Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo: Slackware 13.37: Linux para quem se diverte com Linux

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘhardware·com·br):

“Mais uma tradução de Roberto Bech:

“A família de distribuições SUSE tem como lema “divirta-se”, mas quem leva essa ideia ao extremo mesmo é o Slackware. Enquanto a maioria das grandes distribuições Linux é influenciada por empresas, pela política da comunidade e pela busca do sucesso com o grande público, Patrick Volkerding tomou um rumo diferente com o Slackware, o que fica evidente nesta versão RC do Slackware 13.37. O número de versão “13.37″ é uma referência à base de usuários do Slackware, definida com o termo “leet” (também escrito “l33t”), que indica uma “elite”. Isso também reforça a fama que o Slackware tem de não levar números de versão muito a sério.”

http://www.hardware.com.br/artigos/slackware13/” [referência: hardware.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pinguim de geladeira (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 7:48 am

    Slackware não tem nada a ver com diversão.

    Usei por vários anos, era um inferno configurar hardware e ficar catando dependência. Usava porque era nitidamente mais leve e rápido, e porque sempre admirei muito essa postura de não ficar inventando mudanças como fazem Debian e RedHat. É um sistema limpo.

    Meu computador ficava tinindo, mas não era “divertido”. Aprendi muito com o Slackware, mas eu encarava com coragem, não com prazer.

    Um dia cansei daquilo e mudei pra Ubuntu. Maravilha. Hardware todo pronto no primeiro boot, apt-get com dependências. Nirvana.

    Há poucas semanas, senti saudade e experimentei o Slackware. Não reconheceu minha conexão wifi e não encontrei nenhuma ferramenta de configuração de wifi. Estou sempre testando distros e fazia uns 3 anos que eu não tinha esse problema. Desisti na hora. Não achei nada divertido, não tenho mais saco pra isso, a vida é muito curta.

    Mas nos meus servidores só roda Slackware, não troco por nada. O mais antigo roda Slack 11 há 5 anos, é uma das distros mais leves que existem, NUNCA deu problema nenhum, foi só instalar e esquecer. Mas mesmo nesse aspecto positivo, nada a ver com diversão.

    Quem gosta de cutucar MESMO vai mexer com Crux, Arch ou Gentoo. Esses sim, vêm desmontados, não tem como evitar o aprendizado.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:36 am

    Slackware é diversão sim. Quem quer algo pra seres humanos que use Windows :)

    willian (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:01 am

    Os problemas que eu vejo com o slackware é sua falta de resolução de dependências e repositórios pobres, isso seria facilmente resolvido primeiro: incluindo um sistema de resolução de pacotes opcional, os usuários poderiam escolher entre usar ou não a resolução de dependências, segundo: aceitando parceiros oficialmente como o pessoal do Gnome Slackbuild por exemplo entre outros, isso poderia ser opcional ou não, bastaria habilitar os repositorios dos parceiros e pronto. Gosto muito do Slackware mas acho que isso é o que mais faz falta pra mim, antigamente eu não via problemas pois tinha internet discada, mas hoje em tempos de banda larga não vejo mais motivo para não ter isso.

    Tiago (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 9:29 am

    Eu tenho um certo carinho pelo Slackware. Eu usei ele durante um bom tempo e o que eu mais gosto dele é a simplicidade técnica (não de uso).

    O Slackware é o único sistema Unix (tá tá tá bom, Unix-like) que eu sei exatamente o que o sistema está fazendo. Eu tenho controle absoluto do sistema. Isso para mim é muito interessante. Outros sistemas Unix que eu conheço bem é o Debian, o Ubuntu e o Mac. Mas em nenhum deles eu tenho certeza absoluta que o que eu quero está realmente do jeito que eu quero.

    Agora, em relação a usabilidade é um tragédia mesmo. Lá em casa eu uso o ubuntu. Mesmo não sendo o sistema que eu goste muito, é o sistema que mais traz facilidade de uso. Em casa eu não quero perder tempo configurando sistema.

    Na última diretoria que trabalhei, os servidores eram Slackware. Rodava bem, mas depois, por uma decisão gerencial, preferimos migrar para o Debian.

    Uso slackware e confesso que a muito tempo não tenho problema com resolução de dependência. Inclusive, não entendo porque as pessoas reclamam disso :/.

    Claro, alguns pacotes bem incomuns não existem nos repositórios por ai, mas só os realmente estranhos. Mas isso se resolve ate com a sua contribuição.

    Normalmente, a culpa do suporte a hardware não é da distribuição, mas do software que não reconhece ou tem suporte ao hardware. Normalmente, basta atualizar o software. O mesmo que falam de uma distribuição eu posso falar de outra, mas prefiro ver o que realmente acontece.

    Bom, como usuário, posso dizer que eu estou me divertindo bastante com o meu sistema ;). Inclusive, com o KDE e XFCE novo, a questão de interface ta uma beleza!

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:21 am

    Difícil de configurar hardware? Tem anos que não brigo com isso mais. Únicas coisas que Slackware não tem em relação as outras:
    - Instalador gráfico – não faz muita diferença, pois ninguém vai ficar reinstalando o tempo todo e quem tem conhecimento técnico, consegue se virar.
    - Resolução de dependências – tem quem não sinta falta disso, como eu. Aliás, é uma das coisas que acho divertido nele.

    Para wifi, ele vem com o wicd e wpa_supplicant.

    A vida é curta, por isso me divirto muito com o Slackware.

    João Thiago (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:29 am

    Uso Slack para valer desde 2004 e não tenho reclamações! Sempre testo distros fáceis, mas acabo voltando para o Slack por causa da simplicidade e eficiência. Essa é uma das poucas distros que ainda consigo usar em micros mais antigos com algum conforto! Realmente dá trabalho configurar, porém depois que você faz isso é só alegria! :)

    Marcio Cesar (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:30 am

    Eu usei slack por anos a fio, tanto em casa, quanto nos servidores que administro, mas ultimamente prefiro usar o Ubuntu no meu PC, notebook e netbook justamente pela comodidade em instalar e usar, sem se preocupar com mais nada.

    Em servidores, estou começando a prestar mais atenção ao Ubuntu Server. Instalei esta distro há uns 6 meses em um PC “meia-boca” em casa para ser meu Web Proxy e File Server e até hoje nenhum reboot, pois mantenho o mesmo kernel original e a estabilidade é notória.

    Por isso estou considerando a implantar alguns servidores com Ubuntu, pela facilidade em instalar os serviços e pela estabilidade que vem demonstrando.

    Alexandre Mulatinho (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:55 am

    Slackware é simples: ou você sabe usar Linux ou não sabe, quem fala mal do Slackware infelizmente está no segundo quadro. Facilidade? Use um slackpkg ou slapt-get da vida (Arrrghhh!!) Resolução de dependências?? Uso linux há 12 anos e uso diariamente no trabalho Debian, Red Hat e afins (pois todas as outras incluindo o RUINbuntu são deviradas destas) e posso afirmar não existe um melhor metódo de resolver problemas de dependências do que uma distribuição que não se amarra a arquivos binários como .rpm e .deb

    Infelizmente utilizar slackware é para poucos, e não tenho nada contra meus amigos do Ubuntu e RedHat até gosto deles, mas falar mal do slackware porque as outras são mais fáceis e instalam seu hardware direitinho para mim é MIMIMI, chororô, quer ficar no próximo, próximo, próximo? Usa Windows meu jovem :-)

    Leonardo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 10:59 am

    Na minha visão, slackware não é pra qualquer um.

    Se vc é uma pessoa curiosa, que gosta de saber como as coisas acontecem, que gosta de conhecimento, que gosta de desafios, então Slackware é o sistema certo.

    Foi graças ao Slackware que comecei a frequentar lista e foruns sobre linux para tirar dúvidas e compartilhar conhecimento.

    Sempre brinquei dizendo que o apt-get do slackware era o “lynx http://www.google.com.br“.

    Atualmente muitos usuarios de ubuntu nao sabem o poder do “man”.

    Quanto a parte da diversão, me lembro que ralei uma semana compilando e resolvendo dependências das primeira versões do GLX, e depois que o startx subiu e mostrou o cubo 3D, nossa, foi divertido pra mim.

    Compilar um kernel sem quebrar tbm foi legal.

    Encontrar e instalar os codecs de mp3 e rmvb no mplayer.

    A diversão esta no conhecimento adquirido, pelo esforço e o resultado é a sua recompensa.

    Atualmente não tenho muito tempo pra me divertir, por isso uso o Ubuntu, no entanto sou um saudosista, que se lembra do Slackware igual o [Tiago] falou, lembro do Slackware “com muito carinho”.

    Usuarios de slackware sao aqueles que tiram duvidas de usuários de Ubuntu =].

    sardinha (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 11:14 am

    Para quem não sabe existe o zenwalk que é derivado do slackware. É focado principalmente para utilizadores desktop. É simples e intuitivo e não dá problemas e ainda pode usar o repositório do slackware para além dos repositórios do zenwalk. Quem tiver curiosidade pode visitar http://www.zenwalk.org

    Fellype (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 12:04 pm

    O Slackware pode até ser mais difícil de usar do que outras distros. Mas depois que a gente se acostuma (e aprende certas coisas), tudo fica fácil e se mantém simples.
    Uma coisa é verdade: os repositórios de pacotes binários são “pobres” (o linuxpackages.net e o slacky.eu conseguem prover apenas um pouco mais que o básico, IMHO). Mas depois de “descobrir” os build scripts (no slackbuilds.org e outros) eu consigo utilizar no meu pc todos os programas que eu preciso.
    Os problemas com dependências aparecem (geralmente) em duas situações: durante a compilação de um programa ou na hora de inicializá-lo. Mas isso quase sempre pode ser evitado apenas com a leitura da documentação dos programas a serem instalados/compilados, pois os softwares bem documentados indicam quais são suas dependências.
    Quanto à diversão, o próprio título do artigo se explica: “Slackware 13.37: Linux para quem se diverte com Linux”.

    vic (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 12:19 pm

    Distribuição linux, cada um usa a que mais gosta. Eu não consigo usar e acho díficil distribuições automatizadas como Ubuntu, contudo ratifico que isso é meu ponto de vista.

    Uso Slackware porque ele é muito simples, fácil e estável. A diversão no Slackware fica por conta da personalização que você tem o poder de fazer.

    O problema de reconhecimento do hardware era, na minha opnião, na época antes do udev, quando descobrir qual era o módulo do linux que trabalhava com seu hardware e rodar um insmod era coisa para expert :)

    Valter Junior (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 12:40 pm

    Senhores, uso Slackware há anos, minha filha hoje com 7 anos, cresceu usando Slackware, e não vejo motivos para comentários de dificuldades no dia-a-dia com Slack, portanto sou do pensamento cada um usa o que quer e gosta, e eu me divirto e aprendo Linux de verdade usando Slackware Linux.

    Allan (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 1:17 pm

    Utilizo o Slackware a muitos anos, alias, minha primeira distro !!! Faço coro aos que falaram que os mirrors são “pobres” mas quem utiliza essa distribuição e tem um certo conhecimento, sabe que tem o slackbuild para facilitar essa questão.
    Quando a pessoa utiliza essa distribuição ela aprende muito sobre Linux, utiliza-lo em servidores? Nossa, nunca me deu dor de cabeça!

    Para as pessoas que buscam aprender sobre linux e ter uma distribuição leve e funcional… Slackware 4ever.

    Tozo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 2:18 pm

    Uso slack como desktop a 10 anos, e tenho uma teoria
    pessoas que usam slack sabem usar linux, pessoas que usam ‘digite aqui sua distribuição’ sabem usar apenas ‘digite aqui sua distribuição’

    Molinero (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 4:39 pm

    Slackware é difícil ?
    Lhe dou 3 ferramentas pra usar:
    slapt-get, slackpkg e sbopkg

    Aprende a usar (de verdade) essas ferramentas e depois me diga se é dificil usar o Slackware. E se Slackware (realmente) não resolve dependências.

    André Machado (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 7:02 pm

    Vocês tem certeza de que este release já saiu? Procurei em todo lugar e só tem iso do 13.1; na loja diz que está em pré-venda.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:17 pm

    Pra quem gosta é deve ser bom, um usuário mais hard e tal.

    MDK (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:20 pm

    @André Machado

    Não oficialmente, está no RC 4.6692, mas é só pegar o current e ser feliz :D

    Fellype (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:21 pm

    @André Machado
    Não saiu não. Ainda está no RC4 (4.6692). A julgar pela data, o autor do artigo original deve estar se referindo ao RC2.

    Uma aposta minha: a versão 13.37 final sai antes da páscoa.

    André Machado (usuário não registrado) em 13/04/2011 às 8:50 pm

    Ah tá. Faz sentido.

    danilo (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 12:40 am

    Uso slack desde 2004, ano em que realmente passei a usar Linux, antes usava apenas live cd, o suse linux. O suse era legal, até eu usar o slax e posteriormente instalar o slackware de vez (versão 10 se não me engano) desde então, sempre foi minha distro principal. Claro que já instalei outras, mas só em vm. Na empresa temos que usar servidores Debian, mas mesmo usando o Debian direto nos servidores, com todas as suas firulas, não me convenceu e até hoje continuo com meu slack no desktop.

    Krum (usuário não registrado) em 14/04/2011 às 3:18 am

    Sempre usei slackware, e não pretendo parar de usar. Todos meus servidores são slackware faço td manualmente compilo kernel configuro do zero. Não gosto de receita de bolo.

    Acho que td depende do administrador não da distribuição. vc veste a camisa e se compromete =P

Este post é antigo (2011-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.