Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ConvertePST – Lidando com o legado do Microsoft Outlook

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“O ConvertePST é uma ferramenta desenvolvida em Java que permite a navegação (leitura) de arquivos Personal Storage Table (PST) do Microsoft Outlook 2000/2003 com a possibilidade de exportação de mensagens armazenadas neste formato para o formato aberto de E-Mail descrito em RFC podendo ser importado em qualquer ferramenta de Correio Eletrônico.

O ConvertePST foi desenvolvido inicialmente para tratar do legado existente na Caixa Econômica Federal (CEF), durante a migração de sua infraestrutura de correio eletrônico do Microsoft Outlook / Exchange 2003 para a ferramenta de e-groupware Expresso Livre pela 4Linux Free Software Solutions e agora esta sendo disponibilizado livremente sob a GPLv3.

Para saber mais: [marcelo.juntadados.org/…]” [referência: marcelo.juntadados.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O Thunderbird e o Seamonkey tem uma função para importar emails do Outlook também. *Acho* que está ali desde os tempos que ainda era Netscape Communicator …

    Webmarlin (usuário não registrado) em 23/09/2011 às 1:06 pm

    Humpf, não sei porque a Caixa mandou desenvolver isso, se eles continuam usando o Outlook largamente. SL na Caixa é papo furado, pois a área de TI (Tecnologia da Improvisação) dela é vergonhosa. Os funcionários que o digam!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 23/09/2011 às 1:24 pm

    @Webmarlin: a notícia afirma que a desenvolvedora da solução não foi a CEF, e sim a 4Linux, tendo em vista que ela pode ser requisitada por outros órgãos públicos e/ou empresas para fazer o mesmo serviço – migrar contas de e-mail do Outlook para outros sistemas livres de groupware.

    No mais, fico feliz com a notícia. Mesmo que o Evolution e o Thunderbird façam isso, é bom que exista uma ferramenta que faça a conversão em lote, facilitando a migração das contas de e-mail num parque computacional enorme (como o da Caixa).

    Marcelo Soares Souza (usuário não registrado) em 23/09/2011 às 1:37 pm

    O Thunderbird abre arquivos PST apenas no Microsoft Windows se você tiver o Microsoft Outlook instalado, na Caixa já existe pelo menos duas mil estações de trabalho usando uma distribuição GNU/Linux derivada do Debian Squeeze desenvolvida pela 4Linux.

    Testamos no Evolution e o tratamento de PST neste não funciona muito bem.

    A ferramenta foi desenvolvida pelo consorcio 4Linux Free Software Solutions e Prognus Software Livre para atender a necessidade de migração do ambiente Caixa. Porém, acreditamos que esta ferramenta seja útil a muitos outros Projetos de migração, sintam-se a vontade para utilizar e contribuir com esta solução.

    William Veronesi Rocha (usuário não registrado) em 23/09/2011 às 1:49 pm

    Cenoura, o problema é que para o Thunderbird converter é necessário ter o Outlook instalado na máquina…

    Webmarlin, sou funcionário da Caixa e não tenho vergonha da área de TI. Pelo contrário. Os esforços da Caixa são imensos, tanto quanto o tamanho da empresa. A cultura do Outlook é grande, pois são mais de 85.000 empregados que utilizam a solução. Converter todo este público para um SL é um trabalho gigantesco, que está sendo feito paulatinamente, para não criar resistências. Só o que vemos acontecer nos terminais de auto-atendimento, todos com linux, assim como nas casas lotéricas, milhares espalhadas pelo Brasil, demonstra o compromisso que a Caixa tem com o SL. Assim também como outras soluções internas já utilizando o SL. Para chegar ao desktop há um longo caminho, que está sendo trilhado, pode acreditar. Já utilizamos o Broffice e Firefox, por exemplo, além de um mensageiro interno que é SL. Aos poucos tudo se encaixa.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 24/09/2011 às 1:35 am

    Tem também o libpst que é em C com algumas partes em C++.

    Spif (usuário não registrado) em 24/09/2011 às 12:31 pm

    Parabéns pra 4Linux, que é uma referência no Brasil.

    Mas, o que a ferramenta faz? Porque uma ferramenta que possa interpretar o PST pode ser útil em outros contexto, como suporte ao Outlook, Forense Computacional e etc.

    Pro pessoal que reclama do uso de Outlook, o problema é que a solução é de groupware da Microsoft é muito bem fechada e poderosa. O Expresso também, mas as outras não são tão boas.

    Pinheiro (usuário não registrado) em 24/09/2011 às 10:05 pm

    @Spif,

    O Expresso é um projeto muito promissor mas infelizmente está sendo boicotado pelo atual governo estadual do PR. O Expresso e o SL em geral aliás.

    Atualmente o mais completo que conheço é o Zimbra, a versão OpenSource é bastante poderosa e a versão “não totalmente OpenSource” tem excelentes recursos e preços razoáveis, principalmente se comprarados ao produto da ms.

    Ainda não tive tempo de testar o Zarafa mas quero fazer isso este ano ainda.

    Sobre o ConvertePST, sempre é bom ter mais uma opção de ferramenta para resgatar os dados prisioneiros de aplicações proprietárias.

Este post é antigo (2011-09-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.