Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Android 3.0, tablets, firmware pro PS3, vendas fracas na loja do Chrome

Wikileaks publica documento com planos de organização para frear software livre na União Europeia: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com): “O documento publicado pela Wikileaks mostra que Jonathan Zuck, presidente da Association for Competitive Technology, uma organização com fortes laços com a Microsoft, influenciou mudanças em documentos de trabalho da União Europeia.

PS3: surge o primeiro “firmware personalizado” para o console da Sony: Um desenvolvedor anunciou a criação do primeiro firmware modificado para o Playstation 3, fazendo uso da recente obtenção das chaves privadas de assinatura dos softwares do console da Sony.

Hack definitivo do PS3? Grupo diz ter obtido a chave privada da Sony que autoriza jogos e sistemas: Fontes variadas informam que, ao que tudo indica, a Sony teve um retorno indesejado (para ela) por sua decisão de cancelar a opção de rodar Linux em seus consoles PS3: um grupo hacker anunciou e demonstrou, em uma conferência na Alemanha, que obteve a chave privada usada para assinar digitalmente os softwares que podem rodar “oficialmente” no Playstation 3.

Ninguém está comprando os aplicativos do Chrome OS: Trecho do Gizmodo: Depois da grande revelação do Google da sua plataforma Chrome OS, parece que as pessoas não estão tão dispostas a pagar por aplicativos web.

Kernel: Linux 2.6.37: Linus Torvalds disponibilizou a versão 2.6.37 do Linux, trazendo uma série de melhorias de desempenho, correções de bugs, novidades em sistemas de arquivos como o EXT4 e o BtrFS,correção de regressão em placas de vídeo Intel, e mais.

Info compara iOS 4.2 e Android 2.3: Cauã Taborda publicou na Info uma interessante tabela comparando os recursos das versões mais recentes do iOS (sistema operacional dos iPhones (e iPads, e iPods Touch) e do Android.

Motorola Xoom: “supertablet” com Android 3.0, nVidia Tegra e vídeo 1080p: Trecho do Zumo, que está na CES e publicou fotos e especificações completas: E a Motorola Mobility (sim, agora é uma nova companhia) acabou de anunciar seu primeiro tablet, que chega este trimestre ao mercado norte-americano: o Xoom, com Android 3.0 (Honeycomb).

Android ganhando do iPhone entre novos compradores: Trecho da nota do IDGNow: Nos últimos seis meses, 41% dos usuários optaram por comprar um smartphone com Android, enquanto 27% preferiram um iPhone; Embora a participação da Apple no mercado de dispositivos móveis nos Estados Unidos (EUA) permaneça à frente da Google, a maioria dos usuários que adquiriu um novo smartphone nos últimos seis meses escolheu um aparelho com o sistema Android.

Google apresenta novo sistema Android para tablets: O Google anunciou a nova versão do seu sistema operacional Android focado para tablets.

Gerando gráficos dinâmicos no seu site com o Google Chart: Trecho do meu artigo no DeveloperWorks, que explica como funciona o serviço e exemplifica com a criação de um script shell para gerar gráficos web dos maiores arquivos de um diretório.

Lendo DVD riscado com o ddrescue: Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ivanΘfuzzer·com·br): “Neste final de semana passei por esta situação com um DVD importante para seu proprietário. (…)

Fedora 15: o que vem por aí: Enviado por Filipe Rosset (filiperossetΘfedoraproject·org): “Neste momento estou trabalhando com o Fedora Rawhide (que será o Fedora 15 daqui uns dias).

Wikipedia arrecada US$ 16 milhões em doações: Trecho da Info: O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, anunciou que a campanha para financiamento do site atingiu sua meta e arrecadou 16 milhões de dólares.

Vídeo: Notebook baseado em ARM rodando Ubuntu: Enviado por Marcos (zxmarcosΘgmail·com): “Foi demonstrado na CES um notebook baseado em um processador ARM Cortex A9, rodando o Ubuntu.

Vídeos Flash em tela cheia no Ubuntu 10.10: Enviado por Jurmir Canal Neto (jurmirΘgmail·com): “Você usa o Ubuntu 10.10, está assistindo um vídeo no seu navegador favorito num daqueles sites como Youtube, Vimeo, Hulu. (…)

BeOS: O estado atual do Haiku: Enviado por Iuri de Arruda Gules (iuri_gulesΘbrturbo·com·br): “Com o título “Haiku Could Change the World” há um texto mostrando várias características deste clone open source do BeOS, com imagens, no OSNews.

Boa parte dos tablets com Android não atendem a licença GPL: Ultimamente tenho tido a impressão de que, a cada espirro ou topada, brotam 3 ou 4 novos modelos de tablet rodando alguma versão de Android – mas será que todos eles atendem aos requisitos de licenciamento dos componentes GPL que fazem parte deste sistema.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-01-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.