Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Unity sem 3D, PS3, VLC

Hackers x DRM do PS3: O império contra-ataca (judicialmente): Segundo a cobertura do Gizmodo, os recentes desenvolvimentos do grupo fail0verflow e do hacker GeoHot que permitiram que os usuários do Playstation 3 assinem digitalmente softwares para rodar em seus consoles mesmo sem autorização da Sony, usando a chave privada da empresa que foi localizada no próprio equipamento, tiveram uma resposta judicial.

Apple exclui VLC de App Store, desenvolvedor se defende da “óbvia conclusão”: Rémi Denis-Courmont, o desenvolvedor do VLC que decidiu enviar há alguns meses a notificação extra-judicial à Apple que – aparentemente – conduziu a não permitir mais que o VLC esteja mais disponível aos usuários das plataformas iOS, escreveu um post reproduzido no Planet Videolan em resposta ao que chamou de “a óbvia conclusão” de que o projeto – e ele particularmente – sejam idealistas estúpidos ou desprovidos de bom senso que se importam mais com detalhes técnicos de licenças do que com os usuários, e que tenham forçado a Apple a essa atitude.

Ubuntu 11.04 vai ter opção do Unity também para placas de vídeo sem aceleração 3D: Se a sua placa de vídeo não suporta (ou não suporta bem) aceleração em 3D no Linux e os fabricantes não fizeram nada para lhe ajudar, não é por isso que você não vai poder usar o ambiente Unity que virá como default no Ubuntu 11.04.

RC3 do LibreOffice 3.3: A Document Foundation anunciou o terceiro RC do LibreOffice 3.3.

Testando o futuro Ubuntu 11.04, com Unity, usando o VirtualBox: Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagoscdΘyahoo·com·br): “Para iniciarmos o procedimento para possibilitar a utilização do Natty através do VirtualBox, primeiramente é necessária a instalação da nova versão estável do programa, 4.0, que pode ser efetuada com as instruções contidas neste link.

Como aumentar o espaço útil da tela em netbooks com o Ubuntu: Barras de tarefas, de menus e de títulos têm sua utilidade mas seu acúmulo pode ser caro, em termos de espaço útil disponível para aplicações, quando se trabalha com resoluções limitadas.

Mais detalhes do plano da migração do governo russo: Na virada de 2010 para 2011, uma notícia veio confirmar o que há muito se ouvia como rumor: o primeiro-ministro Putin anunciou que o governo Russo vai migrar para o código aberto.

Software permite assinar digitalmente seus programas para rodar no PS3: Dando continuidade à novela em andamento desde que foi anunciada a descoberta da chave privada de autorização de softwares do Playstation 3, o desenvolvedor GeoHot anunciou a disponibilização de um software assinador para o PS3.

Broadcom junta-se à Linux Foundation: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “Um dos maiores problemas para o usuário final de linux são as placas de rede sem fio.

Sony diz que atualização acabará com nova vulnerabilidade do PS3, mas há quem discorde: Trecho do IDG Now: Empresa prepara atualização de software, mas hacker responsável pelo “destravamento” diz que única solução é um novo hardware.

Eduke32: Duke Nukem 3D no Linux: Enviado por Ciniro Nametala (ciniroΘgmail·com): “Nesta semana o blog CINIRONET divulgou um texto bem humorado em que conta-se a história do autor deste blog com o famoso jogo em primeira pessoa Duke Nukem 3D, a liberação dos fontes do mesmo sob GPL e o projeto Eduke32.

Versão final do Firefox 4 deve chegar no final de fevereiro: Trecho da nota de Claudia Tozetto no iG Tecnologia: O prazo para disponibilizar a versão final do Firefox 4, nova versão do navegador da Mozilla, termina em fevereiro.

Destinatário errado: Bug do SMS para Android será corrigido, promete Google: Muitos usuários reclamaram, via Twitter, que o SMS padrão do Android transmite a mensagem para destinatários errados.

Meia-volta: Microsoft, Apple, Oracle e EMC continuam querendo as patentes da Novell: Embora seja correta a notícia de ontem sobre as 4 empresas terem retirado seu plano da análise da autoridade alemã antitruste, a conclusão de que isso significa uma desistência é falsa.

Conhecendo o MD6SUM: Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A.CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br): “Iniciei um estudo sobre um substituto do MD5SUM.

Elementary OS entra em pré-venda: Enviado por Carlos “Kadu” Eduardo (kadu20esΘhotmail·com): “Um tema vem crescendo a cada dia em qualidade de design e de aplicativos associados a ele no lado Linux da força, o Elementary, que vem sendo produzido há alguns meses, está em pré-venda no site do projeto.

Desenvolvedores do VLC para iOS dão sua versão sobre a retirada do aplicativo da loja do iTunes: Como vimos anteontem, a Apple retirou o VLC da sua loja de aplicativos para o iPhone e iPad, e o desenvolvedor Rémi Denis-Courmont, que havia notificado a Apple sobre questões de copyright e incompatibilidade de licenças referentes às suas contribuições ao VLC, divulgou acreditar que a razão da retirada fosse que a Apple não suporta distribuir software GPL na sua loja, ou que talvez a empresa simplesmente não apreciasse o VLC rodando em suas plataformas e que a notificação que ele enviou 2 meses antes à empresa não necessariamente teria algo a ver com a retirada.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-01-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.