Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Galaxy S II: a GPU mais poderosa (entre os Androids)

Segundo o teste da Anandtech, a unidade de processamento gráfico (o cérebro daquilo que no século XX nos acostumamos a chamar de “placa de vídeo”) quad-core Mali-400 presente no aparelho tem quase o dobro da velocidade do Android mais próximo a ela (seja fone, tablet ou foblet), e quase a metade da do iPad 2.

via gizmodo.com.br:

O Galaxy S II foi testado usando o GLBenchmark 2.1, e marcou 42.5 pontos. Para efeito de comparação, o Samsung Infuse 4G marcou 25.5 pontos, enquanto o Galaxy Tab 10.1 atingiu apenas 20.8 pontos. O iPad 2, da Apple, que roda o chipset mais recente da empresa, anotou 85.7 pontos.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 8:33 am

    Uma coisa que pode ser aprendida nessa comparação: Como o Galaxy tab, por sua vez, é inferior ao iPad2.

    Junin (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 8:53 am

    “o cérebro daquilo que no século XX nos acostumamos a chamar de ‘placa de vídeo’” não conseguia para de rir quando terminei de ler a frase.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 9:41 am

    Ouaaa! Isso que eu chamo de “por no bolso”! O iPad 2 pôs todos os concorrentes no bolso! E pelo que parece o processador do iPad 2 estará no iPhone 5.

    Esse pessoal sempre compara a geração atual do hardware(android) com o hardware(apple) antigo! Estão sempre comendo poeira!

    fdgy677e46 (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 9:56 am

    O SII é o smart mais potente do momento. Sem muita novidade.
    Pena não terem incluido o xoom da motorola, queria ver uma referencia para ver qual a diferença…

    Leandro Alves (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 9:58 am

    Muito interessante esse benchmark, eu não sabia que tinham programas de benchmark com versão para Android e iOS.
    Alguém já chegou a ver algum benchmark comparando o processador de aparelhos Android com iPhone? Afinal vários aparelhos Android já possuem processador dual core, e gostaria de saber se eles realmente têm vantagem em poder de processamento.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 10:04 am

    A maior partes dos testes que fizeram sao do glbenchmark, que tem um site da onde vc pode acessar o database deles e comparar outros tablets/smartfones

    http://www.glbenchmark.com/compare.jsp?benchmark=glpro21&showhide=true&certified_only=1&D1=Samsung%20GT-i9100%20Galaxy%20S2&D2=Apple%20iPad%202

    Wilson (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 10:40 am

    Rodrigo, o iPhone 5 ainda não foi lançado pela Apple. Como ele poderia entrar no teste? Se for pensar em lançamentos futuros, acho melhor a Apple se preocupar com o chip Nvidia Tegra 3 que será lançado ainda esse ano e, em breve, entrará nos smartphones e tablets Android hi-end. Pelas especificações como 4 núcleos de processamento, 20 núcleos gráficos, desempenho 5x maior que o Tegra 2. Ao que tudo indica, a Apple vai ter que melhorar bastante o atual chip do iPad 2 e do futuro iPhone 5 para chegar perto do Tegra 3.
    http://www.hardware.com.br/noticias/2011-02/nvidia-tegra3.html
    e
    http://www.hardware.com.br/noticias/2011-05/nvidia-kalel-demo.html

    Spif (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 11:18 am

    Nossa! 4 núcleos de processamento! 20 Núcleos gráficos! Tudo isso pra você atender ligações, receber e-mails, acessar a internet numa telinha rídicula, tirar fotos com uma câmera bisonha e ficar grudado no Twitter e Facebook.

    Não consigo imaginar como o pessoal conseguia usar um smartfone antes disso tudo.

    (Todos os dias milhares de árvores são cortadas para criar plaquinhas com “sarcasmo” escrito. Faça a sua parte pelo meio-ambiente, entenda o post para que eu não precise criar mais uma.)

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 11:31 am

    E viva a concorrência :)

    sergio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 11:37 am

    Ok, eu tambem não tenho apple, mas uma coisa seja dita, O Jobs, está com tudo.. ele ainda deve ter uns 3 modelos “na gaveta” esperando pela concorrencia, dinheiro é o que nao falta: a Apple tem mais $$$ em caixa que o governo dos EUA. o melhor concorrente, chega na metade do desempenho???

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 11:39 am

    E desde quando ter dinheiro quer dizer algo ? A microsoft tem dinheiro e o WP7 é o melhor ?

    Flavio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 12:00 pm

    A imagem mostrada é uma única em que o iPad2 ganhou mais. Outros testes comparados com o Samsung Galaxy S2 por exemplo, mostra que o mesmo empata ou ganha do iPad2. Sou contra posts tendenciados, vamos ver os testes completos, aqui dá pra escolher os aparelhos que quiserem pra comparar:
    http://www.glbenchmark.com/compare.jsp?benchmark=glpro21&showhide=true&certified_only=1&D1=Apple%20iPad%202&D2=Samsung%20GT-i9100%20Galaxy%20S2&D3=LG%20P990%20Optimus%202X&D4=Apple%20iPhone%204
    Realmente a GPU do iPad2 é a mais nova, portanto é bem rápida, mas existem outras no forno, como o mencionado Tegra 3.
    Caro Spif, Smartphone não é celular, é muito mais que isso.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 12:15 pm

    Parece o mesmo problema do Linux vs Windows de sempre: não ganha nunca porque pessoas precisam de games. E games precisam de GPU.

    Bem, eu já perdi cerca de 30 anos de minha vida babando em frente à caixa idiota ou games. Hoje só quero ler, escrever,ouvir música e desenhar/pintar. Qualquer Android dá mais que conta do recado.

    Eu acho que desvio mesmo seria alguém ver um post mostrando a GPU do Galaxy S II como a mais rápida entre todos os androids (e apresentando desempenhos superiores e inferiores de outra plataforma do mesmo mercado como referência) como se fosse algo negativo, contrário ao aparelho, inapropriado por apresentar só uma parte do equipamento (e não ele completo) ou não representativo da vantagem que se busca demonstrar.

    O conjunto completo de indicadores do GLBenchmark continua mostrando que a GPU do Galaxy S II é muito mais rápida do que a de outro Android selecionado, e eu acho que a escolha do novo e exigente indicador Egypt 720p offscreen pela AnandTech é bem indicativa da conclusão positiva a respeito da GPU do Galaxy S II que ela ilustra: nas situações do dia-a-dia vários chips se aproximam, mas em uma situação que permite exibir desempenho superior, ele deixou os outros Androids na poeira.

    Escolher a grande variedade de benchmarks de operação trivial, desprezando as diferenças exibidas em benchmarks de operações de alto grau de exigência, para tentar apresentar que há diferença de desempenho seria mais ou menos como testar o desempenho do motor de automóveis em rodovias sujeitas ao tráfego, desprezando os resultados obtidos em testes controlados em pistas de automobilismo, e levaria à conclusão (aí sim desviada do objetivo de testar o motor) de que o Fiat 147 tem desempenho equivalente ao Landau e à Ferrari, pois todos eles andam no engarrafamento a 20km/h, passam confortavelmente pela lombada a 30km/h, acionam o vidro elétrico completamente em 14 segundos e saem da garagem em cerca de 20 segundos.

    @sergio, você está comparando tablets com celulares. Se for olhar apenas smartphones, vai ver que a Apple está bem pra trás em hardware.

    E em tablets a distância já começou a diminuir.

    erico (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 1:40 pm

    não achei a presença de smartphones desmedida, principalmente após o altrix e o que pode fazer. Mas a ausência do XOOm foi de lascar

    erico (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 1:50 pm

    @spif, o bill também já disse que a gente nunca ia precisar de mais do que 512k

    Spif (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 3:43 pm

    @erico, true. Mas longe de mim querer repetir a gafe atribuída à ele.

    O problema é que cada vez tem hardwares mais e mais possantes, mas o próprio android não dá conta de susbstituir um laptop. Eu passei um final de semana com meu tablet e fiquei muito desanimado.

    O mais próximo disso foi o Atrix. Mas mesmo assim era meio esquisito.

    O problema é essa coisa ridícula de ter um hardware insano, pra jogar Angry Birds. Pra acessar um navegador que é horrível para trabalhar com abas. Versões mobile dos sites. Muito limitado.

    Xinuo (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 6:10 pm

    @Spif, vc fala que não é necessário ter 4 cores num smartphone e depois vem falar do Atrix…

    Uma das coisas que o Atrix faz é rodar um Ubuntu numa VM, com direito a rodar tudo que roda num Ubuntu, Firefox inclusive (se é que entendi direito o que propagandeiam, pois nunca usei um). Penso que quanto mais cores, memória e velocidade, melhor será a experiência.

    Vi uma crítica dizendo que fica um pouco lenta essa emulação, mas é aceitável.

    Em sua opinião o que seria necessário para rodar melhor?

    Ou vc acha que essa feature não seria necessária num smartphone?

    claudio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 7:47 pm

    Comparar um processador de video de um smartphone, alimentado por uma bateriazinha, com o de um tablet grande? Quanta covardia, cara… E que eu saiba, o próximo iPhone ainda é vapor.

    Rodrigo Messias (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 7:50 pm

    Wilson, o iPhone 5 ainda não foi lançado, mas o chip A5 já! Ele está no iPad2 mostrado na tabela acima! Eu só fiz uma referencia ao iPhone porque queria comparar Galaxy S II com outro smartphone, e não tablet…

    Quanto a algo estar no forno… saiba que a Apple tb tem projetos no forno… e viva a concorrência!!! É isso mesmo, quando mais concorrência melhor pra gente que tem opção de escolha. Já pensou se tivéssemos apenas Android? Ou então apenas iOS? Seria muito chato e não haveria melhorias na velocidade que estamos vendo!

    Laércio Kolb (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 8:33 pm

    Agora o tamanho do dispositivo e da bateria são o segredo pra GPUs rápidas? Avisa pro Galaxy Tab 10.1 ali do meio do gráfico então que ele tá bem fora do lugar, com metade dos FPS do S 2! kkk

    claudio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 8:45 pm

    Se vc acelera a GPU ao topo do seu potencial, gasta mais energia.

    Spif (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 8:54 pm

    @Xinuo, eu acho que ou você tem um computador portátil ou você tem um smartfone. O que eu ví num Atrix foi um netbook com android (estava assim quando eu testei em lojas).

    O Atrix vira um netbook. Daí é interessante. Você doca ele, digamos, numa televisão e casa um teclado e mouse, BAM, ele é um computador. Isso é legal, você tem o seu computador com vc sempre, no bolso, podendo usar em qualquer lugar. Acho válido e útil, até um ponto.

    Mas aí a Samsung vem e faz um smartfone com uma potência visual incrível e projeta ela numa tela decepcionante de 4.3″.

    Daí o pessoal fala: UAU, melhor que o iPhone 4. Mas quem tem o iPhone 4 faz exatamente o mesmo que o dono do Galaxy SII. Navega na Internet, dumb videos no youtube, twitter, facebook e e-mail.

    Comparando o preço: O GSII custa R$ 2k e o iPhone 4 custa R$ 1.7k. Agora, pare de pensar ideologicamente (o que por si só é bobagem, já que o Android não é livre, de verdade) e responda: 300 reais te fazem falta?

    Eu não consigo ver o que a Samsung acha interessante. Sinceramente. Por favor, se você notar, me esclareça.

    Laércio Kolb (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 9:03 pm

    Claro, o grande e bem alimentado Galaxy Tab com metade dos FPS do S 2 no gráfico deve ser algum erro do revisor.

    claudio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 10:05 pm

    O Galaxy Tab foi pra rua antes do SII, foi um dos primeiros tablets de segunda geração. Pegue o GPU do SII, leve-o ao seu melhor desempenho com energia suficiente e vejamos o resultado.

    claudio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 10:13 pm

    @Spif, se eu tiver dinheiro suficiente pra gastar, claro que vou querer o melhor hardware. Como não tenho tanto, fiquei com o Ace que tem uma excelente relação custo-benefício. E tb é da Samsung.

    Pra fazer essas coisas que vc falou um Android baratinho faz tb. Mais barato que o iPhone. A mesma conversa que vc usou pode ser reaproveitada.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 10:36 pm

    O Atrix no dock virou o netbook mais caro já lançado. É o pior dos dois mundos.

    Spif (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 10:52 pm

    @claudio, claro. Eu uso android por que é mais barato, e não quero dar 2k em um smartphone. (Caras, eu uso 3 androids diferentes em 3 devices diferentes.)

    Mas agora considere a sua lógica do “melhor hardware”. Eu posso traçar o seguinte paralelo: Eu tenho dinheiro pra gastar, então vou comprar um roteador cisco pra usar no link de 128KB que eu tenho em casa. Percebe? Qualquer D-Link faz o serviço igual para o efeito final: conectar a internet.

    Isso que eu não entendo nesse Hw da Samsung. Grande chips, sem nada para usar. Tipo um Marvin, só que voltado para os gráficos.

    Claudio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 10:58 pm

    @Marcos, nisso eu sou obrigado a concordar com você. Mas foi uma ideia ousada, de fato. Quem sabe não vem por aí algo realmente bom graças à tecnologia desenvolvida nele?

    O Atrix é um celular poderoso e intimidador. Infelizmente, ficou em segundo lugar porque a Samsung provou que podia fazer melhor, mesmo sem arriscar um conceito novo. Acho que essa é a aposta deles: maximizar o que sabem fazer melhor atualmente: hardware.

    Laércio Kolb (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 11:12 pm

    Não, o Galaxy Tab 10.1 com Tegra 2 de 1ghz bem no meio do gráfico foi lançado em junho, mais de um mês depois do lançamento do S 2.

    Claudio (usuário não registrado) em 13/09/2011 às 11:46 pm

    Não se trata de comparar a data do Galaxy Tab em relação ao SII e sim compará-lo em relação à tecnologia usada em outros tablets (ou seja, à tecnologia Tegra atualmente disponível).

    Resumindo a intenção para acabar com o ping-pong: não dá pra comparar laranjas com bananas. Compare Tablets com Tablets, celulares com celulares. E não se compare um celular real (SII) com a promessa de um celular (iPhone 5).

    Laércio Kolb (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 12:44 am

    É, não se trata mesmo de comparar, mas de refutar, quem comparou datas (erradas) foi você.

    E eu não acho que a Samsung lançou em junho um tablet com tecnologia atrasada. Ela lançou com tecnologia tão boa quanto conseguiu, incluindo uma GPU não tão afinada quanto a do S 2 dela mesma ou do iPad 2 lançado em março, mas mesmo assim bem boa, com resultado melhor que a do Xoom, por exemplo.

    O comparativo é de GPUs de dispositivos mobile com GPUs de dispositivos mobile. Que bom que hoje elas podem ser usadas em mais de uma classe, e que mesmo dispositivos de menor porte conseguem ter desempenho maior de GPU do que outros de porte maior lançados mais tarde.

    Resumindo a conclusão pra acabar com o ping-pong: tanto seu argumento baseado em datas quanto seu argumento à piedade dizendo que é “covardia” comparar a GPU do S 2 com a do iPad 2 por causa do tamanho e bateria são falsos, e está aí o exemplo do Galaxy Tab 10.1 lançado depois do S 2 e do iPad 2 pra mostrar. E eu nunca comparei nada com o iPhone 5.

    Além disso, querer desqualificar um comparativo que devia ser comemorado, em que o S 2 e o Galaxy Tab se saíram tão bem, só porque mostra também que eles não são os campeões absolutos parece meio sem sentido.

    lapis (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 2:30 am

    O pessoal esquece também da parte do software né ?!
    Android é feito para vários dispositivos.E com toda essa abertura e portabilidade é paga com falta de otimização do software.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 9:41 am

    Tou com um Galaxy Tab e a experiência de uso tem sido tão ruim que assim que possível vou comprar um iPad. Vou usar o Galaxy somente para testar os apps que desenvolvo.

    O bicho engasga sem razão aparente, trava quando a bateria está baixa e já rebootou do nada 2 vezes. Além do fato de que a falta de padronização interna faz o desenvolvimento ser menos simples do que poderia…

Este post é antigo (2011-09-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.