Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Empresa com dinheiro da Google acusa Motorola de violar patentes

É mais um processo de patentes no mercado de dispositivos móveis, mas o que torna este ligeiramente diferente dos demais é o que diz o título acima, que reproduzi integralmente do IDG Now: um dos fundos da Intellectual Ventures, patent troll na qual o Google investe, está processando a Motorola, cuja aquisição também pelo Google foi recentemente anunciada.

Certamente há alguma boa explicação, mas também certamente trata-se de um caso digno de nota pelo inusitado da situação, embora o Google não invista especificamente no fundo que está processando a Motorola.

Via idgnow.uol.com.br:

A companhia de licenciamento de patentes Intellectual Ventures voltou suas atenções para a Motorola com um novo processo acusando a fabricante de violar seis de suas patentes.

As patentes em questão cobrem uma ampla variedade de tecnologias relacionadas a mensagens de texto, estações dock e softwares de notificações para aparelhos.

(…) A fabricante teria se recusado a licenciar as patentes, segundo a Ventures. A Motorola, que está envolvida em diversos outros processos do tipo, se recusou a comentar a disputa.

De acordo com o processo, as patentes são violadas por vários produtos da Motorola, como o Atrix, o Photon 4G,  o Milestone, o Triumph e o Brute i680.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Liberalino Maia (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:01 am

    Lembrei do episódio do Chaves vendendo churros para si mesmo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 9:34 am

    Essa tal de Intellectual Ventures é figurinha marcada. ela não produz nada, vive disso: comprar e vender patentes, um camelô de papéis. É um fruto do sistema fail de patentes norte-americano.

    Ocasionalmente ela é útil para grandes empresas que precisam “daquela patentezinha da hora” para garantir um produto e é por isso que empresas como a Google (e não só ela) investem nela.

    Probleminhas desse tipo são resolvidos pagando a eles em acordos do tipo “toma aí seu ganha-pão e fica quieto antes que eu te esmague como a uma barata”.

    Na medida em que o sistema de patentes for reformado, a tendência é esse tipo de empresa perder a força. Se a reforma for realmente profunda (duvido… Obama é garota propaganda dos lobystas), elas deixam de existir.

    Victor Hugo (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 10:21 am

    O sistema de patentes americano está cada dia mais ridiculo. Patenteiam-se coisas óbvias, que podem ser obtidas das mais diversas formas, e quem é o expert que vai dizer se a solução dada por um, viola mesmo a patente proposta por outro? Ninguém. Tudo termina em acordo porque ninguém quer perder tempo com isso… O Porfírio disse tudo. Mas enquanto afeta apenas empresas, todas endinheiradas, é briga de cachorro grande. O duro é quando afeta o pessoal que desenvolve software livre, que é obrigado a reinventar soluções só porque algum engraçadinho patenteou o óbvio.

    João (usuário não registrado) em 10/10/2011 às 11:42 am

    @Victor,
    O problema do sistema de patentes é que ele parte de pressupostos bastante tolos:
    1) Um grupo de burocratas pode ter o conhecimento necessário para saber exatamente o que é uma inovação e o que não é, o que é óbvio e o que não é, em todas as áreas possíveis e imagináveis.
    2) Um grupo de burocratas conseguiria controlar o mercado, pois, afinal, o mercado é muito mau, horrendo, malvadíssimo, terrível. Já os burocratas do estado simbolizariam o bem, a honestidade, a bondade.
    3) Esse mesmo grupo de burocratas, por algum motivo muito obscuro, estaria livre da influência de lobbies e afins. Afinal, seriam membros do estado, e, como todos sabemos, o estado sempre age em benefício do povo. Nunca, na história da humanidade, o estado quis favorecer grandes empresários amigos do governo.

    Tiago (usuário não registrado) em 11/10/2011 às 12:49 am

    Esta na hora do governo americano acabar com essa palhaçada. O difícil mesmo deve ser vencer o lobby no Congresso. Para pessoas distantes do processo é fácil dizer que são burocratas. Mas isso é um negocio de bilhões, e como sempre digo e nunca sou ouvido: são apenas negocio, tecnologia é apenas produto. Eles estão brigando pelo negócio, o produto que se dane.

Este post é antigo (2011-10-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.