Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia faz pacto com a Microsoft: veja como ficam MeeGo, Qt e Symbian

A manhã de sexta-feira começou com a confirmação do que muitos já davam como certo: a Nokia fez um pacto com a Microsoft, que ela chama de “aliança estratégica”, envolvendo o Windows Phone, Bing, Xbox Live e Office. Futuros smartphones da marca serão baseados no Windows Phone (com Bing, Office, Xbox Live…), as suas lojas virtuais de conteúdos serão assimiladas pelas da Microsoft, o Ovi Maps passará a usar o Bing, e por aí vai.

A Nokia avisou para os investidores que 2011 e 2012 serão anos de transição. Quando um jornalista perguntou o que aconteceria com a Finlândia (sede da Nokia), o CEO da empresa respondeu que o sucesso da empresa será bom para a Finlândia, mas que haverá substanciais cortes de empregos, tanto lá quanto ao redor do mundo (lamento pelos amigos que trabalham lá com MeeGo e Qt, mas se eles não estiverem incluídos nos cortes dessa vez, creio que farão bem em procurar outras opções mesmo assim).

A conclusão, sob um ponto de vista de negócios (e não necessariamente tecnológico) é que os responsáveis por essa estratégia consideram que é mais rápido e lucrativo abraçar-se com a Microsoft desse modo do que continuar tentando fazer mudar a direção do mercado usando o MeeGo, o Symbian e seus componentes – ou que as condições da companhia operar acabariam antes de ela conseguir colocar em prática o que tinha em mente para estes sistemas.

Mas o MeeGo e o Symbian não morreram para a Nokia. Nada disso! O MeeGo agora é visto como “um projeto open source que dará ênfase à exploração do mercado de longo prazo, para dispositivos, plataformas e experiências de usuário de próxima geração.” Não é de se admirar que o responsável pelo MeeGo na Nokia saiu da empresa já desde ontem, e agora essa área descerá um nível corporativo, com a chefia sendo acumulada pelo responsável por smartphones.

Já o Symbian terá outra espécie de jazigo corporativo: seu objetivo será alavancar os investimentos anteriores, para colher valor adicional (a expectativa finlandesa é vender 150 milhões de aparelhos assim ainda neste ano), retendo e promovendo a transição de sua base de usuários.

E o Qt (que também é fundamental para o KDE, é código aberto e é da Nokia), cujos desenvolvedores em outubro comemoraram a transição anunciada pela empresa, que passaria a desenvolver exclusivamente com ele, tem uma situação já bem clara: nada de desenvolvimento em Qt para o Windows Phone pelas mãos da Nokia, e quem quiser desenvolver aplicativos para os smartphones da empresa deverá adotar o conjunto Windows Phone Developer Tools (Visual Studio 2010, Expression, Silverlight e o framework XNA), da MS – que também se oferece para guiar desenvolvedores interessados em portar seus aplicativos voltados aos modelos antigos da Nokia para a sua plataforma. Mas, assim como MeeGo e Symbian, o Qt ainda não morreu na Nokia: ele será mantido para operar nos novos modelos de manutenção e exploração do MeeGo e Symbian descritos acima.

Pelo jeito o discurso de “nossa plataforma está em chamas” que o CEO da Nokia apresentou no início da semana pode ser interpretado de várias maneiras. Na minha, o personagem dele é uma versão moderna de Nero, o imperador.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Stefan (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:26 am

    Olhei na data para ver se era primeiro de abril.. Nokia, Nokia, se cuida..

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:29 am

    Agora danou-se tudo. Adeus ao MeeGo e ao QT. Espero sinseramente que a comunidade em volta do QT para se fazer um fork agora, pois daqui para frente podem esperar uma repetição da novela Sun/Novel.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:29 am

    É um golpe no Software Livre.

    Contudo analisando apenas o aspecto Comercial acredito que foi a melhor escolha para Nokia, pois a MS tem bala na agulha pra ajudar a alavancar a Nokia novamente…

    rogero (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:30 am

    E como ficam QT e o KDE?

    danilo (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:35 am

    Agora que eu não compro mesmo celulares da Nokia, pelo menos não enquanto vier com Windows.

    rogero, os desenvolvedores do Qt escreveram no twitter que eles precisam entender melhor a situação antes de dizer o que farão.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:47 am

    Sempre gostei dos celulares da Nokia… Triste notícia…
    Estou com o @danilo e nada mais de nokia…

    Márcio Inácio Silva (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:52 am

    Qual celular vocês indicam para substituir um N5800?

    Principalmente no quesito tela grande e conectividade!

    João (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:53 am

    @CarlosCaldas,

    Eu acho que, para a Nokia, teria sido bom ter feito esse acordo com a Microsoft *ANTES* de fazer toda essa bagunça com Meego, Maemo, Symbian^2. Ao menos não teriam gasto tanto dinheiro para, no fim das contas, jogar tudo fora (não imediatamente, mas deixando de investir) e deixar a parte de software com a Microsoft. Ou alguém aqui acha que a Nokia vai continuar se interessando por Maemo, Meego, Symbian^2? Seria até uma burrice da parte deles.

    PEdroArthur_JEdi (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:55 am

    Augusto, a comparação com o imperador “Nero” foi bem capciosa… Concordo plenamente. A Nokia acaba de perder um fã… E cliente também. Com certeza, esse celular que tenho aqui no bolso será o último Nokia. Ao menos durante essa empreitada com Windows Phone.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 9:58 am

    A Nokia se tornou a versão empresa de hardware do Miguel de Icaza(MVP da Microsoft).

    Pega algo da MS que ninguém usa e coloca nos holofotes.

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:01 am

    Não quiseram admitir o erro de não adotar o Android e agora vão de Windows. Realmente a Microsoft tem bala na agulha mas sempre se mostrou um fracasso no segmento mobile. Talvez com a ajuda da Nokia consiga reverter isso.

    Na minha opinião a Nokia teria que ter um plano B, e ja começar ele desde ja Este plano seria compatibilizar seus aparelhos com o Android, caso o plano A não funcione, ja ficam preparados.

    Fernando Miranda (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:07 am

    A nokia fez a escolha certa neste caso. Não acho que Meego ou Symbian seriam capazer de fazer frente ao Android / IOS. Estas plataformas já estão maduras e sabe-se lá se o Windows Phone irá conseguir ganhar algum market share expressivo.
    Mas ambas as empresas estão em uma situação bem parecida, perderam o bonde para a Apple/Google e estavam se tornando (ou já se tornaram?) irrelevantes na área de smartphones.
    A melhor aposta para ambas as empresas é certamente esta parceria. Resta saber se o expertise da Nokia no hardware associado ao apelo da plataforma integrada entre os vários produtos da microsoft serão um apelo suficiente para convencer as pessoas a optar por seus produtos.

    Spoiler: Eu vou de Andoid!

    Christian (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:15 am

    Não me surpreendeu em nada. O Symbian já era carta fora do baralho. As opções da Nokia eram adotar o Android, o Windows Phone ou alavancar o MeeGoo. O MeeGoo já tinha chutado há alguns dias. O novo CEO veio da Microsoft, então…

    Só não sei se foi boa idéia. Não adianta essa “prosopopéia flácida pra acalentar bovino” sobre o futuro (?) do Symbian e do MeeGoo: a Nokia passa a ser, essencialmente, um “fornecedor de hardware”, dependente da Microsoft.

    E agora só falta a Microsoft comprar a Nokia. Não se assustem se isso acontecer, a competição anda brava no setor.

    Bom, na verdade, até eu estou assustado com a idéia. ;-)

    Fabio Reina (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:15 am

    Infeliz noticia , mas isto já era esperado em, com o sucesso constante, flexibilidade , portabilidade , eficiência do Android.

    Efeito colateral Google Android.

    Corre MS corre …….

    Gabriel (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:18 am

    Me desculpe o pessoal q está dizendo q vai deixar de comprar celular da marca A ou B pq anunciou parceria com a Microsoft. Só pq prefere Linux tem q ser anti-Microsoft? Não estou defendendo a Microsoft. Só acho q não precisa ser “ame-o ou odeie-o”. Ganho a vida com .NET, mas nem por isto sou anti-Linux ou anti-Java. Muito pelo contrário, tiro proveito das vantagens de cada plataforma. O Windows, assim como qqr distro de Linux tm coisas boas e ruins.
    Acho q com esta parceria os consumidores ganham, e muito.

    Gabriel
    http://www.dotdicas.com

    Patola (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:19 am

    :(

    Infeliz pelo Meego e QT. Mas agora torcendo pelo fracasso da Nokia.

    Itamar (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:19 am

    Na verdade esse acordo é muito mais vantajoso a Microsoft, pois ajudará a alavancar o Windows Phone.
    Apesar da necessidade da Nokia dessa parceria, ela ainda detém um grande parcela do mercado, todavia o Windows Phone invariavelmente era mencionado com poucos elogios e muitas críticas, ainda mais comparados ao iOS e Android.
    Essa oportunidade de parceria poderá trazer experts para corrigir as deficiências do Windows Phone, além de colocar num mercado grande de consumidores, que ainda são fiéis consumidores da Nokia.
    Esperar para ver se será algo benéfico a ambos, ou se morrerão abraçados juntos.
    Mas manter o Meego e o QT é estratégico para Nokia ainda, pois ela sabe que essa parcedia pode falhar, e eles terão tempo para se tornar a tábua de salvação caso haja um “naufrágio” nessa empreitada.

    Illidan (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:23 am

    Eu nao vou de Android, vou ver como fica o Nokia com Windows. Agora fico pensando, como está a intel com tudo isso, a aliança Meego. Realmente a MS tem força pra alavancar a nokia pra cima, será que consegue?
    Em partes está certa de nao ir de Android, ser somente mais uma entre outras empresas de hardware. Htc usou muito tempo Windows mobile e era bem notavel.
    Tambem ha a possibilidade de ser mais uma empresa, inovadora, de nome e tudo mais que irá afundar assim como varios casos que passam em nossa mente.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:29 am

    Gostei.. agora vou poder comprar um smartphone com harware bom (Nokia) com um SO moderno e bom (Windows Phone). Espero que os preços fiquem baixos.

    Rafael Poseddon (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:34 am

    Poxa, que triste notícia!
    Eu que sempre fui fã da Nokia e fiel usuário do Symbian, agora ver eles migrando para o (ECA) Win Mobile 7?
    Por que não o Android?! Um hardware Nokia com OS da Google, ao meu ver, seria imbativel! “/

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:40 am

    No Mobile-Review.com há um tempo os caras cantaram essa possibilidade. E, de acordo com a opinião deles, não há grandes vantagens para a Nokia, afinal o Win Mobile tem amargado vendas bem abaixo do esperado (e já eram esperadas vendas fracas, hein?).

    Além disso, tecnicamente eles também acharam o Win Mobile atrás dos concorrentes como Android e iOS. Ou seja, é trocar 6 por meia dúzia. Fora queimar o filme com a galera que esperava pelo Meego.

    Manolo Lol (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:42 am

    Nokia faz pacto com o diabo: veja como ficam MeeGo, Qt e Symbian…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:43 am

    É decepcionante, porque o mercado móvel era dominado pela Nokia, mas por “birra”, opção de negócio, etc, ficou parada no tempo. Agora vai tentar esse acordo com a Microsoft, acho que isso cheira a fusão. Se eles tivessem aderido ao Android assim como SAMSUNG e etc a situação era outra.

    No começo, vai dar uma alevancada sim, mas a longo prazo, acredito que já era.

    Vamos ver como o mercado se comporta. Mas uma coisa adianto que quiser fazer fork do Qt, Meego e Symbian podem começar a jogar duro, pois o futuro é obscuro.

    João (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:46 am

    Meus celulares sempre foram nokia, com essa notícia foram os ultimos.
    Por que não adotou o android?

    Lauro César (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:51 am

    Meu Deus! Pensei que era 1º de abril… Infeliz pela atitude da Mokia que deixará de lado um SO promissor a aberto (meego) para se juntar a uma empresa poderosa, mas decadente e sem nenhuma simpatia pelo Software Livre (para falar o mínimo). Estava esperando um nokia com meego, agora acho que vou de Android mesmo…

    Lauro César (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:53 am

    Outra coisa: Quem sou eu pra dizer alguma coisa, a Nokia deve ter pessoas de alto nível para estudar a melhor estratégia para a empresa, mas em minha opinião, ela acabou de dar um belíssimo tiro no pé.

    Mauricio Akira (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 10:59 am

    A maxima é verdadeira o produto pode ser bom mas se não faz sucesso de vendas…
    Eles perderam o bonde e agora correm atrás, a curto prazo podem ter conseguido uma boa saída para manter a empresa mas o futuro é incerto e a Microsoft só pensa nela.

    A Nokia está indo pelo mesmo caminho da Palm, quando esta desistiu de um SO próprio para usar Windows Mobile. É bem provável que aconteça com a Nokia o mesmo que aconteceu com a Palm, se afundará cada vez mais e acabará sendo vendida.

    jcneto (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 11:02 am

    A Samsung, LG e outros deram pulinhos de alegria agora… A Nokia não deu só um tiro no pé, metralhou a perna toda…

    bruno buys (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 11:12 am

    A nokia deve ter lá sua inteligência empresarial, que concluiu que isso aí seria bom pra eles.
    Mas pra quem está de fora fica mesmo difícil entender.
    Eles queriam uma resposta ao iPhone, e aderiram ao win mobile??
    Porque não android? Porque não bombar o meego, junto com intel?

    Marcio Carneiro (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 11:18 am

    Essa decisão não passa de uma cereja no bolo das péssimas decisões que a nokia vem tomando ao longo dos últimos 5 anos.

    A plataforma Symbian deveria ter sido modernizada logo após o lançamento do n95, mas a liderança do mercado de smarts na época os deixaram cegos.

    A nokia deveria ter apostado mais no Maemo, mas preferiu matar um SO pronto, para começar outro quase do zero.

    E agora, ela joga fora todo o seu investimento em “ecossistema” para virar mero fornecedor de um SO que não está vendendo?

    Prevejo um futuro sombrio para a nokia.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 11:24 am

    A Nokia não deu um tiro no pé. Se agora ela conseguir lançar aparelhos competitivos como em antigamente, provavelmente eu compre outro Nokia. A Nokia com Android provavelmente só iria aumentar a fragmentação da plataforma, e o que não tá bom já ia piorar. E muito. Acreditem vocês ou não, isso foi bom pro Android.

    Não lamento pelo MeeGo, todos sabiam que não ia dar certo. A Nokia tinha uma ótima plataforma (o Maemo) e o matou sem motivo nenhum. O MeeGo não conseguiu nem colocar o Atom no mundo mobile nem ser uma alternativa legal, afinal tem pouquissima coisa concreta em operação. O Maemo tinha muito mais potencial.

    O que realmente me entristece é o que vai acontecer com o QT.

    E por favor, parem de mimimi. Acho que a maioria aqui já é bem grandinho para ser portador de Microsofobia.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 11/02/2011 às 11:28 am

    Em tempo:

    Pelo jeito o discurso de “nossa plataforma está em chamas” que o CEO da Nokia apresentou no início da semana pode ser interpretado de várias maneiras. Na minha, o personagem dele é uma versão moderna de Nero, o imperador.

    É, na minha também.

    Uma pena mesmo eu tinha um n95 que era um otimo telefone agora comprei um n97 que apesar dos seus problemas é um otimo aparelho também mas com esta noticia as minhas esperaças de uma grande melhoria no sysmbiam já erá fico triste como consumidor pois vejo a plataforma do meu aparelho ir para o espaço mas daquia a 1 ano ou 2 vou trocar de aparelho, pior é a nokia que ao fazer este anuncio expulsou os bravos desenvolvedores do Symbian e esta jogando fora uma plataforma forte e com muitos aplicativos e usuários só por que não tiveram a coragem e persistência de melhorar a plataforma para os tempos modernos

Este post é antigo (2011-02-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.