Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google confirma que adquiriu Motorola também por causa de seus produtos

Trecho da análise da PC World USA, em tradução publicada pelo IDG Now:

A compra da Motorola Mobility pela Google, no fim das contas, não foi só por causa das patentes. A gigante, como especulado anteriormente, está interessada no mercado de hardware, e deverá investir pesado no setor.

Como já se sabe, a Samsung tem se mobilizado para o caso de alguma eventualidade, e seu temor não parece precipitado. Crê ser possível que a companhia de Mountain View passe a priorizar os Androids da casa, em vez de tratar todas as parceiras com isonomia, o que prejudicaria os dispositivos que possui da plataforma.

“Nós a compramos não só por causa das patentes”, admitiu Eric Schmidt, CEO da empresa, na última quinta-feira (1/09). “A Motorola, de fato, tem produtos excelentes”, completou.

É verdade que o portfólio de patentes da fabricante é valioso – mais de 24.500 registros. Mas não faz sentido despender 12,5 bilhões de dólares só para isso. Seu catálogo de dispositivos também será bem aproveitado pela companhia de Mountain View.

É lógico que a Google não jogará fora tudo o que a Motorola já produziu, pelo contrário: fará bom uso de cada linha de aparelhos já lançada. Está de olho no sucesso que a Apple obtém graças à sua abordagem de entregar no mesmo pacote hardware e software. Assim consegue controlar cada aspecto do produto que comercializa. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 9:30 am

    Copiar a Apple, agora virou moda !

    Spif (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 9:43 am

    Agora o Google se posicionou como firmeza. Fincou o pé no chão e disse: Vou vender aparelho E sistema, igual à Apple.

    Quero ver o que a Samsung e outras fabricantes irão fazer, agora que existe uma declaração direta disso.

    Minha aposta: Maior quantidade de plataformas no mercado.

    Para a Samsung, pode se tornar vantajoso fechar um acordo com a MS e fornecer mais uma plataforma, com um bom hardware. Também, é capaz que os próximos smartphones top deles sejam em Bada.

    Também é uma oportunidade boa pra Intel fechar uma parceria com alguma fabricante, oferecendo o Meego como um sistema que dará uma alternativa para o que vem por aí em Android.

    Os mais inteligentes farão como o pessoal da RIM, inventando alguma forma de migração rápida de Apps do Android para o Bada.

    Também vai ser muito interessante, nesse novo desafio, ver como o Google vai tratar a questão do Android ser “Open Source” (com muitas aspas). Se eles já reclamavam de fragmentação, se o código da versão mais recente já tinha sumido, o que será que vem por aí, agora que eles tentam copiar o modelo da Apple? Será que o Google irá dar features especiais aos seus Androids que a concorrência não terá?

    Rodrigo (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 9:50 am

    E muitos criticaram a Nokia por não partir para o lado do android

    Glauco (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 10:22 am

    [ironic mode on]
    A Google é boazinha, só pensa no bem coletivo.
    [ironic mode off]

    Tarcísio (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 10:22 am

    “A gigante, como especulado anteriormente, está interessada no mercado de hardware, e deverá investir pesado no setor.”

    ““Nós a compramos não só por causa das patentes”, admitiu Eric Schmidt, CEO da empresa, na última quinta-feira (1/09). “A Motorola, de fato, tem produtos excelentes”, completou.”

    Nenhuma novidade para mim. Quando comentei isso aqui me criticaram e disseram que a intenção era só fortalecer o Android com a aquisição das patentes, quanta ingenuidade… O mercado é bem diferente do sonho idealizado por muitos aqui, a Samsung que se cuide.

    Lauro César (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 10:31 am

    @Rodrigo não entendi a sua colocação… Qual foi a vantagem competitiva que a Nokia teve em se associar à microsoft e não a(o) Google? Ou melhor, qual a vantagem de se usar um software fechado, mesmo que se tenha “teóricamente” um tratamento diferenciado pelo seu produtor, tendo outro SO aberto (pelo menos muito mais que o da concorrente), com um ecossistema bastante mais popular e em que ele teria muito mais facilidade de imprimir a sua marca (ótimo hardware e SO). Além é claro de ter um plano B de primeríssima qualidade (Meego) que foi largado às traças devido ao acordo?

    Lauro César (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 10:36 am

    @Glauco quem pensa assim ou tem 5 anos ou tem idade mental próxima a isso. Mas não há como negar que a(o) Google tem uma postura bastante diferente de algumas empresas que conhecemos (Microsoft, Apple, Oracle), em relação ao mercado, aos usuários e ao software livre em geral. Não são santos, mas pelo menos são coerentes com o que “dizem” e apoiam bastante o mundo open Source(nem sempre se beneficiando diretamente disso, algumas vezes apenas com a boa imagem de “mecenas”).

    Lauro César (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 10:43 am

    @Tarcísio, concordo com você em partes: O mercado é realmente bastante diferente do sonho idealizado, mas não acredito que a(o) Google tome alguma atitude para prejudiar a Samsung ou qq outra empresa. Ela estaria prejudicando ao Android e a si mesma. Uma das maiores forças do Android ( e fonte tb de alguns problemas), é a sua disponibilidade nos mais diversos aparelhos dos mais diversos fabricantes, hora, se o Google começar a prejudicar seus parceiro (agora tb concorrentes), este ecossistema pode começar a ruir, e sabemos que a maior fonte de renda do Google não é nem vai ser com a venda de aparelhos, portanto seria um grande tiro no pé! Acredito que vão tentar direcionar mais o desenvolvimento para o que eles acreditam ser o melhor, nisso produzir tb o hardware deve ajudar bastante, mas é claro, ganhando dinheiro com isso também…

    ulisses paulino (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 10:47 am

    Notícia excelente para quem tem Motorola e boa para os dais, pois obriga as atualizaçöes por parte dos demais

    Tarcísio (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:06 am

    @Lauro César, como você se sentiria se os seus principais produtos e investimentos dependessem de uma plataforma desenvolvida e mantida por uma concorrente de peso, que acaba de afirma que “deverá investir pesado no setor.” Eu ficaria bastante preocupado.

    Não se trata aqui de uma crítica à plataforma Android, mas à mudança brusca no mercado que a Google provocou. Toda elas, pelo menos as maiores, já estão pensando num plano B. Ficar parado, confiando nas boas intenções de uma concorrente não dá. Por mais que goste a Google, devido o seu apoio ao softwares livre, não podemos esquecer que ela, assim como todas as outras empresas, tem interesses comerciais e precisa prestar conta a seus acionistas.

    A meu ver, a Google, com a aquisição da Motorola, “deixou na mão” “os parceiros” da plataforma Android. Todos foram pegues de surpresa.

    Quanto à Nokia e à Microsoft, pelo menos por enquanto, elas não são concorrentes diretas. Mas se isso mudar, a Nokia estará em maus lençóis devido ao que já conhecemos da Microsoft.

    Maikon (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:09 am

    Também acho que o Google não ganharia nada prejudicando a Samsung. Porém ainda assim acho que a Samsung é que perdeu a confiança. Apesar de eu achar que o que ela quer mesmo é ter garantia de que existirão produtos de qualidade com Android. (eu sei, pensamento ingênuo) Mas boa parte das fabricantes podem até não abandonar, mas vão ficar um pé atrás.

    Bom para a Intel, o MeeGo agora deslancha, creio eu. E também acho que ainda que com suas mancadas não dá para colocar o Google na mesma barca da Microsoft, Oracle, e Apple. Ele ajuda de fato o software livre, apenas mudam a rota quando acham conveniente… rsrs.

    A notícia não é nova, muita gente já tinha dito isso. Comprou pelas patentes e com certeza vai usar o hardware.

    Não quer dizer que a Motorola Mobility será uma concorrente imbatível ante a outros competidores que usem Android. É só a Google mantê-la como empresa separada.

    A opinião de comentaristas sobre o sistema da Microsoft é ridícula, querer se diferenciar com um produto que está disponível para qq fabricante que queira pagar o licenciamento é ridículo.

    O Android está disponível e é altamente customizável, além de ter enorme aceitação entre os consumidores, ao contrário do sistema da Microsoft. E além disso têm o pior, ter o imposto Microsoft, chova ou faça sol.

    Me parece que a Amazon, vai lançar um Android que não têm muita dependência da Google, o que seria impensável se fosse com o Windows CE (ou seja lá que nome tenha esse sisteminha hoje em dia).

    linuxer (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:20 am

    A Samsung nunca confiou em ninguém, tanto que mesmo usando o Android manteve o desenvolvimento do Bada. Se ela não confia no Google depois da compra da Motorola, acho difícil que ela confie na Microsoft depois do acordo com a Nokia (com certeza o acordo prevê uma prioridade para a MS no caso de venda da Nokia ou de parte dela) ou na Intel, fabricante de hardware.

    Bremm (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:37 am

    Não sei de vocês, mas o fato do Google ter adquirido a Motorola Mobility (parece Mobylette) não vai mudar o que eu penso com relação ao pós-venda da empresa. O mesmo digo da Sony e da Nokia, que colocam o cliente em segundo plano.

    Se o nível do que é oferecido na loja do Bada for o mesmo da loja para o Android, só valeria a pena baixar-se os dicionários. Por isso ainda aposto minhas fichas no Cyanogen trabalhando para a Samsung para que a mesma tenha um Android decente (e que principalmente, possua uma melhor gerência de energia).

    Spif (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:42 am

    @lauro cezar

    Me desculpe, mas isso de “O Google não vai prejudicar as outras empresas” é uma grande balela. A Motorola Mobility tem acionistas. Ela tem ações negociadas na bolsa(http://www.nyse.com/about/listed/lcddata.html?ticker=MMI&fq=D&ezd=1Y&index=5), e fechou o ano passado no vermelho (-79 milhões).

    A wikipedia fala isso da Motorola Mobility:
    “Motorola continued to experience a major crisis with its handset division, which recorded a $1.2 billion loss in Q4 2007. Its global market share had been continuously on the decline; from 18.4% of the market in 2007, it had a share of just 9.7% by 2008. In contrast, Motorola’s rivals flourished and by July 2007, its long chasing South Korean rival, Samsung Electronics, surpassed it as the new world’s 2nd largest handset maker – with a surge in market share in Q1 2008, Samsung now commands a large share of 16.4%.Motorola was on the verge of losing its weak 3rd place position to the fast rising South Korean multinational LG Electronics, which overtook Sony Ericsson in Q1 2008 with a strong increase in market share to 8.6%. In 2010, Motorola’s global market share had dropped to seventh place.”

    Comprar uma empresa no vermelho, gastando 12.5 Bilhões, pra manter ela no vermelho? Não acredito nisso.

    Nem a Samsung, que contratou o seu criador de Mod predileto e começou a impulsionar a plataforma Bada.

    O Futuro do Android ainda é muito incerto, mas com certeza vai haver muita concorrência e disputa.

    Lauro César (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:44 am

    @Tarcísio, com certeza eu teria um plano B, principalmente após esta compra. Mas isso não significa que eu mudaria tudo o que estou fazendo por conta disso, deixando minha parceria com a empresa que passou a ser também minha concorrente simplesmente porque ela também produz hardware. Isso se ela se manter como tem se mantido até agora: jogando limpo. Pois se a Samsung é a 2ª maior vendedora de smartphones atualmente, isso não se deve exclusivamente ao seu hardware, marketing etc. O Android tem grande parte neste sucesso e, acredito, continuará tendo por um bom tempo.

    Lauro César (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:48 am

    @Spif, mas quem vai manter a empresa no vermelho? O Google? Eu não disse isso? Quem disse? Eu apenas disse que a venda de hardware será mais uma fonte de renda para o Google, mas não será a mais importante. Mesmo porque sabemos que atualmente quem trabalha com capital intelectual, marketing e informação vale muito mais que qq um que trabalhe com equipamentos. Vide IBM, agora HP, etc.

    Lauro César (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:48 am

    Ah, esqueci de dizer o principal: serviços!

    Tarcísio (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 12:32 pm

    @Spif, meus pensamentos se alinham com os seus.

    A quem possa interessar,

    Procurem analisar este caso pelo ponto de vista do mercado. Esqueçam, por um breve momento que seja, a eterna briga Softwares Livres x ( Microsoft + Nokia + Apple etc.). Como tudo na vida, devemos ver os problemas de vários ângulos. Se não tivermos maturidade suficiente pra isso, ficaremos eternamente orbitando os 1% (vários dirão que o Android domina o seu seguimento, mas tudo bem, deu para passar o meu recado).

    A propósito, cadê o código fonte do Android 3.0, será que a Motorola já tem acesso (ou terá acesso privilegiado) a ele? Essa “pulga” ficará eternamente atrás da orelha dos “parceiros/concorrentes” da Google.

    Spif (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 1:46 pm

    @lauro

    Você tem que perceber qual é a mentalidade de uma corporação: Mesmo que o Google em sí faça dinheiro, o fato de uma divisão (Mobility) estar no vermelho, com mais gastos que lucro, é inadimissível.

    Pra equilibrar vai rolar muita venda de partes da empresa, muita demissão só pra manter ela no azul. Pesadelo de relações públicas.

    Além do quê, o Google vai querer o retorno desse dinheiro da compra no menor tempo possível. Isso é o que os acionistas do Google e da Motorola Mobility esperam. Sem isso eles começam a vender as ações, o que joga o preço no chão e sempre existe a possibilidade de perder o controle da empresa, nessa brincadeira.

    Eu duvido muito que o Google vai ficar se controlando pra não pisar nos outros.

    No caso da Samsung eu diria que quem tem c…liente, tem medo! Agora Google e Samsung (e HTC, etc) vendem Hardware e o mesmo Software, só que a Motoogle ou Googrola, em teoria, vai atualizar seu software com muito mais frequencia e qualidade (sem motoblur e similares) que os demais. Ou a Smsung e o resto acompanha e faz o que deveria estar fazendo desde o começo, que é respeitar o cliente, ou a divisão Mobility da google vai vender celular que nem Água (le-se Apple) mesmo.

    ps. meu Defy está com CM7 (2.3), mas espero que o Google atualize para 4.0, de preferencia ainda este ano! :D

    ps2. Espero que o Google acabe com esse negócio da Motorola de ROM travada que impede atualização (de maneira fácil) por terceiros.

    pimentel (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 2:59 pm

    Alguns se perguntam: Como Sansung,HTC e outras vão confiar no Android se o Google agora atua também no hardware?

    Agora todos correrão para os braços da Microsoft!!! dizem o povo em coro.

    Agora eu tenho uma pergunta curiosa: Se os fabricantes não confiam mais no Google devido a aquisição da Motorola, então porque confiariam na Microsoft se a Nokia já é praticamente dela? Só falta o anúncio oficial…

    Spif (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 5:00 pm

    @pimentel, Históricamente a MS não se mete com hardware. Pra eles simplesmente não faz sentido. Ela prefere entregar SO para os fabricantes de hardware. O único Hw deles que funcionou foi o Xbox. Mouses e etc são só com a marca da MS, mas a fabricação é de terceiros.

    A MS não é uma opção para o que eles querem fazer. Não existe vantagem entre um Bada ou Symbian para um Windows Phone 7, diretamente. Eu acho que um player que pode se mostrar mais confiável seria a Intel com o Meego.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 5:41 pm

    @pimentel,

    “Agora todos correrão para os braços da Microsoft!!! dizem o povo em coro.”

    Você está sendo extremista, não vi ninguém aqui afirmando isso. Acredito que os demais fabricantes irão procurar outras soluções (plano B), nem Google/Motorola, nem Microsoft. No entanto, nem todas terão cacife para isso.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 5:44 pm

    Meego não tem desenvolvedores nem aplicativos como as outras plataformas, e nada até hoje indica que esse cenário vai mudar. Está no caminho do WebOS, infelizmente.

    E o pessoal esquece que a Samsung, LG e Sony trabalham com o Google, tendo profissionais e executivos de uma empresa dentro da outra e vice versa. Não são igual nós, que especulam as coisas de fora, pensando em qual o próximo passo. Podem perguntar direto na fonte.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 5:46 pm

    Essa idéia de “Google virou concorrente, então vou pro Windows Phone” só faz sentido na cabeça do Elop, o cavalo de tróia, que lançou a tese.

    A Nokia só não formalizou ser propriedade da MS para continuar com esse discurso. Como sempre, MS adora um proxy.

    Então partir para Windows seria: para fugir de um concorrente, vou para outro concorrente.

    No mais, se for para fugir (que nem vejo motivo sólido), tomara que seja com Meego. Embora eu duvide.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 5:50 pm

    Marcos

    “E o pessoal esquece que a Samsung, LG e Sony trabalham com o Google, tendo profissionais e executivos de uma empresa dentro da outra e vice versa. Não são igual nós, que especulam as coisas de fora, pensando em qual o próximo passo. Podem perguntar direto na fonte.”

    Pois é, para mim está tudo com uma cara de exagero gerado por fora. Se Elop fez isso as claras, deve ter muita gente fazendo estilo Apple, contratar assessor de imprensa distribuidor de FUD.

    Qual seria o sentido do Google gastar uma baba para defender seu sistema e de uma hora pra outra sair atacando os parceiros?

    Spif (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 8:06 pm

    Idéia fixa esse papo de Elop, hein?

    Mas isso não é a discussão aqui. O papo é: O Google vai dominar ou não ou mercado, esmagando seus “parceiros”.

    Vale ter uma coisa em mente, que vai deixar os fanboys muito nervosos (mas, por favor, se segurem): O Google já fez isso antes, com a Mozilla. O Firefox era o parceirão, amigão… e hoje em dia queimam um dinheiro legal pagando propaganda do navegador do Google.

    @marcos devia se lembrar do caso da RIM, que vai se utilizar dos desenvolvedores Android, compatibilizando a plataforma deles. O Meego pode muito bem usufruir da mesma estratégia.

    pimentel (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 9:21 pm

    Eu penso que o sujeito sendo fanboy ou não,jamais poderia ficar nervoso com fatos,contra fatos não há argumentos, é verdade sim que a Mozilla era parceira do Google, mas essa parceria não incluia uma cláusula dando plenos poderes para que o Google decidisse o que bem entendesse na Mozilla, pra isso foi criado o Chrome, hoje o Google faz o que quer no Chrome, coisas que não poderiam fazer com o Firefox, pois parceria significa cumplicidade entre as partes e não imposição de uma delas. Atualmente a Mozilla espontaneamente anda até copiando o Chrome, se fosse algo imposto teria dado até briga.

    Talvez o mesmo pode estar acontecendo agora com o Android e suas atualizações, o Google não pode obrigar seus parceiros a atualizarem o Android com regularidade, mas pode de alguma forma estimulá- los a isso.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/09/2011 às 11:49 pm

    Concordo com o Pimentel.

    Sem falar que o Google ainda paga à Mozilla pra manter a função de busca default no FF, e com isso é a maior fonte de receita da fundação. Se fosse o ‘evil’ que os haters tanto falam, bastaria não renovar o contrato pra ver a fundação falir de vez.

    E quanto ao Meego portar o dalvik, até agora não vi movimento nenhum dele nesse sentido. E nem sei se vai funcionar com a RIM, que os acionistas estão até pressionando pra se colocar a venda.

    stu (usuário não registrado) em 7/09/2011 às 12:19 am

    Concordo com o Pimentel também. O google vai terminar obrigando as parceiras a adotar certas medidas que elas não vinham tomando, como atualizar o sistema mais rapidamente. Enquanto os consumidores quiserem celulares com android então os concorrentes terão que prover o mercado com aparelhos usando esse sistema.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 7/09/2011 às 8:57 am

    @Marcos, já existe um porte funcional do Dalvik pro Meego, mas creio que não seja de código aberto – Alien Dalvik:
    http://www.youtube.com/watch?v=mXWEyKjwk2g

    Já é possível criar aplicações em Qt pro Android e em breve será possível aplicações do dalvik em outras plataformas, como meego (ou mesmo desktop). O problema maior aqui seria a loja de aplicativos.

    Realmente gostaria que o meego fosse para frente, pois trata-se de um verdadeiro Linux móvel e talvez o último dos guerreiros e o único que mantém a ideia de sempre ser um software livre.

    Spif (usuário não registrado) em 7/09/2011 às 9:05 am

    @Marcos, o deal do Google com a Mozilla não é caridade, como os fanboys acham.

    Fato: o Firefox ainda tem 30% da internet. Fato: 30% dos navegadores da internet utilizando a busca do Google, por padrão, é um ótimo negócio. Fato: Através das pesquisas, monitorar os hábitos de navegação de 30% dos usuários da internet é um ótimo negócio. Fato: A Microsoft mais que gostaria de meter o Bing nesse market share considerável, e alguns dentro da Mozilla já pensam muito nessa idéia (http://www.theregister.co.uk/2009/12/11/dotzler_on_schmidtt/).

    Sobre a integração do Meego com os Apps android, é uma idéia de como podem sanar o problema de Apps para o sistema utilizar, sem precisar treinar desenvolvedores pra isso. Se eu trabalhasse na Intel, com certeza daria essa idéia. Diabos, eu proporia comprar uma parte da RIM só pra isso.

    @Pimentel, não vou entrar no mérito do firefox, pois esta não é a discussão, mas o por ser Open Source (de verdade, não como o android) o Google poderia dar tantos pitacos quanto quisesse, se tivessem bom senso. Ele preferiu largar tudo e fazer o dele.

    O Problema de atualizações regulares de Android é que os fabricantes vendem Telefones. A Apple, por exemplo, vende 1 smartphone com design superior. A diferença entre ele é similar entre a GM e a Porsche. Uma tem carros de luxo, a outra é especializada em carros de luxo. É uma questão de escala.

    Para os fabricantes não é interessante manter engenheiros trabalhando na linha de suporte à um produto, quando eles lançam 5 por ano. Mas, como no caso da Apple, é simples manter o suporte à um produto que tem 4 versões de 2007 pra cá.

    Eu não acho que a entrada do Google nesse mercado vá impulsionar as atualizações seguidas. Oras, se eles não modificarem o funcionamento da motorola, nem eles vão lançar mais que 1 atualização.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 7/09/2011 às 9:48 am

    “é verdade sim que a Mozilla era parceira do Google, mas essa parceria não incluia uma cláusula dando plenos poderes para que o Google
    ..

    pra isso foi criado o Chrome, hoje o Google faz o que quer no Chrome,”

    Bem lembrado pelo Pimentel. Na época também já muitos disseram que era um ataque direto do Google.

    Mas os Haters do Google acham que qualquer interpretação diferente da pior possível, é errada. Não se pode levar muito a sério.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 7/09/2011 às 10:40 am

    Pimentel, perfeito.

    O resto é conversa, já falei uma vez aqui e volto a falar de novo:

    “O google gosta de lançar tendências”. Pra eles é mais importante estar na vanguarda do que ser a vanguarda. Foi assim com o Chrome, Docs e etc.

    Se o IOS fosse um sistema aberto, será que isso impediria a apple (apesar de ter um modelo de negócio diferente) de lançar iphones e ipads???

    Ou vou mais além, será que se há apple em um momento de insanidade ou sanidade, resolvesse abrir o código do IOS todos os outros fabricantes de hardware abrir iriam mão de lançar celulares e tablets com o sistema da maçã? O que vocês iam ver de iphone genérico não estaria no gibi.

    O Google pensou muito bem nessa compra, sabe que vai obrigar seus parceiros a atualizarem o Android, ou fazem isso ou perdem mercado para a “Google mobile”.

    E pra fechar. Todos têm um plano B: samsung, nokia, Google, apple, microsoft e etc. São empresas e seu ritmo gira em cima do lucro.

Este post é antigo (2011-09-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.