Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android ganhando do iPhone entre novos compradores

Trecho da nota do IDGNow:

Nos últimos seis meses, 41% dos usuários optaram por comprar um smartphone com Android, enquanto 27% preferiram um iPhone;

Embora a participação da Apple no mercado de dispositivos móveis nos Estados Unidos (EUA) permaneça à frente da Google, a maioria dos usuários que adquiriu um novo smartphone nos últimos seis meses escolheu um aparelho com o sistema Android.

O resultado tem como base um recente estudo divulgado pela empresa de pesquisa Nielsen, realizado no mês de novembro. De acordo com ele, 41% dos entrevistados optaram por um smartphone com Android, enquanto 27% compraram um iPhone e 19% preferiram o BlackBerry, da Research In Motion (RIM). 

Em junho, a mesma pesquisa constatou que apenas 28% dos usuários haviam comprado um telefone com Android no semestre anterior.

Os números da Nielsen são compatíveis com outro levantamento feito em setembro do ano passado pela ChangeWave Research.  (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 3:49 pm

    Acho interessante pela variedade de aparelhos e porque o Android é mais aberto(apesar de não completamente) que o Iphone…

    Mas o título fica parecendo aquelas estatísticas forçadas do futebol da Globo:

    “Android na liderança absoluta nas vendas a Albinos Virginianos em dias de chuva de menos de 20 mm”.

    Cobalto (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 3:49 pm

    Vai robôzinho, vai!

    Rilton (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 4:32 pm

    Se houve-se a mesma quantidade de opções de aparelhos e operadoras disponíveis nos EUA com IOS invez de apenas um aparelho e uma operadora, a historia ia ser diferente, se você pegar apenas o modelo mais vendido com Android ( que eu imagino que seja o Galaxy S) e comparar com o iphone a diferença pro lado da maçã é imensa.

    Felipe (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 4:42 pm

    * Se houvesse…

    Xinuo (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 6:10 pm

    @Rilton, sua assertiva não pode ser provada e provavelmente nunca será.

    Mas eu vou fazer duas outras afirmações, que tb não posso provar, mas, no meu caso, o tempo dirá se estou certo…

    O pessoal fã da maçã, que frequenta este blog, sempre vem aqui com mimi querendo minimizar o terreno que está sendo perdido.

    Cada uma dessas notícias, de certo, quer focar no que interessa para o divulgador e não no que interessa para os fãs da maçã :) Mas de qq forma a cada notícia os fãs da maçã têm que recuar em suas afirmações e cada vez estão sendo inexoravelmente colocados para baixo.

    Eu não acho que seja bom que um fabricante de Android monopolize o mercado (que é diferente do Android monopolizar o mercado). Mas não me surpreenderia, e creio que vá acontecer, de um fabricante consiga passar o número de vendas da Apple, daqui há dois/três anos (1ª afirmação). O que também não significaria que o tal fabricante estaria monopolizando o mercado, ao fazê-lo.

    A segunda afirmação é de que, quando sair a notícia aqui sobre a 1ª afirmação, haverá ao menos um fã da maçã que virá aqui com um mimimi para tentar minimizar a notícia de mais um recuo. :)

    josé da silva (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 6:21 pm

    Bom, comparando um monte de marcas contra somente uma fica fácil fazer afirmações como essa !
    Mas no conjunto da obra a maçã sai ganhando !

    Víctor (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 6:36 pm

    @josé da silva

    Para os fãs da maça que ficam reclamando as vendas do Galaxy S da samsung estão disparando e no mês de novembro (não sei se em dezembro), este aparelho vendeu mais do que o IPhone 4 no Japão que é um grande mercado consumidor de tecnologia.

    Fábio (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 7:01 pm

    É uma comparação um tanto desleal, mas se considerarmos que as pessoas escolhem ou o iPhone ou “um android qualquer” não chega a ser tão fora da realidade. O problema é que ainda não vejo o Android em pé de igualdade com o iPhone como plataforma(SO, Hardware e serviços). As fabricantes insistem em criar sua própria interface, o que dificulta a atualização do sistema, não há um controle rígido sobre o que é publicado no Android Market, a IDE tem um emulador ruim, os diferentes modelos de celular forçam os desenvolvedores a “nivelar por baixo”, dentre outros problemas.

    erico (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 7:08 pm

    @Xinuo, é um fato. O iPhone é fabricado por uma única empresa, o blackberry também. Visto unicamente pelo critério de aparelho vendido talvez seja mais simples comparar a plataforma android com a windows7.

    Ivan (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 7:09 pm

    Eu sou mais um comprador de Android, acabei de comprar um Milestone com a versão 2.0 que a Motorola promete atualizar neste primeiro semestre de 2011(se não atualizar está cheio de roms por aí).
    Eu tenho uma grande resistência em adquirir produtos desta marca, mas quando o aparelho chegou no preço abaixo de 799 não pude resistir, e farei o mesmo quando o Samsung Tab deixar de ser novidade e chegar na mesma faixa. :)

    Macmaniaco (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 7:09 pm

    não, não, não ;( … mimimi… mimimi… mas o iphone é lindo, a maçã é linda, o jobs é lindo…

    Xinuo (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 8:51 pm

    @Victor, sei que o Galaxy S, vendeu 10 milhões desde que foi lançado, sendo verdade o que vc está dizendo, que no Japão no último mês o Galaxy S venceu, então um fã da Apple viria aqui enfatizar outra coisa para tentar minimizar a derrota. “Mas no mundo a vantagem ainda é do iPhone”, quando for noticiado que não é mais, ele virá aqui com outro mimimi.

    Não sei se vc entendeu @erico, pessoas como vc (e o @josé da silva) vem enfatizar uma coisa, que serve de barreira, quando ela é ultrapassada (e sempre está acontecendo) logo vem um enfatizar outra barreira metros atrás (sempre recuando), sempre tentando minimizar uma derrota.

    No final só restarão as barreiras (intransponíveis?) que o @Macmaniaco destacou. hehehe

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 10:30 pm

    Espero que o “Miguxo” entre bem na briga e também conquiste um mercado.

    O mesmo com o WebOS, mas esse acho mais difícil, a HP parece sem rumo, sem vontade.

    Romulo (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 10:36 pm

    Para mim isso são números de vendedores. Tanto faz…

    Do meu ponto de vista, o iPhone é para minha vó/mãe/tia, e o Android é pra mim…

    Ivan (usuário não registrado) em 4/01/2011 às 11:05 pm

    @Romulo
    Do seu comentário não sei se entendo que Iphone é smartphone de pessoas idosas ou que é smartphone de quem não sabe usar smartphone…

    Ricardo (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 1:05 am

    Bem o Android e fantastico, já a bateria do meu Motorola MB502 não posso dizer o mesmo.

    É óbvio que isso tem relação com a oferta maior de aparelhos com Android, atendendo outros segmentos do mercado graças aos diferentes níveis de preço.

    No contexto dessa notícia isso deve ser reconhecido como mérito, e não motivo para desqualificá-lo.

    João (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 7:34 am

    @Fábio,

    Se o que você quer é controle rígido de uma única empresa sobre tudo, o iPhone é realmente o ideal para você. Nesse ponto, é difícil competir com a Apple. Ela controla absolutamente tudo. Qualquer outra empresa no planeta seria massacrada por todos se tentasse fazer algo semelhante. A Microsoft, por exemplo, já foi massacrada pro muito menos. Como é a Apple quem faz isso, sem problemas!
    Só pra constar: não tenho nenhum ódio da Apple, aliás, meu próximo notebook poderá ser um MacBook.

    Pablo (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 10:15 am

    Que o Android vai passar em vendas de aparelhos, ou já passou o iphone, isso é um fato. Mas a questão que o pessoal está discutindo, é quantos aparelhos, ou qual é o melhor aparelho? Porque aparelhos com android encontramos até por R$500,00. Mas esse aparelho roda perfeitamente? Sem travar? Qualquer aplicativo? Esta é a questão. Eu sou um proprietário de iPhone, estou muito satisfeito com o aparelho, pois ele atende tudo que promete, com rapidez e eficiencia. A maioria dos Androids por aí, não chegam aos pés do iPhone. Não me atenderiam. Agora vão chegar os defensores do Android falando que eu sou fã da apple e bla bla bla… a questão é: eu sou fã de produtos bons! Trocaria meu iPhone por um Galaxy,eu acho ele superior ao iPhone e roda tudo tranquilamente. Então, repito: enumere as vantagens do Android. Estão disponíveis em qualquer aparelho? Infelizmente não. Em relação a vendas, um fiat Uno vende muito mais que uma Ferrari.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 10:45 am

    Dois conceitos que devem ser separados são:

    a) Avaliar a plataforma Android e seu crescimento.
    b) Avaliar os aparelhos disponíveis com a plataforma Android.

    Pode se dizer que a plataforma Android cresce de acordo com (pelo menos) duas métricas: quantidade de aparelhos (e, portanto, variedade de preços e recursos) que a disponibilizam e a qualidade do melhor representante entre esses aparelhos.

    Do ponto de vista do crescimento da plataforma, o Android já nasceu maior que o iOS: há mais liberdade de escolha entre fabricantes, hardwares e seus preços/recursos. E isso é sim, um valor agregado ao consumidor.

    Do ponto de vista do melhor hardware, ainda há muito a ser trilhado para o Android: o melhor hardware disponível ainda não se compara ao iPhone. Por vários motivos, entre eles o fato de que a Apple, ao contrário dos concorrentes, pode se dar ao luxo de vender um produto muito caro para um nicho de usuários entusiastas que não se importam com o custo, contanto que ele venha com a marca da maçã (e concordo: design bonito, caixa e manuais de qualidade e essa frescura toda). Além disso, grandes companhias conseguem abater mais custos com fabricantes de componentes.

    No entanto, estejamos certos de que esse caminho será trilhado. A exemplo da Fiat (roubando desavergonhadamente o exemplo do Pablo) nada impede um fabricante de ter seus modelos Android de “uso geral” e lançar um produto realmente caro do tipo “Certo, vamos brincar de hardware abusivo”.

    Em suma, resumindo tudo, na minha modesta opinião: a grande questão é que, no caso do iPhone, apenas o hardware é superior. E superar hardware é apenas questão de tempo e esforço.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 11:02 am

    Pra quem falou que o Galaxy S vendeu mais q o iphone no japao, leu algum artigo completo?

    “O Galaxy S está liderando a lista dos smartphones mais vendidos no país do sol nascente, desbancando o todo poderoso iPhone 4 de 32GB, que tinha passado 18 semanas seguidas no topo. É claro que se você também considerar as vendas do iPhone 4 de 16GB, ele ainda está na frente”

    Quem quer puxar sardinha pode entender a noticia por 2 lados.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 11:10 am

    Para a “rivalidade” entre IPhone e Android, talvez possa comparar de novo Mac X PC. IPhone é tipo um Mac, é bonito, muito bom e caro. Android é tipo um PC, pode ser bonito, pode até ser muito bom e com preços acessíveis a diversos bolsos. Quem comprar um Android (como eu e vários aqui vai continuar na mesma filosofia ao comprar um desktop PC ou notebook PC, vai analisar o equipamento e a versão do Android. Ou simplesmente como a maioria que tendo um Mac ou PC na frente, leva o PC por ainda ter alto valor percebido de custo x benefício.
    A saga continua. E não mudará, apenas o nome da vez: Mac -> IPhone; PC -> Android. NA minha modesta opinião é isso.

    Marcos (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 11:26 am

    @Pablo, os motivos que você alega ser o iPhone superior, só provam que é o melhor que atende VOCE. Eu poderia alegar os mesmos motivos pra ‘provar’ que o Android é melhor pra mim, assim como um modelo específico.

    É fato que quando o iPhone liderava o fato de ter maior mercado era alardeado pelos fãs da plataforma como prova de superioridade. A partir do momento que a situação começa a inverter, maior mercado deixou de ser importante. Estranho, não?

    Aconteceu o mesmo com a câmera do iPhone que era muito ruim e os fas da plataforma diziam ‘quer câmera boa, use a máquina digital, celular não é pra isso’, ‘pra ter flash led é melhor nem ter’ . Quando a Apple melhorou a câmera, passou a ser um fator importante. Estranho, não?

    O mesmo vale pra multitarefa e pra outros recursos. Só são importantes quando o iPhone está na vantagem, e deixam de ser importantes quando essa vantagem acaba.

    Rilton (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 11:58 am

    bem, vamos ver se (eu digo “se”) a Apple lançar um iphone junto com a Verizon ( que nos EUA é considerado a maior e melhor operadora americana) como ficaram as vendas. Muita gente lá simplesmente odeia a AT&T por N motivos, mas volto a bater na tecla, o Android é um otimo sistema, mas ele esta saindo na frente pela quantidade de opções de aparelhos, preços e operadoras diferentes. Um usuário comum tipo sua mãe, tia , etc não se importa se o sistema é aberto, se da pra instalar programas, o que ele se importa é: a câmera é boa, o celular é bonito, o preço é bom, toca mp3. Pronto. O sistema operacional é o de menos. obs: eu tenho um Iphone 4, queria ter um desde o primeiro que lançou, mas eu comprei um xperia mini pra minha namorada, ela joga angry birds tanto quanto eu :p

    Pablo Dutra (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 12:14 pm

    Marcos, nao eh bem por ai.. Eu so comprei o iphone quando passou a ser multitarefa, gravar videos, e outras funcionalidades que antes nao tinha e que me fariam falta.. Como eu disse, nao sou fã da marca, e sim de um bom produto.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 3:27 pm

    @Pablo, não estava me referindo a você nesse ponto, mas tenho certeza que você conhece ou lê em tópicos pessoas com a opinião que citei.

    De qualquer forma, é inegável que o iPhone é um ótimo aparelho, com um ótimo sistema e tem um alto nível de satisfação entre os usuários, mesmo com as desvantagens citadas.

    Acho que chega uma hora os smartphones vão se nivelar em um nível muito próximo um do outro.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 4:15 pm

    Acho que chega uma hora os smartphones vão se nivelar em um nível muito próximo um do outro

    Rufem os tambores, isso é histórico (ao menos pra mim… rs*)!

    Pela primeira vez no BR-Linux, essa é a primeira vez que eu concordo com o Marcos Alex em gênero, número e grau.

    É exatamente isso. Em algum momento, todas as vantagens que realmente agregam valores aos usuários (e independem de detalhes técnicos) nos smartfones vão se nivelar.

    Daí a concorrência vai passar a ser pontual: melhor preço (a Apple provavelmente perde), melhor suporte ao usuário (a Apple provavelmente ganha), maior compatibilidade com padrões (a Apple provavelmente perde), maior disponibilidade de mercados de aplicativos/mídia (a Apple provavelmente ganha)… E por aí vai.

    Enfim, o Android é a plataforma que tem o meu perfil: seus pontos fortes são os que eu valorizo e seus pontos fracos são – para mim – menos importantes (o que me interessa se o flicker de rolagem do iPhone é menos perceptível que nos concorrentes? rs). Mas cada usuário tem e terá o seu perfil adequado.

    Xinuo (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 4:45 pm

    @Pablo, pode não ser o seu caso, mas boa parte dos compradores se contenta com o que a Apple oferece, se convence de que do jeito que o Jobs quer é melhor, afinal não adianta espernear: quer um iQQcoisa, então é esse que está aí.

    Então já vi muita gente, tentando convencer que o iPad, p. ex., não precisa de multitarefa, não precisa de câmera, não precisa de porta USB, não precisa rodar flash, etc. etc. Daí quando sair o iPad 2, que se diz em todo canto que virá com câmera e porta USB, como ficarão a cara dos idio… err… consumidores que se deixaram convencer de que aquilo não era necessário?

    Agente até poderia montar uma vaquinha para comprar nariz de palhaço para eles. :)

    erico (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 4:51 pm

    só me repetindo, o fato é que mercadologicamente as plataformas são diferentes, isso é fato. Reconhecer isso não desmerece os avanços, ao contrário os valoriza, só que de forma madura.

    afirmar que o modelo de SO independente de hardware, como o android, é afirmar para titios e vóvós que podem ter opção, pode se tornar o modelo dominante do mercado significa que os modelos fechados terão que se explicar quanto às suas posições de mercado.

    só mais uma coisa que passou meio batida, a apple pode ser tão tacanha quanto a motorola no quesito atualização, não dá para atulizar todos os modelos o tempo todo.

    Xinuo (usuário não registrado) em 5/01/2011 às 6:23 pm

    Vejam o que o @Rodrigo disse: “ah mas o Galaxy S só venceu o iPhone 4 de 32 GB, no total o iPhone AINDA está na frente”.

    O problema de vcs é o AINDA, pois no caso, ele sempre está denotando que no futuro próximo o AINDA será passado: “O sol AINDA não nasceu” semelhante a “O Galaxy S AINDA não é o mais vendido no Japão”.

    Vcs tb deveriam abrir mão dessas duas desculpinhas bobas: “só possui um fabricante”, “nos EUA só têm uma operadora de celular”.

    Isso faz parte do modelo de negócios da Apple, sempre querendo vender para um elite qq, para um nincho, dando ar cool, de exclusividade, de status. Eles não teriam como suprir a demanda, nem querem compartilhar os lucros com outros fabricantes ou reduzir as suas próprias margens de lucro.

    O iPhone (e portanto o iOS) não é para as massas, ponham isso na cabeça.

    A Nokia é atual grande vendedora de celulares, e quem disse que quer o lugar dela foi a Samsung e não a Apple. Então vai ser normal sair notícias sobre o Android vender mais, sobre ter mais usuários, sobre a loja ter mais aplicativos, e paralelamente sobre a Samsung vender mais, no mercado X, Y, Z e depois no mundo, etc. Isso tudo AINDA não é realidade, mas pelo visto será.

    Para demonstrar o poderio da Samsung, é só ver as vitórias que ela andou tendo em 2010 no mercado nacional contra a rival Nokia.

    Quanto a mim, ainda prefiro meu Nokia pé-de-boi. Eu disse AINDA. ;)

    P.S.: é claro que a Apple não deve estar parada, mas é bem mais fácil ver lançamentos de produtos concorrentes aos da Apple, tipo o LG Optimus 2X (dual core) ou o Motorola Motopad (?).

Este post é antigo (2011-01-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.