Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Encurtador de URLs feito com Software Livre

Enviado por Arthur Furlan (afurlanΘvalvim·com):

“Foi lançado recentemente o va.mu: o encurtador de URLs que não machuca a internet. O va.mu é baseado no software livre shortim, que é 100% brasileiro, escrito em Python e Django.

Atualmente o va.mu é membro do 301works.org, entidade que garante que seus apontamentos continuarão funcionando no futuro. Ele também é um dos poucos encurtadores com suporte à URLs Canônicas e provê aos seus usuários estatísticas de acessos para todas as URLs criadas. Lançado há menos de um mês, o va.mu e o shortim continuam em constante melhoria e desenvolvimento.

Conheça mais sobre o va.mu, saiba o que mais ele pode lhe oferecer, como configurar suas aplicações para utilizá-lo ou como integrar outros sistemas com sua plataforma.” [referência: va.mu]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    elias (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 6:25 am

    va.mu haha gostei

    Zulu (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 8:00 am

    Além do mais tem um nome carismático. vou usá-lo com certeza.

    Tonyfrasouza (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 8:04 am

    É isto aí, “vamu” lá usar o va.mu. va(le).a pena.mu(dar) para o va.mu.

    André Machado (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 9:16 am

    Mais um? Encurtador de URL está ficando igual a distro Linux. O que ele tem de diferente do is.gd ou migre.me? Não adianta apenas ser livre e curto, é necessário que haja alguém para mantê-lo e aprimorar seus recursos. Será que seus administradores estão aptos a modificar o CMS no qual ele se baseia para adicionar novas funcionalidades ou corrigir problemas, ou apenas vão esperar que o desenvolvedor original lance novas versões? E quando à iniciativa de preservar as URLs curtas, será que o site se manterá de pé quando não houver recursos financeiros para continuar com ele? Qual o plano de negócios e de captação de recursos para o encurtador? São coisas assim que muita gente não pensa na hora de criar uma página.

    Osvaldo Santana Neto (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 10:17 am

    Mais um?

    É, mais um… tal qual o is.gd e o migre.me que nasceram depois de existirem outros encurtadores.

    O que ele tem de diferente do is.gd ou migre.me?

    Justamente o que está escrito no artigo que parece que você não leu: o va.mu tem, como diferencial, o código fonte usado em sua construção. O ‘engine’ dele foi liberado como opensource.

    Outra vantagem temporária: como o va.mu é novo as URLs estão bem curtinhas ainda :D

    Não adianta apenas ser livre e curto, é necessário que haja alguém para mantê-lo e aprimorar seus recursos.

    Exatamente… neste caso qualquer um pode ajudar a manter e aprimorar os recursos enviando patches para os mantenedores do software… não é o caso do migre.me ou do is.gd.

    Será que seus administradores estão aptos a modificar o CMS no qual ele se baseia para adicionar novas funcionalidades ou corrigir problemas, ou apenas vão esperar que o desenvolvedor original lance novas versões?

    Não ficou muito claro no artigo mas o shortim é mantido pelo criador do va.mu, ou seja, é a mesma pessoa. Isso significa que sim, o criador do va.mu está capacitado para aprimorar o shortim.

    E quando à iniciativa de preservar as URLs curtas, será que o site se manterá de pé quando não houver recursos financeiros para continuar com ele?

    Se o va.mu é membro do 301works.org as suas URLs encurtadas são arquivadas no mesmo repositório onde as URLs encurtadas de outros sistemas são armazenadas. O risco de você perder os encurtamentos no caso do va.mu descontinuar o serviço é o mesmo risco disso acontecer com outros encurtadores.

    Qual o plano de negócios e de captação de recursos para o encurtador? São coisas assim que muita gente não pensa na hora de criar uma página.

    As pessoas nem sempre pensam nisso. No caso do va.mu, por exemplo, me parece que a idéia é muito mais mostrar que a empresa do criador (valv.im) tem uma grande capacidade para desenvolver aplicativos Web e, por isso, pode vender seus serviços para grandes clientes… aí ele pode usar o va.mu como Case…

    Mas poderia ser um trabalho de escola… um treino para uma empreitada maior… o resultado duma competição de desenvolvimento de software… excesso de tempo livre… ou simplesmente algum milionário sulafricano que já viajou até para o espaço e agora resolveu gastar o seu dinheiro encurtando URLs para os outros…

    Não sei bem qual é a idéia mas a questão é mostrar que nem sempre a idéia de um projeto é ganhar dinheiro…

    Lucas De Marchi (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 10:40 am

    Legal! Parabéns à equipe. Bem fácil de usar.

    Se quiser encurtar uma url no terminal, pode usar:

    wget -q -O- http://va.mu/api/create/?url=COLOQUE_A_URL_AQUI

    ou use esse script

    Arthur Furlan (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 10:49 am

    André Machado,

    Nós acreditamos que além de possuir uma engine livre (que é um diferencial na nossa opinião), uma das grandes diferenças em relação ao “is.gd” ou “migre.me” é o fato de sermos membros do 301works.org. Isso garante que nossas URLs continuarão funcionando caso “o site não se mantenha de pé quando não houver recursos financeiros para continuar com ele” e foi por causa desta garantia para os usuários que estabelecemos a parceria. Com relação a outros encurtadores de URLs, nós também temos a vantagem de possuir um domínio menor (em relação ao “migre.me”, “leve.me”, “miud.in”, “tinyurl.com”, etc.), o que dentro do contexto de um encurtador de URLs, é bastante importante. Outra grande diferença [ essa parte é bastante técnica ] é que, diferentemente da maioria dos encurtadores de URLs, não basemos o código gerado em “bases matemáticas” o que faz com que consigamos mapear mais endereços em um mesmo conjunto de caracteres (“ABC”, “AAB”, “AB”, etc.) que os demais… a parte legal é que esse código de mapeamento, agora é da comunidade e essa foi um dos motivos principais de termos optado em abrir o código.

    Com relação aos nossos desenvolvedores estarem aptos a modificar o CMS (que realidade não é um CMS), posso lhe garantir que estão, pois somos nós mesmos quem criamos, liberamos e mantemos o Shortim, software no qual o va.mu se baseia. Nesse caso, nosso encurtador de URLs é igual ao demais, com a única diferença de que nós decidimos liberar a nossa engine e contribuir com a comunidade… mas nós poderíamos não ter feito isso, por exemplo e seríamos iguais aos demais e não reverteríamos nenhum benefício para os usuários. Te convido a ler nossa página Sobre nós para conhecer melhor nossa plataforma.

    Seu comentário foi muito pertinente, tenho certeza de que muitas outras pessoas tinham essas mesmas dúvidas. Espero ter sanado todos os questionamentos e, em caso de dúvidas, sugestões ou críticas, entre em contato conosco através do nosso formulário de contato.

    Obs.: postei um comentário anterior com links apontando para as referências mas acredito que tenha ficado preso na moderação.

    Camila (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 12:36 pm

    PQP, mais um? Pra que??? Alguém acha que as pessoas vão usar e um dia ele será famoso como o bit.ly, tinyurl (um dos verdadeiros originais!) ou migre.me? Dá licença viu…

    Luiz Walnei (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 1:26 pm

    vale a pena conferir…

    erico (usuário não registrado) em 8/02/2011 às 1:46 pm

    é muito bom saber que tem gente polida nas comunidades de Sl e que vai lá e faz, parabeéns pelo projeto de vocês, sem dúvida incluirei nos meus futuros.

    Eu gostei da ideia do encurtador com código aberto, e confio muito mais em um encurtador desconhecido afiliado ao 301works, do que em um renomado que sai do ar de repente e deixa os links todos quebrados.

    Parabéns e sucesso!

    Já adicionei aos favoritos.=)

    Erri Jr. (usuário não registrado) em 10/02/2011 às 12:00 pm

    eu ainda prefiro o http://favi.me/ que possui um excelente design, excelentes recursos, e o melhor nunca sai do ar. E por sinal disponibilizou um tempo desse uma parte do código fonte para quem quiser ter seu próprio encurtador de urls.

Este post é antigo (2011-02-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.