Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Elementary OS entra em pré-venda

Enviado por Carlos “Kadu” Eduardo (kadu20esΘhotmail·com):

“Um tema vem crescendo a cada dia em qualidade de design e de aplicativos associados a ele no lado Linux da força, o Elementary, que vem sendo produzido há alguns meses, está em pré-venda no site do projeto.

Para quem não conhece, o Elementary nasceu da criação de ícones azuis para o Gnome e aos poucos foi ganhando identidade visual como tema para a interface, até receber aplicativos próprios, como o leitor de e-mails Postler, o gerenciador de arquivos Marlin e o gerenciador de contatos Dexter.

O Elementary OS, usa como base do sistema e de repositórios o Ubuntu e em sua primeira versão será chamado “Jupiter” e cada nova versão trará o nome de deuses de diferentes culturas.” [referência: orgulhogeek.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    arthas_dk (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 8:52 am

    Pelo menos o nome do gerenciador de contatos é legal ^^

    Fernando Miranda (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 9:07 am

    Dando uma olhada achei um ótimo trabalho de interface. Mesmo não usando, torço pelo sucesso do projeto. E torço também para que o Dexter não “suma” com os contatos em sacos pretos jogados ao mar. ;)

    Mike (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 10:07 am

    Mamãe quero ser Apple. Por que as pessoas perdem tempo reinventando a roda?

    O site tem poucas informações (plagiado da Apple), cheio de links quebrados, não ficou claro o diferencial da distribuição e ainda querem cobrar pela midia? Pelo jeito é a midia fisica em si, mas será que faz sentido hoje em dia?

    ioca100 (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 10:28 am

    Para quem usa Ubuntu com o Compiz/Emerald é só explorar os efeitos especiais com o tema Ambiance que fica muito legal.

    gusmão (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 10:29 am

    @mike, a menos que você coma feijão virtual, faz todo sentido sim, obter remuneração pelo seu trabalho.

    Mike (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 11:16 am

    @gusmão Não questiono cobrar, cobrem a vontade. A minha observação gira em torno da viabilidade da cobrança. O que eles tem a oferecer a mais para que eu me sinta convencido de pagar a midia ao inves de usar uma outra distribuição?

    É tiro n’água.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 11:59 am

    E lá sei vão mais esforços desperdiçados à favor do ego de se autointitular “desenvolvedor” de refisefuquis que só mancham o nome das sérias distribuições Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 12:43 pm

    Mais um projeto patrocinado por: One distro per child

    Scott (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 1:01 pm

    Tão ridículo quando o Linux FeniX.

    rogerio machado (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 1:51 pm

    Cobrar pelo suporte, custo de produção acho válido, mas normalmente os linuxers não tem essa “fome por design” a ponto de pagar só por isso. Já que no fim das contas é Ubuntu e essa distribuição tem seu próprio serviço de suporte

    Tiago (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 2:36 pm

    A bela interface é tão… Apple. Tão cópia do Mac OS X. O incrível é que elogiaram essa bela interface. Pombas, se gosta, usa Mac!

    Os caras tem todo o esforço de criar uma distro e copiar os design da Apple, tanto no site, quando no sistema operacional e nos aplicativos.

    Alias, cópia é com eles mesmos. Além da interface, da usabilidade (os docks), os ícones também são um festival de cópias. Além de ícones da Apple, tem também ícones da Microsoft.

    Poxa, será que eu sou o único que é contra esse tipo de atitude?

    Mike (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 3:55 pm

    Né não @Tiago, eu também concordo contigo. Se gosta tanto de Apple, compra um Apple oras!

    Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 4:09 pm

    É tão interessante quando as pessoas, ao invés de dar um primeiro passo, ficam criticando as ações de melhorias dos outros…

    Para início de conversa, em informática (exceto pelo Kinect), tudo se copia e se transforma.
    Sabemos que a interface gráfica foi criada pela Xerox e “ganhada” pela Apple, e que depois a Micro Soft (como se chamava na época) também “copiou” a Apple que “ganhou” da Xerox.
    Concordo que Docky foi forçação de barra, mas o resto do tema do sistema está complemente em sintonia com os aplicativos desenvolvidos para o sistema e se nem o Ubntu consegue manter essa sintonia, azar o dele, mas criticar um trabalho que prima pelo bom gosto e harmonia é realmente mostrar que VOCÊ, não cria nada melhor. Deve ser no mínimo inveja…

    Dan Rabbit, quem começou este projeto, fez diversas melhorias na atual interface do Ubuntu e o Ubuntu é considerada a distro “modelo”. Tanto em interface quanto em funcionalidades integrada ao sistema.

    A Apple desenvolve algumas ideias, a Microsoft copia e dá outro nome, a galera do Linux “re-adapta” ela às suas necessidades e também cria novas, que são, aos poucos, vistas e copiadas pelos outros.

    Lembrando que: Utilizar o mesmo padrão de cores de um sistema (no caso, o OS X), ícones que entrem em sintonia com o visual do sistema em geral (sim, pode ter copiado o azul das pastas, mas veja outros itens antes de falar mais) e trazer melhorias realmente significativas (como o fato do navegador de arquivos ser feito com tecnologia GTK 3.0) e aplicativos integrados ao visual do sistema (Dexter, Rhithm-e, Postler, Midori…) realmente faz aquilo que nenhuma distro até hoje conseguiu. Um sistema homogêneo.

    Vamos ver como andará o Elementary daqui a um ano…

    Mike (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 4:36 pm

    @”Carlos “Kadu” Eduardo”, sorry mas vc está vendo coisas demais:
    1) O site é fraco, não sei de onde vc tirou essas conclusões. Se seu argumento é que o design, padrão de cores, interface é o diferencial dessa distro, vc está chutando, pois, a maioria das imagens full size do site estão quebrados, os videos se limitam a funcionalidades. A menos que vc tenha baixado e testado, não é possível afirmar nada.
    2) Não, não é inveja, só acho que a comunidade deveria concentrar esforços em coisas mais importantes. Quer um visual mais bonito que o Ubuntu? Use o Mint.
    3) Não é porque critico que não posso fazer nada melhor. Essa afirmação é SUA, que parte de SUAS prerrogativas que são fracas e ingenuas. E beleza é relativa.
    4) Daqui a um ano? Sumiu. Quer apostar? Pra mim não tem sustentabilidade porque o alicerce da distribuição já cumprido por outras. Simplicidade? O Ubuntu, sua base já é bastante simples. Design? O Mint é tão bonito quanto e já tem anos de casa. Aplicativos “exclusivos”? Nada que não possa ser instalado nas demais.

    Enfim, eu só não consigo entender a sua exaltação.

    Jeremias (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 5:11 pm

    Uma coisa é certa, o tema Elementary é um dos mais belos temas inspirados no Mac.

    Mike (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 5:12 pm

    @Jeremias aparentemente sim mas sempre há um problema de inconsistencia e usabilidade nos temas Mac-like. Vou instalar e ver essa distro.

    ioca100 (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 5:15 pm

    Desculpe-me se estiver equivocado, mas não gosto de ficar “quibando” o Mac em tudo, até nas cores e ícones.Gosto do tema Ambiance, como disse antes uso Compiz/Emerald com efeitos especiais, bordas de janelas envidraçadas, parecidas com o Vista, gosto dos botões na esquerda, pois, não preciso cruzar a tela toda etc.Agora , cada qual faz o que gosta.Certa vem instalei o Macbuntu e levei um susto, logo deletei o tema.
    Isso está parecendo os carros, noutro dia não sabia se era Fiat, Volks ou outra marca um automóvel que vi passando na rua,hehehe.

    Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 5:26 pm

    Desculpe, @Mike, realmente me exaltei e peço sinceras desculpas, mas vou contra-argumentar:

    * O Mint começou como um projeto baseado em Ubuntu e hoje é concorrente de peso do mesmo. Nada que o Elementary possa fazer.
    * Concentrar em coisas mais importantes que interface de usuário? Como o que? Obrigado, mas o Ubuntu hoje já é um Linux bem avançadinho e o que ele precisa é exatamente uma repaginada que vai ser dada com o Unity. Considerando que o Elementary não vai ter Unity e sim o GNOME atual, mas vai usar repos do Ubuntu, então ele vai seguramente ter o há de melhor.
    * Beleza é relativa sim, assim como a Gisele Bündchen pra mim é feia, ela arrasta multidões por ai, mas existem alguns padrões e ela só é famosa porque tem estes padrões. Se o sistema fizer sucesso pela beleza e integração dos aplicativos ao visual do sistema, então ele pode sim, em um ano, suplantar um outro sistema e atrair diversos usuários de outras distros. Não esqueçamos que existem pessoas “conservadoras” que ainda não se acostumaram com a ideia do Unity.
    * Não existe exclusividade no mundo Linux, mas não conheço aplicativos criados para parecerem completamente integrados ao visual do Ubuntu e de qualquer outra distro. Alicerces? Okay, falta alguns detalhes a serem mostrados por eles em “qual o objetivo”, mas, vamos levar em consideração alguns fatos:

    - O sistema é Ubuntu em sua base, logo, deve atrair “Ubunteiros” que não estão satisfeitos com o atual ou o futuro visual do sistema.
    - O sistema não agrada a gregos e troianos, mas de boca em boca, se vai a Roma.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 5:45 pm

    Só aparência não põe mesa, mas talvez o Elementary traga a oportunidade para que colaboradores se interessem em melhorar algo que sempre vi como um ponto fraco no Gnome: usabilidade.

    O Ubuntu tem todas as características intrísecas para cair no gosto dos usuários iniciantes (leia-se: usuários não viciados por outros sistemas). Mas nem todo o controle das coisas está “na ponta dos dedos”, o que (experiência própria) acaba por espantar usuários e aficcionados em potencial.

    Faço votos de que o Elementary possa ser o “arranhão na ostra, que dá origem à perola” nesse sentido, porque não?

    Tiago (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 6:11 pm

    Outro dia eu tive uma ideia. Acho que foi na sexta. Eu ainda nem sei como começar a executar a idéia, mas eu vou dizer:

    Vocês já ouviram falar em JDBC? Sabem o que é um JDBC? Bom, acredito que sim. O JDBC, em sua essência é um conjunto de interfaces. No Seu programa java, vc declara um JDBC (as interfaces) e instancia com o drive do fabricante de banco de dados.

    A idéia que tive é mais ou menos a mesma coisa. Criar um conjunto de interfaces para os ambientes gráficos. Os aplicativos não chamam mais as rotinas dos ambientes (KDE ou Gnome), e sim as funções dessa interface. O ambiente gráfico então é acionado pela interface e então desenha o conteúdo.
    Por exemplo: suponhamos que temos a interface objecto janela().
    O meu programa chama jalena. O KDE recebe a chamada janela. Como no KDE tem a implementação de janela, ele renderiza a janela do aplicativo no estilo KDE. Usando as libs do KDE. Mas se eu rodar no Gnome, então o gnome faz o mesmo e, usando as lib do Gnome, ele renderiza a janela no estilo do Gnome.
    Com isso temos unidade visual sem se preocupara com o ambiente gráfico que está rodando no cliente.

    PS.: tenho que sair e não vou conferir o português!

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 6:43 pm

    Engraçado, o Mint é o que mesmo? O Linux Mint agora está em 2o lugar no Distrowatch, talvez com a rejeição em massa do Unity consiga até ultrapassar o Ubuntu no ranking. “Nada se cria, tudo se copia” Quem usa KDE sabe que o Windows 7 é uma c…

    Tiago (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 7:07 pm

    hahahahaha
    windows 7 é uma cópia do KDE. Ignorando o fato que o KDE nasceu cópia do Windows!

    A desculpa utilizada na época foi para facilitar a migração de novos usuários.

    Sem falar que o Windows 7 não tem nada a ver com o KDE.

    Caramba, é muita distorção. Muita distorção. Só falta aparecer agora alguém falando que o Mac OS é cópia do Gnome.

    Mandriva (usuário não registrado) em 12/01/2011 às 7:15 pm

    Falando em janelas, não sei mas as janelas padrões do sistema, tanto KDE como Gnome e outros, tem a parte do titulo muito pequena. Acho que esta área deveria ser maior, como o titulo em destaque e os botões da mesma também. A borda da janela também poderia ser maior.

    Só consigo fazer isso usando Compiz/Emerald, ou seja, usando programas acessórios.

    O KDE tem um substituto para o Compiz, o kwin, que esta cada vez melhor, ja o Emerald acho que não tem nenhum.

    O bom mesmo seria uma união Compiz/Emerald ja integrado no KDE e no Gnome.

Este post é antigo (2011-01-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.