Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Creative Suite para Linux “no radar” da Adobe

Enviado por Joseph Arimateias Diniz (josephdiniz12Θgmail·com):

“”O portal OMG Ubuntu entrou em contato com o engenheiro Carey Burgess, da Adobe, solicitando informações sobre uma possível versão para sistemas Linux e obteve a seguinte resposta:

“A solicitação está definitivamente no radar das nossas equipes de engenharia, então ela pode ser considerada para futuro desenvolvimento.”

Para demonstrar a demanda pelo software, o autor recomenda o preenchimento do formulário, disponível no endereço [adobe.com/…] que é encaminhado diretamente à equipe de engenharia da empresa.”” [referência: tiagohillebrandt.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Kingu (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 1:56 pm

    Link do formulário quebrado…

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 2:14 pm

    “A solicitação está definitivamente no radar das nossas equipes de engenharia, então ela pode ser considerada para futuro desenvolvimento.”

    Isto parece mensagem de e-mail enlatado(canned response), do que uma perspectiva

    Antes de negativarem meu comentário, sim, isto é a MINHA OPINIÃO, sobre a Adobe.

    Adriano (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 2:16 pm

    @Kingu, na verdade está sobrando uma vírgula. O correto é:

    http://adobe.com/go/wish

    ou

    https://www.adobe.com/cfusion/mmform/index.cfm?name=wishform

    Adriano (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 2:18 pm

    Salvo engano, esse formulário já está disponível há bastante tempo. Lembro já ter preenchido algo nesse linha, só não tenho certeza se era da Adobe.

    @Ironmaniaco, infelizmente concordo contigo.

    Eber (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 2:52 pm

    IMHO eu acho que a Adobe ou qualquer outra empresa vai desenvolver seus produtos pra Linux se grandes empresas fizerem essa solicitação. Se, por exemplo, um grande conglomerado de mídia mudar sua infra pra Linux com certeza, não só a Adobe, mas outras empresas rapidamente portariam sua soluções pra Linux.
    Mas por enquanto concordo com o Iromaniaco. Only empty promisses…

    jedy (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 5:12 pm

    Não boto fé na Adobe quando o assunto é Linux! Vai ficar nessa promessa a vida inteira!

    Erik ch (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 5:23 pm

    O link do formalário, o qual essa notícia se refere é no getsatisfaction
    http://getsatisfaction.com/adobe/topics/produce_creative_suite_for_linux

    são mais de 10 mil votos para o pedido

    Engenheiro: “Ei, departamento de marketing, eu respondo a verdade, ou digo que sim, ou enrolo eles?”

    Marketing: “Somos uma empresa com certificação ISO 9001! Siga o procedimento do manual! Página 16-B: respostas vagas, evasivas e que não digam sim nem não. Pode usar o exemplo 3: ‘está no nosso radar’, ou o exemplo 6: ‘pode ser considerada para futuro desenvolvimento’, ok?”

    Renan (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 7:09 pm

    Aham, Cláudia, senta lá. No dia em que o Flash pra Linux chegar no mesmo nível do Flash no Windows, eu acredito.

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 7:54 pm

    Será que os usuários de Linux pagariam por um software fechado da Adobe?

    Renan (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:24 pm

    @Livio

    Acredito que sim, haveriam usuários pagantes; quantos, eu não sei estimar.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:39 pm

    Uso Linux não porque posso conseguir ele gratuitamente, uso porque gosto de ter a liberdade de fazer muito coisa nele que não poderia fazer em um sistema proprietário… Sim pagaria por aplicativos que eu precisasse. Agora eu pergunto: Usuários Windows pagam por vários aplicativos proprietários e que exijam uso exclusivo para um computador?
    Sim, alguns pagam e, muitos conseguem o piratinha, quando possível…

    @Lívio Ribeiro

    Se usarmos o setor de jogos como parâmetro, aqui á sabemos que na média, usuários Linux pagam melhor quando se vende jogos com preço livre.

    Se não me engano, quem paga menos é o usuário Windows.

    Ou seja, usuário Linux não tem nada a ver com usuário que quer tudo de graça.

    Ramón Valdéz (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:23 pm

    Se houvesse algum interesse da Adobe no Linux ela não teria cancelado o desenvolvimento do Flex Builder. Uma alternativa para quem desenvolve em Flex/AS3 é o plugin “fb4linux” para Eclipse.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:45 pm

    “Será que os usuários de Linux pagariam por um software fechado da Adobe?”

    Se tomarmos como referência outros softwares comerciais pra desktop que tentaram lançar versão pra Linux, a resposta é não. Muito poucos pra valer o investimento.

    Mas torço pra que portem e eu esteja errado. O máximo que eu podia fazer é preencher o formulário, preenchi no meu serviço e em casa no nome da minha namorada, se muita gente solicitar, talvez a Adobe veja demanda.

    Pelo menos o Adobe Reader ela portou pra Linux tem bastante tempo…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 11:12 pm

    infelizmente concordo @Marcos, não há mercado para aplicativos Adobe no Linux, puramente porquê é um mercado diferente, a imensa maioria dos designers web, foco dos aplicativos Adobe, são do Windows e Mac.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 11:45 pm

    concordo com o @marcos e o @psicoppardo, veja o exemplo do nero para linux, praticamente não existe para os usuarios do linux… e como o psicoppardo falou, a maioria do publico alvo ta fora do linux, e ele so viriam para o linux se houvese como trabalharem, e a adobe so se tivesse usuarios, no fim isso significa que ou o linux aumente muito o market share ou jamais vera suite adobe.

    Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 11:46 pm

    Não podemos julgar a Adobe pelo comportamento morno que ela faz em relação ao Linux, devemos verificar o comportamento do público com relação ao Linux.

    É um círculo vicioso: Pessoas não migram para o Linux por não ter seus programas preferidos e empresas não portam para Linux por não haver uma demanda considerável(≃ 1% não é mesmo nada animador, porém, posso prever que, ao portar a suite Creative para o Linux (independente da pirataria acontecer, e ela VAI ACONTECER), outras softhouses irão fazer o mesmo.
    Corel, Norton, Autodesk, Valve, e por fim, a Microsoft com a suite Microsoft Office (sim, por incrível que pareça, é o impeditivo para muita gente migrar). Daí saltaremos de ≃ 1% para 4, 5, 7 e nos tornaremos relevantes. Foi assim com o Mac OS e assim pode ser com o Linux, mas para isso ele deverá ter uma grande distro por trás, alguém tem um palpite?

    André Machado (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:06 am

    Creative Suite para Linux? Definitivamente 2012 está chegando…

    arthas_dk (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:37 am

    Nero? Nero é muito bom, mas brasero e k3b fazem o serviço de forma espetacular. Pra que comprar um software se você já tem um que VEM INSTALADO e não custou coisa alguma?

    Existe uma equivalência interessante aí. Por outro lado, Adobe Creative Suite é um grupo de softwares com recursos DIFERENTES dos softwares que temos por padrão nas distribuições, sendo que isso sim pode fazer a diferença, na minha opinião é claro.

    Mas acho difícil de acontecer de qualquer forma.

    Augusto: Isso que vc citou é DILBERT?

    Felipe (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:45 am

    Creative Suite para Linux? Definitivamente 2012 está chegando (2)

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 9:57 am

    @Carlos “Kadu” Eduardo, exatamento o que eu penso… porem para mac deu certo por que a apple usou sua influencia (e grana tambem) para convencer a adobe e outras a portar seus softs, e isso o linux nao tem… a não ser o ubuntu se a canonical resolver entrar nessa, mas não sei eles tem dinheiro pra isso. Infelizmente é o unico modo que vejo possivel um dia haver programas proprietarios necessarios a expansão do linux e sua massificação.

    Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 10:13 am

    Usuários domésticos não precisam comprar suítes de produção. Então, pensemos em empresas.

    Quando eu tinha uma produtora de áudio, comprava o computador e o sistema operacional que fossem necessários para rodar a combinação de software e hardware que eu havia escolhido.

    - PC com Windows para Session 8 e Sound Forge;

    - Mac para Pro Tools;

    - PCs com Linux para servidor de rede e área de atendimento, que lidava quase exclusivamente com correio eletrônico, envio de orçamentos em texto formatado e alguma navegação na internet.

    Penso que, precisando adquirir um número significativo de licenças de determinado software profissional para a área de produção, e tendo a opção de fazer significativa economia em sistema operacional e acessórios, pode ser bem viável alguém considerar uma plataforma alternativa. Ainda mais se já tiver servidor Linux ou estiver considerando também investir na rede.

    Mesmo que o mercado pareça menor que o mercado de outras plataformas já estabelecidas no nicho, coloquemos o mercado na sua devida perspectiva. Fora de casa. Em casa, ou “na garagem”, o pessoal alvo da Adobe parece não se importar de usar software ilegal, mesmo.

    Qualquer um (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 1:36 pm

    Concordo com Steven Jobs, W3C na veia e se lasque Adobe com seus produtos medíocres pra lá.

Este post é antigo (2011-04-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.