Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Especialista a serviço da Oracle diz que Google pode ter de pagar até US$ 6 bilhões por seu uso do Java

Natural: quem vai ao judiciário usualmente calcula de forma otimista o que diz que lhe é devido, e divulgar o número faz parte do jogo. Mas “o número” no caso é um intervalo bem amplo: “entre 1,4 bilhão e 6,1 bilhões de dólares”, caso se comprove o dano que a Oracle afirma ter sofrido.

“Entre 1,4 bilhão e 6,1 bilhões de dólares” me lembra um pouco a previsão do tempo para daqui a 2 meses: máxima de 16 a 28 graus, com possibilidade de chuva, tempo nublado ou sol.

Trecho do IDG Now:

Esta foi a cifra obtida por expert em indenizações contratado pela Oracle, que levou em conta os ganhos com publicidade na plataforma móvel.

A Google pode dever à Oracle quase tanto dinheiro em indenização quanto o que foi pago na aquisição da Sun Microsystems, segundo um especialista contratado pela Oracle para atuar na disputa sobre propriedade intelectual da tecnologia Java.

De acordo com um documento entregue à Justiça no fim de sexta-feira (17/6), o especialista em indenizações Iain Cockburn, que é professor da Universidade de Boston, estimou que a Google pode dever à Oracle entre 1,4 bilhão e 6,1 bilhões de dólares caso fique comprovado que a empresa violou as patentes do Java, uma tecnologia que passou às mãos da Oracle com a compra da Sun por 7,4 bilhões de dólares no ano passado.

“A ‘metodologia’ da Oracle para cálculo de danos tem como base erros legais fundamentais e infla estimativas de forma imprópria”, afirmou a Google, na (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mauro (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 9:13 am

    “Dont’ be evil”… sim, acredito. Também acredito no Papai Noel e no coelhinho da Páscoa.

    E tem mais pela frente: http://money.cnn.com/2011/05/27/technology/paypal-sues-google/index.htm

    Impressão só minha ou desde o Android o CEO do Google começou a achar que é um deus, acima das leis, do bem e do mal ?

    Guilherme7TW (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 9:23 am

    Tá, e a comunidade que contribui para o código do Java, quanto vai ganhar ?

    Esse processo é absurdo.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 9:33 am

    daqui a pouco o ice tea vai ser processado.

    Leandro Ramos (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 9:38 am

    Vou parar de usar o java já. Se me processarem eu estarei perdido kkk.

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 9:43 am

    @Guilherme7TW

    Esta é uma das questões que se deve avaliar na hora de escolher um projeto de software livre para contribuir.

    Jean (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:02 am

    O que eu não entendo é pq o Google usou Java no Android! Com tantas opções totalmente open-source como o GTK ou Qt, o Google foi optar pelo Java!

    Alex (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:03 am

    A Sun foi comprada pela Oracle por 8bi. Ou seja, a Sun praticamente sairá de graça.

    Daniel (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:07 am

    @Emerson

    Não há problema nenhum em usar a linguagem para desenvolvimento. O problema é sobre a implementação da máquina virtual.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:08 am

    O que é mais doido disso tudo é o conceito de “prejuízo”.

    A Sun por anos não soube ganhar dinheiro com o Java, quando alguém ganha, a nova dona processa.

    O sistema de patentes vai punindo quem realmente implementa uma idéia.

    Alexandre Arruda Paes (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:11 am

    Diferentemente do @Jean, o que eu não entendo foi a Google não ter comprado a Sun pelo preço que fosse. Dinheiro para isso não falta e daria a Google uma empresa que, bem ou mal, tem know-how em hardware – coisa que falta a ela. Sem contar que levava o Java e todas as outras coisas legais da Sun (Virtualbox, Openoffice, Solaris).
    US$ 10 bi teria sido dinheiro de pinga para eles. :P

    Illidan (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:13 am

    @Emerson, bem pensado cara. Poucos veem por este lado.

    @Guilherme7TW, boa pergunta, mas há pessoas (aqui) que defendem como se fossem ganhar, então talvez ganhe algo mesmo.

    Daniel (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:15 am

    @Emerson

    Foi mal, eu li errado o seu comentário. Tá certíssimo.

    Henrique (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:17 am

    Acho que esse comic de hoje cai bem:

    http://www.nerfnow.com/comic/532

    “Lucky for the Son of God, bread had no DRM or copyright.

    But best he don’t try to pull this today, the baker would say his particular mixture of flour is copyrighted and he is reproducing it without his authorization.”

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:27 am

    @LeandroRamos: acredito que há uma diferença muito grande entre “usar Java” e fazer o que a Google fez (re-implementar uma VM com bibliotecas muito parecidas).

    @Jean: GTK ou Qt são bibliotecas gráficas, e inclusive o Java, no Linux usa o GTK.

    Existe três pontos muito importantes sobre o processo:

    1 – Realmente a Google reimplementou uma VM, usou as bibliotecas do Apache Harmony, que embora tenham implementação diferente, usam as mesmas assinaturas e toda estrutura. Em suma, quem sabe Java, tranquilamente programa pra Android tranquilamente. Não sei se, tecnicamente, a Oracle tem um pouco de razão no quesito “aproveitarem nossa tecnologia” (ok, era da Sun). Talvez poderiam ter feito um acordo com a Sun na época, já que fizeram (tecnicamente) muito bem feita a plataforma.

    2 – A Sun mesmo pensou em processar a Google, mas desistiram da idéia, inclusive aconselhados pelo James Gosling. Ou não tiveram tempo. Vai saber. Foi a versão que ficou.

    3 – Embora a Google tenha feito, em parte, plágio, fez bem feito. JavaME era muito fragmentado (tinha vários subconjuntos, e cada dispositivo ainda tinha features próprias), outros SDKs móveis eram complicados ou mudavam muito (Symbian SDK era um inferno), e a Google fez acontecer: fez uma spec clara, enxuta, e completa (criou todo o sistema envolta da VM), usou sua capacidade de marketing. Em suma, fez o que a Sun não fez (já que, devido aos problemas financeiros, eles mesmos disseram ter deixado de investir no JavaME). Em resumo, na minha opinião o Android foi muito bem vindo, ficou muito mais fácil pra empresas e desenvolvedores.

    Mauro (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:28 am

    Detalhe: a Sun FOI oferecida ao Google e à IBM uns seis meses _antes_ da Oracle comprar. Falando em vacilo…

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:31 am

    Lembrando que a Microsoft foi processada (e entrou em acordo) com a Sun, em 2004, por oferecer um Java SDK totalmente fora dos padrões. Nesse caso, foi merecido, porque o SDK da Microsoft só gerava código que funcionava no Windows e existia muita coisa diferente do que era definido como padrão.

    No caso do Android, eles fizeram parecido (ou mais correto seria dizer “melhor que o JavaME”, enquanto no caso da Microsoft foi só pra deturpar e extinguir o padrão). Mas a Google foi esperta (ou tentou ser) ao não chamar sua implementação de JavaME de Java.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:46 am

    Rael Gugelmin Cunha (

    “No caso do Android, eles fizeram parecido (ou mais correto seria dizer “melhor que o JavaME”, enquanto no caso da Microsoft foi só pra deturpar e extinguir o padrão). Mas a Google foi esperta (ou tentou ser) ao não chamar sua implementação de JavaME de Java.”

    Isso só destaca o quanto a Sun foi incompetente. Uma empresa especializada em Hardware, inventora da tecnologia(java) sentou em cima do portfólio e ganhou merreca com isso.

    Ok, Servidores tem hardware muito diferente de Mobile, mas ainda assim.

    André Moraes (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 10:56 am

    @Alexandre Arruda Paes

    Comida de bola…

    E com relação a observação do @Mauro, apesar do “Don’t be evil” ser o moto deles não dá pra desacreditar 100% de tudo.

    A sun por muito tempo podia ter processado a Google porém ela tinha suas diretrizes e quem estava no comando queria que a empresa continuasse com a mesma diretriz.

    Em um comentário que li a um tempo atrás, a Sun poderia ter processado um monte de gente mas eles não fizeram isso pois (traduzindo): “Patentes de software não estão no sangue da Sun”.

    O Google têm muito a perder se começar a “ser Evil descaradamente”.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:03 am

    André Moraes

    ‘O Google têm muito a perder se começar a “ser Evil descaradamente”.’

    Fala-se muito da fragmentação do Android, mas ao menos ela é entre versões, não para múltiplas variantes de hardware diferente.

    Aquele monte de tosqueira em JavaME sim fizeram Evil a muita gente. :)

    Paulo (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:07 am

    Alguem pare a Oracle!

    Eles fragmentaram o OpenOffice, deixam duvidas sobre o futuro do MySQL, e agora vão acabar implodindo o Java.

    Como o Emerson disse, acho que muitas empresas vão pensar duas vezes antes de escolher uma tecnologia que possa mudar suas diretrizes de uma hora pra outra (Java, no caso) e ter problemas com patentes. Daqui a pouco vão querer cobrar por qualquer coisa que tenha extensão ‘.java’/’.class’.

    Na dúvida, é melhor aprimorar os conhecimentos em C, python, ruby…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:12 am

    Paulo

    “Como o Emerson disse, acho que muitas empresas vão pensar duas vezes antes de escolher uma tecnologia que possa mudar suas diretrizes de uma hora pra outra (Java, no caso) e ter problemas com patentes.”

    Não é assim, só para produtos que se destacarem e renderem muito dinheiro ;)

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:13 am

    Eu já disse uma vez e vou dizer de novo: KILL JAVA!!!!

    É sério, vocês já viram os vídeos do N9? Um single core de 1000mhz com uma interface muito mais fluída que muito android dual core por aí.

    C++ Qt seria uma escolha MUITO melhor para plataformas mobile.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:15 am

    @Rael Gugelmin Cunha

    Qt não é só uma biblioteca, é um framework completo de desenvolvimento C++, incluindo todas aquelas classes básicas como ArrayLists, Strings com localização, acesso a banco de dados, parsing de XML, e por aí vai.

    Para mim Qt é muito melhor que Java para mobile

    erico (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:18 am

    pessoas, android já era uma empresa, e aí google fez o que sempre faz, comprou-a e botou dinheiro nisso, as vezes me pergunto porque não se ouve os criadores da plataforma

    Ozzy (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:23 am

    A oracle tem um sonho, ser comprada pelo google.
    Mas tem que tomar cuidado, o google tem a mão mais pesada que ela e pode até compra-lá mas antes vai dar um jeito de fazer ela valer o que ele quiser pagar. Vai ser divertido ver esta briga. Eu acho que vão chegar em um acordo, o google vai pagar uma grana e começar a compra…

    O.O.

    BemSul.com (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:25 am

    @Alexandre Arruda Paes “eu não entendo foi a Google não ter comprado a Sun pelo preço que fosse.”

    Excelente observação! E não faltou oportunidade.

    Nessa a Google pisou feio na bola.

    Gabriel (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:51 am

    Talvez em um futuro não tão distante…

    [BRLinux] Google perde a briga com a Oracle e agora é oficialmente 4 bilhões e meio mais pobre.
    [BRLinux] (Dez dias depois…): Como burlar o google para conseguir buscar informações relacionadas aos produtos da Oracle. E mais, conheça o fantástico DuckDuck Go!

    psantos (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:54 am

    @Alexandre Arruda Paes “eu não entendo foi a Google não ter comprado a Sun pelo preço que fosse.”

    Devem ter ficado embromando para ver se o preço caía ainda mais. Coisa de acionistas. Sacomé né?

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 11:58 am

    @Weber Jr: sim, concordo, o Android só mostrou o despreparo da Sun em ganhar dinheiro com seus produtos.

    @Paulo Cesar: não discordo, só a forma como o amigo colocou no comentário anterior me levou a crer que ele se referia apenas a camada gráfica. Nos últimos 2 anos o Qt Mobile (como SDK) melhorou bastante, inclusive dizem que o trabalho que a Nokia fez foi muito positivo, tendo até versão pronta pra baixar com o Eclipse integrado.

    Não sei quanto a comparar com o Android (você disse que o Qt Mobile é melhor, em sua opinião), porque só conheço o JavaME e o Android (nunca brinquei com o Qt mobile), então não tenho base pra comparar.

    @Todos,

    Recomendo acompanhar o processo no site Groklaw (http://www.groklaw.net), que tem informações super detalhadas sobre tudo relacionado a este caso (e outros similares, como SCO)

    Em resumo: o processo não é sobre Copyright, é sobre patentes de software. O que a Oracle se “esquece” de dizer, é que existe um pedido formal da Google para rever as patentes em questão, sendo que para metade delas já foi aceito o pedido de reconsideração pelo USPTO (o órgão que concede patentes por lá). O que ela também “esquece” de dizer é que mais de 80% dos pedidos de reconsideração aceitos resultam em invalidação de partes ou de toda a patente e que já há decisão da Suprema Corte americana que diminuiu em muito o poder das patentes de software ao estabelecer critérios mais sólidos para que se analise a pertinência ou não destas patentes.

    Convenhamos, patentes de software são uma aberração, é como patentear 2+2. O USPTO não tem o menor interesse em diminuir a emissão de patentes mas até nos EUA já se está chegando à consciência que está atrapalhando mais que ajudando (se é que ajuda alguma empresa séria).

    O que está sendo julgado é se o Android viola as patentes da SUN, agora Oracle, que são relacionadas a Java, todas elas muito próximas de óbvias. Não se pode dizer que a Google copiou o Java, até porque Dalvik é muito diferente de Java. O que eles usam é um conversor de bytecode Java, que o usuário gera usando ferramentas gratuitas de Java, para uma nova máquina virtual (Dalvik), não sendo a única forma de gerar código para Android, apenas a mais cômoda. Dá para fazer em código nativo, sem o menor problema.

    Ainda acho que o mais barato para a Google não é comprar a SUN, é comprar legislação para banir patentes de software. Não vai custar mais que uns 500 milhões de dólares, máximo 1 bilhão. E resolve o problema para sempre, além de fazer a MS, a Oracle e a Apple perderem muito investimento, tudo ainda adequado ao “don’t be evil”. Só sucesso. (Sim, dá para comprar legislação lá também, vide MS).

    Flávio
    CNOPEBR21

    Nelson (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 12:58 pm

    Oracle , uma gigante no ramo de Trolls de patentes.

    Twitteiro (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 1:18 pm

    RT: @Nelson Oracle , uma gigante no ramo de Trolls de patentes.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 22/06/2011 às 3:05 pm

    @FlavioMachado:

    Ainda acho que o mais barato para a Google não é comprar a SUN, é comprar legislação para banir patentes de software.

    (grifo meu)

    Comprar legislação? Isso sim é “be evil”, IMHO!

    Tércio,

    Eu sei que é, mas pelo menos rola a desculpa de ser “para o bem comum” e não só para favorecê-los.

    É um conflito ético complicado, similar ao do atirador de elite que tem que matar um sequestrador: matar é “evil” por natureza mas para defender um inocente da ação do sequestrador, é aceitável.

    Pessoalmente eu não iria criticar a Google por banir esta aberração que acabada atrapalhando o resto do mundo por tabela, mesmo que comprar legislação seja “evil” por natureza.

    Flávio

Este post é antigo (2011-06-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.