Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Bê-á-bá do systemd, novo sistema de init

Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):

“Publiquei no meu blog no IBM developerWorks uma série de artigos sobre o admirável systemd, novo sistema que está sendo proposto como substituto para o SysVinit.

A série de artigos faz toda uma introdução à motivação dos desenvolvedores para substituir o SysVinit e também mostra os recursos já presentes em qualquer distribuição GNU/Linux necessários para oferecer a infra-estrutura para isso.

Entre as vantagens estão o profundo paralelismo da inicialização de serviços, o controle estrito dos daemons (quando você para um serviço, todos os filhos do serviço também param, independente de quantos fork()s eles tenham sofrido), a simplicidade extrema dos arquivos de configuração dos serviços, a ativação de serviços sob demanda (no estilo do xinetd e do autofs) e um ótimo controle dos recursos usados por cada serviço.

São seis artigos, sendo que o último (a ser publicado ainda esta semana) contém links para todos os anteriores. Este link direciona para o quinto e penúltimo artigo, que também contém links para todos os anteriores.

Espero que os artigos contribuam para o systemd ganhar mais usuários e alcançar mais rapidamente o objetivo de se tornar o sistema de init padrão para todas as distribuições GNU/Linux. Do meu computador, pelo menos, ele não sai mais. :-)” [referência: ]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Juarez Jr. (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 11:26 am

    Pablo Hess, a lenda!

    Juarez Jr. (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 7:56 pm

    Pabloooooooooooo Hess

    Juara Rootz (usuário não registrado) em 4/03/2011 às 6:54 pm

    Pablo Hess is not a unix

Este post é antigo (2011-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.