Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: As distribuições corporativas e o software livre

Um ponto de vista interessante sobre o recente “caso Red Hat”.

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘhardware·com·br):

“Tradução por Roberto Bech: “A questão das “distribuições corporativas” é curiosa, porque muitas vezes o que temos é uma tentativa da parte dos fabricantes e dos consumidores de encaixar o software livre no modelo de negócios que há tempos é seguido pelos fabricantes de sistemas operacionais proprietários. Isso cria uma tensão entre os valores da comunidade do software livre (incluindo o acesso livre, o desenvolvimento rápido e a colaboração) e os do fabricante (que incluem uma rígida estabilidade e a preservação da vantagem competitiva). Algumas mudanças recentes realizadas pela Red Hat ilustram bem os efeitos que essa tensão pode causar, especialmente quando somados a uma competição forte e possivelmente injusta.”

Leia em: http://www.hardware.com.br/artigos/distros-corporativas-software-livre/” [referência: hardware.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sul (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 2:45 pm

    Essa parte do artigo é preocupante:

    Como não têm que gastar no desenvolvimento, essas empresas podem oferecer suporte à distribuição da Red Hat (ou a derivadas dela) cobrando bem menos. Dizem que Oracle e afins estão sempre cortejando os clientes da Red Hat, com um bom nível de êxito. Parece um caminho certo para o sucesso, mas também se comenta por aí que a verdadeira intenção é tirar a Red Hat do ramo.

    Se a Oracle e outras fazem isso, é muito sério.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 25/03/2011 às 6:22 pm

    Que sono…

    André Moraes (usuário não registrado) em 26/03/2011 às 9:19 am

    Realmente é impossível agradar todo mundo…

    A RedHat foi criticada pra caramba quando virou “enterprise” mas acabou iniciando o Fedora Project (que têm muita expressividade) e ainda é uma das que mais banca o desenvolvimento do Kernel.

    Apesar da estória que todo mundo fala dizendo que o usuário comum desenvolve o kernel (alá Con Kolivas e seus patchs ck) o desenvolvimento real do kernel é feito por desenvolvedores pagos e muitos deles pela RedHat.

    Agora se o usuário acha que vai ficar “preso” ao sistema da RedHat ele pode muito bem correr para a Cannonical (que é outra empresa que presta suporte comercial para sua distribuição) ou então ele pode bancar seus próprios programadores para desenvolver o kernel (alguém sabe de programador Kernel/C dando sopa por ai… eu não…)

    A RedHat continua mandando patchs para o kernel e até onde li não vejo muita gente reclamando que colocar coisas para funcionar no RHEL é difícil (e olha que o kernel dos kras é bem mexido, como foi dito no artigo).

    Sinceramente, todo mundo tá “descendo a lenha” na RedHat mas ninguém fala de solução para o problema deles nem mesmo discutem isso.

    Fogo!

    Imagina se a RedHat fecha… como que fica o Kernel? Não sei se todo mundo que reclama já parou pra pensar nisso.

    Wagner (usuário não registrado) em 26/03/2011 às 1:00 pm

    André Moraes esse também é o meu ponto de vista, a Redhat é uma das empresas que mais contribuem com o desenvolvimento do kernel Linux, não vejo razão para tanto alarde pela simples mudança na forma de fornecer algo e ainda proteger os interesses dela como empresa. Agora algo que ninguem fala é atitude da Oracle tirando clientes da RedHat e dando suporte há algo que ela nem mesmo desenvolveu.

Este post é antigo (2011-03-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.