Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


INDA: Portal Brasileiro de Dados Abertos

Enviado por coordenação do Portal SPB (adminΘsoftwarepublico·gov·br):

“Para promover a implementação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lança, nesta terça-feira, 20, a versão beta do Portal Brasileiro de Dados Abertos. A proposta do novo sítio é compartilhar dados públicos em formato bruto e aberto. Ao divulgar a versão beta, o ministério espera que a população brasileira participe da construção do portal. A versão oficial do sítio será lançada em 2012.

A INDA é um conjunto de padrões, tecnologias, procedimentos e mecanismos de controle para atender às condições de troca de dados entre os diferentes poderes e esferas de governo com a sociedade em geral. Os dados são abertos quando podem ser utilizados livremente, reutilizados na construção de aplicativos de forma automática e redistribuídos por qualquer cidadão. A disponibilização desses está prevista na Lei de Acesso à Informação (lei nº 12.527, de novembro de 2011).

Na versão beta do sítio encontram-se 20 conjuntos de dados disponíveis para acesso. Também estão disponibilizados aplicativos de como as informações do setor público podem ser divulgadas de maneira aberta. Um exemplo está nas séries históricas relativas a ações governamentais elaboradas a partir da publicação do Balanço de Governo 2003-2010. ” [referência: planejamento.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    HeDC (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 5:50 pm

    “Sítio” é doze! Então arraste o “camundongo” e clique no “vínculo” do “sítio”… Há coisas que não se traduzem, o correto então seria aportuguezar.
    Cultivam dados nesse “sítio”, hehe.

    Peterson Silva (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 6:15 pm

    Olhem que interessante: visitei o site e a seção “Para onde foi o meu dinheiro?” me chamou a atenção. Escolhi ver com o governo federal estruturou o orçamento em 2010.

    http://www.paraondefoiomeudinheiro.com.br/node/1

    920 bilhões de reais gastos em “Diversos”. Nenhuma explicação a mais. Apenas… Diversos.

    ???

    cochise (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 6:55 pm

    De acordo com isto:
    https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:taFsPqnho7MJ:www.fazenda.sp.gov.br/operacoes_credito/Item_II-4A_2010.pdf+servi%C3%A7o+da+d%C3%ADvida+2010&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShmDf0UCo4n7hANzRE2IzstHBmbIa3lnDRKuMVvp9MEicywNnDTVYkJx0JqgK4bXXw2-CBD4-bMqzHA3oTH_ameM-hDqz7iY5IDQN5dZghCAa-cjHs9Em7svCrA2Gwuo3r6Q3I0&sig=AHIEtbTWwN_ry_wlWAQKuydlqKcPGXnTvg

    Serviço da dívida pública.

    cochise (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 7:23 pm

    Minto. Desculpem.
    Os dados reais estão em dois arquivos:http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estatistica/est_divida.asp

    Execução da Dívida Mobiliária e Contratual
    Interna – Série histórica
    Externa – Série histórica

    Dá um total de ≃ 630 bi. Falta achar os outros 290

    Marcos (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 8:14 pm

    Bom, já é um começo e um passo importante do governo no sentido de transparência. Que continue assim evolua mais.

    Michel Wilhelm (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 10:38 pm

    Fica aqui minha indignação pois, porque não foi feito por profissionais do BRASIL este sistema????

    cochise (usuário não registrado) em 23/12/2011 às 11:26 pm

    Não? Pelo que vi no Github deles parecem falar português. Seriam europeus?

    José Alencar (usuário não registrado) em 24/12/2011 às 9:34 am

    @Michel Wilhelm, O único link que tem para um site estrangeiro é de uma organização sem fins lucrativos que incentiva a abertura de dados por parte dos governos e disponibiliza textos de licenças adequadas pra isso (bem parecido com a Creative Commons nesse aspecto).

    O sistema não foi desenvolvido por essa organização. Claramente foi tudo desenvolvido por brasileiros, pode ver o repositório deles, como o cochise disse (apesar de que não achei nada no github, só um repositório próprio no servidor deles mesmo).

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 26/12/2011 às 10:32 am

    @HeDC,
    não entendi o problema com o “sítio”. Sítio não é “doze” (12), talvez possa ser “dose” (de pinga) pra você. E mouse não seria “camundongo”, e sim “rato”, como o é em Portugal. Dizer que “site” e vários outros termos informáticos não se traduzem é, no mínimo, demonstração de preguiça. Se é pra ser assim, deveríamos todos usar SO e aplicativos em en_US ao invés do pt_BR e nosso teclado deveria ser o americano sem acentuação (ou, como você deve preferir, “without deadkeys”). Muito mais prático, pouparia trabalho de tradutores que poderiam se dedicar a coisas mais úteis, não é mesmo? A propósito, “aportuguesar” é com “s”. Estudar um pouco da língua vernácula não faria mal nenhum e ajudaria no seu currículo profissional.

Este post é antigo (2011-12-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.