Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Medo do Linux? Não mais!

Enviado por Rodrigo Miguel (linuxlike·blogspotΘgmail·com):

“Por Luciana Rodrigues

Por conta de comodidade e uma certa ignorância, custei a deixar o Windows. Não tinha coragem de entrar em um novo mundo. Tinha medo de me perder e até mesmo de não conseguir acessar a Internet. No inicio foi muito difícil. Mas venci o medo. (…)” [referência: linuxlike.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 12:35 pm

    vide link: “O meu Ubuntu, do meu jeitinho” que tchi fofo :3

    E depois minha noiva vem dizer que HOMEM é bicho bagunceiro :P

    É assim mesmo, tememos o desconhecido.

    Odone Machado (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 12:55 pm

    Achei muito bacana, que sirva de exemplo para quem tem vontade de migrar pro linux mas tem mdeo e preguiça para as mudanças que vem com a troca do sistema. Usar e configurar outro sistema é como aprender outra lingua, aprender algo mais. Viva a Liberdade e verdadeiro domínio do sistema.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 1:55 pm

    O linux não é o melhor sistema do mundo, tens muitas vantagens em alguns aspectos e desvantagens em outros, mas que é um belo e poderoso sistema não há como negar.

    Acho legal textos como esse de usuários novatos encantados com a descoberta desse “novo mundo”, sem a necessidade de depreciar outras plataformas.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 2:38 pm

    E pode acreditar ela é uma garota muito persistente e mais uma usuária feliz!! :O)

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 3:01 pm

    Eu sinto medo quando estou longe do meu querido Linux… Fazer o que? Coisa boa que a sabedoria do homem nos deixou…

    Em 2002 aconteceu comigo algo semelhante. Hoje sei que foi o amor a primeira vista com o LINUX. Alguns meses depois abandonei o WINDOWS, embora tivesse que vê-lo algumas vezes por culpa de outros. Mas a união foi feliz e duradoura. Nesses anos só tive aprendizado e prazer! Agora só vejo o WINDOWS em rede de informações.

    Minha vizinha aqui pediu para eu mudar a última frase para: “Agora só vejo o WINDOWS quando tem SAMBA!!!

    linuxer (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 4:41 pm

    O linux está fazendo 20 anos e ainda existe gente com medo dele ?!

    Eu não tive medo nem em 1996 quando conheci o linux e este era BEM mais difícil de instalar e configurar.

    Acho que a vantagem daquela época, entre o lançamento do Windows 95 e bem antes do Windows 98 e XP, é que o windows era tão ruim que quem quisesse um sistema operacional sério se sentia motivado a escovar bits e tentar os linux e BSDs.

    Aliás, o linux só foi criado porque o Linus queria um sistema operacional decente que aproveitasse o seu PC 386 e não havia tantos sistemas operacionais livres como hoje.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 5:46 pm

    Não o Linux só foi criado porque Linus ficou cansado de esperar o Minix ser atualizado e o BSD ainda era fechado.

    André Machado (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 6:14 pm

    Parabéns à nova usuária e seja muito bem-vinda ao lado livre da Força. Que este relato sirva de exemplo àqueles que acham – e dizem – que para usar Linux é necessário digitar comandos escabrosos só para ligar o computador.

    Salvo engano o BSD é aberto (sem incluir o código proprietário originário da AT&T) desde 1989, e quando o Linux foi iniciado, o 386BSD já estava em andamento (e a ação judicial da AT&T que colocou em dúvida por algum tempo a licença do BSD só ocorreu no ano seguinte).

    Mas é quase isso: em 1993, o próprio Linus declarou, em uma interessante entrevista, que ele se interessava por uma série de artigos sobre o 386BSD que estavam sendo publicados sobre o desenvolvimento do 386BSD na época em que começou o Linux, e que se o 386BSD (lançado em 1992) já estivesse ao seu alcance na época, possivelmente o Linux nem teria acontecido.

    Quanto ao real motivo, a cada vez que a história é contada, surge mais algum. Eu gosto do que foi declarado no próprio post inicial em que anunciou ao mundo a existência do Linux, quando o Linus fez alusão à questão do motivo, à luz da existência do Minix, que já estava disponível, e do Hurd, cuja chegada parecia uma questão de meses.

    E ele mesmo respondeu: “este é um programa para hackers, por um hacker. Eu apreciei fazê-lo, e alguêm pode apreciar dar uma olhada ou mesmo modificá-lo”.

    ioca100 (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 8:58 pm

    Participo lá do fórum Ubuntu e , às vezes, fico emocionado com os depoimentos de jovens de 13, 14 anos que estão começando no Linux.
    Assim teremos um belo futuro.Parabéns aos novatos e boa sorte !

    Luciana Rodrigues (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 11:54 pm

    Bom, nem eu sabia que teria tantos leitores, galera, somos uma família, poderosa família. Se não fosse com essa união jamais existiria o Linux de hoje.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 9:12 am

    TantoFaz.net enquanto não tiver um cliente nativo do WoW ficarei no Windows mesmo. Ano do Linux no Desktop (para jogos) = Nunca. :(

    ejedelmal (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 11:02 am

    @Covarde Anonimo, aqui não é o blog do Reinaldo Azevedo, vai escrever lá.

    jeferson (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 12:03 pm

    Aqui onde moramos, temos uma rede onde compartilhamos arquivos, internet etc… de quase 50 pcs de cliente, o único q ainda não teve chamadas de manutenção foi o do ubuntu 8.04.
    mas tirar windows das mentes das pessoas é dificil.
    Eu instalei no laboratorio de um cliente (q é uma area pas pessoas acessarem livremente) o msn 7.5 pq o novo pesava a maq. A primeira coisa q escutei foi “ih, esse msn é o mais antigo, q droga”. Ai perguntei “o q muda pro novo msn?” A resposta foi “ah, o novo é o mais novo”.
    quando as pessoas começarem a se questionar o motivo pelo qual fazem e usam os recursos do computador, linux vai ser mais respeitado no meio popular.

    mnsd65bqf72n (usuário não registrado) em 15/04/2011 às 1:29 pm

    “… o sistema é “sua vida”, “seu corpo”, “seu intelecto”

    Ah coitadinha … está precisando de uma vida real. Uma casa, filhos, etc.

    Putz é só um SO. Deixa disso!!!

    Edson Sanchez (usuário não registrado) em 17/04/2011 às 7:54 am

    Gente vcs até tem razão em suas opiniões sobre como e porque nasceu o LINUX. MAS Ñ SE ESQUEÇAM, DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS(sem propaganda católica ou pentecostal alguma pois sou quase ateu, é quase, porque sou mais espiritualista que ateu). LINUS foi INSPIRADO E ILUMINADO POR DEUS, e nos presenteou com esta maravilha da inteligência e da liberdade de expressão e do conhecimento, chamado LINUX!

    André Machado (usuário não registrado) em 17/04/2011 às 8:26 am

    @Edson Sanchez

    Linus Torvalds, assim como Richard Stallman, é ateu convicto e, portanto, duvido seriamente que ele tenha sido inspirado por uma entidade sobrenatural para criar seu kernel.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 18/04/2011 às 10:27 am

    Eu desisti do linux de novo por um tempo, quem sabe ano que vem eu tento de novo.

    Comprei um computador para a minha sobrinha que veio com o linux instalado (QBEX qq coisa, que pelo que vi é um linuxmint na verdade)

    a UI estava muito bonita, mas no fundo inútil.

    Como sempre, um monte de coisas não detectadas e os caminhos intuitivos como procurar por “detecção”, “hardware” ou “configuração de rede” não me levavam a lugar útil algum (uma das paradas não detectadas era a placa de rede).

    Depois de 3 horas consultando forums em uma outra máquina, desisti e coloquei o windows 7 na máquina.

    Pode ter sido barbeiragem da montadora? Pode sim, muito provavelmente foi, mas o SO não ajudou a consertar a situação (que em qq windows a partir do 98 era resolvida com meia dúzia de cliques)

    Ainda tenho esperança que o Android seja o linux que deu certo…

Este post é antigo (2011-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.