Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Centenas de milhares em estoque? Samsung nega que Galaxy Tab esteja encalhado

Da Info:

A Samsung Electronics, segunda maior fabricante de celulares do mundo, negou nesta quarta-feira rumores de mercado sobre um grande acúmulo de estoques do Galaxy Tab.

As ações da companhia sul-coreana ficaram sob pressão recentemente em meio a comentários do mercado sobre vendas fracas do aparelho, que obrigariam a Samsung a cortar preços drasticamente para enfrentar o iPad 2, da Apple.

O site MoneyToday publicou rumores de mercado nesta quarta-feira que afirmam que os estoques do Galaxy Tab estão na casa das várias centenas de milhares de unidades. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sul (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 3:58 pm

    Ótimo – Se isso forçar a Samsung baixar (e muito) o preço do Galaxy Tab 7″
    Ótimo – Se isso forçar a Samsung a lançar, e mais barato o Galaxy Tab 10″
    Ótimo – Se com isso todos os tablets Android baratearem
    Péssimo – Se com isso só quem ganha é a Apple

    Gilson (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 4:13 pm

    Ahh, se ta cheio, manda uns 3 pra mim ! :D

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 4:47 pm

    Este ano talvez, mas em 2012 (supostamente o fim de todos os tempos) veremos “Tablétes” a preços de Netbook e daí é só alegria e consumismo… Então espero que seja este ano ainda para sentir o gostinho…

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 4:50 pm

    Bom, a empresa ainda ajuda negando que vão fornecer updates pro Android pra Tablets.

    Mais tiro no pé impossível.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 5:43 pm

    Onde estavam esses estoques a um/dois meses atrás quando eu procurava um pra comprar e ninguém tinha?

    Samsung, se não colocar pra vender, não vende, né?

    O tab não vai sair magicamente do estoque pras lojas, alguém tem de levar… :)

    Maicon (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 5:44 pm

    Pios eh Rael,
    os fabricantes que usam Android só pensam no baixo custo de licenciamento mas a médio prazo as pessoas não vão querer comprar estes aparelhos por falta de atualização. Eu sou um que estou louco por um smartphone com android mas não tenho coragem de gastar dinheiro em algo que já nasce desatualizado. E como o modelo do google ainda é muito caro no brasil realmente vale mais a pena comprar um iphone do que qualquer outro que venha com android 1.6 sem direito de atualização.

    Job (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 6:32 pm

    Nunca usei o Galaxy, so vi na mão de um amigo.
    Já o iPad usei, gostei, mas a Apple é f…, tudo travado.
    To ligado a uma rede wifi, mas não consigo navegar nos arquivos
    em rede. Pra isso, tenho que comprar um software tosco pra acessar.
    Quero imprimir em qq impressora da rede, sem chance, só impressoras wifi.
    e ai vai.
    Andei pesquisando o webOS da HP, Meego, ChromeOS,
    Olha, boto fé nestes a médio prazo, devido as facilidades.
    O Android, logo que aparecer algo com preço mais competitivo, vai caminhar mais rápido.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 6:35 pm

    O desespero na competição destrutiva tá grande.Esse é o terceiro grande boato contra a Sansung.

    fabiano (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 8:04 pm

    Manda só um pra mim, tio !
    rsrsrsr
    è igual mulher, sengundo o senso tem mulher sobrando !!
    Mas na pratica….
    E eu aqui continuo virgem .
    rsrsrsr
    Ta sobrando aonde? Diz aí que vou lá pegar um pra mim.

    Dizem que a Apple lucra 100% na venda de seus tablets. Creio que os concorrentes Android (que geralmente entregam produtos melhores) deveriam reconhecer que a Apple conseguiu firmar o nome iPad no mercado e devem ser mais agressivos, ao menos no preço.

    Não quero entrar em longas discussões sobre se 7″ polegadas é melhor que 10″ ou não, mas eu acho que o Galaxy Tab de 7″ era tecnicamente mais vantajoso que o iPad 1 (sem levar em conta vantagens e desvantagens quanto ao tamanho da tela em si). E creio que os Galaxies Tab desse ano, sejam melhores (talvez não muito) que o iPad 2. Entretanto, acho que a Samsung (e nem a Motorola) deve se valer dessa vantagem para cobrar mais que a Apple.

    Vamos reduzir a margem de lucro aí pessoal, nós, potenciais consumidores, agradecemos.

    Marcos (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 10:21 pm

    Não acredito nesse tanto de produto encalhado, não é fácil ver Galaxy Tab nas prateleiras. Não vende tanto quanto a Apple, mas é exagero o boato.

    No próprio Macmagazine (um dos sites mais tendenciosos) já divulgaram que no último trimestre o tablet da Samsung ficou com 17% do mercado, contra 73% do iPad. Nada mal pra um produto menor, mais caro e que não tem fanboys nem a força de marketing da Maçã.

    foobob (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 11:23 pm

    o que dói de ver é o marketing da Apple: vou na Saraiva e tá lá “Conheça o iPad, um dispositivo mágico…” kkkkk

    Valeu pela informação @Marcos, tinha lido em algum lugar que o mercado do Galaxy Tab I era de cerca de 20%. Acho que os críticos exageram ao dizer que um produto que têm cerca de 20% do mercado não é bom (ao menos comercialmente).

    Desde que a Apple propôs sua visão sobre os tablets ela teve todo um tempo para lucrar e fazer a cabeça do mercado (mérito dela). Um produto que veio muito depois um pouco diferente no tamanho e conseguiu pegar essa fatia é bom (mérito da Samsung). Acho caro, mas reconheço que têm seu apelo.

    Eu não sou early adopter e não compraria um produto em sua primeira versão.

    Agora no segundo round vamos ver o que iPad 2 e os Galaxies Tab II (além dos outros concorrentes) têm para oferecer e como o mercado vai se comportar. Eu como sou um consumidor exigente, provavelmente esperarei os equipamentos com o Tegra 3 (quad core) no final do ano, ou que os preços da primeira ou segunda geração caiam muito. Eles têm muita gordura (margem de lucro) para queimar.

    Quanto aos que reclamaram da obsolecência do GT, vejam o concorrente iPad 1, foi lançado no Brasil em novembro (se não me engano) e já está ultrapassado agora em março. Notem que nem um nem outro estão disponíveis no Brasil ainda, então calma que é assim mesmo que é a coisa, o produto lá fora já possui substituto 2 vezes melhor e só está disponível aqui a geração anterior, eu sei bem como é essa sensação (embora não tenha comprado nada).

    O nosso país só será tratado melhor quando os consumidores ficarem bem mais exigentes/informados, rejeitando a desova do lixo (tá! é um exagero).

    A Apple mandou para o Brasil um equipamento em vias de ficar obsoleto, não acham? Quase o resto do estoque. A Samsung ao menos foi mais eficiente na disponibilização do produto no mercado brasileiro, um ponto positivo. É caro e não vai ter atualização? São pontos negativos. Vejamos a reação dela: baixar preços, um ponto positivo, oferecer produtos melhores, Tab II. É assim mesmo que funciona a concorrência.

    Luiz (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:05 am

    Não troco o Samsung Galaxy Tab por um Ipad nem a pau.
    E o Samsung Galaxy Tab vai evoluir, claro, e para muito melhor!! Afinal não é fechado como o mundinho da Apple.

    Andrei Teixeira (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:19 am

    Eu simpatizo bastante com o Galaxy pequeninho, mas o meu iPad 1 que chegou as lojas a mais de um ano e “em vias de ficar obsoleto” roda a mesma versão do sistema operacional da versão atual, com um upgrade fácil q fica disponível na mesma data.

    Em dezembro fiquei na dúvida entre o iPad e um Galaxy (pra ficar com o Android, que eu prefiro), mas agora não me arrependo: a data de chegada da versão 1.0 da Samsung às prateleiras teria sido o engodo a mais q me faria escolher um produto que roda um sistema operacional adaptado, projetado pra telas ainda menores, e que depois de meros 4 meses do lançamento mundial já está sendo substituído por outra linha cujo sistema operacional ele não rodará.

    Aconteceu td que eu não esperava de uma plataforma baseada em código aberto – ciclo de 4 meses sem nem oferecer upgrade do SO parece pior que as ciladas da MS. Eu vou torcer pra algum fabricante parceiro do Android fazer bem melhor que isso, pq por enqto eu estou vendo muito mais vapor e frustração do que concorrência que eu possa realmente preferir e comprar no balcão.

    self_liar (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:33 am

    Acho que é necessário providenciar uma loja de aplicativos que suporte o sistema operacional de versão mais inferior até a superior máxima suportada pelo celular.

    Não sei a birra que o povo pegou em forçar o sistema atualizar o sistema operacional.Se a loja de aplicativos oferece um jeito de suportar várias versões de sistema operacional,não é necessário reclamar tanto .Se a empresa oferece correções de segurança básica não há que reclamar tanto.

    Pessoas usam o windows xp até hoje e não vejo toda a reclamação.Tá parecendo FUD do pessoal incomformado com o sucesso do android.

    Tiago (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:42 am

    Tablets de 7″ pode encalhar a vontade. Eu quero ver o de 10″. Eu só to esperando esses ai para fazer um teste. Não estava querendo comprar o iPad2. Eu quero ver esses!

    self_liar (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:51 am

    Ah ,e eu faço outrta pergunta:

    Não incomoda vocês de abandonarem o modelo antigo e comprar outro?

    Engraçado o mercado.

    guilherm_ (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 8:11 am

    @self_liar, o grande problema é que as versões novas, trazem recursos pra desenvolvimento de aplicativos que não existiam antes. Desenvolvedores usam eles pra criar aplicativos melhores, o que torna as versões antigas obsoletas. E não exitem pequenas atualizações de correção de segurança. Alem de que grandes melhorias relacionadas com a bateria ou coisas diversas vem com o passar do tempo, salvo engano teve uma que aumentou 20% a autonomia.

    Isso é um caso do android, e ios, por exemplo no symbian, passava-se anos sem alterar a api e recursos e mantinha-se compatibilidade maior. O que levou a ele se tornar obsoleto, então que venha o android e as atualizações pra ele ;)

    psicoppardo (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 8:47 am

    nimguém hoje em dia, repito, ninguém, passa mais do que dois anos com o mesmo celular. Então me digam prq essa birra toda com atualizações?? eu tenho galaxy 5, que todos diziam que não ia ser atualizadado, começou na 2.1 já tá na 2.2, estou muito feliz, tão feliz que ano que vêm vou passar para um nexus one.

    Concordo com Self_liar em gênero número e gráu.

    Pois é, programas aplicativos feitos em “Java”, será que muda muita coisa de uma versão de SO para outra?

    Acho que o pior é adaptar o layout de um programa para diversos tamanhos de tela disponíveis. Coisa que muitas páginas web fazem. Eu pessoalmente não gostava de acessar sites e ver aquela mensagem de que ele seria melhor visualizado na resolução tal e tal, prefiria os que faziam um esforço para se adaptar a resolução que eu usava (que era normalmente maior).

    Mas agora uso um netbook com uma resolução de 1024 x 600, normalmente menor do que se espera e já me indignei com alguns programas que não sabem se comportar nessa resolução. Imagino que os usuários de smartsphones, tenham muito mais experiências negativas nesse sentido.

    Sobre a atualização de versão do GTab 1 de 7″, está patente que ele não suporta a versão 3 do Android, a menos depois de muita adaptação. É claro, que a Samsung não acha vantagem em fazer isso, acho que oficialmente os usuários deveriam se contentar com atualizações do Android 2.x e que o equipamento baixe de preço. Acho exagerado esse chiado por uma versão mais nova por parte do público geek, embora entende seus anseios.

    E eu sou um usuário que gosto de atualizar (updates), e gosto de fazer vendo o que está sendo atualizado, nada de coisas automáticas. Coisa que é diferente de upgrade. Até hoje eu uso o Fedora 13, p. ex., o atual é o 14 e daqui a pouco (2 meses) sai o 15 e só aí é que eu vou pensar em me mexer.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 8:49 am

    desculpe, esqueci da excessão kkkkkk.

    meu irmão tem um iphone, tijolão, mas não é seu único celular, só pra se amostrar nas aulas de direito.kkkkkkkk.

    Ghostrider (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 9:39 am

    Tocaram no ponto certo: atualização.

    Eu como outros não vou comprar um produto que corre o risco de não ter a possibilidade atualizar.

    synn (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 10:43 am

    eu tenho um celular de mais de dois anos. e é o unico.

    Andrei Teixeira (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 10:51 am

    @psiccopardo: estamos falando de um tablet, não de um celular. E de 4 meses, não de 2 anos.

    Edu_BR (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 11:00 am

    Simplesmente é só o começo das dores para o Galaxy Tab 7″ , sem atualização para o Android 3.0 , tem que dar prejuizo pra Samsung mesmo afinal de contas imagine a frustração de quem pagou + ou – R$2500,00 em um tablet já condenado , se fosse divulgado que não haveria atualização aí sim a Samsung iria ver o quanto vergonhosa seriam as vendas.

    Tô postando numa outra mensagem para ficar palatável, a outra já estava bem grande e essa também…

    Eu concordo com o @self_liar, acho que é o marketing das grandes empresas chegando a nós consumidores. Não acho que seja uma mera teoria da conspiração. Não estou acusando esse blog em momento algum de fazer parte da “conspiração”, apenas sei que repercute as notícias que chegam.

    Vejam a repercursão da mídia a um ano atrás para o tablet da Apple. De repente todo mundo precisa ter um, mesmo sem câmera, mesmo sem multi-tarefa, mesmo sem porta USB, sem suporte a Flash, sem isso, sem aquilo, coisa que qq netbook de 1.000 reais têm.

    - “Ah! Mas o jobs está certo ele é um gênio! Nós não precisamos disso”
    - Se ele está certo é discutível, mas que ele é um gênio, por fazer tanta gente pensar do jeito que ele quer, isso eu não tenho dúvidas.

    Mas é assim mesmo, se o tablet tivesse essas coisas a Apple não teria uma margem de 100% de lucro. Eu não tenho nada contra lucro, apenas contra os lucros abusivos. Percebem que é interessante para ela que o gado pense do jeito que ela quer???

    Vejamos a situação atual: iPad 2, com câmeras (coisas que não eram necessárias, segundo a opinião massificada pela mídia, blogs, etc.), colocou agora uma câmerazinha com resolução vagabunda, mas continua tendo um lucro de 100% e sem porta USB, cartão SD, etc.

    E a porta USB? Mudaram a explicação de “vc não precisa disso”, para “favorece a pirataria por isso é ruim”. Kkk, tenta me enganar (eu não gosto) mas acho divertido as tentativas.

    A outra “mentira” propagada pela Apple é que o formato de 7″ não interessa ao consumidor. Mas como não interessa se abocanhou 20% do mercado??? Fica claro que não interessa a Apple que vc pense ser aceitável e/ou útil um tamanho assim, pois ela não vende um tablet com tamanho menor.

    É claro que isso têm o outro lado, “mas a Samsung não tinha versão maior que 7 polegadas era interessante para ela que alguém pensasse ser útil tal tamanho”. Eu pessoalmente acho que um tamanho maior seja melhor, para MIM, mas não vejo problema nos argumentos dos que compraram e usam esse tamanho.

    Como exemplo onde eu me encontro do outro lado da balança, me parece que muita gente prefere TVs grandes de 40 polegadas ou mais, eu sinto como uma febre aqui no meu prédio e entre amigos, mas eu estou analisando a compra de uma entre 20″ e 30″, vai do uso e necessidade de cada um. Mas eu nunca vi um fabricante de TV dizer que “essa minha TV de tamanho X é melhor do que qq outra, o consumidor não precisa, não quer, ou não é útil essas outras de tamanho Y”, como o Jobs falou sobre os tablets de 7 polegadas.

    Vamos sair da área de tecnologia, pense no BigBrother, veja como têm propaganda em tudo que é lugar para promover tal programa. Nada contra propaganda, só acho que partir para artifícios mais baixos é jogo sujo. Não estou dizendo que a Globo fez/faz isso, apenas cito como exemplo de uma tentativa de massificação em cima de um produto/programa.

    Jabá, todo mundo sabe que têm, porque negar, isso não é mera teoria da conspiração ou lenda, é fato.

    Já relatei aqui alguns comentários de um amigo que tinha um restaurante, sobre colunistas sociais e suas “indicações de bons restaurantes para seus leitores”, também falei de como uma indicação num guia de restaurantes pode não ser merecida.

    - “E o fato, cadê?”
    - A verdade de vez enquando escapa e aparece na própria mídia:

    http://carplace.virgula.uol.com.br/jornal-dos-eua-pede-perdao-por-avaliacao-incorreta-de-carro/

    - “Ah! Mas isso não é da área de tecnologia! Nada a ver como meu blog preferido”.
    - Será que têm gente ingênua a ponto de achar que isso não pode acontecer em qq lugar? Os EUA aprovaram uma lei de transparência em blogs, não foi por conta do clamor dos que veem conspiração em todo lugar, foram os fatos que escaparam de debaixo do tapete que fez eles agirem.

    Por isso que eu concordei com a suspeita do @self_liar, já vi muita coisa acontecer, alguém querendo plantar notícias na mídia sobre concorrentes, não é coisa de outro mundo, manipular para que saiam coisas (não tão des)favoráveis aos seus produtos já provei que acontece. Se é de maneira sutil ou descarada (e nitidamente anti-ética) é uma coisa que só podemos especular e comprovar quando algo eventualmente escapa.

    Xinuo, me parece que o MoneyToday tem uma política de indicar quando algum post é patrocinado. Mas a própria Samsung caracterizou esta alegação de estoque desproporcional como algo que é comentado no mercado, e não como invenção plantada na ou pela imprensa.

    Minha tendência não é atribuir a conspirações a opinião desfavorável alheia, ainda mais num caso de um produto como esse, em que me parece nítida a existência de espaço pra superestocagem involuntária: 5 meses é um ciclo curto o suficiente para fazer qualquer consumidor minimamente informado esperar pela próxima geração anunciada com fanfarra, ainda mais quando não vai ser oferecido upgrade do sistema operacional. É um exemplo claro do efeito osborne.

    Como consumidor, espero que seja verdade, não apenas pelo caráter didático que a experiência pode ter para o fabricante, como pela expectativa da consequência natural: é muito mais fácil baixar os preços em uma promoção torra-torra do que dar uma de Atari e sair enterrando tablets no deserto para desocupar espaço nos galpões.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:28 pm

    @self_liar e @xinuo: não muda nada não, só uns 400% de desempenho entre o Android 2.1 e o 2.2

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:33 pm

    @Xinuo:

    Acho que o pior é adaptar o layout de um programa para diversos tamanhos de tela disponíveis

    Graças aos gerenciadores de layout disponíveis no Android (herança das já “velhas” APIs AWT/Swing, do JSE), isso não é um problema para aplicativos Android.

    Eu e um amigo que tem um Xperia ficamos nos divertindo comparando aplicativos (“Agora eu quero ver como fica esse app na sua tela…”). A maioria dos Apps existentes no Market hoje não foi projetado para telas maiores que 4 polegadas e mesmo assim ficam perfeitas no Galaxy Tab.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:46 pm

    @Edu-BR:

    em um tablet já condenado

    Condenado porque? Isso é FUD!

    1) Para a esmagadora maioria dos aplicativos (digo isso na qualidade de programador Android) a atualização da API não faz muita diferença. Não é muito difícil fazer um app compatível com qualquer versão 2.x (as versões 1.x é que são difíceis pq a plataforma era muito preliminar, mas mesmo assim existem muitos apps que as suportam).

    2) Sendo Android baseado em Java, qualquer API que falte na aplicação pode ser provida na forma de biblioteca.

    3) Android, como Java, possui garantia de compatibilidade retroativa nas APIs publicadas. Isso significa que uma classe não vai perder métodos ou mudar sua funcionalidade nas versões posteriores (em sempre peno com isso nas bibliotecas nativas do meu Linux).

    4) Finalmente, mesmo que a Samsung não forneça atualização, isso não significa que ninguém possa fornecê-la. No mundo Apple brasileiro o Jailbreak já virou obrigatório, por causa de uma liberdade que a empresa não dá a seus clientes.
    Eu prefiro um dispositivo que eu vou ter que mandar arrumar (ou fazer eu mesmo) em 4 ou 5 meses depois de comprado do que comprar um iPhone hoje e já ter que mandar fazer jailbreak.

    A Apple não dá liberdade, a Samsung não dá atualização: empate técnico.

    Mesmo no caso do Linux kernel 2.6 por baixo da arquitetura Android (vai ter q atualizar um dia, né?), estamos falando de microkernel: caso algum formato alienígena de vídeo ou dispositivo apareça, basta alguém jogar no market um módulo pro kernel carregar. Vc. então terá um 2.6++ que o deixará satisfeito até a vida útil do aparelho abrir o bico.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:51 pm

    @Xinuo:

    ô postando numa outra mensagem para ficar palatável, etc

    Cara, raramente encontro um comentário com essa percepção de realidade. Confesso que nunca teria escrito melhor.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:57 pm

    @Rael Gugelmin Cunha:

    não muda nada não, só uns 400% de desempenho entre o Android 2.1 e o 2.2

    Desculpa, Cunha. Mas eu programo pra Android. De onde vc. tirou esse dado? Não conheço isso, até onde eu sei a VM não teve uma atualização de desempenho desse tipo.

    guilherm_ (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 1:44 pm

    @copernico vesupiro, talvez a vm não, mas o android esteja mais fluido, e menos comilão de recursos e bateria (ele come muuuita bateria). E é possivel publica no market um modulo pro kernel? falo isso por que achei interesante, confesso que achavq os aplicativos instalados não tinham esse tipo de “permissão”.

    E voce so faz jailbreak se quizer no iphone, nada te obriga, a maioria faz para piratear mesmo, por que pra usuarios comuns pouca coisa acrescenta, não valendo o risco. O mesmo da atualizações do android, rootear e depois fazer atualização pra grande maioria dos clientes nao vale em nada.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 3:45 pm

    Andrei teixera, estamos falando de atualizações, leia os posts por favor, não somente de tablets, equipamento que para mim é puro modismo, citei os smartphones pois são um pouco mais velhos e seguem a mesma tendência, sempre haverá alguém que crie um fork da firmware seja ela tablet ou smartphone, desde que o código seja livre. Um netbook com tela de toque que gire faz muito bem o papel de um tablet.

    Quanto ao consumo de bateria, temos uma app que muito interessante para Android, ela se chama setCPU, controla o uso do processador e é altamente customizável, é paga e está disponível do market do android.

    Não se assustem se a apple criar o “maravilhoso” macbook ar com tela giratória de 10″, e a midia disser:

    Nossa jobs se reinventou de novo, ele conseguiu fundir o tablet com o netbook incrível e desta vez ele vem com uma porta usb.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Este post é antigo (2011-03-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.