Como temos feito com mais atenção nos meses recentes, a pedido dos leitores, analisamos em detalhes a série histórica mensal de participação percentual dos navegadores no mercado que o BR-Linux acompanha há anos: a NetMarketShare, anteriormente conhecida como Pesquisa NetApplications.

No mês passado vimos que o lançamento do Firefox no fim do mês de março não foi suficiente para fazê-lo crescer em abril, mês em que teve queda na participação e chegou a seu ponto mais baixo no ano.

Mas a boa novidade é que em maio seus números esboçaram uma recuperação, chegando a 21,71% (ganho de 0.08p.p.) e percorrendo praticamente a metade do caminho para chegar de volta ao percentual que ocupava 2 meses antes (que era de 21,80%). (Ao interpretar o gráfico acima, atenção a um detalhe: o eixo vertical não começa em zero. O deslocamento permite perceber melhor a evolução mês a mês, mas arruina a proporção exibida.)

Resultados positivos ocorreram em apenas 4 meses do último ano para o Firefox e, em uma análise de participações percentuais, precisam ser compensados pela perda alheia, e foi o que aconteceu com o Internet Explorer (que manteve a queda contínua e assim chegou mais uma vez ao seu ponto mais baixo no ano, com 54,27% – uma expressiva queda de 0,84p.p.) e com o Opera (também alcançando seu ponto mais baixo do ano, com 2,03% de participação e uma queda de 0,11pp.

Os navegadores baseados no engine livre WebKit tiveram seu desempenho usual dos últimos meses: boa notícia para seus desenvolvedores. Começando pelo Chrome, também disponível para Linux: após um ganho de 0,58 p.p. (ou 5,01% de sua fatia anterior), ele agora está com 12,52% do total (Dica: veja também os números dele no Brasil, por outra pesquisa).

Como curiosidade, no acumulado de maio/2010 a maio/2011, o Chrome ganhou uma fatia de 5,79%, ligeiramente maior ao tamanho da fatia que o IE perdeu, que foi de 5,68%.

Já o Safari também cresceu (como em todos os demais 12 meses recentes) mas dessa vez o crescimento foi menor que a sua média: 0,13p.p., levando a um total de 12,52%.