Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wikis do time de documentação sobre o Unity

Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com):

“O Ubuntu 11.04 Natty Narwhal veio com o shell Unity que é algo bem diferente e tem algumas exigências de hardware. Então o time de documentação do Ubuntu fez dois wikis bem interessantes. Leia e saiba mais sobre o Unity e seus requisitos.” [referência: andregondim.eti.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Thiago (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 2:52 pm

    Boa tarde srs.,

    atualizei o ubuntu para a versão 11.04 e houve um aumento substancial no consumo de memória ram. Não estou achando isso normal. Aconteceu isso com mais alguém?

    marcos (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 2:57 pm

    Sempre sou a favor de mudanças, mesmo que o Unity seja muito like-Mac, porém pelos testes que fiz ainda não da pra usar em produção :(. Continuo com o meu Ubuntu 10.10!

    Antônio José (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 3:06 pm

    O que é (significa) “o time de documentação”? É uma empresa? a cronologia de eventos? Realmente, não entendi.

    Antônio José (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 3:08 pm

    Entendi agora, é o time, rsssssssssss o conjunto de pessoas. Falha minha, me desculpe. Quem puder apagar esses dois posts, eu ficaria agradecido….

    @Thiago

    Aqui o consumo de memória no meu 11.04 64 bits está normal em relação ao 10.10 64 bits.

    @marcos

    Questão pessoal essa percepção. Para mim, está muito bom o Unity e sendo usado em produção tato em desktop quanto o laptop. (todos 11.04 64 bits)

    Helvio Mota (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 3:53 pm

    @Thiago,

    não cheguei a medir consumo de memória, mas notei que o 11.04 rodou ‘quadrado’ em relação ao 10.10, que já está de volta.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 4:00 pm

    Não sei porque tanto barulho. Eu instalei o 11.04 no notebook da minha esposa, mas nem coloquei o Unity, pois ela está acostumada com a interface anterior. E, pelo que vi, funciona normalmente. Nem vou ousar colocar o Unity, pois o equipamento não é meu, e não quero levar pau de macarrão no cocoruto. :D

    Maikon (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 4:05 pm

    @ Thiago

    Creio que isso esta acontecendo de forma diferente em hardwares diferentes, no meu por exemplo não há aumento no consumo de memória, apenas demora após o login. Antes eu demorava 30 segundos no boot e em login. Agora o tempo de boot continua como era antes mas o login está demorando cerca de 30 e 40 segundos ou seja meu computador está demorando praticamente um minuto para ligar. para quem estava acostumando com 30 segundos é um choque, mas eu estou certo de que eles vão concertar isso. Já tive esse problema antes, em outras versões, e uma atualização concertou, acho que deverá acontecer o mesmo com você. Só para registro o consumo no meu continua abaixo de 300 mb (270 e poucos) sem programas abertos claro. Abraço.

    Barba (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 4:47 pm

    No meu PC o tempo de login caiu bastante do 10.10 para o 11.04 ambos 64 bits. Mas ainda não considero maduro para ambiente de produção… em, casa uso o 11.04 no trabalho 10.10… ;)

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 5:16 pm

    Esse consumo de memoria está meio estranho, eu não estava com problemas, mas no exato momento o Unity (compiz) está consumindo sozinho 976mb. Não sei porque, mas o computador ta ligado 24hs direto, mesmo tendo tendo isso, não acredito que deveria ser normal, vou reiniciar o X daqui a pouco, deve voltar ao normal.

    cadumor (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 5:18 pm

    Aqui também noto que demora mais no boot, mas o consumo de memória está igual ao 10.04, ex. estou com Ffox e Vlc com rádio online e está em 534 mb o uso de memória ram.Notei travadas no sistema, que , raramente, acontecia no LTS, mudei os drivers da Nvidia para os da comunidade(Nouveaux).

    Marcos (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 9:46 pm

    Saiu uma atualização pro Unity hoje, quem sabe melhorou a estabilidade.

    No meu, até agora tá perfeito, e gostei muito. Minha única crítica é que a opção de desligar agora tem de selecionar no menu e confirmar. Na versão anterior, minha filha de 3 anos conseguia clicar no botão vermelho e depois no vermelho da caixa de diálogo. Agora ela não consegue diferenciar a opção do menu.

    Hoje migramos mais de 100 máquinas 10.10 de um cliente para o 11.04. O cliente teve amor à primeira vista pelo Unity.

    Um transportadora relativamente grande.

    Curiosidade: grande parte da migração foi feita remotamente por nós com um software interno desenvolvido para gerenciamento em massa seguro.

    Belo case pro Unity.

    Eden (usuário não registrado) em 3/05/2011 às 11:10 pm

    Alguém já testou o gnome shell? Achei muito melhor.

    Maikon (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 12:27 am

    @Marcos

    Me cortou o coração rs. Tentei achar um jeito aqui realmente é só aquele. Talvez dê para usar o cairo dock que tem versão em 2d e em 3d (em outras palavras com e sem aceleração de vídeo). Nele aparece o botão de desligar bem grande, o problema é que depois de clicar nele aparece também reiniciar e hibernar e suspender. Tentei achar um jeito de colocar um atalho na área de trabalho, também não encontrei. Uma pena.

    @André Luiz Pereira dos Santos

    Sério cara? Caramba, e eu hesitando em formatar as 6 maquinazinhas da administração la da igreja… Apesar de eu ter mostrado hoje a nova interface ao vice-presidente e ele ter pedido para trocar todas as máquinas. Tenho até que procurar informações sobre o a instalação do Unity 2D a maioria das maquinas não tem suporte ao 3D. Parabéns.

    @Maikon

    Pouquíssimas reclamações relatadas na migração. A maioria foi a de sempre: onde está o programa fulano de tal?

    Depois de duas palestras no auditório da empresa (palestras de 10 minutos com cada turma) acabaram-se as reclamações.

    Todo mundo elogiou o novo OS.

    Estamos agora tentando assinar com o cliente o acordo para poder divulgar ele como case oficial e colocar a história toda com entrevista no site.

    Sabe como é: transportadoras são tradicionalmente tímidas para aparecer na mídia. :)

    Maikon (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 5:16 am

    @Andre Luiz Pereira dos Santos

    Seu relato me deu ânimo rs. Valeu.

    Bem pessoal, para corrigir meu primeiro comentário deste post (menos de 24 horas) uma atualização acaba de corrigir a demora do boot. Meus 30 segundos (e uns quebradinhos) voltaram rsrs. :)

    Engraçado que no comentário eu previ isso, por já ter acontecido em versões anteriores, algumas horas depois, olha a atualização! Espero que, se não essa, as próximas atualizações corrijam os problemas de vocês. Abraço.

    wagner (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 6:37 pm

    estou usando no meu notebook, estou estranhando muito o unity, o que esta mais me deixando irritado é não poder usar os applets que se usava antes, minha bateria antes com o 10.10 durava 2 horas e 45 minutos, agora dura 1 hora e 50 minutos, ou seja esta consumindo muita bateria, ja testei os applets que publicaram para gerenciar a frequencia do processador e não funciona, alem de controlar um core só, ele trava, se eu não resolver isso vou voltar a usar o gnome alternativo mesmo….

    @wagner

    Isso pode ser algo no kernel ou em algum driver específico que você usa.

    Faça o teste usando um pouco o GNOME sem o Unity no próprio 11.04 e veja o tempo de bateria que você consegue.

    Meu palpite é que não seja nada no Unity.

    Sabendo se é o Unity ou se não é ele, você pode ai abrir um informe de bug em: ubuntu-devel-discuss@lists.ubuntu.com

    Mas inclusa sua configuração de hardware com o máximo de detalhes.

Este post é antigo (2011-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.