Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como fazer download de vídeos do Youtube no Ubuntu

Enviado por Carlos “Kadu” Eduardo (kadu20esΘhotmail·com):

“O Linux possui diversas opções que permitem baixar os vídeos do Youtube. Youtube-dl e MiniTube são duas dessas opções que eu conheço, mas uma não me deixava satisfeito por ter o inconveniente de não possuir interface gráfica e o outro por levar muito tempo.

Visitando o Linux Descomplicado, conheci um site que mostra “Alternativas gratuitas para softwares pagos”. Fui no dito cujo e de cara, encontrei a ferramenta que sempre procurei: Um programa que baixasse os vídeos do Youtube sem muitos “fru-frus” e sem excesso de simplicidade: 4k Video Downloader.

O software é simples: Copie o link do vídeo no Youtube e cole nele. Mais simples que isso, só se você tivesse de ditar o nome do vídeo, né mesmo? Para facilitar ainda mais as coisas, o 4k mostra os formatos que você pode salvar seu vídeo, indo desde “Normal” (420p) até FullHD (1080) (desde que disponíveis)…” [referência: orgulhogeek.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Samy (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 8:15 am

    Mas pra quê isso tudo? Quando você bota o vídeo para carregar, isso gera um arquivo na pasta temp. É só mover de lá e pronto! Já tens o vídeo baixado!
    Nota: uso o kubuntu e firefox, mas acho que funcionaria igualmente com qualquer combinação de distro e browser.

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 8:38 am

    Mais simples ainda é instalar o complemento Download Helper no FF. Ele ajuda a baixar vídeos não apenas do YT, mas de vários outros sites similares, com apenas alguns clicks.

    Samy, isso que você falou funcionava anteriormente, e eu mesmo sempre usei. Porém acho que mudaram algo no youtube ou nos navegadores, e não aparece mais o arquivo no temp, tanto usando o firefox como o chrome. Ou agora esta muito bem escondido.

    Dangelo Martins (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 9:17 am

    https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/video-downloader-player/

    Essa extenção e a melhor que tem para baixar videos do youtube ou qualque outro site, fica a dica.

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 9:36 am

    http://www.keepvid.com

    Igor Isaias Banlian (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 10:24 am

    Pessoal, vou deixar uma boa dica para vocês, que é sobre o youtube-dl não ter uma GUI, pois ele pode até não ter uma GUI oficial, mas ele tem uma muito boa desenvolvida por um entusiasta dele:

    http://code.google.com/p/youtube-dl-gui/

    Com ela você pode baixar muito facilmente qualquer vídeo do YouTube apenas colando o link, bem como converter para MP3 apenas ticando a caixa de opção referente a isso!

    É muito boa, testei aqui no Chakra GNU/Linux e funcionou perfeitamente, eu recomendo!

    P.S.: Quem entende de Pyhon (a GUI, a exemplo do youtube-dl, também é em Python) e pode contribuir com o projeto, o desenvolvedor e a comunidade de usuários dele agradecem, pois tal GUI ainda precisa evoluir e ser melhor polida…

    Abraço,
    Igor Isaias Banlian

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 10:30 am

    Muito bom o software, mesmo sendo proprietário. Eu uso o minitube pra assistir videos (algumas vezes fazer download) de videos do youtube, já que ele tem vários recursos, tais como busca, etc.

    Mas o minitube é limitado ao youtube, e vi que este 4k suporta outros serviços, como o vimeo (que, por alguma razão, não funciona mais no meu chromium). Boa dica. Baixado já :-)

    Lemuel Roberto (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 12:26 pm

    O Chromium tem uma pasta dentro da ~/.chache, que os vídeos, mp3 ficam armazenados lá por um tempo, como era na /temp do Firefox.

    Mas esse programa ai é MUITO bom!

    Valeu!

    Mr. Isaac (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 12:55 pm

    Conheço um programa bom que também baixa vídeos do Youtube e até do XVídeos:

    http://gtk-apps.org/content/show.php/Gmediafinder?content=138588

    Denis (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 12:57 pm

    Dada a quantidade de extensões só no Firefox (e para a maioria das versões LINUX), a notícia valeu mais pra fazer um marketing a mais do Ubuntu.

    Como fazer download de vídeos do Youtube em várias plataformas, no Firefox: https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/easy-youtube-video-downl-10137/

    Gostei muito dessa extensão, adiciona um botão discreto ao lado do vídeo, depois de um tempo você até esquece que aquilo é um complemento.

    []s,

    Maikon (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 12:57 pm

    Eu uso o downloadhelper do Firefox, para mim funciona muito bem e em qualquer site, não apenas no Youtube. Eu me lembro do dia em que uma feia atualização do Flash arrancou os vídeos da pasta /tmp. Quase entrei em depressão rsrs. Daí eu conheci o DownloadHelper, tem sido eficiente na minha reabilitação, mais ainda sinto saudades da pasta /tmp.

    Fernando (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 1:06 pm

    cclive

    luiz (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 3:23 pm

    Só pra explicar o fato dos videos não ficarem mais na pasta /tmp, não eh problema do youtube nem de nenhum navegador, eh “problema” do flash.

    Pq “problema”?. Pq na verdade esse recurso foi tirado do Flash pela Adobe por quetões de cópia e direitos autorais e tals, pessoal baixava video que não podia baixar, como se com isso o mesmo pessoal não fosse conseguir mais baixar os mesmos videos só q ao menos foi essa a desculpa que deram na época.

    Eu como sempre baixei pela pasta /tmp e sempre achei isso muito bom, uso uma versão desatualizada do Flash (10.1 r53).

    luiz (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 3:24 pm

    Mandei o comnetário sem querer, fico estranho o meio, mais acho q deu pra entender neh?

    Abraço e sucesso.

    Gosto muito do youtube-dl pois posso baixar uma playlist diretamente com ele, basta botar rodar youtube-dl -cit LINK_DA_LISTA e muito bom para baixar aquelas vídeo aulas que estão dividas em séries.

    []‘s

    Emílio Filho (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 7:20 pm

    Parece ser um programa promissor. Já estou baixando!

    Lauro César (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 9:00 pm

    Eu uso a extensão Easy Youtube Video Downloader no Chromiun. Ela cria um botão na página do Youtube em que posso escolher o formato e clicar p/ baixar, muito bom…

    Bremm (usuário não registrado) em 9/07/2011 às 9:34 pm

    @Samy e Luiz

    Eu uso um outro esquema (script), que peguei no WebUpd8 e alterei (porque originalmente ele redirecionava para o gnome-mplayer também no final). Funciona para quase tudo.

    #!/bin/bash
    FLASH_TMP=`ls /tmp | grep Flash*`
    if [[ $FLASH_TMP ]]; then
    gnome-mplayer /tmp/Flash*
    else
    if [[ `ps x | awk '/libgcflashplayer.so /{print $1}'` ]]; then
    flashvids() { lsof -p `ps x | awk '/libgcflashplayer.so /{print $1}'` -n 2>/dev/null | perl -lne '@F = split(/ +/, $_, 9); print "/proc/$F[1]/fd/${($F[3] =~ /(^d+)/)[0]}" if $F[4] eq "REG" && $F[8] =~ /(deleted)$/'; }
    else
    flashvids() { lsof -p `ps x | awk '/libflashplayer.so /{print $1}'` -n 2>/dev/null | perl -lne '@F = split(/ +/, $_, 9); print "/proc/$F[1]/fd/${($F[3] =~ /(^d+)/)[0]}" if $F[4] eq "REG" && $F[8] =~ /(deleted)$/'; }
    fi
    cp $(flashvids) /home/$USER/
    fi

    Valdomiro (usuário não registrado) em 10/07/2011 às 4:49 pm

    Kadu, valeu pela dica. Estava procurando um programa assim já faz tempo. Com ele eu fico livre da necessidade de uma extensão. Posso usar qualquer navegador e baixar vídeos não somente do youtube.
    Muito obrigado!

Este post é antigo (2011-07-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.