Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Amazon lança loja de apps para Android – deve ser boa, pois a Apple já avisou que vai processar

A app store da Amazon, que apresentei em um artigo de janeiro, foi lançada e disponibilizada na madrugada passada, e agora os usuários do Android insatisfeitos com a gestão ou os recursos do Android Market oficial passam a ter uma nova opção, que traz a possibilidade de fazer test drive gratuito de aplicativos, comprar pelo PC, e promoções de aplicativos gratuitos todos os dias (o de hoje é o Angry Birds Rio), além da expectativa de que a inspeção que a Amazon fará nos apps candidatos a inclusão na sua loja seja suficiente para evitar a inclusão de malware como ocorreu recentemente no Market.

Só que, como bem observou o Ztop, por enquanto é só para os EUA.

Mas o negócio deve ser bom, afinal mal entrou no ar e a Apple já anunciou que vai processar (e dessa vez não é por patentes…)

Trechos do iG Tecnologia:

A Amazon lançou hoje sua loja de aplicativos para Android. A Amazon Appstore oferece mais de 3,8 mil programas para smartphones e tablets com o sistema Android, desenvolvido pelo Google. Por enquanto, a loja está disponível apenas nos Estados Unidos.

Para usar a loja é necessário instalar um programa no celular ou tablet. Por meio dele é possível navegar na loja e comprar os aplicativos. O pagamento é feito pelo sistema da Amazon.

A Amazon Appstore também permite que os clientes comprem aplicativos por meio de um PC. Basta acessar os site e escolher o aplicativo. Depois que o cliente fecha a compra, o programa é enviado para o celular.

(…) No mesmo dia em que a loja entrou no ar, a Apple anunciou que processará a Amazon. O motivo é a marca Appstore usada na loja. A Apple também usa a marca App Store para sua loja de aplicativos para iPhone e iPad. Segundo o site especializado CNET, a Apple pediu o registro da marca App Store há dois anos.

(…) Como o Google quase não controla os programas disponíveis no Android Market, muitos deles são de baixa qualidade. Já houve até casos de programas com vírus distribuídos pela loja. Com a nova loja, a Amazon aposta que conseguirá levar a força de sua marca para o mercado de aplicativos de smartphones. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 3:19 pm

    neprol e sograsoft farinha do mesmo saco tá achando ruim vou te processar heim!!! :O)

    Quando foi que as empresas de tecnologia ficaram chatas?
    Antes as brigas eram comparações de SO/tecnologias, baseando-se em funcionalidades e defeitos de cada um.
    Agora é só processo pra todo lado.
    Parece que as pesquisas, inovações e lançamentos são tão efêmeros…
    O que sobra é guerrilha com patentes e propriedade intelectual.

    Rilton (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 3:44 pm

    A Apple esta processando pelo uso da marca “appstore” a qual obteve registro do nome recentemente, não pelo fato de existir uma loja de aplicativos da amazon ou por ela ser melhor ou pior que a que a Apple já possui. Essa chamada para a noticia esta sensacionalista.

    Rilton, note que ela está processando a app store da Amazon, mas não está processando as demais app stores que existem por aí infringindo a mesma marca.

    Não vi anúncio, por exemplo, de processo contra a Mura App Store, a AndAppStore, a AllMyApps App Store ou mesmo a CrackBerry App Store.

    Besteira a Amazon fez, a Microsoft já está bringando com a Apple por conta disso (se já acabou a briga eu não tenho notícia), deixa as duas se digladiarem e lança a loja com outro nome e caso a Microsoft vença a disputa muda para appstore também.

    Se a Microsoft vencer, várias empresas poderiam entrar na briga também (usando os mesmos argumentos da Microsoft) pelos nomes Apple, Windows, Office, Word, Internet, etc. etc.

    Não sei o que a Microsoft pretendia atirando pedras no telhado de vidro da Apple, esquecendo o próprio telhado.

    Sobre o fato em si, já havia comentado antes, só um ecossistema mais aberto permite alternativas, não gostou da loja da Apple, não gostou da loja da Microsoft, babaus. Já no Android há concorrência e concorrência, indubitavelmente, é boa para o consumidor.

    Rilton (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 4:26 pm

    Augusto, há uma meia verdade na sua resposta, pois sim, ela tem cobrado na justiça os direitos do uso da marca contra diversas empresas menores, mas que não é tão noticiado quanto é ameaçar a Amazon, pois segundo a Apple, antes de abrir sua loja de aplicativos os mesmos eram conhecidos como “Applications” e ela teria (como realmente fez) popularizado a palavra “apps”. Se ela esta certa ou não sobre isso não cabe a mim responder, mas se ela tem os direitos sobre marca ela realmente pode sim fazer isso, como a pouco tempo também ameaçou a gigante microsoft que queria, assim como a Amazon, usar o termo appstore para designar sua loja de aplicativos para windows phone 7. A questão é apenas o nome, pois afinal, o Android Market não sofre esse tipo de problema.

    Rilton, claro que ela pode fazer isso. Todo mundo pode processar quando acredita que um direito seu não está sendo cumprido.

    Agradeço se você encaminhar evidências de que ela está adotando o mesmo procedimento, mas de forma discreta, quanto a outros concorrentes como a Mura App Store, a AndAppStore, a AllMyApps App Store ou mesmo a CrackBerry App Store.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 4:43 pm

    Hoje no lançamento da Amazon Android AppStore a plataforma estava bem instável. Há aplicações mostradas que ainda não estão disponíveis. Também ficou fora do ar durante parte do dia.
    E até agora não consegui baixar meu Angry Birds Rio. :( Sempre dá algum erro diferente. Vários usuários estão com o mesmo problema.

    Bem, deploy é sempre uma dor.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 4:45 pm

    @Rilton:

    (…) pois segundo a Apple, antes de abrir sua loja de aplicativos os mesmos eram conhecidos como “Applications” e ela teria (como realmente fez) popularizado a palavra “apps”.

    Não acredito que li isso…

    (para quem não sabe, a palavra “app” era muito utilizada por grupos de hackers no fim dos anos 80, e está registrada no saudoso Jargon File)

    Allan (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 4:50 pm

    O Google possui o domínio appspot[dot]com, para hospedar projetos no Google App Engine. Será que vai rolar processo também?

    Suhanko (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 5:03 pm

    Estou gostando do novo formato das chamadas.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 5:08 pm

    antes de abrir sua loja de aplicativos os mesmos eram conhecidos como “Applications” e ela teria (como realmente fez) popularizado a palavra “apps”

    WTF! A que ponto nós chegamos. Patentear (e cobrar a patente) de uma abreviatura.

    Pelo visto a Apple está ficando sem munição, esse é o fundo do tacho.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 5:12 pm

    A Amazon podia trocar para “Applications Store”

    E daí criar um logotipo com “lications” com fonte *quase* invisível, como faz um certo posto pirata que vi na tv uma vez.

    Ou ainda alegar que não é App store, é APP Store, Sigla para Amazon Prized Programs. Mera coincidência.

    Sim, eu sei que os processos continuariam, mas ia ser uma birra tão divertida :D

    Rilton (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 5:31 pm

    Tercio, uma coisa é usar “muito” entre um grupo de pessoas, harckers como preferir, outra é popularizar, é inegável que após a abertura dessas lojas a citação dessa palavra tenha aumentado de forma absurda,e chegou ao conhecimento de milhares de pessoas. Não disse em nenhum momento que a Apple tenha criado o nome, e sim popularizado. De uma forma ou de outra ela registrou isso como propriedade dela, muitos vão alegar que é absurdo ( e eu concordo) registrar um nome comum, mas ai temos outro problema, A Microsoft tb tem registros do mesmo tipo, como Office, Windows etc…Acho que se Amazon tivesse colocado outro nome nem estaríamos comentando isso agora.

    Bremm (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 7:12 pm

    @ Weber Jr.

    Era o tal de Posto 13R? Realmente, a coisa era para “pegar-bobo”.

    Aliás, não entendi porque a Amazon já não registrou a coisa com o nome de DroidStore (esperando que a Motorola não queria “patrolar” eles também). Tem muito mais a ver com o Android que um nome “genérico” (espero que o José Serra não queira cobrar royalties pelo meu comentário).

    Riser (usuário não registrado) em 22/03/2011 às 7:20 pm

    Como sempre Apple agindo como… Apple.

    Tiago (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 12:13 am

    Esse negócio é meio complicado. Eu não sou especialista no assunto, mas o que já vi de coisa parecida é o seguinte: A Apple pôde ter registrado o termo App Store. Bom, de qualquer maneira, foi a Apple que difundiu o termo. Ok, pode ser um termo antigo, porém esse termo era desconhecido e restrito a nichos. Então, a Apple o fez popular e virou marca. Acredito que por esse motivo ela tenha sim direito sobre a marca.
    Ai a gente cai naquilo que eu falei aqui mesmo um tempo atrás: por que raios usar AppStore para androids, navegadores etc? Se não me engano foi no tópico da appStore da Mozilla. Sabe, independente se é uma sigla ou um termo genérico, a Apple criou uma marca e sobre isso ela tem o direito. Por isso que naquela época eu achava ruim usar essa mesma marca para algo no linux (eu acho ruim mesmo é copiar e estão copiando a marca criada pela Apple).

    Sobre a argumentação do Augusto, eu acredito que seja por boi-de-piranha. Assim, talvez a Amazon seja a única loja com poder de fogo. Ai nesse caso, compensa um processo para a Apple preservar a marca AppStore – queira ou não queira, aceitem ou não aceitem o termo App lembra iPhone sim, e AppStore lembra Apple sim, isso não se discute. Agora, se a Amazon utilizar a marca, as pessoas podem começar a desvincular App de iPhone e AppStore de Apple. Nesse caso, o prejuízo de imagem para Apple é muito grande, e o lucro de imagem para a Amazon é quase tão grande quanto o prejuízo da Apple.
    Ai vocês perguntam: como assim prejuízo de imagem? Simples: Sendo App aplicativos instaláveis em dispositivos móveis, ao usar o termo, não é necessário um gasto publicitário para ensinar a população que App são programinhas. E usando o termo AppStore, não precisa dizer a ninguém que nesse local consegue-se aplicativos. Por que? Porque a Apple já fez esse trabalho. Se lojas pequenas não foram processadas, é porque elas possuem pouco interesse. Mas a Amazon é grande pra caramba, e possui um poder de fogo gigantesco e isso é mais do que suficiente para a Apple querer desvincular o uso dos termos App e AppStore de um produto concorrente. Se for esse o pensamento da Apple – olha que eu estou fazendo apenas uma suposição – a Apple está certa. E isso nada tem a ver com tecnologia. É marketing. A Apple está apenas preservando uma marca sua. E o SL está está levando porrada – mais uma vez – por teimar em não inovar e sim copiar.

    E na minha opinião o termo Droid é muito legal, porque que não utilizam droid? É da Motorola ? Então me expliquem porque podem roubar uma marca da Apple e não uma da Motorola? Sem falar que em comparação com a AppStore, é lógico que a loja da Motorola é insignificante. Mais um motivo para investir no termo Droid.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 1:13 am

    Tiago

    Eu não sei onde a Apple tem direito nisso .Ela não criou o termo e a “popularização” não tem nenhuma relação custo para ela.Não se pode apoiar coisas deste tipo.Mesmo que a Microsoft pratique isso,a Apple ainda foi banal demais e ainda por cima usa isso com segundas intenções.

    E ainda por cima o termo app não quer dizer plágio.A Amazon não quer se disfarçar de Apple store .Tenho certeza de que todos sabem que aquilo não é uma apple store.

    Se isto continuar ,as palavras velhas e pouco usadas serão privatizadas.Acordem ,pois eu já acordei e não quero viver num mundo com mais contratos obrigatórios.

    Teoricamente o mundo deveria lentamente jogando contratos fora e se encaminhando para uma liberdade .Por exemplo :pode ser que um dia seja necessário compartilhar uma estação de água (contrato), mas se encaminhando pela independencia tecnológica então cada um poderia ter sua estação de agua (liberdade ou menor necessidade de contratos).

    Tiago (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 9:35 am

    Self_liar, você não entendeu. Não é assim que o mundo funciona. A partir do momento que a Apple vendeu o iPhone (vendeu aqui não é só colocar o dispositivo nas prateleiras), a Apple popularizou o termo e isso virou marca. Bom, com isso os programas de telefone ficaram conhecidos como App. Se a apple tivesse usado o termo mob (de mobile), por exemplo, hoje todo mundo falaria mob ao invés de App. E existiria MobStore em vez de AppStore. Mas não, a Apple popularizou o termo App e AppStore.

    A Amazon não quer plagiar a Apple. Mas também não deixou ser ser leviana ao usar para Android, termos que se referem ao iPhone. Como eu disse, a Amazon é gigante e tem poder de fogo. Nesse caso existe sim o risco de desvinculação dos termos App e AppStore dos produtos da Apple. Então a Apple processa a empresa para poder garantir o devido uso da Marca.

    Sabe, isso é negócio. Não se pode simplesmente usar um termo para um produto que já é usado e popularizado por um concorrente.

    Quer um outro exemplo? Janela é a coisa mais comum do mundo. Porém ninguém, além da Microsoft, pode usar o termo para se referir a um sistema operacional. É a mesma coisa. Se tiver uma distro linux com o nome comercial Windows Linux, a Microsoft vai processar. Apesar de genérico, o termo Windows, quando relacionado a sistema operacional de computador, pertence à Microsoft. É exatamente o mesmo caso com o termo AppStore. E App também.

    Não confunda liberdade com libertinagem. Você tem a liberdade de criar, mas não tem liberdade de copiar! Crie novos termos, é simples assim!

    Tiago (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 9:38 am

    Ah, esqueci de falar: lógico que a popularização teve custo para Apple, afinal, ela gastou bastante dinheiro com Marketing para popularizar o termo.

    Marketing não é publicidade. A publicidade também faz parte da ação de Marketing. Vai desde propagandas (publicidade) até o uso do termo em softwares (iTunes), sites, etc. Isso não é de graça e muito menos ocorre por osmose.

    cadumor (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 10:25 am

    Quem tinha de querer todas as patente, licenças , sei lá mais o quê, eram os descendentes de Adão, pois, segundo a Bíblia, foi ele que deu nome a todas as coisas e , não, o SJ.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 11:49 am

    Tiago

    Não concordo com marcas registradas,mas o caso da Apple deve ser banido ,o marca registrada não deu custo a apple.Ela não gastou para pensar em um nome,entende.Ela gastou no produto e independente do que fosse ppp store ou app store ,isso não transmite em custo para ela.


    A Amazon não quer plagiar a Apple. Mas também não deixou ser ser leviana ao usar para Android, termos que se referem ao iPhone. Como eu disse, a Amazon é gigante e tem poder de fogo. Nesse caso existe sim o risco de desvinculação dos termos App e AppStore dos produtos da Apple. Então a Apple processa a empresa para poder garantir o devido uso da Marca.

    E você acredita que ela fez isso para proteger alguma coisa?

    Não foi leviana não,pois app é um termo genérico para dizer sobre aplicativos .E se num produto está validado que não queria ser plágio ,então não tem sentido brigar pela marca registrada.É como se a a Microsoft processasse um jogo por chamar :The sims office edition.

    Pessoas utilizam app não como marca,mas como sentido .E por isso só a Apple não deveria fazer isso.

    A amazon quer vender e para isso utilizou termos populares.
    E ainda mais que é um nome popular no nicho da informática que serve para todo o software.

    De longe isso é um plágio .A EA não quer passar pelo windows.

    E você deveria pensar que todoas já tinham estas ideias na cabeça.Usar um termo app para uma loja é um termo obvio demais.O marketing da Apple decorre simplesmente do produto e não do termo.O termo somente não produz nada.


    Não confunda liberdade com libertinagem. Você tem a liberdade de criar, mas não tem liberdade de copiar! Crie novos termos, é simples assim!

    Não posso dizer isso ,mas não quero ampliar o assunto.É muito errado esta afirmação.

    Aprenda um pouco Tiago,você já se equivocou muitas vezes defendendo uma EMPRESA.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 11:58 am

    A Apple é mal intencionada em todos os nomes que registra, são quase todos eles armadilhas. Simples assim.

    Por exemplo: Porque não MacPOD, MacTunes e MacPhone (ou ApplePOD, ApplePhone e AppleTunes) e sim os nada a ver iPOD, iTunes e iPhone? Porque o “i” poderia ser usado por concorrentes em produtos relacionados com a internet. Seria um prefixo de grande procura e a empresa obviamente quis a posse dele, mesmo que seus produtos não tivessem lhufas a ver com o nome.

    Tire de seus concorrentes a possibilidade de registrarem boas marcas e vc. os prejudica.

    O exemplo atual é “AppStore” que foi registrado sendo App abreviatura de “Apple”. Usou-se esse nome no lugar de “AppleStore” ou “iStore” pq App também pode abreviar “Applications” e, portanto, mais gente iria querer.

    Na minha opinião isso é muito parecido com os oportunistas que registravam na web nomes de domínio iguais ou semelhantes a marcas famosas (antes que isso fosse proibido).

    Tiago (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 1:58 pm

    @Copernico Vespucio
    O prefixo “i” dos produtos da Apple foi o seguinte: quando a Apple estava quase falindo, ela criou o iMac. esse nome foi formado do acrônimo Internet Macintosh = iMac. Então a marca colou e a Apple usa o i para um monte de coisas: iPod, iPhone, iPad, etc.

    Quanto ao oportunismo, eu discordo porque todo departamento de marketing procura o santo graal da marca: que é algo estupidamente simples que denota um produto instantaneamente. Os nomes que você sugeriu não soam legal. Devem ter sido testados, mas não aprovados. Olhe, como eu disse antes, droid não é um termo legal? Então, porque não usam? Se acompanhar o meus post, você verá que eu sou 100% contra o uso de qualquer coisa que remeta a uma empresa fechada: não gosto do gnome parecer Finder, do Kde parecer windows, tentar rodar software de windows no linux ou fazer o ipod/iPhone rodar no linux. Não gosto de usar marcas que remetem a outro produto, nada disso. Eu gosto muito de originalidade. Nem tema de windows ou mac eu uso no meu linux.

    Quanto ao que o self_liar falou sobre o jogo, é oseguinte: MS Office é uma suite de programas de escritórios, totalmente diferente de The Sims Office. Nesse caso os termos são usados para propósitos diferentes. Já AppStore está sendo usada para o mesmo propósito, tanto no iPhone quanto no Android.

    Olnei Araujo (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 2:01 pm

    Com esta celeuma toda, a Apple presta um grande favor à Amazon, fazendo uma divulgação que acaba sendo positiva para a segunda!

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 3:58 pm

    AMapps store: Amazon apps store
    Amazon store:
    AApps store:
    Appsam store:

    E muitos outros, depois do tal acontecido, qualquer nome que por, todos vão querer ir lá para averiguar. Se a Apple ficasse calada, eu ainda não saberia de nada..

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 5:39 pm

    @Tiago:

    O prefixo “i” dos produtos da Apple foi o seguinte: quando a Apple estava quase falindo, ela criou o iMac. esse nome foi formado do acrônimo Internet Macintosh = iMac. Então a marca colou e a Apple usa o i para um monte de coisas: iPod, iPhone, iPad, etc.

    É um caso legítimo de “i da sorte”! :)

    Não muda o q eu disse. O setor de marketing da empresa colocou um “i” de Internet em dispositivos que nada tem a ver com internet, tirando dos concorrentes a possibilidade de usar o prefixo onde ele realmente se aplica.

    Os nomes que você sugeriu não soam legal

    Discordo em relação a pelo menos um: O prefixo “Mac” lembra o primeiro produto da empresa e o termo “MacRoad”, que separa até hj os clientes da Apple dos “meros mortais”.

    Não gosto de usar marcas que remetem a outro produto

    Marcas ok, mas o q vc. citou não é questão de marca e sim de compatibilidade. KDE semelhante ao Windows, mas não tem nada na marca que faça referência a ele. Rodar Win no Linux é requisito dos usuários hj em dia. iPod/iPhone rodar no Linux: óbvio que tem q rodar! Eu tenho que comprar um iMac ou instalar Windows se eu quiser ter um iPod/iPhone? Seu comentário não foi feliz. Ser competente do ponto de vista técnico e ser compatível com o resto do mercado não tornam o Linux menos original.

    @tonyfrasouza:

    Eu voto por Amazon Application Store!

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 5:49 pm

    Quanto ao que o self_liar falou sobre o jogo, é oseguinte: MS Office é uma suite de programas de escritórios, totalmente diferente de The Sims Office. Nesse caso os termos são usados para propósitos diferentes. Já AppStore está sendo usada para o mesmo propósito, tanto no iPhone quanto no Android.

    Não é o caso .Mesmo com a mesma funcionalidade, Amazon não faz plágio.Não tem a intenção de abusar de plágio .E segundo,a apple não popularizou .E conceito de popularizar é muito relativo.O termo app é muito popular na área de informática .E em outra áreas também.

    Quanto ao oportunismo, eu discordo porque todo departamento de marketing procura o santo graal da marca: que é algo estupidamente simples que denota um produto instantaneamente. Os nomes que você sugeriu não soam legal. Devem ter sido testados, mas não aprovados. Olhe, como eu disse antes, droid não é um termo legal? Então, porque não usam? Se acompanhar o meus post, você verá que eu sou 100% contra o uso de qualquer coisa que remeta a uma empresa fechada: não gosto do gnome parecer Finder, do Kde parecer windows, tentar rodar software de windows no linux ou fazer o ipod/iPhone rodar no linux. Não gosto de usar marcas que remetem a outro produto, nada disso. Eu gosto muito de originalidade. Nem tema de windows ou mac eu uso no meu linux.

    Pode ser os dois casos .Tanto oportunismo e marketing.Tentar privatizar o i é oportunismo. As pessoas devem usar i em qualquer lugar :iMané , iStupido,iIdiota etc. Não concordo com marcas,mas se as pessoas desejam assim ,que então somente configure em mal uso de marco se for acometido de um verdadeiro plágio .Ex: Uma empresa tenta usar o nome para se passar de Apple ,pois também possibilita propaganda enganosa.

    Fora disso ,ninguém deve abusar de marcas registradas pois abusa dos direito fundamentais do homem de se comunicar.Além de privatizar o alfabeto.

    Sem contar que o termo app não é como marca ,mas sim como qualidade e finalidade.

    Quem abusa do juridico ou das marcas para derrubar a competição é ainda mais estúpido e cruel que os outros.

    OBS:Se o juridico aceitar a atitude da Apple,isso é mais um sinal que o juridico não é feito no consenso de pessoas ,mas sim só a atenção das corporações e governos. Não considero isso como lei justa. E leis injustas não devem ser acatadas.A não ser dentro de alguns limites ,quando sofremos ameaças.

    Estar na lei não é certidão de certeza e justiça.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 5:55 pm


    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 3:58 pm

    AMapps store: Amazon apps store
    Amazon store:
    AApps store:
    Appsam store:

    Não é justo ,pois o termo app serve para qualificar as coisas.Privatizar o termo é um absurdo .Se dizer somente “Amazon Store” fica sem muito sentido.

    Infelizmente nosso sistema economico em vez de dar mais liberdade,RETIRA a liberdade das pessoas incluindo privatizar a comunicação.E ainda com o nosso dinheiro que pagamos pelo produto.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 5:59 pm

    Desculpe pelo excesso de posts

    E se ainda a Amazon “plagiou” ela somente plagiou um termo de linguagem para ainda qualificar uma coisa.E não se passar por outra.

    E ainda se só “copiou” o termo e não mais as outras coisas ,que então não deve ser considerado ,pois o custo de copiar o termo e não fazer o produto é ZERO.Sem contar que é recurso de linguagem.

    Empresas não podem privatizar e decreatar como se fosse lei recursos de linguagem.A linguagem deve ser livre .

    Um caso de plágio mais absurdo é o BLENDER.Um grupo mudou o nome é usa todo o material.Isso sim é abuso.

    foobob (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 6:30 pm

    Apple é a raiz de todo o mal, inclusive o pecado original… kkkk

    Tiago (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 8:09 pm

    Self_liar, ninguém disse que a Amazon plagiou nada, além de vc.

    Mas eu lembrei de uma coisa que vai ajudar o seu entendimento:

    - 207, 307, 408, 3008;
    - Gol, Golf, Fox, Polo, Parati, Saveiro;
    - Fiesta, Ranger, Mustang, Fusion, Focus;
    - Civic, City, Fit;
    - Corola;
    Bom, esses são só alguns exemplos. Todos são nomes genéricos. Você sabe exatamente o que cada nome representa, não sabe? Então, você pode usar qualquer nome desses para qualquer coisa, EXCETO para um veículo que não seja os que você pensou.

    Sobre o que o pessoal falou do uso do “i”, alguém alguma vez pensou em Apple quando viu num polo a marca iMotion? Não! Com certeza não. Por que? Porque i qualquer coisa só lembra Apple se for um produto de tecnologia computacional de uso pessoal, como gadgets, computadores e software. Saiu disso, ninguém associa isso com Apple, a não ser que ser um supernerd. Mas nesse caso, departamento nenhum de marketing tem culpa do distúrbio mental de alguém.

    @ Copernico Quanto ao que falei sobre winne, vc tem razão: não é marca, é compatibilidade. Mas quando eu falei sobre o gnome e o KDE, ao usar um visual semelhante a outro sistema, eles estão fazendo alusão a esse sistema, e isso eu condeno.

    Bom, eu acho que eu já expliquei demais isso. Nào é possível que eu sou tão ruim de comunicação que não tenha conseguido passar a informação. Se for isso me desculpem. Então: se eu tiver conseguido me expressar e fazer vocês entenderem, então é pq estão procurando um jeito de falar mal da Apple a qualquer custo. Agora, se eu realmente não consegui passar a informação, por favor, imprima a discussão e converse com alguém que realmente entenda o assunto.

    E por fim, antes que alguém pense m*rda, eu não estou defendendo a Apple ou dando uma de Advogado dela. Eu estou apenas argumentando o porquê um determinado raciocínio está errado sobre uma lógica que acontece com muito mais freqüência que muitos imaginam. É só isso!

    Infelizmente, acredito que essa thread não será mais lida!!! :(

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2011 às 8:52 pm


    Self_liar, ninguém disse que a Amazon plagiou nada, além de vc.

    Mas eu lembrei de uma coisa que vai ajudar o seu entendimento:

    - 207, 307, 408, 3008;
    - Gol, Golf, Fox, Polo, Parati, Saveiro;
    - Fiesta, Ranger, Mustang, Fusion, Focus;
    - Civic, City, Fit;
    - Corola;
    Bom, esses são só alguns exemplos. Todos são nomes genéricos. Você sabe exatamente o que cada nome representa, não sabe? Então, você pode usar qualquer nome desses para qualquer coisa, EXCETO para um veículo que não seja os que você pensou.

    Eu já sei disso ,mas acho é que você não entendeu .Esses nomes são dificeis de serem usados como qualificação. São mais substantivados.

    Agora aparece uma empresa dizendo Golf sedan edition e ai vem outra dizendo Lapis sedan edition ,a empresa não tem direito de ir processando pois sedan é um termo genérico demais sem contar que é usado no sentido qualificativo.

    Ou poderia fazer um carro chamado Sexfusion edition e ainda sim não configura como plágio ou o direito de outra empresa usar com segundas intenções o meio juridico,pois o produto quer também ter o direito de usar nomes legais para o seu projeto.

    E mesmo que eu usasse o mesmo nome da marca,acredito que seja o importante é o trabalho envolvido no produto .Uma até empresa poderia usar o mesmo nome ,mas fazer um produto diferente do mesmo setor.Que não copiasse todo o trabalho da Apple diretamente.

    E nesta parte que não concordo com marcas registradas.

    A linguagem não pode ser privatizada.Podemos não sentir os problemas agora,mas se lentamente a linguagem for privatizada,logo encontraremos uma restrição a liberdade economica .E sempre empresas mais poderosas usarão o jurídico para acabar com as outras.


    Não! Com certeza não. Por que? Porque i qualquer coisa só lembra Apple se for um produto de tecnologia computacional de uso pessoal, como gadgets, computadores e software. Saiu disso, ninguém associa isso com Apple, a não ser que ser um supernerd. Mas nesse caso, departamento nenhum de marketing tem culpa do distúrbio mental de alguém.

    Mas nem todas empresas talvez querem copiar alguém ou fazer propaganda para outra empresa.Elas simplesmente querem usar nomes legais para os seus produtos .Talvez você não conheça o iText que é uma interessante lib pdf.

    E de novo ,criar palavras não são o custo maior de produção de um produto.


    Bom, eu acho que eu já expliquei demais isso. Nào é possível que eu sou tão ruim de comunicação que não tenha conseguido passar a informação. Se for isso me desculpem. Então: se eu tiver conseguido me expressar e fazer vocês entenderem, então é pq estão procurando um jeito de falar mal da Apple a qualquer custo. Agora, se eu realmente não consegui passar a informação, por favor, imprima a discussão e converse com alguém que realmente entenda o assunto.

    E por fim, antes que alguém pense m*rda, eu não estou defendendo a Apple ou dando uma de Advogado dela. Eu estou apenas argumentando o porquê um determinado raciocínio está errado sobre uma lógica que acontece com muito mais freqüência que muitos imaginam. É só isso!

    Infelizmente, acredito que essa thread não será mais lida!!! :(

    Os seus posts são sempre pro-apple .E este não foi diferença.Você não consegue ver que a apple tem segundas intenções com isso,pois uma empresa usar o termo app Não significa prejuízo algum para ela.Um termo não define um produto .O produto ainda tem que ser feito.Entendemos muito bem a situação,não queremos simplesmente falar mal sem argumentação.Infelizmente você não consegue ver onde a Apple está chegando.


    E por fim, antes que alguém pense m*rda, eu não estou defendendo a Apple ou dando uma de Advogado dela. Eu estou apenas argumentando o porquê um determinado raciocínio está errado sobre uma lógica que acontece com muito mais freqüência que muitos imaginam. É só isso!

    Se for o caso ,isso é exceção e não regra.Você sempre defendeu a Apple .Inclusive agora defendendo a atitude dela.


    @ Copernico Quanto ao que falei sobre winne, vc tem razão: não é marca, é compatibilidade. Mas quando eu falei sobre o gnome e o KDE, ao usar um visual semelhante a outro sistema, eles estão fazendo alusão a esse sistema, e isso eu condeno.

    A criação depende das cópias anteriores .Se você quer que nada seja copiado ,que então guarde para si mesmo .Quando você passa a informação para alguém ,você não tem imposição sobre ela.Não espere ganhar dinheiro impondo regras na liberdade dos outros.

    Infelizmente temos casos assim no mundo como o copyright.Já acho abusivo,mas os mais abusivos são patentes e marcas registradas
    .

    Tiago (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:37 am

    @Self_liar
    Eu gosto de Apple. Nunca escondi. Isso é um gosto pessoal. Mas não é que os meus post são pró-apple. Se você procurar meus posts de 10 anos trás, teria a impressão que ele são pró-microsoft. Mas, se você ler as discussões de antes e de agora, um detalhe não mudou: a teimosia em achar que tudo do lado de lá é errado e demoníaco. Se você perceber, eu não falei: a Apple está certa e você são chorões. Eu falei que a Apple, por ter criado uma marca, estava apenas a defendendo de um concorrente que realmente tem poder de fogo para ameaçá-la. Depois eu argumentei o porquê dessa defesa da Apple. E a partir de então a discussão foi sobre a defesa de uma Marca, e não da empresa Apple. Se fosse Microsoft, seria a mesma coisa. Se fosse linux, seria a mesma coisa. Porque aqui não está em discussão a liberdade de uso de um termo qualquer. Estão falando em usar uma Marca de uma Empresa contra essa mesma empresa.

    Eu vou dar um exemplo. Eu formei em ciências da computação. Então eu desenvolvo um super sistema operacional que não tem nada a ver com as tecnologias atuais. Como eu sou um brilhante cientista, o meu sistema é revolucionário. Eu sou de Goiânia e moro em Brasília, cidades muito quentes e por isso eu gosto muito de frio. Fico incomodado com o calor. Para que o meu novo sistema operacional tenha uma boa visibilidade e aceitação, eu tenho que escolher um símbolo bem simpático e que as pessoas devem reconhecer bem fácil. Lembra da parte que eu falei que eu gosto de frio? Já sei, o meu sistema vai se chamar Penguin OS. E eu vou colocar um pinguinzinho bem simpático como símbolo. Lembrando, o meu sistema nada tem a ver com Linux. Eu posso usar isso? A resposta: não. Eu posso usar Pinguim para qualquer coisa, menos para designar um sistema operacional que não seja derivado do linux! Espera ai, pinguim é algo genérico! É um animal! E a minha liberdade de uso? Onde é que fica? Não fica. Então o termo peguim não pode ser mais usado em produtos de tecnologia? Se esse produto for algum tipo de sistema operacional, não.

    A mesma coisa acontece com AppStore!

    Quanto a defesa a Apple que você diz ver nos meus post, hehehe, então se você ver o meus post nos fóruns Apple vc deve pensar que eu sou bipolar!!! Eu ainda estou pegando leve com a plataforma no blog br-mac. Ainda! Mas o problema que eu passo essa imagem de pró-Apple a qualquer custo, é devido muitas atitudes absurdas da comunidade de SL quando existe empresas de código fechado no meio da discussão e eu não consigo ficar calado. Foi assim com a Microsoft (se bem que essa também pede, né!!), hoje é assim com a Apple, amanha será com a próxima!!!!
    Eu preferiria não tocar no nome Apple aqui no br-linux, Mas é difícil. Existe n posts que se refere a Apple; N-atitudes estúpidas que re referem a Apple. E eu simplesmente não consigo ver isso e não falar: vc está agindo errado. Quando eu faço isso, as pessoas acham que eu estou defendendo a Empresa. Vou dar um exemplo, depois que a Apple lançou o iPad, teve uma enxurrada de gente falando que o iPad era uma porcaria. Até ai tudo bem. Depois que os concorrente lançaram de fato o que era uma porcaria, as mesma pessoas que falavam mal do iPad falavam bem desses tablets só e unicamente só pq eles rodavam Android. Isso é uma atitude incoerente. Ok, a política da Apple não é boa, não é livre. Isso é um saco! Eu como programador, eu odeio isso! Agora o produto no geral é excelente. O iOS é extremamente bem acabado; a Apple criou um hardware muito bom, e quando a Apple idealizou o atual formato de tablet (curiosidade: a primeira coisa que se pode chamar de computador de mão, ou um pequeno tablet é o Newton, criado pela Apple),ela imaginou um uso. Depois o mercado quis característica que a Apple não tinha imaginado. E agora tem no iPad 2. Só que, se vc abstrair o sistema operacional (falo dele depois), o iPad 1 tem tela melhor que qualquer outro tablet (exceto o iPad 2), possui o tamanho melhor que qualquer outro tablet, possui autonomia maior que qualquer outro tablet, e como tablet não é laptop, não é necessário um hub de portas. Sinceramente, eu acho desnecessário também ter câmera. Então assim, o hardware é muito bom. É melhor que todo e qualquer tablet android vendido hoje! Então, o que as pessoas que criticaram o iPad na época do seu lançamento deveria ter feito? Simples: ter dito para todos os tablets android: essa porcaria de hardware não deveria ter um Android, porque o Android é bom e esse hardware é uma droga. A mesma coisa com computadores populares com linux – deserviço. Aconteceu isso? Não. Porque não?
    E quanto ao sistema? O iOS é ruim? Não. O iOS é excelente. O que é ruim é a Apple. Eu não tenho liberdade de criar, eu não tenho liberdade de compartilhar, eu não tenho liberdade sobre o meu hardware. Eu gosto disso? Não, eu não gosto disso. E o Android? O android é Excelente também. Assim como o iOS é pequeno Mac OS, o Android é um pequeno Linux. Muito bom. O que eu não gosto no Android? O sistema ainda não tem um bom gerenciamento de energia (na Apple isso virou obsessão – um dos motivos pelo qual não aceita flash no iOS), também não tem um bom gerenciamento de recursos (Android tem lag demais), e não tem fluidez – compare a fluidez do Android com iOS. Mas isso são problemas que devem ser resolvidos na próxima versão do Android. Então basta esperar.
    Outro comportamento incoerente no qual eu luto contra: a defesa do flash. Porque raios defendem tanto o Flash? O flash não é open source, pertence a uma empresa. Empresa alias que sempre tratou o linux com certo desdem. O flash só roda bem mesmo no Windows. Nem no Mac ele roda bem. Em mobiles, o flash é um consumidor voraz de bateria. Sem falar que muito bugado a ponto da Microsoft recomendar cuidado com o Flash. Diante desses fatos, porque defender tanto o flash? Só porque o Android roda flash e a Apple deu um pé na bunda dele no iOS?

    É, por hoje chega, né!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 1:55 am

    @Tiago:

    (…) A Apple pôde ter registrado o termo App Store. Bom, de qualquer maneira, foi a Apple que difundiu o termo. Ok, pode ser um termo antigo, porém esse termo era desconhecido e restrito a nichos. Então, a Apple o fez popular e virou marca.

    Será que a Apple tornou mesmo o termo popular? No final dos anos 80, o NeXTStep utilizava largamente a sigla. Tá bom, o NeXTStep nunca foi tão popular assim…

    Mas os aparelhos da Palm tiveram um público maior, e há mais de uma década os aplicativos para a plataforma são chamados de “apps” (o Google não mente). A plataforma era tão popular que a Apple, em 2008, para alavancar as vendas do iPhone 3G, utilizou-se desta sigla para seduzir o rebanho alheio. E a estratégia deu tão certo que jogou a Palm no esquecimento e deu pontos à Apple nos atributos de Controle Mental Coletivo e Distorção de Fatos Históricos :D

    Então, não se iluda: se hoje temos iPhones com “apps” por aí, agradeça à Palm ;)

Este post é antigo (2011-03-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.