Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android: Samsung reúne executivos para discutir o efeito Motogoogle

É potencialmente complexa a situação do conjunto de parceiros de uma plataforma quando o responsável pela plataforma adquire um de seus concorrentes, e é difícil conduzir uma situação deste tipo sem turbulências – e a Samsung aparentemente está interessada em estudar suas alternativas, incluindo seu próprio sistema Bada.

Trecho do IDGNow:

A compra da Motorola Mobility pela Google deixou pelo menos uma de suas parceiras insatisfeita. Notícias recentes dão conta que o presidente da Samsung, Lee Kun-hee, se reuniu com os principais executivos da companhia a fim de discutir o impacto da transação.

A empresa sul-coreana é a segunda maior vendedora de smartphones – atrás apenas da Apple. Seus principais dispositivos têm o Android como plataforma, portanto, caso a Google resolva priorizar os aparelhos de sua nova aquisição, a estratégia da Samsung terá de ser significativamente alterada.

Lee, desconfiado, já começou a se mover. O encontro contou com a presença de Shin Jong-kyun, diretor do departamento de Wireless, e especula-se que a expansão do portfólio de produtos da empresa tenha sido acordada. O sistema operacional Bada, desenvolvido pela própria, deverá ganhar mais atenção, segundo o Dong-a Ilbo, um periódico local.

Não está claro se outros sistemas poderão ter tratamento semelhante, como o Windows Phone 7. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 7:58 am

    Como eu disse em outro post recente sobre o assunto, a situação das empresas que aderiram ao Android não é nada confortável, o contexto agora é outro, a Google passa de parceira para concorrente. Fato!

    Cleiton (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 8:55 am

    Não acredito que será esse alarde todo. Quem realmente colocou a Samsung na posição que está foram ela mesma (com seu excelente hardware) e o Android (que é o que as pessoas querem e o que melhor consegue usar esse hardware todo).
    Claro que haverá um desconforto, mas ainda não se sabe o que o Google pretende. Há a possibilidade de ser concorrente, mas também há a possibilidade de, com todo esse laboratório, o Android passar a ser muito melhor, tendo mais recursos, aumentando a procura por aparelhos que tenha ele. Se esse for o caso, a Samsung, HTC e outras vão mesmo abandonar o barco? Quem sabe até a Nokia para de lançar opiniões com o objetivo de causar o desentendimento entre esses personagens que lhe tiraram do poder e passe a lançar aparelhos com Android.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 8:57 am

    É guerra, no grito
    Marcham vistosas patentes
    Por soldados falecidos

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:05 am

    Uma coisa que reparei em um Samsung com Bada que meu Irmão possui: A duração da bateria é muiiiiito maior que a de meu Galaxy 5, que agora, com 3G, e pouco uso não dura nem 24horas. O do meu Irmão, segundo ele próprio, aguenta quase 1 semana… Além disso achei o sistema muito bem feito! Mas claro, não tem muitos programas e um ecosistema forte como o Android…

    Spif (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:06 am

    A Samsung já sinalizou que está se fortalecendo pra manter a posição, agora que já perdeu o favor do Google (o ultimo “googlephone” foi fabricado por ela), contratando o Cyanogen, cujo o Mod é muito melhor que o monte de lixo que ela vinha jogando no mercado.

    Se isso vai abrir espaço para ela receber uma gratificação extra da MS para colocar o WP7 em uma linha de aparelhos, só o tempo dirá. Não é impossível, pois a diretoria iria gostar de mais investimentos para fazer frente à um concorrente que pode queimar 12 bi para ganhar patentes.

    As hostilidades podem piorar com esse papo do Google não liberar o código do Honeycomb. Se só o Xoom vem usando ele, fica muito mais suspeito agora.

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:10 am

    Ah, outra coisa: o Bada parece ser muito mais responsivo que o Android , erá porque não usa uma camada pesada como o Dalvik? Acho que sim…

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:14 am

    Eu usei o BADA (Samsung Wave 1) e o Android (Galaxy S 1). Eu achei o Bada menos confuso, porém a sensibilidade da tela do Galaxy S eu achei melhor.

    Sei que as telas (hardware) são iguais, então suponho que deve ser algum problema de software para interpretar “os cliques”. Como era uma versão antiga do BADA é possível que já tenham melhorado isso.

    Uma coisa é certa, dentre os celulares que testei os da Samsung foram os únicos poderiam fazer concorrência ao IPhone. Se o Google desagradar a Samsung de alguma forma vai ser uma perda muito significativa para o Android.

    Spif (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:17 am

    Ah, me corrijo vários outros fabricantes distribuem o 3.0: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Android_devices#Tablet_computers

    none (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:24 am

    Lauro César: Estou usando a room do MADTeam “http://www.madteam.co/” “update-cm-7.1.0-RC1-MADTEAM-v0.9-signed” no Galaxy 5 ,e a bateria do meu esta durando uma semana, a velociadade tambem melhorou bastante, acho que esse problema é da room original distribuida pela SanSung.

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:41 am

    Rapaz, então passa o tutorial aí, pra eu poder mudar esta rom do meu, pq está terrível ficar sem celular no meio do dia…rs

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:51 am

    Outra coisa: essa ROM está totalmente funcional, ou perco algo qdo instalo ela (rádio, GPS, etc)?

    none (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:59 am

    Lauro César: Não foi eu quem o escrevi, mas eu o segui para instalação http://felipearon.net/android/samsung-galaxy-5-com-cyanogenmod-android-gingerbread

    none (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:03 am

    Lauro César: mais dúvidas você pode da uma olhada no forum: http://madteam.co/forum/
    ou no IRC http://webchat.freenode.net/ Canal: #gti5500

    none (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:07 am

    Não no meu meu ta tudo funcionado OK, com bonus nao melhora de sinal do GPS, muito mais rapido, pouco consumo de bateria e as melhorias do android 2.3

    landeel (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:20 am

    Puro FUD. A Google não fez esta aquisição para concorrer com suas parceiras, e sim para protegê-las e ao Android com as patentes adquiridas.

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:23 am

    Valeu cara! Vou tentar…

    Lauro César (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:25 am

    Ah, esqueci: Continuo tendo acesso ao Android Market, após esta troca de ROM?

    Bremm (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 10:29 am

    @none

    [ 8 - PROBLEMAS & Soluções ]

    Problemas encontrados na versão atual presente no artigo. Lembrando que logo a equipe MadTeam irá soltar atualizações para a correção dos problemas. Alguns problemas podem ser solucionados com aplicativos disponíveis no Market.

    [RadioFM] Não está funcionando ainda.

    psantos (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 11:17 am

    Não vejo motivos para tamanho alarde. A meu ver ela parece estar se precavendo apenas. O que eles estão discutindo é um plano B que seria posto em prática caso o Google resolva mudar sua estratégia de negócio com o Android (o que parece não ser o caso).

    Tarcísio (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 12:08 pm

    “Puro FUD. A Google não fez esta aquisição para concorrer com suas parceiras, e sim para protegê-las e ao Android com as patentes adquiridas.”

    Gostaria que o mundo fosse assim, tão perfeito… Pena que os acionistas das “empresas parceiras” não pensem dessa maneira.

    “Não vejo motivos para tamanho alarde. A meu ver ela parece estar se precavendo apenas. O que eles estão discutindo é um plano B que seria posto em prática caso o Google resolva mudar sua estratégia de negócio com o Android (o que parece não ser o caso).”

    Só o fato da Samsung passar a pensar em um plano B de uma hora para outra, já mostra que há motivos sim para preocupação. Penso que o mesmo esteja ocorrendo com as demais empresas.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 2:30 pm

    @Lauro César:

    perdoe este grammar nazi
    mas “responsivo” é estrangeirismo
    português não é kamikaze

    none (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 2:33 pm

    Lauro César: Sim o Market funfa legal tem um monte de app instalada aqui por ele.

    Bremm: Não posso confirmar isso uma vez que não estou com fone comigo, mas pode ser possivel que não funcione, no meu caso não uso radio entao nunca testei.

    pimentel (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 7:26 pm

    Porque as companhias usuárias do Android parabenizaram o Google logo após a aquisição??? Estranho,não tá batendo…

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 7:48 pm

    Bom, de bom mesmo é que não ficaremos reféns de um único sistema, aberto ou não.

    Claudio (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 8:00 pm

    Só porque a Samsung não é estúpida e tem um plano B, não significa que não acredite no plano A (que por sinal é mais vantajoso pra ela).

    Sem a Google, a Samsung não aguenta a pressão da Microsoft e Apple juntas. A menos que ela invente um hardware radicalmente diferente de tudo o que temos hoje (sem pegar de novo as idéias do Kubrick, pq seus oponentes já fizeram isso) e que não esbarre em nenhuma patente, o plano B(ada) é um mau plano, que pode servir como contingência, mas está longe de ser o melhor.

    Se a Google for fiel ao que anunciou (e vai, até hoje ninguém lá deu tiro no pé), a Samsung também vai cumprir sua parte no acordo e tudo ficará bem no “Reino tão, tão distante”…

    Já dizia meu avô: melhor comer uma fatia grandona de bolo do que um cupcake sozinho.

    Xinuo (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 8:00 pm

    Me parece que a Samsung não está tão preocupada assim…

    lançou um novo smart com Bada:

    http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/samsung-anuncia-smartphone-com-sistema-bada-24082011-8.shl

    e lançou uma penca com Android: é o Galaxy W, o M, o Y, o R e ainda têm umas variações que acrescentam Pro ao nome. Daqui a pouco faltarão letras do alfabeto!!!

    http://info.abril.com.br/noticias/blogs/gadgets/smartphones/samsung-anuncia-novos-smartphones-para-linha-galaxy/

    Job (usuário não registrado) em 24/08/2011 às 9:03 pm

    Na verdade gostei da ideia da Samsung com o Bada, assim o e17 avança mais.

    Outro Marcos (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 1:14 am

    O android é software livre. Se a Google fizer bobagem com ele as outras empresas vão fazer um “fork” e pronto. Não há perigo real, e a Samsung já deu parece oficial a Google pela aquisição da Motorola.

    Não acredito que a Motorola vai ser favorecida no uso do android. Mas certamente ad empresas que usam android vão ser favorecidas pelas patentes da Motorola que agora entram para defender todos.

Este post é antigo (2011-08-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.