Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como contribuir com o Fedora? Testando atualizações antes dos demais usuários!

Enviado por Filipe Rosset (filiperossetΘfedoraproject·org):

“Como contribuir com o Fedora? Testando atualizações antes dos demais usuários!

Há um certo tempo venho participando do processo de testes e avaliação de atualizações no Fedora (inclusive faço parte do grupo “proventesters”, que será abordado em um próximo post) e farei um breve resumo mostrando como você também pode ingressar nessa atividade e colaborar com o seu sistema operacional favorito, o Fedora :)

O procedimento consiste basicamente em instalar as novas atualizações que são liberadas pelos empacotadores (repositório updates-testing), testá-las e avaliá-las através de votação e comentários sobre a atualização.

Quando uma atualização atinge uma pontuação mínima positiva (normalmente um número entre 1 e 3) então ela está apta a ser inserida no repositório de pacotes estáveis do Fedora (repositório updates). Se por algum motivo essa atualização contiver problemas e receber uma pontuação negativa (normalmente um número entre -1 e -3) ela é automaticamente descartada e marcada como instável, evitando assim que uma atualização problemática afete um maior número de usuários.

Esse procedimento visa aumentar a qualidade das atualizações do sistema operacional Fedora. Veja agora como é simples fazer parte desse time de testadores e auxiliar cada vez mais o seu sistema operacional predileto à fornecer atualizações de elevada qualidade.

Mais detalhes em: [blog.rosset.us/…]” [referência: blog.rosset.us]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fernando Silva (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 2:12 am

    Fedora já era!! Agora é só ubuntu!

    Carlos (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 7:29 am

    Fernando tenho pena de vc cara, pena mesmo. Fedora esta muito, mas muito superior ao Ubuntu, até pq tem suporte da maior e melhor empresa de Linux a RedHat.

    Fernando Silva, volte ao seu desktop com Windows 7 e tenha um bom dia.

    José (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 7:33 am

    @Fernando Silva

    Um dos motivos de não usar esse clone do Debian, é usar o mesmo operacional que vc uma pessoa tosca usa. Tenho pena, mas parece o perfil de usuários do clone-debian, não podem respeitar um post de outras distros. Vcs ubuntu users são a vergonha do Linux.

    Vai nos posts do Ubuntu e rasga as cedas lá … babaca.

    //dev/null (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 7:33 am

    Fernando Silva = babaca

    Juninho (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 8:23 am

    Vai nos posts do Ubuntu e rasga as cedas lá … babaca.

    Fernando Silva = babaca

    Caras que ainda estão nessa de “minha distro é a melhor que existe” = verdadeiros babacas…

    Arnaldo Ribeiro (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 9:15 am

    Essas “distros-cobaia” (que servem como base para sistemas corporativos) só fazem o usuário Linux de babaca, tipo um “beta-tester” de graça pra eles, os donões das mega-corporações (Red Hat e Novell). Usuário Linux de verdade usa Debian, Ubuntu e derivados.

    Essa é a grande verdade. E falo mesmo.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 9:58 am

    @Arnaldo, não uso o Fedora (atualmente uso Ubuntu 11.04. Sou fã do BigLinux), mas essa sua visão é uma visão bem limitada da coisa, pois quando se tem novos aplicativos ou softwares, de um modo geral (como o G3 ou Unity, por exemplo), alguém tem que testar em algum algum lugar, além dos laboratórios de produção. Devemos agradecer ao pessoal do Fedora, se são, em suas palavras, “beta-teters” e tantos outros. Eles vão testar para depois VOCÊ usar um software redondinho, como se tivesse saído sem qualquer defeito das mãos dos programador, diretamente para VOCÊ. Aliás qualquer software que se use hoje tranquilamente alguém testou para VOCÊ usar. A não ser que você mesmo seja um “beta-tester”, você está achando ruim quem tem feito esse trabalho para VOCÊ. Ninguém deveria ser criticado por querer estar envolvido com uma distro que tenta incorporar tão rápido quanto possível novas tecnologias, ainda que seja a benefício de alguma empresa. O paradoxo disso tudo é que falamos tanto em liberdade dentro do software livre, mas nos incomodamos quando isso é exercido. Ou seja, liberdade tem que ser dentro do meu conceito restrito dessa palavra. :|

    Lucas (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 10:03 am

    Seguinte, o Ubuntu é ótimo, usei ele 1 mês, também já usei Mandriva, Open Suse o por último o Fedora. Continuo usando o Fedora até hoje, mas gostei de todas as outras distros. Gosto muito do suporte que tenho com o Fedora, consegui resolver todos os problemas e dúvidas com uma simples pesquisa no Google, o Fedora permite que você a configure do seu jeito, em menos de 2 horas eu tinha o desktop perfeito (para mim). Instalei dezenas de jogos, descobri, aprendi e estou aprendendo usar vários programas (criação e edição de imagens, criação e edição de vídeo, criação e edição de áudio, animação, linguagem web e programação java e C), não mudei de distro mais por causa disso, uso o Fedora com alta produtividade e não quero perder tudo o que desenvolvi. Pra mim o nível de produtividade que você consegue com a distro é que determina se ela é ou não ideal para você.

    Humberto (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 12:10 pm

    Na minha opinião o Fedora 15 (q nem foi lançado oficialmente ainda) está muito mais estável q o Ubuntu 11.04.

    Falo isso não apenas pq instalei aqui e o Ubuntu estava todo bugado, e sim pq o mesmo aconteceu com vários amigos meus.

    O Fedora 15 instalei aqui e está simplesmente perfeito.

    Filipe (usuário não registrado) em 11/05/2011 às 9:16 pm

    Gostei das opiniões do pessoal nesse post, é possível observar a maturidade de uns e a falta do que fazer de outros.
    Ser um testador de software livre é uma grande virtude (e não um peso) para aqueles que realmente compreendem a filosofia do software livre.
    Eu defendo a idéia de que você deve colaborar como pode, afinal todos nós temos acesso a uma imensidão de software livre, quase sem custo.
    Eu fiz esse post para mostrar como um usuário comum pode colaborar de outras maneiras, nesse caso testando software, com os projetos que ele acredita, defende, utiliza, etc.
    Eu ainda defendo a idéia que existem pessoas boas no mundo e que se eu ganho dinheiro, trabalho e vivo com software livre, nada mais justo do que devolver para a comunidade a minha parcela de contribuição.
    Seja traduzindo, testando softwares, mantendo pacotes, reportando bugs, escrevendo documentação, desenvolvendo software livre, enviando patches para correção de bugs, etc.
    Parabéns a todos que tem a maturidade e o bom senso de colaborar com os projetos em que acredita, pois é esse tipo de pessoa que leva filosofia do software livre adiante.
    Falar é fácil, agora na hora de trabalhar e realmente por a mão na massa os ‘fanfarrões’ (que vem aqui comentar o post com um monte de ‘bla bla bla’) simplesmente desaparecem.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/05/2011 às 2:05 am

    Neste fim-de-semana, um amigo pediu uma sugestão de distribuição para testar no notebook dele, que estava largado. Sugeri para ele olhar o Fedora 15 Beta ou o Ubuntu 11.04.

    Na segunda-feira, ele me agradeceu pela sugestão do Fedora. Disse que nunca viu uma interface tão polida para o Linux quanto o Gnome Shell, e ainda comparou-a ao Mac OS X (em relação à fluidez dos efeitos gráficos).

    Ele falou isso com tal garra que me emprestou o DVD de instalação e implorou para eu testar a distro. Neste momento, tô usando o Beta do Fedora, sem problemas.

    Enquanto isso, um outro amigo estava quase chorando de raiva por causa do Unity… Não gostou da interface nova, voltou para o “Gnome Clássico” e, ao tentar utilizar o Unity novamente, o mesmo se autodesconfigurou – ou algo assim =D

    Não quero falar mal do Ubuntu, mas digo que é melhor agora ser cobaia da Red Hat que da Canonical :P

Este post é antigo (2011-05-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.