Avanço no único país das Américas que consta na lista de países inimigos da Internet publicada pelos Repórteres sem Fronteira.

Trecho da nota da Info:

O Governo de Cuba decidiu desbloquear o acesso a alguns blogs considerados dissidentes pelo regime.

Entre eles está o da filósofa Yoani Sánchez, que pela primeira vez em quase três anos, poderá novamente publicar seus textos na web. De acordo com o jornal El País, Yoani comemorou a decisão, apesar de lamentar todo o período de censura. Ela foi informada do desbloqueio por um amigo, que tentou e conseguiu acessar a URL de seu site.

O primeiro portal de jornalismo cidadão cubano, o Desde Cuba, foi criado em fevereiro de 2006, e contava com a participação de diversos pensadores, escritores e jornalistas locais. Porém, após ganhar relevância internacional, o site foi censurado pelo governo cubano. Para substituí-lo, os oposicionistas criaram o Vozes Cubanas, em janeiro de 2009, que foi censurado em agosto do mesmo ano.

Em Cuba, a internet está disponível quase que apenas para funcionários do Governo, em universidades e empresários estrangeiros. Turistas podem acessar a rede em hotéis, mesmo lugar usado pelos oposicionistas para se conectarem. (…) (via info.abril.com.br)