxy Note, o Nexus… A idéia de celular + tablet é até boa (é demais pedir um teclado/dockstation tb? :-P), mas um smartphone meu teria de ser “de respeito” e não apenas um estepe do tablet. Sim, vai sair caro… Mas prefiro encher mais o porquinho do que comprar um hardware inferior, como o @Silvio (nos dois casos, inclusive o do iPhone).

    Mas obrigado pela lembrança: vou analisar com carinho o PadPhone. Se ele estiver dentro da promessa da ASUS para a atualização do ICS, Tô dentro! :-D

    Esses 3 smartphones da Samsung (S2, Notes e Nexus) são os melhores aparelhos da atualidade e ultrapassam o iPhone 4S com folga. E eu diria que a Samsung já ultrapassou o nível de concorrer com a Apple: ela agora mira nos seus principais parceiros de Android: Motorola no ocidente, HTC no oriente.

    spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:41 pm

    @Silvio, bom pensamento. Não caia na falácia do Android livre.

    @nozesxy, bom desperdício de dinheiro. Palavra de dono.

    @Flavio

    Concordo com você. Resta saber como Samsung e o resto vai reagir. Eu acho que pode ser um Win-Win para quem curte software livre se:

    1- O Google desce do muro e começa a fazer as coisas direito; e
    2- A Samsung se intimida e manda ver no Tizen (sucessor do meego) e faz ele tão Software Livre quanto possível.

    Mas isso porque não estamos dando importância à entrada do Windows Phone 7.5 e os telefones da Nokia (por mais que os fanboys vão rir).

    Reviews: http://www.wired.com/reviews/2011/09/mango/all/1 http://www.wired.com/gadgetlab/2011/10/nokia-smartphone-lumia-windows/?pid=2589&viewall=true

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:24 pm

    A promoção da Microsoft está a todo vapor por aqui, que beleza.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:39 pm

    @Spif, meu caro @Spif…

    Vc. tinha razão: realmente nunca desiste.

    Como eu já disse, sua posição de MS-Lover + Google-Hater contamina cada palavra do que diz. Mesmo em uma discussão sobre produtos de empresas e não as empresas em si vc. tenta enfatizar sua propaganda de “Google é fail” e “Microsoft é sua amiga”.

    Ultimamente, soterrada pela avalanche de uma web representativa como ela nunca previu e estar apanhando dos concorrentes, a Microsoft decidiu que apanhava menos do Linux e do Software livre e está tentando conquistar um refugiozinho no mundo livre. Fez umas contribuições que beneficiavam mais a ela que ao Linux, um videozinho dando bolo de aniversário do pinguim e agora seus seguidores vêm posando de amantes de código aberto.

    Preparem-se, pq o @Spif é um dos primeiros, logo teremos que aturar um novo bando de Balmerzinhos por aqui. A idéia é usar a comunidade livre como ferramenta contra os seus concorrentes, pelo visto.

    Eu não gosto da Google mais do que gosto da Amazon, da Oracle, da Wallmart, da IBM, etc. Mas o simples fato de ter virado o mercado de ponta-cabeça, balançado a árvore e feito Jobs e Balmer cairem de ponta-cabeça e chutando cadeiras já dá mais alguns pontos a ela no meu boletim.

    Foi dito que a Google tem prejudicado a Web, mas em que sentido? Não há um padrão sequer que a Google tenha emplacado na web e, principalmente, que ela tenha imposto a seus concorrentes. O que há é um conjunto de frameworks disponíveis em várias linguagens, mas nenhum deles também se tornou padrão de fato: a maioria dos programadores opta por não usá-los. Basta ver o sucesso do GWT contra projetos mais populares como o JQuery.

    O que o buscador Google fez, por outro lado, foi fazer a web funcionar decentemente. Por suas próprias características, ela é caótica, e é horrível encontrar qualquer conteúdo nela sem ajuda. Uma melhor escolha, como já vi gente dizendo aqui, seria realmente o Gopher. Eu me lembro de “mil novecentos e AltaVista”, como era difícil e pouco confiável encontrar o que se queria na rede. Desde aquela época, o número de sites e servidores centuplicou, muitos negócios migraram para a web, graças a um aumento na usabilidade da rede que o buscador deles providenciou.

    Não sou um G-Lover, não tenho conta no Google+. A Google oferece muitos serviços e produtos, alguns eu considero bons e outros eu considero estúpidos. Ela é uma grande corporação, visa lucro, mas não é nem de longe tão daninha para a humanidade quanto a Microsoft, o Facebook, a Apple. Confesso que se eu tivesse que votar entre elas, percebo agora que a Google teria o meu voto fácil.

    Depois do buscador, meu segundo melhor produto deles é o Android. Um bom sistema, com um grande futuro pela frente, aberto, tem um kit de desenvolvimento muito bom (baixei ontem), foi baseado no melhor kernel já escrito e, em sua última versão, parece também o melhor SO móvel já criado.

    Sobre o WinPhone, vc. errou @Spif. Não estou nem rindo nem lamentando. Simplesmente não aparece no meu radar, só isso. Não se chuta nem se alimenta cachorro morto.

    Durante muito tempo a Microsoft riu do Linux no mercado Desktop por suas práticas desleais terem tido sucesso em não deixar o Linux decolar.

    Hoje, com o sucesso galopante de um SO baseado em kernel Linux e com o mundo móvel crescendo do jeito que está, é a nossa vez de rir na cara deles…

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:41 pm

    #Remendo:

    “Basta ver o (pouco) sucesso do GWT contra projetos mais populares como o JQuery.”

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 1:36 am

    @Porfirio,

    Eu concordo em muitas coisas que vocÊ disse, mas você pecou apenas em um detalhe: não é você que ri da MS porque o Windows Phone é um SO quase morto. É a MS que ri de você por achar que o Android é ruim para a MS.

    A MS lucra muito com a venda de Android, o Windows Phone nada mais é do que uma forma de maximizar os lucros…

    spif (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 8:29 am

    @porfírio

    Engraçado que não sou eu que fico inflamado e grosseiro, numa tentativa clássica de transformar uma discussão em Flamewar.

    (Só pra informar, a discussão sobre Web é no outro tópico.)

    Mas falando sobre argumentos… Ok, vou ficar devendo. É que não têm argumentos no seu post. Têm uma ode ao Android e o Google, o que torna difícil não te ver como mais um fanboy.

    Mas uma coisa vale a pena responder: o windows phone 7 está diretamente ligado a hipótese do google forçar a barra desagradando as fabricantes. Ele têm recebido reviews favoráveis, e pode se tornar um plano B para companhias que não concordem com essa possível posição.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 10:21 am

    @Spif, tem razão. Meu ultimo post não foi dedicado a argumentos, com vc. eles são inúteis, já aprendi isso nos posts passados. Filosoficamente, debates são importantes quando se quer chegar a uma síntese de idéias e esse não é o seu objetivo aqui. Apenas quis alertar isso aos outros leitores desavisados que não leram “A Novela do Troll @Spif” nas matérias anteriores.

    Meu último post não foi realmente sobre o Android, mas sobre você. Sinta-se feliz com a homenagem.

    Web foi de fato assunto de outro artigo, mas lembro que foi você que o trouxe de volta. Cortesia minha acompanhá-lo.

    Por definição, um Fanboy elege seu objeto de admiração independentemente das características reais dele. O Hater faz ao contrário. Como eu gastei muitas linhas explicando minha posição, creio que ela está bem embasada. Nesse caso, vc. é mais hater do que eu sou fanboy.

    @Carlos, minha aposta é que isso não vai durar muito. E mesmo se a Google não se mexer, alguém vai. Curioso a Motorola ainda não ter sido alvo de chantagem. +1 ponto a favor de comprar aparelhos dela.

    Sem brigas, pessoal.

    @Carlos

    A MS não vai processar a Motorola nem a pau, senão a Google despeja um montão de patentes nela e vai ser feia a briga, com a MS com muito mais a perder que a Google. A MS é covarde, vai comendo pelas beiradas e processando perifericamente o ecosistema Android e depois tem a coragem de se oferecer como alternativa mais segura contra processos. É muita cara de pau.

    O que a Google pode conseguir com o ICS, se realmente passar a ser a única fornecedora do Android é virar o para-raios do sistema Android, só que agora com aterramento. Provavelmente isso deve significar algum custo aos fabricantes, visto que hoje normalmente não há custo em adotar android 2 (não sei sobre o android 3). Inclusive é uma falácia atribuir à Google a necessidade de proteger os fabricantes de fones quando eles pegam o sistema de graça, modificam e distribuem sozinhos. Provavelmente deve ficar “Android autorizado” para quem pagar e usar a marca Android e alguma outra marca ou nome para quem usar os fontes mas não usar a marca Android (mas de graça).

    O pior é que nem é divertido ver a briga deles, todo o mundo é afetado pela insanidade dos Estados Unidos (já espalhando para Europa, Austrália e outros locais). E o ACTA deve obrigar muitos países a assumirem essas patentes loucas deles. Fiquem de olho, quando isso aparecer por aqui, briguem para não deixar entrar. Vai dar confusão e ficaremos nas mãos dos gringos até para escrever um programinha para a padaria da esquina ou para usar o seu próprio computador.

    Só relembrando, a Motorola é justamente uma das poucas empresas contra as quais a Microsoft chegou de fato a dar início a um processo judicial, recente e ainda em andamento, relacionado a patentes e Android.

    O processo da Microsoft contra a Motorola, no qual a primeira pede inclusive que o judiciário impeça a continuidade da comercialização de aparelhos com Android da segunda, está em seu curso judicial desde 2010, e já teve movimentação após o anúncio da compra pelo Google.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 1:27 pm

    @Augusto:

    Só que nesse caso, a tentativa de extorsão e embate judicial aconteceram antes da compra da Motorola. Eu realmente fico curioso em acompanhar os resultados agora. Você pretende cobrir esse processo?

    Não sei se houve alguma tentativa de extorsão, e o embate judicial está em curso, sediado em uma corte federal em Seattle, se não me engano. Certamente é um caso que merece ser acompanhado com atenção, e sempre que tiver algum andamento que me atrair o interesse, eu compartilharei meus comentários a respeito aqui no BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 1:55 pm

    @porfirio

    Sim. Mas discutimos a Web em posts passados. Não se enrole. Eu não gostei do título. Poderia ser as “Crônicas”? Sempre gostei mais do termo. Além do quê, não tenho porte de galã de novela.

    @FlavioMachado

    “E o ACTA deve obrigar muitos países a assumirem essas patentes loucas deles. Fiquem de olho, quando isso aparecer por aqui, briguem para não deixar entrar. Vai dar confusão e ficaremos nas mãos dos gringos até para escrever um programinha para a padaria da esquina ou para usar o seu próprio computador.”

    De fato. Uma das belezas da lei brasileira de patentes (9279/96) é quando no seu artigo 10 diz:

    “Art. 10. Não se considera invenção nem modelo de utilidade:

    I – descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos;

    II – concepções puramente abstratas;

    III – esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização;

    IV – as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética;

    V – programas de computador em si;

    VI – apresentação de informações;

    VII – regras de jogo;

    VIII – técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal; e

    IX – o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais.”

    Isso tem muito valor, quando vemos as loucuras que acontecem no exterior. Alguém se lembra da patente da Amazon, sobre a compra de 1 click?

    Silvio (usuário não registrado) em 29/10/2011 às 2:12 am

    Pois é, já vi que esta liberdade do Android, ao menos para Smartphones é furada, vou pagar tanto quanto um Apple, que tem atualizações muito rápidas e o negócio vai ficar empacado. Qualquer deles, tanto Samsung ou Apple tem hardware de sobra para minhas necessidades, que num negócio daquele tamanho vai ser web, e-mail e agenda.

    Com todo o suporte da Apple é furada pagar tanto quanto por um android.

    Gosto do Android, comprei a GoogleTV com o android, mas o google e a Logitech estão prometendo a meses uma atualização para o Honeycomb que ainda não veio, a atualização é um parto, os foruns do Logitech Revue estão cheio de gente indignada com isso, toda essa liberdade deveria facilitar as coisas para elas serem minimamente rapidas, não ocorre isso, mesmoi para uma versão agora já ultrapassada, a atulização demora horrores.

    Comprei um Ipad 2, liguei, justamente no dia que saiu o IOS5, é foi oferecida a atualização, “”uauuuuu”, isso é serviço, paguei, tenho acesso a ele.

    Claro que em tablet é diferente e a liberdade do Android começa a fazer diferença nos suporte a arquivos, nas conexões (se bem que alguns usam proprietárias que tem que pagar adaptar tanto quanto a Apple), daí sóu livre para pagar R$ 200 e comprar um adaptador USB (se encontrar, claro, por que não exsite no mercado nacional o da Samsung).

    Livre mesmo só SO com linux para desktop e notebook, smartphones e até tablets estão se tornando empulhação para vender produtos caros e usando o SO do Google por falta de opção e não por uma necessidade de liberdade, pois o preço é de SO proprietário, fragmentado em especificações diversas de hardware e mudanças do fabricante que atrasam demais qualquer atualização e em muitos casos o fabricante até nem faz questão pois lança tantos modelos por ano que não tem por que ficar focando em modelo que ficou para trás.

    spif (usuário não registrado) em 29/10/2011 às 5:48 am

    @silvio, pois é. Isso é um tremendo desrespeito ao consumidor.

    O pessoal que engole esses sapos e saem felizes são só os que acreditam na bobagem do Android “livre”

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 12:57 pm

    Legal os fans boys da maçã falam que um top de linha com android é o mesmo preço de um iPhone, isto seria verdade se não fossemos obrigadoa a utiliza o Mac OSX, coloca ai na sua conta isto e vê a pequena diferença de preço meu notebook custo 1799 meu cel custou 799 nao dava para comprar nenhum macbook com configuração semelhante a de meu notebook. Você pode falar de qualquer coisa menos de preço fanboy queria que vc depois visitasse cyanogenmod.com para quanto é furada esta pesquisa direcionada.

    Liberdade é poder escolher, motorola, samsumg te capam a liberdade isto é verdade não é culpa do android.

    Só para não me colocarem na turma dos fans boy tb, acho uma puta sacanagem a google fechar o código do android, espero que isto acabe um dia, pois, o sistema é fascinante, uma visão de pesquisador bacharel em ciência da computação.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/10/2011 às 3:27 pm

    Eu vejo como o grande problema do Android o fato dele ser meio aberto. Enquanto todos os drivers continuarem sendo proprietários como são hoje, a galera sempre vai ficar na mão de fabricantes que estão se lixando com os seus clientes como a Motorola e a Samsung.

    Todo mundo mete o pau na Apple dizendo que eles fazem obsolescência programada, mas minha esposa tem um iPhone 3G de mais de 2 anos que só parou de receber suporte faz alguns meses, mas ainda sim funciona perfeitamente, e provavelmente melhor que esses Androids mais baratos. Enquanto isso, no trabalho compramos um Galaxy Tab que 3 meses depois anunciaram que não iriam atualizá-lo para as versões mais novas do Android.

Este post é antigo (2011-10-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.