Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Expresso em Nuvem: Serpro apresenta sistema de comunicação e agenda – convite aos leitores

Pelas minhas contas, é pelo menos a terceira vez que o Serpro apresenta o Expresso em Nuvem (veja a do FISL e a de novembro), sucessor do Expresso originado na Celepar (com base no código do alemão e-groupware) para suceder o controvertido Direto, da Procergs.

Segundo o anúncio de novembro, “O Expresso em Nuvem será comercializado como um cardápio de serviços no qual o cliente escolherá, de forma simples, o que precisa. O modelo de cobrança será simplificado e, basicamente, se dará a partir da capacidade de armazenamento que o cliente solicitar e da quantidade de aplicativos selecionados.”

A nota da Info também informa que este novo Expresso em Nuvem é “uma solução desenvolvida em código aberto”, e nossos leitores do Serpro e da Dataprev estão convidados desde já a comentar dando mais detalhes sobre esta abertura, eventuais repositórios contendo o código e as instruções de instalação, os detalhes sobre as ferramentas, componentes e infra-estrutura livres empregadas no projeto (o SGBD utilizado, por exemplo), e outros detalhes que possam reforçar o orgulho da comunidade pelo grau de emprego de soluções livres nas soluções governamentais do nosso país!

Trecho inicial da Info:

O Serpro apresentou em conjunto com a Dataprev, ontem, em Brasília, o Expresso em Nuvem, primeiro serviço de computação em nuvem do governo brasileiro.

De acordo com as empresas de tecnologia, o objetivo da nova plataforma é ser uma suíte de comunicação completa, que agregue correio eletrônico, agenda, mensagens instantâneas, serviços VoIP, workflow, diretório único de governo, bem como a sincronização de mensagens e agenda com dispositivos móveis,  a todas as instituições públicas, independente do tamanho, desde pequenas prefeituras a grandes ministérios. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre Moura (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 9:09 am

    O Expresso em Nuvem não é uma nova versão do Expresso Livre. É um modelo de comercialização, baseado em nuvem, da suíte de colaboração que antes já existia.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 9:46 am

    Como sempre o governo renomeando algo para ganhar algumas manchetes. Pff …

    Basicamente essa parada ai é o Serpro querendo vender email pra esplanada toda …

    O backup disso deve ser uma Solução filé senão … hahaha

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 12:14 pm

    Muito mais o Gmail do que este lixo, com interface do tempo do ronca.

    Ted (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 1:08 pm

    O expresso em nuvem não está aí para ser o gmail. Ele é uma solução para governo. Vocês não têm ideia de como é complicado para pequenos órgãos ou prefeituras manter sua própria infra-estrutura de ferramentas colaborativas. Muito boa a iniciativa do SERPRO/Dataprev!

    J (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 1:33 pm

    O Serpro disponibiliza para os próprios funcionários somente 50MB de espaço para e-mails. A coisa fica estranha: os próprios funcionários precisam fazer arquivamento e backup manual dos dados, mas querem vender uma solução “na nuvem”?
    Há outros problemas, também. A interface é ruim. A arquitetura é ruim. Mas, quando ouço notícias sobre um projeto “na nuvem”, quando a própria empresa causa problemas de indisponibilidade de serviços de clientes em razão de falhas da infra-estrutura, eu fico pensando se não valeria a pena pensar, primeiro, em corrigir os problemas que já existem.

    Paulo Marques (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 3:25 pm

    O Expresso é uma merd@!

    john (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 4:52 pm

    Na boa, esse expresso ae não presta não. Concordo com o @Paulo Marques.
    Ainda bem q a visao da esplanada é não depender mais do serpro. Caro e ineficaz.

    Serprianos (usuário não registrado) em 11/03/2011 às 6:25 pm

    Realmente o Expresso não vale nada, de péssima qualidade.
    Usamos no Serpro por imposição.

    Ze (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 3:12 pm

    Se o governo adota uma solução proprietára neguinho cai matando. Se o governo desenvolve sua própria solução idem. Ô povinho pra reclamar. Não sabe o que quer.

    Não vi nenhuma crítica ao fato de a solução ser própria e desenvolvida pelo governo, Zé.

    Amarok (usuário não registrado) em 12/03/2011 às 6:37 pm

    O Serpro deveria é fazer sistemas públicos que não precisassem de emuladores de terminal texto IBM !

    Dá nojo ver o pessoal usando aquele applet java emulador de terminal chamado HOD que quebra a cada atualização do Java !

    wvcardoso (usuário não registrado) em 13/03/2011 às 6:58 pm

    Uma palavra resume o uso de Software Livre no governo – HIPOCRISIA. Não se adota uma solução por ser técnicamente melhor e/ou funcional e sim pelo simples fato de ser livre e/ou a promover (que diga o Mazonni com seu expresso). O Expresso é uma solução que precisa amadurecer muito (estamos vendo isso na prática no SERPRO) e o governo, ou melhor, o Mazonni – atual presidente do SERPRO – já faz oba-oba com ele. Porque não melhoraram o e-groupware?! Pegaram o e-groupware, mudaram as cores, colocaram um icone, mudaram o nome e pronto – Solução desenvolvida pelo SERPRO. MENTIRA! HIPOCRITAS!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 13/03/2011 às 8:23 pm

    Só complementando o que o wvcardoso disse acima, o problema do Expresso é que não passa de um fork do EGroupware sem nenhuma razão de existir*. Em vez de a Celepar apoiar o projeto-mãe, enviar correções, etc., prefere ficar duplicando esforços inutilmente, mantendo a sua própria árvore de desenvolvimento. Essa falta de integração entre desenvolvedores internacionais de SL é para mim um motivo de vergonha, e não de orgulho/nacionalismo.

    E, assim como é inútil que haja uma distribuição Linux por criança, também o é existir um sistema de groupware em SL para cada empresa (ou governo) deste planeta.

    *O Mozilla Firefox é um fork do antigo navegador Mozilla e o CMS Joomla é um fork do Mambo. Os criadores desses forks tinham objetivos e visões bem diferentes dos criadores dos sistemas originais, e foram extremamente bem-sucedidos – o que não vejo no Expresso.

    Serprinho (usuário não registrado) em 14/03/2011 às 3:45 pm

    Cada vez que o Serpro lança um produto ou serviço, centenas de tamanduás-bandeira, bebês foca e leões marinhos morrem.

    Empresinha pública mascarada que vende porcaria pro governo a um alto preço.

Este post é antigo (2011-03-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.