Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desktop Linux ultrapassado pelos tablets nos EUA – faz diferença?

Trecho inicial da minha coluna no TechTudo:

A notícia de que o número de pessoas acessando a web por meio de tablets (ou, mais especificamente, por meio do iPad) ultrapassou o número das que o fazem por desktops Linux no mercado norte-americano segundo a pesquisa StatCounter foi foco de muito debate (e muito #mimimi também) há alguns dias, mas a minha reação inicial foi quase na contramão da controvérsia – me perguntei: que diferença faz?

Antes que pensem que quero desqualificar a pesquisa, explico: entendo a importância deste tipo de pesquisa para o público ao qual é dirigida: por exemplo, quem produz e publica conteúdo para a web tem o maior interesse em saber mais sobre como seus usuários acessam, quais plataformas estão em crescimento, etc. Os dados agregados do mercado (neste caso, em uma pesquisa baseada nos acessos a 3 milhões de sites) são um complemento importante aos dados que cada um deles pode obter diretamente em seus próprios servidores.

O que questiono é a reação exagerada a este fato que pouca diferença faz: que nos EUA agora há mais gente acessando a web por meio de tablets iPad do que por meio de desktops Linux. Não se trata de dizer que os usuários de Linux estão migrando para os tablets, que a taxa de adoção do Linux foi prejudicada pelo fenômeno mercadológico que é o iPad, ou que os tablets com iOS são melhores que o desktop Linux.

Pelo contrário, trata-se de uma conclusão até singela: o número de usuários de Linux no desktop tem seu ritmo de crescimento próprio sobre uma fatia de mercado relativamente estável (0,72% nesta pesquisa), e o dos tablets é o contrário: sofreu uma explosão súbita chegando aos 1,02% em menos de 1 ano, e possivelmente crescerá ainda mais, inclusive quando se confirmar a chegada de modelos com Android mais maduros para se juntar a este mercado.

Assim, minha própria opinião está mais para o “e daí?” do que para o “puxa vida!”. Quando muito, vejo como uma oportunidade para ajustar as expectativas quanto a oportunidades de crescimento para o Linux no mercado desktop.

O que os números dizem?

Deixando de lado a reação causada pelas análises que polarizaram o resultado da pesquisa como se ela se restringisse ao desktop Linux e ao iPad, pode-se (…) (via techtudo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Helio Loureiro (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 9:14 am

    Não se esqueça também que essa estatística refere-se ao mercado norte americano.

    No Brasil temos dados diferentes devido ao incentivo do governo ao uso de Linux, através do PC popular, e provavelmente irrisório tráfego de tablets, mas devido ao seu preço.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 9:36 am

    Que texto non-sense, forever alone, “vou usar o linux, não importa se for somente eu no mundo e mais alguns” [...] Esse tipo de pesquisa é importante, sabendo disso a Canonical pretende o quanto antes lançar o Ubuntu para plataformas de tablet, querendo sair dessa fatia de pizza de menos de 1% e atingir usuários em potencial.

    Denis (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:02 am

    A diferença que faz? Bem, podemos comparar com a diferença que faz no mercado de ações apenas uma notícia sobre as previsões de faturamento de uma empresa. Se colocar totalmente alheio às tendências é que pode fazer uma diferença dolorida mais tarde…
    O Linux parece engessado eternamente em 1%. Mas as pesquisas parecem desconsiderar os usuários que usam mais de um SO. Simplesmente cravam: ou é esse, ou é aquele. Talvez um número mais razoável fosse entre 3 e 5%.

    devnull (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:06 am

    Os números provam uma coisa: marketing funciona.

    Flávio Augusto (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:10 am

    Eu acho que o iOS é melhor que o Linux…

    mAD (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:21 am

    @Helio Loureiro

    Acorda né!!! PC com Linux aqui no Brasil apenas até sair da loja, depois vem o sobrinho e instala o Windows Jack Sparrow, quanto aos tablets, é uma cegueira chamar as vendas dele por aqui de irrisórias, foram vendidos mais de 60 mil iPad’s 1 aqui no Brasil e provavelmente esse número seja muito maior, vai passar o Linux fácil fácil… sejamos realistas, tablets são a experiência que os usuários desejam.

    mAD (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:22 am

    devnull (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:06 am
    Os números provam uma coisa: marketing funciona.

    Pena que o Linux nunca soube disso né????

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:32 am

    É este tipo de atitude da comunidade linux que sempre deixou e sempre vai deixar o Linux em baixa no desktop…

    Essa atitude besta de se acharem “os rockstars” , cara não estamos em 1998 mais , “ser diferente” não basta , TUDO esta alinhado , com certeza marketing conta… e conhecemos vááárias empresas que tentaram fazer isto com o linux no desktop e falharam miseravelmente (Conectiva ? Mandriva ? Red hat ?).

    Está na hora de acordar e fazer um produto com uma experiencia integrada e simples…

    Simplesmente dar uma de “Eu uso linux , eu sou super fodão” continua tão eficiente quando em 1996.

    Droido (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:54 am

    Dyego Souza do Carmo

    Disse tudo.

    Elessar (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 10:57 am

    Eu torço pra que as coisas continuem parecidas como hoje. Linux é ótimo, e quem quer usa.
    “Precisa” (quer) de facilidade ? Continua no Windows.

    Nem o OSX que é todo “famoso” possui uma fatia grande do mercado. E o pouco que ele tem, é graças aos softwares de edição de vídeo e similares, que fazem sucesso nas empresas de design.

    A menos que algo espetacularmente inédito apareça pro Linux, não acredito que esse quadro vai ser revertido tão cedo.. E acho isso bastante bom.

    Onde importa, para mim, o Linux já é bastante usado – usuários experientes e que gostam de correr atrás de informação e cultura. Além, é claro, nos servidores decentes.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 11:01 am

    Tudo que não se deve fazer é criar terra arrasada.

    Lembrando quando o Windows 7 não havia sido lançado e alguns australianos levaram um notebook dizendo que o KDE 4.algumaCoisa era o windows a ser lançado:

    Vários elogios.

    Sim, é SÓ marketing. Tanto no sentido de propaganda/percepção, quanto no sentido de integração com fabricantes, conseguindo suporte para drivers.

    landeel (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 11:20 am

    No dia em que a nova moda for navegar na internet com uma melancia eletrônica, as melancias eletrônicas vão ultrapassar rapidamente o Linux também.
    Mas quem se importa?
    Que dêem para as massas o que as massas merecem.
    Eu fico bem satisfeito com meu desktop Linux. Rápido, seguro, eficiente, totalmente personalizável, LIVRE.
    Somos a elite da computação.

    Denis (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 11:40 am

    Lembro-me que há alguns anos se dizia que “ano que vem será o ano do Linux no Desktop”… em termos de marketing, Ubuntu foi ao tal ponto de alguns dizerem que usam Ubuntu e não Linux. Em matéria de Desktop, podemos citar como exemplo uma empresa que sempre deu atenção aos seus usuários: Microsoft. Falando em Linux, as empresas sempre se preocuparam com o usuário corporativo, nunca com o Desktop, o usuário doméstico. O Desktop, “deixa que a comunidade se vira”. Mas no que se refere a marketing, falto algo para o Linux no Desktop. Trazendo para um outro campo, um erro que o navegador Chrome não está cometendo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:05 pm

    Outra conclusão interessante da pesquisa é que ela permite ter uma melhor dimensão do tamanho de um hype.

    Todo o barulho da mídia, todo o bafafá, o modismo, tudo isso por meros 1,02% .

    A Nokia já foi praticamente descaracterizada devido ao efeito do Hype. Todo mundo se apavorando com Android e Ios, mas a Nokia continua com um belo marketshare.

    Os danos que um hype pode causar.

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:12 pm

    sim

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:13 pm

    O mais divertido de discutir com um fã boy do RMS é quando acabam todos os argumentos factíveis dele , ai começa é LIVRE é LIVRE como se todo o resto fosse pequeno perto do ser LIVRE…

    Eloi Freitas (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:13 pm

    É mesmo, a pesquisa permite explicar a razão do hype.

    Quando um produto alcança, em apenas 12 meses, a 5a posição de 1 mercado tão concorrido, superando em uns 30% a posição q o Linux no desktop levou uns 15 anos conquistando e mantendo, ele merece mesmo ser tão comentado.

    Mas discordo do “meros”, é fácil perceber o qto é difícil passar dos 0,8% neste bolo.

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:13 pm

    Ae quando voce usa toda essa liberdade em alguns pontos cruciais da sua empresa… e algo dá errado toda essa “liberdade” vira um “use por usa própria conta e risco” ou um “pegue e corrija voce mesmo”, você não tem um suporte , um nada… apenas interminaveis listas de discussões onde o que mais você vê é um “leia o manual e seja feliz” , mesmo que ele não exista !

    Na hora de vender é “LIVRE” na hora de cobrar vc escuta esse tipo de baboseira , ADORO o linux , mas para entrar no desktop pesado só com algo bonito e eficiente (ex: android) e MESMO ASSIM recebe muitas criticas…

    Depois ficam batendo no Steve Jobs , o que o RMS faz é idêntico , é um mercador de ilusões.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:25 pm

    Linux é sinônimo de segurança e confiabilidade, é só o que me importa.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:55 pm

    Como dizem, don’t feed the trolls. Para que citar RMS nessa notícia?

    Não vejo para que tanto alarde. Concordo com o articulista, os números isoladamente não dizem muito coisa, nem vai decretar a morte do Linux, nem diz que os tablets vão escravizar a humanidade, ou coisa que valha.

    Não acho ruim que os tablets estejam ocupando cada vez mais lugar entre navegação web. Se este produto estiver satisfazendo a necessidade das pessoas, ótimo. Para que se importar? Eu sou um velho viciado no desktop, nem notebook eu tenho, mas não é por isso que vou condenar outras tecnologias. Que bairrismo mais sem sentido!

    Tarcísio (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:55 pm

    Pra mim não.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 12:58 pm

    Ops, perdão Augusto, ficou meio dúbio o que escrevi. Para não dar confusão, onde está escrito:
    “Para que citar RMS nessa notícia? “
    leia-se:
    “Para que citar RMS nos posts desta notícia? “

    devnull (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 1:47 pm

    Os comentários aqui estão fantásticos, tem até gente que (diz que) gosta de Linux enquanto odeia Software Livre o_O

    Um caso interessante de dissonância cognitiva.

    pimentel (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 1:52 pm

    Isso pra mim se chama falta de assunto,na época em que o Windows Seven era era novo,saíam notícias do tipo: Windows Seven ultrapassa MACs,quando o Chrome era novidade diziam: Chrome ultrapassa Opera e Safari.

    Não vi ninguém desviando o assunto pra ficar atacando pedras nos MACs,nem no Safari e nem no Opera por causa disso.

    Mas basta ter a palavra “linux” em algum texto que logo atrai um enxame de trolls.

    Os comentaristas de plantão estão dando ênfase ao linux sendo que o foco é outro,além do mais nada impede que Tablets também tenham linux,a Canonical já está se projetando para isso.

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 1:55 pm

    @devnull

    E para gostar do linux preciso ser amante do S.F. ?

    Não gosto da postura apresentada por 60% das empresas que se dizem totalmente S.F….

    40% ainda presta, veja só o caso da atlassian :) (criadora do JIRA)

    Para mim, o melhor da vida sempre está no meio (se é que vc me entende)

    Ser fã boy limita muito o campo de atuação e a solução de problemas.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:00 pm

    “Como dizem, don’t feed the trolls. Para que citar RMS nessa notícia?”

    Pq é um nicho novo, não é só troll. É Hater.

    Odeia de todo modo, não adianta, está sempre achando motivo para destilar o ódio. Chega ser engraçado, as vezes.

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:07 pm

    @Weber Jr.

    “Destilar o ódio”

    hehehe acorda meu filho… menos romantismo e mais praticidade…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:12 pm

    Na entrevista do Linus, que foi destacada por atacar o RMS, ele falou que um dos diferenciais de sucesso do Linux foi a persistência dele, Linus.

    Um “Muito Obrigado” então aos “arrogantes” como o Linus, o Stallman, ou o pessoal da Mozilla que ignoraram os quase 100% de IE e resolveram criar um Browser melhor.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:15 pm

    Dyego

    Acusou o golpe ? haha

    Esse seu tipo de praticidade é bem peculiar. O tipo que pende para um mesmo lado sempre.

    Te impulsiona a comentar sempre que for para falar mal.

    Praticidade, pois sim.

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:20 pm

    @Weber Jr

    Se você ler bem o que eu disse verá que eu pendo para apenas um lado , o lado do “melhor para o meu projeto” , e isso pode variar de projeto para projeto :)

    Romantismo tecnológico deixou de ser minha área a muitos anos :)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:24 pm

    Dyego

    “Romantismo tecnológico deixou de ser minha área a muitos anos :)”

    Ahan… sei.

    Percebo por seus comentários sensatos e equilibrados. Nada de emoção…

    Precisa entender, ser contra, berrar contra algo, também é emoção.

    Pessoal do pragmatismo-trollador.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:32 pm

    “Ae quando voce usa toda essa liberdade em alguns pontos cruciais da sua empresa… e algo dá errado toda essa “liberdade” vira um “use por usa própria conta e risco””

    Praticamente toda licença de SL isenta de responsabilidade os autores, explicitamente.

    E quem se deixa convencer por promessas sem estudar direito a solução ?

    E depois quando dá errado sai destilando ódio contra Software Livre? Na hora da responsabilidade esquece o pragmatismo, aponta dedo para os outros?

    O trollzinho influente canta no ouvido do chefe que a culpa é do Stallman e do Linus. Não dele que implantou tudo, mas não sabe usar.

    Bela postura profissional desses “pragmáticos”.

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:40 pm

    @Weber Jr .

    Estudar direito a solucao ? Me conte , quanto tempo você já estudou os codigos do kernel do linux ? Sai para lá com essa hipocrisia !

    Você fala como se nunca tivesse usado S.L. em coisa grande , sempre n o micro do “avô”

    Essa postura é uma das responsaveis para que o linux fique nos 1% do mercado desktop , o “fã boy” sem escrúpulos.

    O RMS é e sempre foi um mercador de ilusões. Essa é a minha opinião , caso nao concorde , não precisa cortar os pulsos :)

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:42 pm

    @Weber Jr .

    “O trollzinho influente canta no ouvido do chefe que a culpa é do Stallman e do Linus. Não dele que implantou tudo, mas não sabe usar.”

    è este discurso que estão usando no governo federal a ANOS , e pelo visto vão continuar por MUITOS ANOS… prq quando a coisa pega… vem esse argumento simples “não sabe usar” , e se ninguem suporta , quem que garante que alguem sabe ?

    Dyego (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 2:46 pm

    @Weber Jr .

    É bom saber que voce é um dos caras que “estuda todo o fonte” do codigo da NVIDIA antes de rodar no seu xORG… ou que tmb estudou a fundo o driver de acesso ao hd sata , assim vc garante que funciona né ?

    Acorda meo… o buraco é bem mais embaixo.

Este post é antigo (2011-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.