Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 6:08 pm

Pois… eu estava pensando a respeito do Meego mais cedo, mas o raciocínio vale para QT também.

Sobre o Meego, talvez o melhor é que ele seja encerrado de vez. Para que não se fique nessa incerteza. O Maemo sempre foi elogiado, e a união foi feita na marra. Então que se mate ele logo, e o Maemo volte/evolua. Ao menos vai servir para fabricantes chineses e eventualmente algum projeto novo. Além dos hacks em outros dispositivos.

Para o QT também acho que devem seguir os passos do LibreOffice. Não espera morrer, continua com rumo próprio.

Arllen Alves (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 6:24 pm

Eu não entendo nada de negócios, mas qualquer leigo sabe que sempre da M3RD4 quando uma empresa/produto envolvido com software livre (ou baseado em software livre) é vendido para alguma empresa que não tem uma visão compatível com esse modelo.

As vezes acho que o Richard Stallman está certo com a mania de perseguição e radicalismo dele. A SUN foi adquirida pela ORACLE e todo mundo viu o que aconteceu. A TROLLTECH foi adquirida pela NOKIA que acabou de fechar parceria com a MICROSOFT… e aqui estamos nós, outra vez, indignados e preocupados.

Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 6:25 pm

Não precisamos temer pelo Qt, ele está seguro pelo fato de ser Open Source e isso nos garante que se ele não mais atender a nosso anseios poderemos criar um novo projeto de dar continuidade com nossas próprias mãos.
Temos competência e temos pessoal para isso !

Longa Vida ao QT

Scott (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 6:40 pm

“Temos competência e temos pessoal para isso !”

Aham, tanta que todo mundo tá de mimimi invés de tomar uma atitude.

Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 6:51 pm

bino?

Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 7:15 pm

@Arllen Alves

“As vezes acho que o Richard Stallman está certo com a mania de perseguição e radicalismo dele. A SUN foi adquirida pela ORACLE e todo mundo viu o que aconteceu.”

Ah, pois é. RMS só errou a empresa, mas a Armadilha java acabou se confirmando.

O “Radicalismo” dele é bem visionário.

@Scott

“Aham, tanta que todo mundo tá de mimimi invés de tomar uma atitude.”

O que você chama de mimimi é justamente para ver o rumo que se vai tomar.

Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 7:39 pm

“Só que como o Qt é código aberto, não há necessidade de acontecer o mesmo com quem depende dele, se o cenário se repetir: basta que alguma organização com tração suficiente (como o projeto KDE) de início a um fork do Qt que atenda às expectativas dos desenvolvedores atuais e futuros – mais ou menos similar ao que aconteceu na relação entre LibreOffice e Oracle, com a criação de um novo produto, sob nova direção, mas dando continuidade ao desenvolvimento do código original do Qt em sua integralidade.”

Hã… QtFree? &;-D

Bruno Cabral (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 7:59 pm

A Nokia teve uma quede de quase 15% em suas ações na bolsa de New York depois da parceria…. No país de origem, foi de 9%.

J.Augusto (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 8:28 pm

Com a fusão Nokia Microsoft, pode acontecer do Windows Phone ser alimentado em funcionalidades e Softwares com o Visual Studio e C# !!!

Com desenvolvimento da plataforma nesta IDE … WoW

cristianfere em 12/02/2011 às 8:34 pm

Com a fusão Nokia Microsoft, pode acontecer do Windows Phone ser alimentado em funcionalidades e Softwares com o Visual Studio e C# !!!

Com desenvolvimento da plataforma nesta IDE … WoW

Já não é assim?

cristianfere em 12/02/2011 às 8:44 pm

Por mais livre que o Qt seja, considero um perca de apoio respeitável as mudanças de rumo da Nokia.

Foi justamente sob a direção da Nokia que o Qt resolveu os problemas de licenciamento (GPL=>LGPL), que ganhou uma IDE voltada para si, moderna e bem integrada (QtCreator), e teve chance de se torna a ferramenta principal para um ecossistema grande (Qt Mobile p/ Symbian e Meego, coisa que a anos a Trolltech tentava explorar mas sem representatividade).

Mas tudo que é bom dura pouco. Acho que o impulso no mundo mobile não tem mais como recuperar. Sò espero que o KDE (boa parte do desenvolvimento do Qt vem do pessoal do KDE, e vice-versa..) consiga manter o ambiente moderno e atualizado no segmento desktop, como conseguia na época da Trolltech.

Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 9:08 pm

Se for o caso, o pessoal do KDE poderia fazer um plano mais agressivo para um fork da QT.

Por exemplo abrindo doações para contratar o pessoal da Trolltech para a fundação. Eu iria pingar uns dindins, merecem, é um framework muito bom.

Leonardo L. em 12/02/2011 às 9:15 pm

É claro que o assunto merece discussão, mas acho que estão esquecendo que o Qt não foi feito pela Nokia, e sim COMPRADO por ela.

O Qt continuará sendo um software livre, desenvolvido e mantido pela comunidade. Em último caso, acontecerá a mesma coisa que ocorreu com o OpenOffice, que passou por um fork e tem uma comunidade livre atuante no LibreOffice.

Cá entre nós, com a quantidade de desenvolvedores trabalhando com KDE e Qt que temos atualmente, entrar em desespero é uma total perda de tempo.

E é isso.

cristianfere em 12/02/2011 às 9:38 pm

Acho que atualmente não há justificativa para fork do Qt. Ele é totalmente livre e sempre me pareceu que a direção e comunidade se mantinham em sintonia. A menos que no futuro a Nokia tenha uma mudança de postura muito radical, um fork do Qt seria perca de tempo, e não sobreviveria muito.

psicoppardo (usuário não registrado) em 12/02/2011 às 11:11 pm

Pena, pena é para o pessoal de Manaus onde existe uma escola da Nokia. Pena do pessoal da finlândia.
Nesse acordo só quem ganha é a MS, pois pense bem o que a Ms pode oferecer a Nokia e o que Nokia pode oferecer a MS. Digo mais, se vcs fossem acionistas em qual empresa vcs investiriam seu dinheiro, acrescentando mais ainda, se algum de nós por lamúria do destino comprassemos um smart Nokia com Win7 mobile a qual marca você associaria Microsoft ou Nokia, agora imagina tudo isso com um nobe.

Alguém pode falar, há mas os aparelhos com win7 mobile vão ser mais baratos. Isso seria verdade se agente pudesse comprar uma cópia pirata na esquina e instalar nesses futuros aparelhos Nokia, todavia isso não é possível pois esses aparelhos não são como micros (desktops e etc). Pra completar imaginem o consumo de processamento e memória dessa criança.

O QT está bem amparado, graças a comunidade e Meego, na minha opinião não tinha nem razão de existir.

Quanto a Nokia se eles quisessem mesmo reaver o tempo perdido, teriam que investir no ANDROID, manter o soft atualizado continuar investindo no SIMBIAN para aparelhos mais básicos, isso sim geraria lucro.

A verdade infelizmente é essa a Nokia passou de protagonista a coadjuvante no universo mobile. Mas sabe quem realmente sai ganhando nessa historia toda??

O google, pois antes tinha que olhar para um gigante do soft para Mobile e agora só precisa se preocupar com uma maçã. Quanto a fragmentação de firmwares android, isso faz parte do ambiente livre, assim como temos várias distribuições Linux temos também várias framworks Android/Linux. Quem quiser um aparelho com android embarcado que realmente será atualizado esperem o NEXUS ONE, hardware arrazador com um android atualizado, os que não têm paciência ou dinheiro como eu se contentem com um Galaxy 5.

Eu compraria e recomendaria com todo o gosto um aparelho Nokia com android, mas não posso dizer a mesma coisa com um aparelho Nokia com Win7 embarcado. Se tivesse ações da Nokia a um mês atrás venderia todas.

Parabéns ao Google, pois ganhou um aliado MS. Sim podem discordar, mas esse acordo só fortaleceu mais ainda a plataforma android, e como se o Corinthians comprasse o Ronaldinho gaucho pra fazer dupla com o “Fofomeno”.

hneto (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 12:44 am

@psicoppardo,

eu não discordo; concordo plenamente com sua opinião!

Daniel Radicchi (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 12:55 am

Lembrem-se que a Nokia tem quase 130 anos. Começou fabricando papel, depois artigos de metais e, só em 1960, eletrônicos. A capacidade de re-invenção deles é invejável.

Daniel Radicchi (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 12:58 am

…artigos de “metal”

Bremm (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 2:43 am

Parafraseando os franceses:

A Nokia está morta! Vida longa ao Qt!

Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 3:38 am

libreQt.org

Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 3:42 am

Engraçado esta notícia aparecer logo quando o gtk3+ sai piada né?

Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 3:43 am

Existem empresas como a canonical que estão investindo pesado no Qt acredito que o futuro dele está bem garantido :)

Arllen Alves (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 8:19 am

Falei a respeito do preço dos aparelhos em outro post, e até twittei a respeito.
Se os celulares da Nokia, utilizando um sistema criado por ela (Symbian) e com biblioteca aberta tambem pertece a ela (QT) já custa os olhos da cara, imagine agora partindo para um sistema desenvolvido pela Microsoft, fechado, cheio de patentes, bloqueios, firulas, royalties, etc…
Sem falar que 90% (pra não falar 100%) dos recursos de conectividade e entretenimento do Windows Phone é voltado para os serviços no Canadá e EUA. Isso é o mínimo, mas é algo que levará tempo, dinheiro e paciência (bugs, remendos, patches, etc) para ser implantado em cada país. Ou então, para facilitar, esses recursos serão simplesmente removidos e as pessoas pagarão para utilizar um sistema cortado pela metade pelo valor do sistema completo.

aa (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 10:14 am

Em último caso é só portar o KDE pra GTK e tá resolvido ;)

Marcos (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 10:24 am

“Sem falar que 90% (pra não falar 100%) dos recursos de conectividade e entretenimento do Windows Phone é voltado para os serviços no Canadá e EUA. ”

Mas essa é justamente a vantagem pra Nokia, que não consegue entrar nesse mercado.

Quanto a fork, é muito cedo ainda. Precisa esperar pra ver como a Nokia vai tratar o Qt daqui pra frente.

Tudo é relativo:
O LibreOffice foi bem sucedido porque a Oracle não priorizou o OO, mas o Java está com o desenvolvimento muito mais acelerado e a OpenJDK GPL está recebendo mais recursos do que na época da Sun.

ioca100 (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 10:48 am

“Em último caso é só portar o KDE pra GTK e tá resolvido ;)”
Mas já existe o Gnome, sei lá.

tsc (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 10:50 am

Falando em fork,

É complicado manter um fork pelo fato que o Qt é muito grande e apenas 5% do KDE ja contribuio para o Qt.
Em relação a canonical ela que tem como base Gnome, cairo, gtk e clutter, não tem quase NENHUM developer trabalhando nos projetos bases como cairo e clutter.

Decepcionado (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 10:54 am

Trabalho com informática desde 1984. Pronto lá se foram 27 anos, me lembro de trabalhar nos Unitrons, com os catalogs da vida. Depois insere um cartão CPM80. Scopus com seu DOS, que teve que deixar pois um empresa forte de Redmond disse ser um clone de seu clone. Sistema Virtuos, NetMB da Microbase. Aí Novell, sistema excelente, e oq tinha de bom tinha de caro. Podia ter dominado e feito um Desktop, apareceu uma porcaria de NT, novamente dessa empresa de Redmond. Putz, um cd na banco com linux. Já havia flertado com o Freebsd, mas esse parecia ter futuro.

Avalanche de instalações, migrando servidores netware colocando o mars-nwe, até o boot remoto mantínhamos rodando nele.

Kylix, ops agora sim …

Sinto uma força muito grande das empresas de desenvolvimento, para matar o linux nas empresas, falam muito mal, essas empresas com medo de desenvolverem pra Linux, acabam lutando contra, para se reinarem na porcaria de seus sistemas mal desenvolvidos para o ambiente dessa empresa de redmond.

Sabe, estou cansado disso, já conto os dias para largar o barco e parar de lutar contra a maré. Aposentadoria, e se possível o mais distante da tecnologia.

Para mim que batalho todos os dias pelo Linux e software livre, nota-se uma forma do além querendo evitar que esse sistema infinitamente melhor prospere.

Acabo de receber um e-mail de um distribuidor, treinamento com coffe break e tudo mais free, tema do treinamento, migrando de Linux para exchange………………………..

Antonio Viezi (convertido para o outro lado) (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 12:19 pm

@decepcionado

Chega de sofrer amigo, venha definitivamente
para o lado rentável e conveniente da força.
Linux e FOSS tem seus méritos, mas nada se compara a tranqüilidade e o futuro previsível do ambiente de Redmond.
Nunca parou pra pensar como as pessoas são mais felizes (e produtivas) do ‘outro’ lado ??

André Machado (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 12:27 pm

Falando em fork, o domínio libreQt.org, que foi citado aqui, tem a mensagem:

“Nothing to see here… Holding the domain to prevent it from being squatted, in the (hopefully unneeded) event the community decides to setup a libreqt.org fork, much like libreoffice.org. If this happens, the domain will be transferred immediately to the open source group in charge of it, without cost. Mauricio Piacentini ”

Gente precavida essa, não?

tonyfrasouza (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 12:32 pm

O problema é isto aí: Não era o melhor que fazia sucesso e sim o que vendia mais. Nos dias de hoje, o que vende mais pode ser caracterizado como o “completo”. No inicio de tudo o Unix era caro e incrível (ainda é). A apple cara e incrível (ainda é cara e incrível). O windows era barato e bonito (ainda é barato e bonito e melhorou bastante).

Me admira o Linux estar “vivo”, pois é surrado, maltratado, deixado de lado por algumas grandes corporações e tudo que se vê é que ele veio para ficar e está cada vez mais forte.

Para mim todos tinham que continuar tendo o lugar ao sol: Apple tem seu estilo e ganha dinheiro com isto e parece que em 2012 vai ser a mais rica do mundo. A Microsoft todos conhecem e tem que ser respeitada. A comunidade Linux no mundo, está sim é a que tem que ser mais respeitada, pois são os verdadeiros amantes do conhecimento para todos. Não ficam em um quarto trancados a sete chaves construindo códigos e vendendo suas licenças…

Em minha humilde opinião, acredito que a longo prazo a Apple a mais rica do mundo e com sistema acessíveis à mais pessoas, A microsoft desenvolvendo bons aplicativos para quem quiser comprar e o Linux em todo canto e cada vez mais conhecido e admirado.

E como diz aquela lei: Nada se perde ou se cria e sim se transforma.

synn (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 1:28 pm

virada de ano tensa para o SL.

Mauricio Piacentini (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 2:42 pm

@AndreMachado: hehe. Registrei ontem à noite, depois da repercussão do meu post comparando a situação do Qt com a do Director :)

André (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 6:37 pm

@Maurício

Pô, e eu, lendo a nota, pensei que tivesse sido um italiano a fazê-lo. Espero que não precises doar o domínio ao responsável.

Douglas (usuário não registrado) em 13/02/2011 às 7:23 pm

Vamos por partes:

A muito tempo o KDE fez um acordo, antes mesmo do próprio Qt se tornar LGPL, em que caso a empresa detentora tente matar ou “sufocar” a plataforma, o KDE free Qt foundadtion tem direito a um fork.

Resumindo, isso que aconteceu não vai afetar muita coisa no KDE, tanto que o desenvolvimento da versão 4.7 já começou, chovendo commits svn do projeto.

Os “caras” do KDE são bem precavidos, caso aconteça algo mais grave, isso não vai afetar o KDE, isso já vem sendo feito desde 98.

Quanto ao comentário de migrar o KDE para GTK+, vou apenas rir, porque é muito sem noção.

O Aaron Seigo já postou sobre o caso: http://aseigo.blogspot.com/2011/02/sizing-up-field.html