Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ex-Presidente falará na MS, e Blog da Folha repercute expectativa de que ele defenda o Software Livre por lá

Dando continuidade a sua agenda de compromissos internacionais, o recém ex-Presidente da República “será o principal orador do Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe, da Microsoft, quarta-feira, em Washington”, segundo a nota mencionada abaixo.

Há uma enorme curiosidade na comunidade do software livre, uma das mais influentes durante o seu governo, para o tom da fala do ex-presidente no fórum da Microsoft.

Espera-se que ele repita a sistemática defesa que fez, quando presidente, da adoção do software livre em lugar do monopólio dos produtos [proprietários] – com a própria Microsoft à frente.

Em 2009, o então Presidente e sua ministra da Casa Civil foram as estrelas de outro evento, o Fórum Internacional do Software Livre, organizado pelo posteriormente coordenador da campanha do PT para redes sociais.

Na ocasião, o então Presidente fez uma crítica ácida à patrocinadora do evento que agora estrelará em Washington, quando defendeu a adoção do software livre pelo governo. (via presidente40.folha.blog.uol.com.br, com edições)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Machado (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 2:28 pm

    Vamos ver se ele vai manter o discurso. Embora, na hipótese de ele manter, certamente alguém irá rebatê-lo e não convencerá nenhum dos presentes.

    Sinceramente, já desisti da cruzada de “evangelização” dos winusers: nós temos nosso mundo e eles tem os deles; não conseguiremos fazê-los mudar de opinião e vice-versa.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 2:30 pm

    O LuLLLa é PELEGO. Alguém tem dúvida que ele vai mudar o discurso ?

    wagner (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 2:53 pm

    Concordo com o André Machado, temos nosso mundo e não adianta mais perder tempo na “evangelização”, fiz muito isso antigamente e consegui muitos a migrarem para o gnu/linux, mais hoje em dia não tenho mais a mesma paciência. Em questão do Ex.Presidente, não espero nada.

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 3:03 pm

    Software livre vai muito além de Sistema Operacional de Código Aberto. Cuidado.

    Carlos Giba Nunes (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 3:19 pm

    OFFTOPIC/ Ex-Presidente falará na MS… offtopic

    Mas quem diabos é o EX-presidente nessa noticia ?

    Ha já sei,

    PÔ fernando henrique é o care mesmo né, valeu fernandinho, fala por nois lá na ferinha.

    self_liar (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 3:45 pm

    Nunca confiei e nunca vou confiar que uma única pessoa no nosso país consiga resolver os problemas da nossa sociedade.Por isso não confio nos presidentes por mais eficientes que eles sejam.

    Quem confiou no Lula como a salvação do nosso país ,deve cair do cavalo duas vezes. Na primeira porque Lula não é perfeito.E na segunda porque um único ser humano não é capaz de mudar tudo .

    Nem mesmo confio no governo federal .É falho pois não consegue atender todas as liberdades individuais.É só olhar a proporção de deputados para população .

    É até inteligivel que Lula faça o que está fazendo pelo dinheiro que ganha.Mas não é justo ,pois se ele apoia algo que está tirando dinheiro da mesma população que ele indicou para o software livre.

    E não será 100 mil não .Vai ser milhões.

    Ron (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:12 pm

    Vão colocar um analfabeto pra falar.. putz.. ele devia é explicar o caso de mensalão q ele ta envolvido.

    André Machado (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:27 pm

    Não adianta, se dissermos que a funcionalidade implementada pelo UAC já existia nos Unices desde a década de 70 eles dirão que é melhor; se dissermos que o IE não respeita os padrões da w3c, eles dirão que o padrão anterior era o padrão da MS – como um famoso antagonista do SL me disse -, se dissermos que nós temos mais áreas de trabalho e mais efeitos 3d, eles dirão que eles tem jogos.

    Paulo Canedo (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:30 pm

    O Carlos Giba está certo, e foi a mesma coisa que eu pensei, quem diabos é o ex-presidente nessa notícia? Parece muito que está se referenciando ao Luis Inacio Lula da Silva, mas ninguém pode ter esse certeza lendo apenas “ex-presidente”.

    tenchi (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:35 pm

    Aos que não gostam da ideia de evangelização – tbm não gosto da palavra – e acha que isso é coisa de religioso e de linuxer (como disseram acima, SL não é sinomino de Linux), procurem pelo termo “microsoft evangelist” no google.

    A única diferença entre a Microsoft e a GNU é que o software livre tem seu próprio santo (St IGNUcius) e sua própria igreja (Church of Emacs), o que é muito melhor do que um bando de baba-ovo…. hauahauhaua

    Sobre o Lula… Não sei… O governo passado não foi tão apoiador ao software livre não… Aliás, software livre nenhum deveria depender de iniciativas governamentais. Como já disseram várias vezes aqui, o pessoal do software livre deveria fazer como fazem grandes empresas: lobby. Neste caso específico seria um lobby benéfico.

    O Governo brasileiro ainda depende de muita coisa da Microsoft: são bancos de dados enormes, portais inteiros em ASP, documentos que usam formatos proprietários…

    Ao meu ver é neste lado que os governos devem atacar: uso do software livre como plataforma computacional interna, e não nos pcs populares.

    Agora, pq diabos a MS organiza um evento do tipo? Não acho que a software livre não pode existir no mesmo mundo que a MS, pelo contrário, acho que com o apoio de grandes empresas ao menos à tecnologias abertas (padrões!) já é o suficiente para que a tecnologia de informação evolua e todos se beneficiem, mesmo quem desenvolve software proprietário. Mas nem isso ela consegue fazer. Ou seja, vejo que a não é o software livre que é inimigo da MS, mas ela que é inimiga dele.

    PS: Augusto, pq o permalink é “arram-claudia”? hauahauaua

    self_liar (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:46 pm


    Sobre o Lula… Não sei… O governo passado não foi tão apoiador ao software livre não… Aliás, software livre nenhum deveria depender de iniciativas governamentais. Como já disseram várias vezes aqui, o pessoal do software livre deveria fazer como fazem grandes empresas: lobby. Neste caso específico seria um lobby benéfico.

    Está doido tenchi ?!É melhor ter iniciativa do governo de forma correta do que pagar e influenciar para convencer o governo fazer a coisa certa.Não vale a pena.
    E o governo faz algo com razão.É algo para beneficio popular.O porquê do governo fazer isso já foi discutido.

    É melhor continuar informando as pessoas sobre o software livre no seu tempo livre e de forma individual.Bem como fazer um esforço para se juntar a grupos pró-software livre


    Agora, pq diabos a MS organiza um evento do tipo? Não acho que a software livre não pode existir no mesmo mundo que a MS, pelo contrário, acho que com o apoio de grandes empresas ao menos à tecnologias abertas (padrões!) já é o suficiente para que a tecnologia de informação evolua e todos se beneficiem, mesmo quem desenvolve software proprietário. Mas nem isso ela consegue fazer. Ou seja, vejo que a não é o software livre que é inimigo da MS, mas ela que é inimiga dele.

    MS poderia chamar o tucanato que adora ela ,mas ia pegar mal.E acho impossível a harmonia entre Microsoft e software livre.
    Ela depende de mais e mais licenças vendidas.E quer sempre mais lucro. Se existisse uma harmonia a microsoft iria perder uma boa parte do mercado brasileiro simplesmente por respeitar padrões,pois muitas coisas que ele vendeu foi na força dos lock-ins.
    Harmonia entre software livre e proprietário é possivel.

    Spif (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 4:47 pm

    Durante 8 anos de governo, o SL só recebeu ajuda. Mas mesmo assim apoiam o tucanato, que sepultou o SL no RS e em SP. Conclusão: Gostam de apanhar.

    No FISL, fora um grupinho meio elitista que ficou chateado, dava pra ouvir de fora do auditório principal os aplausos e ovação da galera. Infelizmente, não pude ver o discurso ao vivo,pois o auditório principal estava lotado.

    Maikon (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 5:06 pm

    Bem, o que eu não entedi direito é o que o presidente que fez aquele discurso defendendo software livre vai fazer num evento da Microsoft. Ou ele vai lá para virar a casaca de vez ou vai defender, se tentar ficar em cima do muro, já era… E se fosse, quase militante, nem lá pisava. Essa eu quero ver o que vai dar.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 5:21 pm

    Ah meu Deus!!! Quando pensei que já estávamos livres do “Cara”, lá vem mais essa. Já posso imaginar as asneiras que serão ditas…

    self_liar (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 5:26 pm

    Virar a casaca talvez não ,mas para ganhar um absurdo sim.Ninguém deveria ganhar 100k só para discursos.Lula não é de ouro.Lula fez o que deveria fazer e com ressalvas.

    Entendo que o convite é gordo ,mas mesmo assim eu não aceitaria.Está indo contra demais o que fez.
    E o que ele ganha agora ,ele fará o povo perder muito mais.Então Lula rouba indiretamente o povo.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 6:11 pm

    /arram-claudia/

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Paulo (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 6:16 pm

    Acho que algum estagiário do site publicou uma notícia de 1º de abril na data errada…

    André Machado (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 6:22 pm

    Gostaria de saber quem é a tal Cláudia mas,

    @tenchi

    Primeiramente, gostaria de avisá-lo que tem um tal Leandro aí usando seu avatar, deve ser um fake, cuidado ;) e, segundo, em nenhum momento eu disse que não gostava da palavra evangelizar. De acordo com um dicionário que tenho aqui, o significado desta palavra é:

    EVANGELIZAR v.t.
    1. Pregar o Evangelho àqueles que o ignoram
    2. Fig. Vulgarizar ou propalar uma doutrina ou um sistema

    Acredito que, em nosso caso, aplique-se a segunda definição, em sentido figurado, pois estamos vulgarizando, no bom sentido da palavra, a doutrina do software livre através do sistema GNU/Linux (sistema sem relação à definição formal, é bom esclarecer).

    ioca100 (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 6:24 pm

    Se o falecido e sua turma dizem yes, I say No, no, no.

    self_liar (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 6:35 pm

    Tomo cuidado com a palavra “evangelizar” pois os trolls que contraditoriamente mais evangelizam ,atacam toda hora as pessoas chamando de religiosos.

    André Machado (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 7:13 pm

    Foi só falar em evangelizar e o adsense que apareceu aqui nessa página:

    “Visite Israel – você nunca mais será o mesmo”

    @self_liar

    Você sugere alguma outra palavra que possamos usar no lugar de “evangelizar” a qual você julgue mais apropriada?

    self_liar (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 7:31 pm

    Talvez informar ou educar .

    Gabriel (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 8:22 pm

    Acho que o /arram-claudia/ se trata deste meme:
    http://www.youtube.com/watch?v=PvPGnYZXouw

    [i]Quando usar “Aham Cláudia, senta lá!”:
    - Quando alguém lhe contar um fato que você ligeiramente percebe que é invenção, mentira, balela, enrolação e afins.[/i]

    alberto (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 8:48 pm

    Há boatos de que ex-presidente lerá seu discurso em defesa do SL diretamente de um iPad 2.

    Marcos (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 9:00 pm

    Evangelizar já virou um jargão comercial, não tem jeito. O público que lê a notícia sabe muito bem o contexto e que não tem nada a ver com religião. É o mesmo que reclamar de pirataria de software e dizer que confunde com a outra pirataria, ou reclamar da manga de camisa confunde com a fruta manga. Sem falar no nordeste, que é um verbo (“Tu tá mangando de mim, tá?”)

    Sobre o Lula, não vejo mal em ganhar 100 mil. Pra MS, é o mesmo que eu pagar 8 centavos pelo discurso dele (sim, fiz as contas com o meu salário). E gostando dele ou não, um ex presidente de um país tem muito a contar e explicar, seja de qual partido ou linha ideológica for.

    Quanto a eu mesmo evangelizar (ou educar) em favor do Linux, também já desisti. Cada um usa o que quiser, o que achar melhor. Se alguém quiser apoio pra usar o Linux, darei a maior força, ajudarei no que for preciso. Mas se quiser Windows XP, Vista ou Mac OS, que seja feliz com sua escolha.

    Minha contribuição ao SL se resume a ter uma máquina em casa bem configurada, interface polida, wine configurado pra rodar o que não existe nativo e com vários programas de uso geral, quando precisa usa-la, vai ter uma boa experiência com o Linux e desmistificar um pouco o SO.

    self_liar (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 9:11 pm

    Marcos Alexandre

    Infelizmente na minha opnião o Lula não deveria fazer isso.Acho uma covardia fazer isso pelo dinheiro .Ainda mais ele.Microsoft sabe que colocando uma figura popular ela vai ter retorno dez vezes mais .Então quem paga o Lula vai ser o povão.
    investir 100k,receber 10mi.Lucrar 9900k.

    Lula é um ser humano ,não deve ser idolatrado .
    Só pessoas bobas caem no conto do populismo desta palestra.

    Ou talvez sempre querer mais a custa de tudo?Tanto o Lula quanto a Microsoft devem responder a pergunta.

    Adams (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 9:24 pm

    Acho a maior hipocrisia neguinho vir aqui condenar o Lula porque ele vai receber R$100.000,00 ou o que for.

    Até parece que algum de nós ia recusar se fôssemos convidados.

    Estamos no CAPITALISMO, o que manda é o DINHEIRO! Se alguém quer pagar, por que não pegar?

    E fim! O resto é papo esquerdista/moralista/rancoroso/hipócrita.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 4/04/2011 às 10:16 pm

    Só acho que é preciso muito cuidado com o conformismo.

    Para não confundir com passividade.

    Eu não gosto muito do papo de evangelizar um a um. Acho ineficaz, fora que não tenho paciência, principalmente com gente que não QUER saber de algo diferente, só contestar.

    Mas acho que é cada vez mais *necessário* ficar atento ao uso de padrões abertos e cuidado com legislações que buscam proteger os monopólios de padrões fechados e barrar software livre com artimanhas. Tudo aprovado a base de muito lobby.

    E lembrando, quem tem mais de 90% de mercado sempre ajuda a divulgar a idéia de “deixa como está”, “é assim mesmo”…

    Nessas horas mais pontos ainda pra “malucos” como o Stallman e o povo do Mozilla por exemplo. Saíram de nada para fazer muita coisa. Viva os teimosos produtivos :) .

    André Luiz (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 12:12 am

    Aposto R$ 0,0001 que sei o que o ex-presidente dirá!

    Falará da sua experiência no governo “universalizando”a internet (o projeto…) para a população mais financeiramente carente, dos incentivos para a aquisição de PC’s mais baratos, dos computadores em escolas, dos serviços governamentais on-line diminuindo filas e burocracias, da “vanguarda” e do “sucesso” da TV digital, do “sucesso” dos projetos que dão um computador para cada aluno e um computador para cada professor e de como todas estas medidas juntas agregaram valor na vida dos brasileiros, num mega processo de inclusão digital e social que caminha de braços dados com a democratização do séc.XXI…

    De forma genérica pois, para cada ítem citado, a MS apresentará a solução perfeita, como “grande” parceira da democracia, da educação e de todos governos.
    ($$$)

    kashmir (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 1:51 am

    @Adams
    /offtopic
    Já ouviu falar no Grigori Perelman?
    clique no link e morra de raiva: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grigori_Perelman

    Ah o Ex-presidente… Fará muito melhor se nos esclarecer sobre o mensalão. Ele não tem nada a nos dizer sobre softwares e afins. Claro o número daquela conta do PT seria uma boa. :)

    Ozzy (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 6:59 am

    Nosso singular ex-presidente não faz discursos ou dá palestras, ele faz “stand up comedy”, e é profissional !!

    Mas a Charge do dia está muito boa:

    http://charges.uol.com.br/2011/04/05/cotidiano-palestrante-livre/

    O.O.

    Maikon (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 8:23 am

    Muito engraçada a charge @Ozzy!!! kkkkk

    Rayzen (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 10:34 am

    http://charges.uol.com.br/2011/04/05/cotidiano-palestrante-livre/

    Ícaro (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 11:28 am

    Bem lembrado, kashmir.
    Grigori Perelman, grande homem!
    E infelizmente essa imprensa de m* fala isso como se ele fosse louco… só porque não aceitou US$ 1 milhão… para ele basta que resolveu o problema :)

    Precisamos de pessoas assim, que tenham prazer no que fazem e não fazer algo por dinheiro…

    Marcos (usuário não registrado) em 5/04/2011 às 9:02 pm

    “Lula é um ser humano ,não deve ser idolatrado ”

    Concordo, mas vindo de alguém que idolatra o Stallman, é meio esquisito.

Este post é antigo (2011-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.