Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Analisando o sucesso do Android

O Juliano Barreto publicou um longo artigo na Info opinando sobre motivos do sucesso do Android no mercado. Separei um trechinho:

(…) O sucesso do Google pode ser explicado por uma visão diferente do que deve ser o mercado de celulares. Diferentemente de Steve Jobs, que gosta de controlar com rédea curta todas as etapas do processo de produção, do projeto do hardware e até do software e de serviços, o Google prefere a terceirização. Embora a empresa seja o grande nome por trás do Android, o desenvolvimento do aplicativo é feito com a ajuda de gigantes da tecnologia como Dell, Intel, LG, Motorola, Nvidia, Samsung e Sony. O resultado dessa colaboração? O consumidor pode comprar um aparelho com o sistema operacional escolhendo entre dezenas de marcas e centenas de modelos. A faixa de preço vai de 254 reais, valor do X850, da ZTE, a 2 399 reais, preço cobrado pelo Nexus S, do Google. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 8:28 am

    O que incomoda são certas empresas chantagistas que só querem levar vantagem ou prejudicar esse eco sistema do Android.

    Tiago (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 8:46 am

    Eu não consigo entender essa fixação para dizer que A é melhor que B.

    Primeiro, a Apple não é uma empresa de software, é uma empresa de HARDWARE que utilizada de serviços e software para agregar valor ao seu hardware e com isso conseguir vendê-lo. Isso explica as políticas da Apple.

    O Google, a Microsoft e o Linux são empresas de SOFTWARE. Por essa razão elas precisam que o seu produto rode no maior número de equipamentos possível para ter sucesso. É por isso que a abordagem é tão diferente da Apple.

    Então, querer fazer a Apple agir como uma empresa de software, é querer a falência da empresa.

    A questão não é se o Android é melhor que o iOS. Basicamente, é se o iPhone é melhor que Galaxy (hoje o Galaxy passou, mas só hoje).
    A mesma coisa vale para os outros hardoware: é iPad X Xoom, é MacBook Pro X Sony Vaio.

    Então assim, se eu quero um hardware Apple, eu recebo o ecossistema Apple. Se eu quero o ecossistema Apple, eu necessito ter o hardware Apple. Veja o nome da empresa. É Apple Computer, e não Apple Software (veja: MicroSOFT).

    Outra coisa idiota está no inicio da matéria: por uma visão diferente do que deve ser o mercado de celulares.
    Como assim deve ser? Não, é uma visão diferente, e não uma visão de como deve ser! Ridículo.

    Sinceramente não é uma comparação correta, é comparar maçãs com bananas. É a mesma coisa que falar porque o windows 7 engoliu o zOS (sistema operacional mainframe IBM).

    mario (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 9:12 am

    o mais impressionante foi descobrir que meu x850 é o mais chulé dos androids :-)

    Ícaro (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 9:37 am

    Tiago,
    é Apple Inc.

    Se a Apple não é empresa de software então é uma montadora. Os componentes não são dela.

    Turambar (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 10:57 am

    Adoro comentários gigantescos falando nada além de um monte de abobrinhas. Apesar que concordo com a primeira linha escrita pelo colega enchedor de linguiças-baboseirísticas ^^

    Tiago (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 11:09 am

    @Ícaro
    Não, Ícaro. Montadora é a Dell, é a Sony. Essas não criam sistemas, não criam ecossistemas, não criam nada. Pega uma peça da Intel, outra meia dúzia de peças chinesas, colocam o windows e vende.

    A Apple não faz isso.

    O negócio é diferente. É difícil entender isso? Só porque o modelo da Apple não te permite rodar o software dela em qualquer hardware quer dizer que está errada? Eu sou em cético ao analisar uma empresa: lucro. A Apple é uma das empresas mais lucrativas do mundo. Isso diz: ela não está errada.

    É errado (e até burro) querer que a Apple tenha a mesma política do Google, Linux Foundation ou até Microsoft. A recíproca também é verdadeira. É errado (e até burro) querer que a Google, Linux Foundation ou até Microsoft tenha a mesma política que a Apple.

    Porque? Se a Apple libra os seus sistemas para todos, ela entra num mar aberto que concorre com o Linux e Windows. Isso é bom para o Mac? Não. Porque? O Mac é um sistema otimizado.

    E se o iOS, se tiver a mesma política que o Android é bom? Não! Porque? A Apple criou uma plataforma de comercialização extremamente eficiente e com o controle do hardware, ela mantem o controle sobre a qualidade do serviço prestado (que é bem superior ao Android, você queira admitir ou não).

    Se ela muda a política, ela se torna apenas mais uma. Isso é uma tragédia para a Empresa. É isso que você quer com a sua filosofia? Eu acho ridículo. A gente tem o poder da escolha. E a escolha é simples: quer Apple, concorde com ela, se não concorda, não compre. Simples assim.

    E finalizando, a política da Apple é um pouco arriscada, tanto que ela quase faliu 2 vezes. Mas é o modelo de negócio dela. E está dando certo.

    Sabe, por isso que eu não concordo com esse tipo de artigo. Se quer comparar, compare android com android. Compare Galaxy com Droid.
    Dá até para comparar o Android com o Windows mobile. Ambas empresas tem a mesma política e forma de negócio (distribuir software). A Apple quer vender iPhones, e não distribuir iOS. Isso é tão claro que eu não consigo entender o porque de tanta resistência aqui no br-linux. Parece criança fazendo pirraça: eu quero, eu quero, eu queeeeero….

    psicoppardo (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 11:11 am

    A apple é uma empresa All in one, Software e Hardware, tanto é assim que até o browser de internet eles produzem, uma item que poderia ser terceirizado.

    O artigo é correto, a política da apple foi sempre centralizar todo o processo, se eles pudessem só existiram IOS, macs, iphones, itunes e etc.

    Se Ms Office fosse propriedade da apple eles jamais teriam portado para windows, por esse motivo acho a empresa de Jobs pior que a do tio Bil.

    Spif (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 11:17 am

    Entre a batalha dos Googlefags e dos iFags, que eu vou até alí comprar uma pipoca pra apreciar, deixe me dizer duas coisas:

    1- Você consegue rodar Linux com sucesso em Macs. Ótimo Hardware, BTW.

    2- A Apple faz o design dos produtos, mas não constrói as peças, como qualquer outra empresa, como a Dell. A Apple só dá um passo à frente em usar um sistema operacional próprio. Ou um passo atrás, se você pensar direito, pois nos tempos antigos cada marca tinha seu sistema. A diferença é que o MacOS é como uma super-modelo com um Doutorado em ciências da computação: Bonita e entende demais do campo que trabalha.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 11:31 am

    Em suma: o Android é uma praga, a MSFT processa, a Apple processa, a ORCL processa, and so on.

    Quero ver quando a Google mover a sobrancelha, o que sobrará para elas.

    ericodc (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 12:10 pm

    bom não acho que tenha sido escrito baboseira, afinal ele está certo, a apple é do tempo que empresa de informática fazia hard e soft, isso está presente até hoje. O fato deles não saberem lidar com o mercado de clones é que quando tentaram quase faliram.

    A microsoft, que não tinha condições de montar hardware sempre teve a vocação de criar soft para máquinas, jobs e wozniac nunca viram isso como coisas em separado.

    ericodc (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 12:12 pm

    todos o grandes fornecedores antigos de hard+soft sucumbiram ou mudaram de ramo…sun, sgi, ibm, hp…não fiquem tristes, hoje o mundo é muito melhor do que quando cada um desses tinham um unix pra chamar de seu.

    o avanço do linux permitiu que se tivesse uma plataforma razoavelmente padronizada rodando nos mais diversos de hard/processadores, porisso é importante defender o ecossistema GNU/linux inclusive contra a google.

    Voltando a apple, curiosamente ela se reinventou, apesar de continuar no mesmo lugar, jobs sabia que os ventos mudaram de direção e deixou a ideia maluca de criar um super basic que rodasse aplicaçãoes windows no mac pegou um soft padronizado(BSD) e com comunidade ativa, e para justificar a venda usou os incrementos de usabilidade que já usava.

    ericodc (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 12:13 pm

    mas porque defender linux do google, porque google quer desenvolver o android paralelamente ao linux, porque quando querem eles fecham o código, eles tem o android na “rédea curta” ao contrario do que pensa o autor…

    ….mas ainda pode ficar pior, se na pior das hipóteses, google perder na justiça para oracle e sair da plataforma, a mesma seria controlada pelas empresas citadas no artigo da info, que não se importam em passar um troco pra oracle e esta poderia até mesmo passar a controlar a plataforma como um todo. Fora que provavelmente a samsung chamaria o android dela de bada, a htc de…repetindo a fragmentação que houve no j2me.

    Marcos (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 1:07 pm

    Classificar essas empresas como ‘de hardware’ e ‘de software’ é ter uma visão muito simplista do modelo de negócios dela. Todas elas ganham dinheiro com hardware, software e serviços, possuem negócios muito diversificados em áreas que a maioria mal sabe que existe.

    “mas ainda pode ficar pior, se na pior das hipóteses, google perder na justiça para oracle e sair da plataforma, a mesma seria controlada pelas empresas citadas no artigo da info”

    O Android já perdeu outros processos pra várias empresas e nem assim morreu. No caso específico da Oracle, bastaria o Google tirar o código protegido por patentes e seguir tocando a vida. Pagaria uma multa em cima do que já foi vendido, o que já aconteceu com ele e com outras empresas. Poderia quebrar a compatibilidade com versões antigas do Android, mas isso também sempre acontece no Android.

    Então pra que o pavor?

    mario (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 1:36 pm

    Só acho q as pessoas tem q rever o conceito de ecossistema e parar de usar ele fora do seu contexto.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 2:57 pm

    “Poderia quebrar a compatibilidade com versões antigas do Android, mas isso também sempre acontece no Android.

    Então pra que o pavor?”

    Também acho exageradas as previsões. Discuto pela questão de se deve ou não pagar, se há ou não prejuízo de fato.

    Mas acho que no máximo vai ser isso. O Google provavelmente vai pagar, ou até seguir pagando. E a vida segue.

    Mateus Mendonça (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 4:22 pm

    Eu sei que a discussão aqui é Android x iOS, mas só acrescentando uma ideia e tirando algumas dúvidas minhas também.
    O Tiago disse: “E se o iOS, se tiver a mesma política que o Android é bom? Não! Porque? A Apple criou uma plataforma de comercialização extremamente eficiente e com o controle do hardware, ela mantem o controle sobre a qualidade do serviço prestado (que é bem superior ao Android, você queira admitir ou não).
    Se ela muda a política, ela se torna apenas mais uma. Isso é uma tragédia para a Empresa. É isso que você quer com a sua filosofia? Eu acho ridículo. A gente tem o poder da escolha. E a escolha é simples: quer Apple, concorde com ela, se não concorda, não compre. Simples assim.
    E finalizando, a política da Apple é um pouco arriscada, tanto que ela quase faliu 2 vezes. Mas é o modelo de negócio dela. E está dando certo.”

    Ok, então tentemos entender um outro fato curioso, porque as pessoas simplesmente não aceitam o fato da Nokia fazer seus tipos de jogada também? A Gigante Finladesa foi líder absoluta durante 15 anos, dormiu no ponto e perdeu a vez, agora está correndo atrás do prejuízo e para isso se uniu a Microsoft; aí é onde não entra na minha cabeça tamanha idiotice de falar que ela só da tiro no pé, e que isso e que aquilo, acredito que mesmo tendo abandonado o projeto MeeGo (que ao meu ver foi mais para um teste de hardware do que soft em si)ela sabe muito bem onde quer chegar.

    É importante ressaltar que mesmo em crise a Nokia ainda é pioneira na produção de super hardwares, seu calcanhar de Aquiles está em produzir softwares, então se formos olhar para o que o Tiago disse, MicroSOFT e Nokia são uma bela de uma parceria, uma precisa de um OS para seus brinquedinhos, e outra precisa de um hardware para instalar seu OS; a fusão Nokia + Microsoft sim desenvolve um ecossistema inteligente e sustentável, levando em consideração que a tendência de agora é de unificar tudo, tentar ter um OS rodando paralelamente em smartphones, tablets e desktops, se bem desenvolvido será a grande jogada.

    As ideias da Nokia são parecidas com a da Apple, ela quer ser única, e oferecer o diferencial, não é atoa que ela será a única empresa que adotará o sistema WP7 e terá permissão para costumizá-lo de sua maneira, coisas que até então eram proibidas para todas as marcas, Samsung, Black… como ela não é muito boa nisso, terá a Microsoft do lado auxiliando, final do ano vamos conhecer o grande fruto dessa parceria, o Nokia Sea Ray (!?) primeiro “Microkia” da série, e pra 2012 mais 12 estarão saindo da fábrica, torço para que sejam um sucesso, e que possam levantar a Garota de Espoo (Nokia) novamente, e tornar o mercado de gadgets mais competitivo ainda, trazendo só benefícios para o consumidor, Android x iOS x Nokia Windows Phone. Que briga meu amigo! Que briga!!!

    pimentel (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 6:20 pm

    “O Google, a Microsoft e o Linux são empresas de SOFTWARE.”

    Existe uma empresa chamada Linux?
    Gente,antes de “marretar” as bobagens que outros dizem,vamos observar melhor as “pérolas” que soltamos de vez em quando…

    Marcos (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 10:03 pm

    @Mateus Mendonça, a Nokia faz anos que não tem essa bola toda no hardware. O hardware top de linha dela não tem tanta vantagem em cima dos modelos de outros fabricantes.

    A Nokia só é grande nos mercados de dumpphones. A não ser que a MS queira entrar nesse nicho, ela não vai ter tanto ganho a mais do que o WP7 conseguiu com a Samsumg, LG e HTC até agora: traço de mercado.

    Bremm (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 10:27 pm

    @Mário

    Quase comprei um ZTE igual ao teu, e por sorte não havia no estoque da Vivo. Acabei pagando uns trocados a mais e peguei um Galaxy 5 na loja da TIM. Só para teres uma ideia de como estavam os preços:

    Vivo:
    ZTE = R$349,00
    G5 = R$449,00

    TIM:
    G5 = R$ 396,00

    Nada contra o ZTE, mas a diferença de preço não compensava.

    Tiago (usuário não registrado) em 16/07/2011 às 11:26 am

    @pimentel
    É que eu não consegui achar um termo para descrever as 3 instituições: as empresas Google e Microsoft, e a fundação Linux. Porém está claro no texto que as 3 possuem o mesmo foco: software.

    Por isso eu acredito que o seu comentário foi completamente desnecessário.

    Ah, e no mais, eu não conheço o sistema tributário americano, mas se for similar ao do Brasil, fundação é um tipo de pessoa jurídica, logo é uma empresa.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 16/07/2011 às 1:21 pm

    @Tiago, nem Google, nem MS tem “foco” somente em software. Talvez tivessem décadas atrás, hoje são muito mais diversificados.

    Patola (usuário não registrado) em 18/07/2011 às 9:25 pm

    É que eu não consegui achar um termo para descrever as 3 instituições: as empresas Google e Microsoft, e a fundação Linux. Porém está claro no texto que as 3 possuem o mesmo foco: software.

    Quanta bobagem. Está falando da Linux Foundation? Ela não controla o kernel Linux e muito menos os outros componentes de software típicos de uma distribuição GNU/Linux.

    Você é que está tentando “marretar” um conceito para seu microcosmos de entendimento. Marretando errado, porque não cabe, não funciona do jeito que você gostaria.

    E sim, isso invalida todo o seu raciocínio posterior.

    Mateus Mendonça (usuário não registrado) em 19/07/2011 às 9:41 am

    Será que a Nokia realmente não anda tão bem em hardwares???
    http://faixamobi.com/2011/07/19/nokia-c7-x-iphone-4-quem-e-duro-na-queda/

    http://www.nokiatividade.com/nokia-c3-01-5-um-s40-com-1-ghz-e-512-mb

Este post é antigo (2011-07-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.