Fedora 15
Enviado por Lenno Azevedo (lennoazevedoΘfedoraproject·org):
O Fedora 15 traz diversos recursos que representam melhorias significativas em relação às versões anteiores. Uma das novidades mais aguardadas é a inclusão do GNOME 3 como ambiente de trabalho padrão. O Fedora é a primeira grande distribuição a integrar por completo a nova versão do GNOME. Além disso, foi desenvolvido um novo sistema para o gerenciamento de serviços do sistema, o systemd. Essa inovação é capaz de tirar proveito de múltiplos processadores por meio do paralelismo, a fim de reduzir o tempo de inicialização e desligamento.
A nova versão traz o LibreOffice como suíte padrão de aplicativos de escritório, em substituição ao OpenOffice.org. Além de incluir o KDE 4.6, suporte à configuração dinâmica de firewall, GCC 4.6, Python 3.2 e Rails 3.05.
Ainda nesta semana será realizada a Confererência de Usuários de Desenvolvedores do Fedora no Panamá, para dar prosseguimento aos planos e iniciativas para a próxima versão. Baixe aqui o seu Fedora 15!” [referência: projetofedora.org]
Faltanto menos de 1horas para o fim do download!!!
Como sempre testando as melhores distros pra ver se alguma me tira do kubuntu.
instalei no meu notebook, e me supreendi pois não encontrei o libreoffice, tem que instalar, houve travamentos aleatórios e não gostei para desligar o notebook, os icones são muito grande, tenho que testar com mais calma ,o fedora 15 não é para iniciantes…..na minha opnião o ubuntu 11.04 ganhou………..
@wagner, concordo contigo que fedora, seja lá qual for a versão, não é para iniciantes.
Queria saber qual o público exato dos usuários do Fedora.
ops… mentira detectada: “O Fedora é a primeira grande distribuição a integrar por completo a nova versão do GNOME”
@wagner, @Carlos Felipe,
O público alvo do Fedora é amplo, mas fica evidente que muitos o utilizam para desenvolver novas tecnologias e entusiastas que querem testar novidades. Testei hoje o GNOME 3 Shell e o ambiente GNOME. Minha preocupação é falta/ocultação de opções de configuração. Agora há pouco não conseguir configurar a rede com fio com IP fixo utilizando o System Settings -> Network. Quando eu ativo a rede “Wired” naquele botãozinho estilo ON/OFF, quando ativo com o ON, ele vai tentar buscar direto algum serviço DHCP. O botão “Opção/Option” mais abaixo só fica inativo, e era nele que temos acesso a outras opções de rede cabeada, mas fazer o quê né. Contornando o problema, fui ao fórum do projeto e achei uma mensagem, tradução livre: “vai ao terminal e digite nm-connection-editor”. Beleza, entrou numa telinha familiar do GNOME 2. Depois de configurar o IP fixo, até o botão ficou ativo. Isso é um bug sério. Isso é normal no Fedora, o usuário recorre a fórum e muitas vezes consegue o que quer, mas fico imaginado outro público.
Já com o KDE 4.6, consegui conectar a redes sem fio sem dificuldade como aconteceu na versão 14 onde foi mais fácil trocar o applet do KDE (plasma-network-manager) pelo applet do GNOME 2 (nm-applet). Vai entender!
No final, depois de uma horinha de ajuste, se não houver atualizações-bomba durante o tempo de vida, ele fica redondo. Esse estilo Fedora eu gosto, mas hoje uso Mandriva (único a rodar bem de primeira num notebook) e Debian nas máquinas de produção.
Bom eu testei um pouco o Fedora pelo liveCD, (testei em um Phenom 8450 4Gb de Ram e vídeo Geforce 6150SE nForce 430) simplesmente muito rápido o gnome3 você clica e já aparece (comparando com o ubuntu 11.04 com unity) o gnome3 e bem mais rápido, porem o feroda apresentou uma crash mais o sistema não travou e realmente ele vem sem o libreoffice.
Já no meu note da sim+ (core i3) o fedora 15 não reconheceu o wireless (JM micron) porem ficou muito rápido também, mais continuarei com o ubuntu 11.04 (que reconheceu todo o hardware) e gnome classic mesmo (até o unity ficar mais ligeiro).
Para quem quiser testar o gnome3 acredito que o fedora é uma excelente opção e fora a chance de se aprender a lidar com o fedora.
Muito bom, e muito fácil de usar e instalar. Parabéns à equipe do Fedora, e quanto ao mimimi acima, sem comentários, lamentável, isso nunca irá mudar.
Já tinha a versão beta rodando no meu note, sem nenhum problema. Não vou falar mal da outras distros, acima de tudo é linux, mas não troco o Fedora no Desktop por nenhuma outra distro, sou usuário linux desde 1998,e acompanho o Fedora desde o FC1. Boa evolução e foi muito bom acompanhar todo esse processo, dessa que é uma das melhores distros Linux.
Muito bom, baixei o DVD. Utilizo o Fedora mas não podemos deixar de observar que Ubuntu é uma baita live cd, ainda é o rei dos livecd.
Muito bom, fazendo upgrade nos meus Desktops depois.
Muito bom o download, muito rápido. Baixei esses dias o Ubuntu e foi um stress. Parece mais organizado o projeto Fedora.
Já uso o beta, acabei de instalar em 2 notes e tudo ok.
Obrigado ao empenho da equipe do Fedora.
Legal, mais uma distro Linux evoluindo. Parabéns ao trabalho deles.
Da comunidade de usuários geeks para os PCs e dispositivos móveis comerciais, com suporte em português – podemos ainda chamar de um abismo?
Muito boa essa release do Fedora, já estou utilizando desde o beta e está ótima, muito melhor que o Unity + Ubuntu 11.04.
Muito bom o fedora 15, quanto a gnome 3, kde e etc. vou por o e16 então nem me preocupo com isso, mas ruim não deve ser.
muito legal as inovações que nunca param, e louco para ver como vai ser o fedora 16.
parabéns a turma que desenvolve esse OS de primeira linha.
e Parabéns também para quem usa ubuntu ou outra distro qualquer. pelo menos usa linux.
[]‘s
“Como sempre testando as melhores distros pra ver se alguma me tira do kubuntu.”
Então deixe-me ver, você gosta do kubuntu ao ponto de não deixar o mesmo por outras distros mesmo que essas são, em sua opinião, melhores que o kubuntu? Então o kubuntu é bom ou não?
Redundante!
Boa noite caros colegas. Alguém testou o fedora 15 com XFCE???
GRATO.
LUCAS
“Então deixe-me ver, você gosta do kubuntu ao ponto de não deixar o mesmo por outras distros mesmo que essas são, em sua opinião, melhores que o kubuntu? Então o kubuntu é bom ou não?”
Nao concordo com ele, nem com voce…
Quando ele disse que gosta do kubuntu ao ponto de nao deixar o mesmo por outras distros?
Quando disse que elas sao melhores que o kubuntu?
Ele disse “as melhores”… Pode estar falando das 200 melhores…
Pessoal, vamos parar com esse negocio de parcialidade…
E vamos parar de mimimi-minha-distro-eh-melhor
usei o Fedora beta e tava muito bom o Gnome. 500x melhor que o unity.
Gostei muito do Gnome 3, mas a falta de um configurador é realmente muito triste. Quem precisa de um desktop são, melhor fazer downgrade para o 2.32, ou adotar o XFCE como alternativa.
Winds of change.
Instalei Fedora 15 para ver os prós e os contras. Como sou desenvolvedor do Ekaaty Linux e precisava ver os problemas e melhorias do FEdora 15, vi que realmente melhrou muito em relação ao fedora 14. Porém problemas e problemas aconteceram. 1- Compatibilidade com Wireless Ruim. Bug que ja esta resolvido no bugzilla. 2- PAra que informar que avi não roda e pedir que o mesmo seja instalado se não diz ao usuário final como faze-lo? 3- Quando vai existir uma tela de desligamento no fedora? Eu briguei por anos quando era embaixador e até hoje nada? A sim um detalhe, fui informado que o fedora não foi feito para usuário final… então foi feito para desenvolvedores? Parabens aos guerreiros que ainda lutam para que o projeto fedora faça a diferença aqui no brasil. Abraços.
@Droid: ops… mentira detectada: “O Fedora é a primeira grande distribuição a integrar por completo a nova versão do GNOME”
Então me diga qual foi a primeira distribuição a integrar por completo a nova versão do GNOME? (GNOME com o shell original, não o Unity).
Ja ta rodando no hd .. :P
Visão do Fedora 15. Péssimo. Após perder 4 midias e gravar em programas diferentes, simplesmente o Fedora não instala em meu notebook. O Erro existente é o EDD. Coloquei as opçõew no kernel edd=off e edd=skipmbr e mesmo assim o sistema não sobe. Vejoq ue o problema esta no grub do sistema. ISso ja é um ponto negativo pois como usuário avançado não me preocupo vou dar meu jeito, agora pense o usuário final? Falha grave nos desenvolvedores…
Uso com Xfce e acabei de substituir o Xubuntu 64 bits (que está ótimo, por sinal), pelo F15 64 bits. Maravilhoso. Ótima distribuição para o XFCE. Claro, após alguns toques pessoais, como o freetype-freeworld, skype e outros para melhorar a experiência de desktop. Apesar de gostar do apt e do look da Canonical, nada se compara aos delta rpms (talvez o conary, do Foresight).
Fedora como sempre detonando!
Único problema são os repositorios rpmfusion e easylife q não sei o pq não acompanharam a atualização!