Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista com Marcelo Eduardo, ex-designer do MeeGo: “se fosse lançado em 2008, a história poderia ter sido diferente”

Via gizmodo.com.br:

Marcelo Eduardo trabalhou por anos como designer de experiência e interfaces no INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), instituto independente fundado pela Nokia, e trabalhou por anos no Maemo e MeeGo. Eu conheci o Marcelo em Manaus, no evento Bossa Conference do INdT, em março do ano passado. Na época, Nokia e Intel haviam acabado de anunciar a parceria que criou o MeeGo, e a pauta do dia era como a Nokia iria voltar aos tempos áureos apostando no Symbian, MeeGo e na ferramenta multiplataforma Qt.

Quase um ano depois, em fevereiro, o Marcelo saiu do INdT. E no mesmo mês, a Nokia anunciou que adotaria o Windows Phone. O Symbian ficaria em segundo plano, e o MeeGo seria um experimento com os dias contados. O experimento rendeu bons frutos: um aparelho incrível – o N9 – cujo design foi usado quase que totalmente no Lumia, primeiro Windows Phone da Nokia. Mas e o MeeGo?

Bem, o Marcelo trabalhou por anos no Maemo/MeeGo, e nas duas últimas semanas pôde experimentar o produto final – já atualizado para a versão PR1.1, vale notar. Em entrevista por e-mail, ele nos conta que os americanos ficaram impressionados com o N9, o refinamento gráfico do MeeGo está no nível do iOS, e a multitarefa – a forma de alternar entre apps – é a melhor que ele já usou. Mas há muitos problemas no MeeGo que nem a atualização resolveu. Eis as opiniões dele sobre as vantagens e desvantagens do MeeGo e do N9, e porque a Nokia estava certa em escolher o Windows Phone.

Leia a íntegra da entrevista no link acima.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 10:04 am

    Nokia é celular de vó, de gente que tem tecnofobia..

    E eu não sei porque a imagem do meeGo é .img… o site é paradão, a distro parece descontinuada.

    Cromm (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 10:24 am

    Imagens do tipo .img normalmente podem ser transferidas diretamente para outros dispositivos (como um pen drive) com o uso do comando dd.

    dd if=meego.img of=/dev/sdb1

    Cromm (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 10:26 am

    E a propósito, o Tizen é o novo MeeGo.

    https://www.tizen.org/

    Glauco (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 10:35 am

    “se fosse lançado em 2008, a história poderia ter sido diferente”

    Se em 2008 eu soubesse o que sei hoje poderia estar muito rico!

    Motafoca (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 11:33 am

    Se em 2008 eu soubesse o que sei hoje poderia estar muito rico!(1)

    Spif (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 11:53 am

    Ainda não lí, mas quero registrar algo:

    ” a Nokia estava certa em escolher o Windows Phone. “

    Isso vai deixar os haters on fire.

    Spif (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 12:06 pm

    Sinto pelo Meego, ele é muito bom de usar, o N9 é um ótimo aparelho e não deve ser desconsiderado só por conta de ter sido descontinuado. No ruim, ele vai ficar apenas como um Galaxy S e outros Androids que nunca viram uma atualização.

    Quanto ao que ele fala de Windows Phone 7.5:
    ” Apesar de ainda não ter decolado, o Windows Phone está na sua segunda grande versão, e evoluiu bem rápido. Apesar de não ter conquistado uma fatia relevante de mercado, o WP está mais sólido, com aplicativos básicos bem mais completos e poderosos: um dos melhores clientes de e-mail, um dos melhores teclados virtuais, a interface é realmente rápida – mesmo possuindo animações mais complexas que a do MeeGo – e ele está se integrando de forma interessante com os outros sistemas da Microsoft.”

    Grifei o que eu concordo no que pude testar em um stand da HTC. Eu vivo dizendo, não menosprezem o WP 7.5, ele ainda não teve tempo pra mostrar à que veio.

    Amilton (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 12:53 pm

    Comprei um HTC Ultimate depois de testar um Galaxy S II. Só tenho a dizer que: O WP é um SO excelente, muito bem construído, rápido, fácil e objetivo.
    Já instalei toneladas de apps e ele continua sem legs, mal consigo acreditar no quanto a M$ evoluiu.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 2:56 pm

    @Amilton

    Como se o Mango tivesse Apps…

    Nyappy! (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 3:08 pm

    Vamos concordar em uma coisa, o jogo não acabou pro Meego, o N9 foi tratado como uma deidade pela imprensa que fez as vendas do mesmo decolarem, altos executivos da Nokia já afirmaram que ainda tem planos para o sistema.

    O Lumia 800 foi totalmente eclipsado pelo N9, o Mango não conseguiu nenhuma cobertura mais abrangente pela imprensa, e não adianta dizer o contrário.

    Se o Meego, um sistema ‘morto’, teve a capacidade mágica de eclipsar o Mango, quem dirá o Android nas próximas versões, com Motorola e tudo.

    Acordem para vida, o WP tá mais perto de perder do que de ganhar.

    GuilhermeM (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 3:49 pm

    Onde o meego e n9 eclipsaram o mando e os lumia novos da nokia? No mundo opensource/linux pode ser, mas no resto, estão muito bem vistos :)

    Nyappy! (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 4:06 pm

    @GuilhermeM

    “Still, it’s a shame about the software, because given the choice, we’d pick MeeGo over Mango, despite its weaker ecosystem. Should you buy this device? It’s difficult to recommend a platform with no future, but the N9 is everything Nokia’s long time fans have been waiting for, and you could have it today. MeeGo is dead — long live MeeGo.” — http://www.engadget.com/2011/10/22/nokia-n9-review/

    “Overall, using the N9 is intuitive and MeeGo really does look the part of a sleek and attractive smartphone platform. The device boasts the best haptic feedback we’ve experienced on a phone and the result is that typing messages or inputting search queries is effortless.” — http://www.techcentral.co.za/nokia-n9-review-meegos-moment-in-the-sun/26849/

    “Is MeeGo a viable OS? Is the Nokia N9 design up to scratch? Is the new camera good enough? The resounding answer is yes, bittersweet though it may be. MeeGo ordains Nokia’s impeccable hardware with a form fitted OS, one that could even challenge the major players on the usability stakes and before we can celebrate, we must commemorate.” — http://www.phonearena.com/reviews/Nokia-N9-Review_id2861/page/4

    Cof, cof…

    Spif (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 4:51 pm

    @Nyappy!,

    Também não faltam boas review do WP 7.5.

    Adoraria que fosse o caso, mas não vejo muita coisa à vista para o Meego. Mas também nao posso deixar de recomendar a compra, pois é praticamente o mesmo destino que um comprador de um telefone Android pode esperar: Nenhuma atualização.

    marcos (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 9:31 pm

    Infelizmente o Meego chegou tarde. E infelizmente o WP7 é o futuro da Nokia mesmo, com bem mais chances.

    A recepção morna foi porque o hardware dele é bem inferior aos modelos com Android que dominam o mercado.

    Renato Queiroz (usuário não registrado) em 14/11/2011 às 10:25 pm

    É triste a história do meego… eu realmente compraria um e não o trocaria por nada caso ele não tivesse sido abandonado

    João (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 7:32 am

    A recepção morna foi porque o hardware dele é bem inferior aos modelos com Android que dominam o mercado.

    Na verdade, as análises que vi a respeito do Mango elogiavam a performance do mesmo Mango com o hardware inferior – todos, até mesmo os que normalmente puxam a sardinha para o lado da Apple, afirmavam que o sistema tinha resposta rápida e o sistema tinha uma boa coesão. Ou seja, o Mango precisa de menos hardware para funcionar direitinho, o que é uma coisa boa.

Este post é antigo (2011-11-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.