Xen integrado ao Kernel 3.0
Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):
“O Xen está finalmente celebrando a integração de seu hipervisor ao Linux Kernel, na versão 3.0.” [referência: noticiaslinux.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-06-03
O que eles fizeram nesta majour release? finalmente mudaram a arquitetura de kernel monolítico para microkernel?
Não Igor… só arredondaram o número! XD
Em tempo, olha ae uma grande mudança no kernel… hummm…. bem, é uma mudança ao menos… não é?
Está aí um grande motivo para mudarem a versão!
Agora a RedHat vai ter que engolir o Xen, ao invés de fazer a sacanagem que fez ao removê-lo do RHEL6 em favor ao KVM que ela comprou.
Só o Xen já valeu pelo 3.0 !!
Hora de atualizar os comparativos Xen vs KVM
@ Thiago
Ninguém vai ter que engolir nada. A Red Hat comprou a Qumranet por que a Citrix (CONCORRENTE da Red Hat. CONCORRENTE) já tinha comprado o Xen. E a propósito, o KVM nos últimos releases é bem mais rápido (e sempre foi) mais elegante que o Xen. Mas veremos agora o Xen no Linux 3.0.
Eu também sou muito mais KVM.
O xen tinha sido removido pois ninguém conseguia manter ele junto ao kernel.
Título capcioso este hein?
O hypervisor Xen não foi integrado ao kernel Linux. Na verdade o que fizeram foi o upstream dos últimos patches que eram necessários aplicar ao kernel linux para ele funcionar tanto como dom0 como domU paravirtualizado do Xen ao kernel Linux oficial.
Elimina a necessidade das distros aplicarem patch no kernel linux para utilizar o Xen.
O hypervisor Xen continua fora do kernel linux, e não integrado a ele como diz o título, e sendo carregado primeiro, como hypervisor type 1, e depois o kernel linux rodando sobre o Xen como dom0 e respectivas domU.
Augusto da pra melhorar os posts?
Noticia sem conteudo, que leva ao que leva ao link, so pra gente ver banner, nao e bom pra saude.
Dá sim, mas no caso dessa sobre o Xen, que não é algo que atraia a minha própria atenção, publiquei a versão da única pessoa que fez a indicação.
Vou ficar feliz se você indicar uma ou duas notícias por semana, na forma que considera “melhorar os posts”. As instruções estão aqui: http://br-linux.org/indicar
Bastante gente tem feito isso, e acho que é uma forma de ter mais notícias interessantes sobre assuntos que eu mesmo não acompanho. Nos que eu mesmo acompanho, procuro redigir com mais detalhes.
O KVM suporta paravirtualização de outros SOs sem ser o Linux? (Veja bem, estou perguntando paravirtualização, não virtualização comum, nem com auxílio de instruções especiais do processador ex. Intel-VT)
Ótima notícia.
Quando o VGA Passthrough estiver redondinho, poderemos jogar jogos 3D em uma máquina virtual Windows, rodando dentro do Linux.
É o melhor dos dois mundos: a segurança, eficiência e liberdade do Linux, e os joguinhos do Windows. :)
VMware, sem mais.
Rodar jogos no Windows virtualizado pelo Linux, are you crazy? &;-D
Não sou maluco.
http://wiki.xensource.com/xenwiki/XenVGAPassthrough