Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


As primeiras “caras” do Expresso Semântico

Enviado por Vacy Alvaro (vacyjuniorΘhotmail·com):

“Calma, calma! O Café Expresso está revelando apenas os primeiros rascunhos do Expresso Semântico, feitos a mão pelos nossos colegas José Vicente Tezza e Adir Kuhn. Os traços marcam o início da fase de montagem das telas da nova ferramenta auxiliar, que se trata de uma barra lateral que irá permitir aos usuários que busquem outras informações sem precisar sair da atividade que está executando no momento.

“A barra lateral não interfere no ambiente do usuário. O usuário poderá buscar informações de qualidade enquanto escreve uma mensagem por exemplo. Isso irá evitar o retrabalho do usuário de ter que sair de uma atividade para conseguir determinada informação”, comentou Adir Kuhn, um dos desenvolvedores do projeto.

Nesta tela, é possível ver uma linha do tempo e outras informações relacionadas às suas mensagens.

A nova ferramenta – que vem sendo desenvolvida desde o começo do ano com recursos provenientes do Programa de Apoio de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE) – foi baseada em modelos consolidados como o Nepomuk, GetRefinder e SMARTR.

Com a utilização da nova ferramenta, o usuário poderá executar algumas ações com mais facilidade, como por exemplo retornar telefones que estavam em uma reunião, ou o próprio sistema sugerir convites a participantes de eventos anteriores. O próximo passo do Expresso Semântico será preencher com dados semânticos do Expresso.

Já aqui podem ser visualizadas as melhorias na parte de Agenda.

A previsão é que o projeto seja entregue em janeiro de 2012 e a Prognus se compromete em disponibilizar todos os códigos desenvolvidos para a comunidade do Expresso, beneficiando desta maneira mais de 300 mil usuários em todo o País.” [referência: cafe-expresso.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 11:06 am

    Pergunto aqui: por que utilizar o Expresso em vez do Horde Groupware?

    Visto que os últimos comentários sobre o Expresso neste blog o comparam com o Zimbra (dizendo que o Expresso não possui as limtações do Zimbra Community, etc. etc.), gostaria de saber se o Expresso também supera o Horde como solução de groupware para grandes empresas.

    Spif (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 1:21 pm

    Seria legal se o Tércio fizesse essa comparação, em contato com os dois desenvolvedores.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 29/11/2011 às 8:13 pm

    @Spif: os dois desenvolvedores da notícia, conforme mencionado, são do módulo semântico da ferramenta. Como o espaço de comentários está aberto para qualquer um, eles – ou qualquer outro apoiador do projeto – podem defender a ferramenta deles à vontade, conforme as regras do site.

    Defesas ao Expresso não faltam nos comentários de outros posts (como aqui e acolá), mas são defesas baseadas em explicações superficiais (as incessantes citações às características do produto) e demérito às ferramentas concorrentes (em especial ao Zimbra, ao EGroupware e ao MS Exchange), numa tentativa suja – ao meu ver – de promover a ferramenta entre “sysadmins”.

    Utilizo o exemplo de um conjunto parecido de sistemas: os sistemas de gerenciamento de sites livres mais utilizados atualmente (Joomla, Drupal e WordPress) nunca fizeram suas estratégias de marketing baseadas em ataques às outras soluções ou em autoglorificação, e sim com um longo histórico de atendimento aos pedidos dos usuários.

    Deixo aqui a célebre frase de Eric Raymond no clássico “A Catedral e o Bazar“:

    Todo bom trabalho de software começa colocando o dedo na ferida de um programador.

    Creio que é desejo de todos os antigos (e novos) usuários do Expresso que ele seja uma ferramenta excelente de groupware. E a excelência é provada pelo fogo. Esse fogo, no caso, é o mar de opiniões que o produto carrega. Enquanto a equipe do Expresso não atravessar esse mar, nunca chegará ao seu destino de glórias.

    (não, não vou colocar a terra, nem o vento, muito menos o coração aqui =D )

    E, no mais, cito dois enormes casos de sucesso do Horde: o provedor de Internet POP (em seu sistema de web-mail) e a Portugal Telecom (que inclusive financiou a atualização do sistema de messageria para suportar AJAX). Espero que o Expresso tenha o mesmo sucesso, de coração, mas o projeto deve fazer por onde ;)

    spif (usuário não registrado) em 30/11/2011 às 8:04 am

    Sim, mas todo esse texto não responde a pergunta: o que te impede de fazer a comparação?

    Os desenvolvedores não tem a obrigação de comparar os seus produtos com outros.

Este post é antigo (2011-11-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.