Avelino de Almeida Bego em 27/10/2011 às 8:18 am

Não é a primeira vez que o Google entra em parceria com alguém para, tempos depois, tornar-se seu concorrente.

Camolez (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:19 am

É natural tudo tem inicio… meio … e fim.

Alexandre (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:20 am

O Bing é péssimo na apresentação de resultados relevantes. Só mais um ponto negativo pro FF.

Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:24 am

Pois é, mas Bing no Firefox é como um cavalo de Troia.
Os utilizadores de Firefox vão passar a receber uma splash page a convidá-los a passar para IE.
Está a ser preciso que o mercado tenha mais players nos motores de busca. Torço para que o yahoo! não caia nas mãos nem da Google nem da Microsoft.

Rubens Luccas (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:36 am

Alexandre, mas você não é interpelado o tempo todo pelos anúncios da Google?

De qualquer forma, sempre podemos alterar o motor de busca.

eduardo (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:44 am

alem do bing ser horrivel a microsoft n tem um bom historico com o software livre. a mozilla esta errando feio

Lex em 27/10/2011 às 9:04 am

Não utilizo o Bing para nada. Já tentei e não gosto dos resultados. Mas a Mozilla está certa em querer correr para o lado que lhe seja mais favorável. Na verdade, ela está entre o fogo e a panela. rsrs

Ted (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:22 am

Para o usuário final não importa se o campo de busca tem um “G” ou um “B”, desde que ele possa fazer suas pesquisas. E para o usuário mais informado basta alterar a opção padrão de busca. Logo, não é o fim do mundo.

Ora, a Mozilla precisa pagar as contas. Se o marido deixou de cumprir suas obrigações que deixe o ricardão cumprí-las ;-).

Robson (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:32 am

hum…a Mozilla se sente ameaçada pq o parceiro tem o próprio navegador, então a estratégia é mudar para outro parceiro que tbem possui o próprio navegador…acho que essa “chantagem” da mozilla vai acabar sendo prejudicial para o mesmo, pois abala a confiança com o principal contribuinte, a microsoft tbem não é assim tão confiavel, pois para ela o melhor seria eliminar o navegador concorrente.

Hercules Merscher (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:33 am

Não entendo o porque de tanta reclamação por parte das pessoas, a Mozilla precisa de dinheiro para continuar seu trabalho. Sou defensor do software livre, mas uma parceria como esta não vai atrapalhar em nada, poucas são as pessoas que conheço que além de mim usam a barra de pesquisa, usuários leigos geralmente ignoram, e é uma situação contornável, poderá trocar para pesquisa do google, yahoo ou outra qualquer se desejar.

Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 9:42 am

Hercules Merscher

“Sou defensor do software livre, mas uma parceria como esta não vai atrapalhar em nada, poucas são as pessoas que conheço que além de mim usam a barra de pesquisa”

Não é somente dinheiro e sim de promover produto e empresa que querem te sacanear a todo o custo.

Firefox vai virar o Miguel “MVP Microsoft” de Icaza dos browsers.

Peterson (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:02 am

Bom, o Firefox só tem versão pra Android compilada de um jeito que não é compatível com o meu Galaxy 5, por isso o Dolphin Browser lá, que é melhor que o navegador padrão. Mas se logo logo o navegador com integração aos favoritos do chromium chegar acho que vai ficar difícil continuar usando o firefox, mesmo me sentindo mais confortável nele que no chrome…

Sei lá, o Firefox tinha uma alma, sabe. Podem me chamar de idealista, de sonhador, de babaca que nunca enxergou a realidade, mas foi a realidade que eles mesmo queriam que todos vissem: somos apoiadores do open-source, somos pessoas com uma missão, queremos tornar a web melhor. E quem vem e diz “ah, ela é uma empresa como todas as outras, vocês têm que enxergar isso” — well, esse é justamente o problema, pelo menos pra mim. Não era pra ser como as outras. Mas é, e isso é decepcionante.

Víctor (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:14 am

Eles não estão te privando de usar outros buscadores, não vão tornar o bing a única engine de busca, só vai ser a padrão, qual o problema nisso?
Eles precisam de dinheiro, e com o dominío do chrome a fundação percebeu que eles tem um papel secundário para o Google neste momento, e que talvez eles pulem fora, porque não procurar outra empresa que possa assumir este lugar?

Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:15 am

Peterson

Teu último parágrafo diz tudo. Além de no geral essa visão de “pode tudo se for pelos negócios” ser errada, no caso específico é mais grave ainda. A Mozilla construiu fortemente a imagem dela em torno dos padrões abertos e o “Take Back the web”.

Agora vai deitar com quem mais deturpa padrões, vai “devolver a web” pra eles?

Alexandre (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:48 am

É muito simples gnt:

Se não entra dinheiro não tem como investir no desenvolvimento de tecnologia, sem isso o produto não evolui (Firefox) e se o produto não evolui gradativamente o mercado tirará recursos do Firefox matando-o aos poucos, sacou?

Não há escolha… a Mozilla tem, sim, que batalhar pelo seu espaço; agora está é a única ou a melhor opção deles? Não sei!

Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:53 am

Eu acho muito válido, e tem vários motivos pra isso:

1- O Bing, segundo Asa Dotzler, tem uma política de privacidade melhor: http://weblogs.mozillazine.org/asa/archives/2009/12/if_you_have_nothing.html
http://weblogs.mozillazine.org/asa/archives/2011/04/switching_to_bing_in.html
(se você não sabe quem é o Asa: http://en.wikipedia.org/wiki/Asa_Dotzler)

2- A Microsoft tem muito mais a ganhar numa aliança com o Firefox. Muito mais que o Google, que está cada vez mais forçando o Chrome.

3- O Google vem forçando o chrome no mercado com tudo. Pesadamente. Você não fortalece seu rival e ponto. Isso é bom senso.

Eu preferia mais que colocassem o DuckDuckGo, que acho bem memlhor que os dois, mas o Bing tem a minha simpatia também.

Uma coisa que o Asa percebeu, e eu concordo, é que depois de um tempo sem usar o Google, os resultados deles ficam muito piores que as outras ferramentas de busca. Alguém que passou alguns meses longe experimenta o mesmo?

Me pergunto se é por que a ferramenta para de se adaptar aos nossos gostos.

M.Soares (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:58 am

Será um bom negócio pra Mozilla essa nova parceria, só não vai ser bom pra Microsoft já que o termo mais procurado no Bing padrão pela turma noob será “Google”.

Eu fico pensando, a Mozilla quer correr para os braços da Microsoft por que o Google já tem um navegador próprio como prioridade, mas será que a Mozilla se esqueceu que a Microsoft também tem seu navegador próprio pra priorizar???

O melhor pra Mozilla seria a existência de um terceiro grande player na parada e sem navegador próprio, mas como não existe então ficará entre o fogo e o espeto mesmo…

Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 11:00 am

“2- A Microsoft tem muito mais a ganhar numa aliança com o Firefox.”

E quem se preocupa com o que a MS tem a ganhar ?

DuckDuckGo é legal pelo quesito novidade, de ainda ter um espírito indie, criando features legais.

Mas na prática, a busca é MUITO pior, mas muito. Com buscas de palavras combinadas viajava legal.

jr (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 12:15 pm

“quis mostrar que está preparado para fazer uma aliança com o ex-inimigo”

hmmm… o Firefox já fez “aliança” com o Bing há tempos, só não é padrão. Isso não ocorre no Brasil, provavelmente porque os resultados do Bing-br são ruins.

Ademais, bem ruinzinho esse artigo. muito achismo e pouca análise.

Víctor (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 12:17 pm

“Eu fico pensando, a Mozilla quer correr para os braços da Microsoft por que o Google já tem um navegador próprio como prioridade, mas será que a Mozilla se esqueceu que a Microsoft também tem seu navegador próprio pra priorizar???”

Mas a questão não é o navegador, mas o buscador, a Microsoft tem uma participação muito baixa neste quesito, e estar como padrão em um navegador tão usado quanto o Firefox é melhor do que tentar empurrar o IE.

Não se esqueça que para a Microsoft o IE não gera receita o Bing Sim.

Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 12:22 pm

@weber

é importante, pra saber o quanto seria interessante pra eles pagar para incluir o Bing.

Tenho usado o DuckDuckGo sem problemas normalmente acho tudo que quero de primeira, e as definições baseadas em wikis são ótimas. Normalmente consigo me achar na primeira busca. Hoje em dia tenho problemas com isso no Google.

baza em 27/10/2011 às 12:35 pm

O ideal seria se a ética fosse também preservada nas questões comerciais. A Google apadrinhou o Firefox em seus momentos iniciais e já desenvolvendo o Chrome ainda colaborou com a Fundação Mozilla – ate aqui uma empresa com conduta ilibada.

Aliança com o inimigo. agora conhecido por sua capacidade de extorquir, representa uma passo muito mal empreendido.

Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 12:46 pm

Microsoft aliada da raposa?

Eu pensei que não viveria pra ver um dia como esse.

Sejamos honestos: o Chrome conquistou usuários por ser melhor que o Firefox era. Simples assim. E nós ganhamos um navegador melhor por causa dessa concorrência (na verdade, dois: porque o pessoal da Mozilla está correndo atrás do prejuízo).

Eu acho indecente essa estratégia de pedir arrego pro Bing. Significa que a Mozilla não se garante no produto que faz e vai apelar pro joguinho de ameaças, na esperança de não precisar voltar a ser o melhor navegador do mercado pra manter a sua receita. É uma estratégia anticompetitiva, na minha opinião.

Melhor seria um acordo diferente:

A Google ganha (em publicidade) com o Firefox E o Chrome juntos. Pra ela não faz diferença qual navegador acessa seus serviços, ela não ganha nada no Chrome mesmo. Mas a raposa fica preocupada com o navegador da Google está conquistando usuários e reduzindo sua receita, porque a Google paga a ela por hits.

Um acordo melhor seria o seguinte: A Google poderia, efetivamente, ser a mecenas da Mozilla. A fórmula seria alterada para: dividir em partes iguais a remuneração de cada navegador e depois aplicar os hits como pesos. Assim, a Google sustenta a Mozilla sem permitir que ela se “acomode em berço esplêndido” (porque se a diferença de usuários entre os dois ficar muito maior, a receita vai começar a cair).

Até onde eu enxergo, a Google precisa que o Mozilla exista e acesse seus serviços. Porque mesmo que o Chrome seja mais popular, o FF pode entrar onde ela não entra. Por exemplo, muitas corporações usam apenas FF ou IE internamente porque seus sistemas web ainda não foram homologados e alterados para o Chrome. Em determinados países, o FF bate de longe o navegador da Google em popularidade.

E, finalmente, a concorrência com o Firefox mantém a equipe do Chrome acordada e produtiva. Com a parceria, mesmo a derrota é amigável, porque ambos lucram com a briga.

Espero que a Mozilla resolva isso na base da conversa. Ameaças mesquinhas não levam ninguém a nada.

Apertar a mão da Microsoft significa virar uma Nokia da vida. Além do risco constante de receber uma pernada ou ser usada como trampolim para coisas piores, essa ação pode atrair a antipatia dos usuários do mundo livre, que foram inclusive os responsáveis pelo sucesso inicial da empresa.

Porfírio (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 1:01 pm

Uma outra opção melhor ainda para concorrência seria atrair um player que trabalhe ou se beneficie de propaganda, mas ainda não tenha um motor de busca e desenvolver esse motor junto com ele.

Minha sugestão: A Amazon. Ela e a Google já estão penetrando nos mercados uma da outra já faz algum tempo, principalmente depois que ela quer emplacar seu leitor com Android. A Google retaliou invadindo o nicho dela e vai chegar um momento em que daqui a pouco a Google também vai começar a vender roupa de cama e entregar na sua casa… :)

Pra não começar a ver seu negócio usurpado, a Amazon vai ter que escolher entre crescer ou morrer. É um excelente momento para oferecer apoio nessa expansão. E a Mozilla tem o que ela precisa: técnicos e softwares.

Eu gosto desse futuro: a Google e a Mozilla dividindo o mundo do marketing online, duas gigantes onde cada uma mantém a outra honesta e atuante por força da concorrência.

Resta saber se a direção da Mozilla tem competência pra isso. Não tenho gostado dela ultimamente: aponta o dedo acusador para todo lado (quando deveria apontar para si mesma) faz declarações ruins para a imprensa, sai com essas idéias de Jerico como parceira com o Bing, cria mal relacionamento com os desenvolvedores de plugins, etc.

Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 2:43 pm

O site de bits fracionários, com sua imparcialidade e polidez típicas, considera excelente.

Assim se confirma que é uma roubada e das grandes se confirmado for.

Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 3:12 pm

Seu problema é um só: A Mozilla não quer dividir o mundo, nem dominar. A idéia dela é garantir uma web mais ética.

Por incrível que pareça, o Bing tem uma política de privacidade melhor e a Microsoft aderiu prontamente ao Do Not Track, que o Google rechaçou.

Isso, fora a estratégia comercial, impacta na continuidade do acordo com o Google.

EthraZa em 27/10/2011 às 3:51 pm

Agora o bichinho de fogo até ameaçando com o Bing(ulin)? hehe

Robson (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:22 pm

gostaria de saber como vai ser o próximo about:mozilla depois dessa união com a microsoft.

Spif (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 4:43 pm

@robson boa. Essa eu quero ver.

Denis (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 8:01 pm

É como o amigo aí em cima disse, entre o fogo e a panela, não tem para onde correr – está claro que o Fx está em declínio já há algum tempo. Não é possível que quando tenha surgido o Chrome, o executivo da Mozilla não tenha pensado, “opa, isso aí vai dar trabalho”… o problema é que deixaram passar tempo demais para fazer alguma coisa, ou então de cara já perceberam que não tinham como lutar contra os milhões da Google. Também tem a teoria de que quando um browser ganha a guerra da sua geração, ele entra num período de estagnação. O Fx ainda não ganhou guerra nenhuma. Talvez estão esperando que o Chrome ganhe logo essa “guerra”, para voltar a ser relevante. Ou se fossem espertos, prefeririam que ninguém ganhasse essa guerra, para todos terem sua relevância relativa.

Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:00 pm

Vocês falam, falam, falam, mas esquecem de uma coisa: o acordo já existe, há tempos. Ele só não é o buscador padrão, pois o Google paga mais. Se o Google parar de pagar (o que duvido), como fica o Firefox? O Bing é uma ótima opção para essas horas.

Ninguém vendeu a alma, é só monetização de buscas, um campo de pesquisa. A licença do software continua a mesma. A concorrência continua a mesma.

Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:23 pm

Antônio Pessoa

“Vocês falam, falam, falam, mas esquecem de uma coisa: o acordo já existe, há tempos. Ele só não é o buscador padrão”

Se fala justamente da possibilidade do MonkeyBoySearch virar padrão. Está na notícia.

“Ninguém vendeu a alma, é só monetização de buscas, um campo de pesquisa.”

Você precisa de dinheiro, vai recorrer a um amigo, mesmo que tenham algumas rusgas ou vai pedir para o colega de trabalho que sempre te sacaneia? Ou quem sabe para aquele vizinho que você sabe que quer pegar sua mulher?

Se for fazer tudo como questão de dinheiro, vira zona total.

Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:33 pm

Quando eu fiz referência ao “falam, falam, falam” é sobre os comentários de um possível acordo fazer a alma da Mozilla virar pó, pois este acordo já existe.

A Mozilla já ganha seus caraminguás dos amigos através de outros acordos, mas o mais significativo é o do Google, que já respondeu por 90% da arrecadação da Mozilla. Se eles perderem a Google como parceiro (o que eu enfatizo: duvido muito), teriam que achar um parceiro do mesmo porte, que pague a mesma coisa, monetizando de forma parecida (ou acham que alguém vai pagar US$ ~150 milhões para a Mozilla só para ser bonzinho?). Ou eles começam a exibir adwares no programa ou terão que jogar com outro player de peso em buscas e publicidade, e cá entre nós o Yahoo! não anda bem das pernas (das mãos, da cabeça, do ouvido…).

Antônio Pessoa (usuário não registrado) em 27/10/2011 às 10:35 pm

Quando digo player de peso em buscas e publicidade, não de representatividade, mas de poder financeiro e investimento.

Erik ch (usuário não registrado) em 28/10/2011 às 2:56 pm

Ei Mozilla, porque não fazem uma parceiria com o facebook também…