Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical monta cluster ARM de 42 núcleos para desenvolvimento do Ubuntu

Enviado por wagner venturin (wagvanΘgmail·com):

“Canonical está avançando em assegurar a compatibilidade com a arquitetura ARM em futuras versões do Ubuntu. Para isso, a companhia precisa ter um bom ambiente e, obviamente, um bom hardware para permitir aos desenvolvedores manterem os mais de 20 mil pacotes que compõem a distribuição.

David Mandalla, da Canonical, é o responsável por montar o cluster ARM para a distro, e como todo bom entusiasta, está postando tudo em seu blog. A máquina requerida tem que ser capaz de suportar compilações de pacotes a partir de múltiplos usuários, em um ambiente limpo. Tendo em vista que o sistema precisava ser barato, Mandalla decidiu construir um cluster de PandaBoards.

As PandaBoards são placas de baixo custo, voltadas a desenvolvimento, que usa processador Texas Instruments OMAP4430. Em suma, além da CPU ARM Cortex-A9 dual-core, há ainda 1 GB de RAM, saídas HDMI e DVI-D, e portas Ethernet 10/100 e USB 2.0, Wi-Fi 802.11n, e alguns recursos que não interessarão muito ao David. O custo de cada placa é de 174 dólares.” [referência: hardware.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Moraes (usuário não registrado) em 14/06/2011 às 2:28 pm

    O rack ficou bem legal.

    Lembro que li em algum lugar que a a ARM estava querendo começar a brigar com Intel pelo mercado de servidores, justamente por ser barato juntar um poder de processamento relativamente alto por um custo razoavelmente baixo.

    Quem sabe daqui a uns tempos ao invés de VPS rodando em um server xeon, teremos racks nos estilo desse ai da cannonical.

    henry (usuário não registrado) em 14/06/2011 às 5:44 pm

    Muito deprimente ver os comentários na pagina do link. Desde querendo comparar performance contra i7, até uns moleques querendo rodar crysis…

    André Silva (usuário não registrado) em 14/06/2011 às 6:08 pm

    Muito bom. Não veja a hora de esse cluster estar disponível publicamente para os donos de PPAs.

    Mark (usuário não registrado) em 14/06/2011 às 6:28 pm

    Caras, eu quero uma plaquinha daquelas para brincar :)
    US $174 + 100% de impostos. Gut.

Este post é antigo (2011-06-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.